Making Of: Paulo Flores recria a própria infância em novo vídeo

No clipe, Paulo Flores memora uma fase da sua infância, caracteriza-se como o “requisitado discotequeiro, Cabé” e relembra durante a storytelling a origem do seu amor pelo Semba. O novo material é correspondente à música `Semba original´ feita em homenagem a Carlos Burity e Waldemar Bastos -In Memoriam-.

Como tem sido da praxe, Ti Paulito usou as suas redes sociais para colocar os seus seguidores a par de mais um trabalho. O músico partilhou detalhes inéditos do videoclip que sucede ‘Heróis da foto’: a ficha técnica traz Sérgio Afonso na direcção, Filipe Drehmer na direcção de fotografia e na luz André Rijo.

Por meio dos vastos agradecimentos que estendeu-se à família e amigos, ficamos a saber que o músico foi interpretado no vídeo por Gabriel e que dentre vários familiares e amigos, fizeram ainda parte do elenco, o seu neto William e a Força Suprema.

“Obrigado a todos que fizeram parte deste dia, que foi um forte reviver de emoções, saí de coração leve. Obrigado à família protecção e amizade e recepção de sempre. Obrigado por abrirem a herdade da Muxima para recriar a minha infância e todos os ensinamentos do Semba e da vida.”, agradeceu.  

De pai Cabé, um incontornável ícone da animação musical nocturna de Luanda, Paulo Flores herdou toda vivência artística, que hoje se imprimem na sua hegemonia. O vídeo gravado no passado sábado, tem como “pano de fundo”, esta passagem de testemunho de pai para filho, centrando-se numas “férias grandes em Luanda”, cuja história completa foi por si partilhada e pode ler abaixo:
“O mui requisitado discotequeiro Cabé, meu pai, me deixou numa festa no terraço dos persistentes em Luanda, para ir tocar algum tempo noutra festa, ele deixou-me um Deck leitor com duas cassetes e disse: “Paulinho quando esta cassete acabar, carregas no Play, que sabes que é aqui e começa a tocar a outra cassete com as músicas que eu já mixei “ , mas eu como gostava muito da música “ joaninha namorada “ que estava na cassete que entretanto acabara de tocar, carreguei no Play quando acabou a primeira cassete e correu tudo bem no início, mas fiquei sempre com aquela vontade de ouvir a música que estava na primeira cassete , comecei a puxar para trás a cassete para procurar a tal da “ Joaninha namorada “, a fita enrolou, ouviu-se mesmo o som da fita a enrolar nas colunas… depois só me lembro do meu pai entrar a correr e a transpirar na cabine e puxar de novo a farra. Foi a minha primeira humilhação pública. Quando o meu pai perguntou “ mas então o que aconteceu, não puseste no Play ?? – oh pai eu queria ouvir outra vez o Joaninha namorada “ , ainda me lembro da gargalhada do velho
“ o Semba falou-me então, dos tempos que já lá vão , aí quanta saudade , ao tanta certeza , hoje é só tristeza , no tempo dos bodas de três dias . Eu dormia por baixo da mesa, no tempo dos bodas de três dias eu dormia por baixo da mesa O Semba fez cara feia , de novo me avisou , dos sons dos chinelos na areia, nos quintais que o pai tocou “.

A música `Semba Original´ que começou a ser composta muito antes da notícia sobre os passamentos físicos de Waldemar Bastos e Carlos Burity, já fazia parte do alinhamento do álbum “Independência”, com lançamento previsto para Abril de 2021.

A canção, nasceu de pequenos pedaços de músicas das figuras ancestrais do Semba, misturadas de histórias profundas e foi feita para celebrar a vida e a obra de Waldemar Bastos e Carlos Burity, Semba Original não é uma canção de tristeza, é de choro, sublinha o autor, mas choro que dança em homenagem aos dois artistas falecidos em 2020 por doença.

as cargas mais recentes

Voleibol: 1ª de Agosto anuncia a extinção da terceira modalidade com mais títulos

há 1 ano
O Clube desportivo do 1ª de Agosto decidiu extinguir, esta sexta-feira, a modalidade de Voleibol em todos os escalões e em ambos os géneros. A retirada da terceira modalidade que mais títulos deu ao clube deve-se a problemas financeiros e técnicos.

Jackes Di actua no anfiteatro Wyza Line

há 4 meses
A Fundação de Arte e Cultura acolhe já neste sábado, dia 25 de Setembro, o concerto do jovem artista, cujo percurso é já referenciado pelas performances, onde faz jus a premissa de que “ao vivo sabe sempre melhor”, tirando sempre maior proveito dos recursos acústicos.

Luso explica as razões dos “Sonhos Molhados” em novo videoclip

há 8 meses
Trata-se do segundo vodeoclip da primeira parte do álbum Laços de Família. A música intitula-se “Sonhos Molhados” e está disponível no YouTube e nos principais canais de música desde a tarde de ontem.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 1 ano
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

George Floyd ganha estátua de bronze em Nova Jersey

há 7 meses
Um ano depois do seu assassinato aos 46 anos, o homem ganhou uma estátua de bronze com mais de 300 quilos, inaugurada esta quarta-feira em Newark, Nova Jersey, nos EUA.

Lourenço Mussango vence prémio literário António Jacinto

há 1 ano
O escritor e jornalista Lourenço Mussango venceu ontem a edição 2020 do prémio literário António Jacinto, com a obra “Mulher Infinita”.

ORLEI: Há 10 anos a provar que o Rock em Angola já não morrerá

há 1 ano
Devido sua magnitude, O Rock Lalimwe Eteke Ifa ” O Rock Nunca Mais Morrerá ” confunde-se com as celebrações da fundação da cidade do Huambo. Este ano, o evento assinala o 10° aniversário e a organização reinventou-se e trouxe 10 dias de espectáculos intensos com as principais bandas de Rock nacional.

Ariana Grande e Demi Lovato dão indícios de um possível projecto em conjunto

há 11 meses
Ao que tudo indica, Ariana Grande e Demi Lovato estão a trabalhar juntas numa colaboração. As duas artistas postaram a pista no Instagram, neste domingo (7), deixando os fãs bastante animados com a possibilidade.

Sílvio Nascimento e Adjany Costa representam Angola na Oxford Africa Conference

há 8 meses
Ao actor angolano cabe a responsabilidade de abordar assuntos ligados à realização de filmes, produção cinematográfica em África e as vantagens que o continente dispõe para o fim, enquanto a bióloga e ex-ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa intervirá no Painel sobre Ambiente.

Está aprovado: Break Dance será modalidade desportiva dos Jogos Olímpicos

há 1 ano
O COI, Comité Olímpico Internacional, confirmou que o Break Dance será uma das modalidades desportivas dos Jogos Olímpicos, e fará já parte das próximas Olimpíadas de 2024, em Paris.

Homenagem a John Bella marca retoma das Noites de Poesia na Fundação Arte e Cultura

há 9 meses
O regresso às Noites de Poesia acontece no próximo dia 28 de Abril, no Wyza Anfiteatro, além do tributo a John Bella, o acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura.

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

há 8 meses
O pensamento crítico e social de Ngadiama Wakamba O Sonhi ajudou a formar as bases que sustentam hoje o rap de intervenção social em Angola, por isso muitos rappers preferem chamá-lo de “Mestre”. O rapper de 42 anos morreu ontem, em Luanda, por complicações de infecções respiratórias e anemia aguda.

DJ Ngunza apresenta-se ao mercado internacional com o single “Meu DJ”

há 1 ano
O tema “Meu DJ” marca o início de uma nova etapa para a carreira de DJ Ngunza. Já disponível nas plataformas digitais, “Meu DJ” é assim a prova do empenho e dedicação de Ngunza, procurando ser bem sucedido musicalmente, quer como produtor como Dj.

Emicida disponibiliza “AmarElo – O Filme Invisível”

há 2 anos
O rapper brasileiro disponibilizou no seu canal oficial no YouTube e também pelos serviços de streaming digital Spotify e Deezer, o segundo episódio do podcast ‘AmarElo – O Filme Invisível’.

Novo álbum de Nanuto já está disponível

há 2 meses

Young Buck está de volta com EP “40 Days & 40 Nights”

há 7 meses
Após enfrentar uma fase extensiva de adversidades, Young Buck revela-se cada vez mais determinado a dar o seu melhor enquanto artista. Nos referimos ao lançamento da nova EP, distribuído sob o selo Cashville Records, composto por 7 faixas musicais, e participações de Oskie e Tray8.