Making Of: Paulo Flores recria a própria infância em novo vídeo

No clipe, Paulo Flores memora uma fase da sua infância, caracteriza-se como o “requisitado discotequeiro, Cabé” e relembra durante a storytelling a origem do seu amor pelo Semba. O novo material é correspondente à música `Semba original´ feita em homenagem a Carlos Burity e Waldemar Bastos -In Memoriam-.

Como tem sido da praxe, Ti Paulito usou as suas redes sociais para colocar os seus seguidores a par de mais um trabalho. O músico partilhou detalhes inéditos do videoclip que sucede ‘Heróis da foto’: a ficha técnica traz Sérgio Afonso na direcção, Filipe Drehmer na direcção de fotografia e na luz André Rijo.

Por meio dos vastos agradecimentos que estendeu-se à família e amigos, ficamos a saber que o músico foi interpretado no vídeo por Gabriel e que dentre vários familiares e amigos, fizeram ainda parte do elenco, o seu neto William e a Força Suprema.

“Obrigado a todos que fizeram parte deste dia, que foi um forte reviver de emoções, saí de coração leve. Obrigado à família protecção e amizade e recepção de sempre. Obrigado por abrirem a herdade da Muxima para recriar a minha infância e todos os ensinamentos do Semba e da vida.”, agradeceu.  

De pai Cabé, um incontornável ícone da animação musical nocturna de Luanda, Paulo Flores herdou toda vivência artística, que hoje se imprimem na sua hegemonia. O vídeo gravado no passado sábado, tem como “pano de fundo”, esta passagem de testemunho de pai para filho, centrando-se numas “férias grandes em Luanda”, cuja história completa foi por si partilhada e pode ler abaixo:
“O mui requisitado discotequeiro Cabé, meu pai, me deixou numa festa no terraço dos persistentes em Luanda, para ir tocar algum tempo noutra festa, ele deixou-me um Deck leitor com duas cassetes e disse: “Paulinho quando esta cassete acabar, carregas no Play, que sabes que é aqui e começa a tocar a outra cassete com as músicas que eu já mixei “ , mas eu como gostava muito da música “ joaninha namorada “ que estava na cassete que entretanto acabara de tocar, carreguei no Play quando acabou a primeira cassete e correu tudo bem no início, mas fiquei sempre com aquela vontade de ouvir a música que estava na primeira cassete , comecei a puxar para trás a cassete para procurar a tal da “ Joaninha namorada “, a fita enrolou, ouviu-se mesmo o som da fita a enrolar nas colunas… depois só me lembro do meu pai entrar a correr e a transpirar na cabine e puxar de novo a farra. Foi a minha primeira humilhação pública. Quando o meu pai perguntou “ mas então o que aconteceu, não puseste no Play ?? – oh pai eu queria ouvir outra vez o Joaninha namorada “ , ainda me lembro da gargalhada do velho
“ o Semba falou-me então, dos tempos que já lá vão , aí quanta saudade , ao tanta certeza , hoje é só tristeza , no tempo dos bodas de três dias . Eu dormia por baixo da mesa, no tempo dos bodas de três dias eu dormia por baixo da mesa O Semba fez cara feia , de novo me avisou , dos sons dos chinelos na areia, nos quintais que o pai tocou “.

A música `Semba Original´ que começou a ser composta muito antes da notícia sobre os passamentos físicos de Waldemar Bastos e Carlos Burity, já fazia parte do alinhamento do álbum “Independência”, com lançamento previsto para Abril de 2021.

A canção, nasceu de pequenos pedaços de músicas das figuras ancestrais do Semba, misturadas de histórias profundas e foi feita para celebrar a vida e a obra de Waldemar Bastos e Carlos Burity, Semba Original não é uma canção de tristeza, é de choro, sublinha o autor, mas choro que dança em homenagem aos dois artistas falecidos em 2020 por doença.

as cargas mais recentes

Atrium Cultural promove concerto para recordar momentos da construção da música popular angolana

há 2 anos

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 3 anos
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

UNAP pode encerrar as portas dentro de dias

há 2 anos

Dias Rodrigues e Malvado “surpreendem” com o lado produtor

há 2 anos
Ao contrário das edições anteriores, onde foram exibidas apenas um género musical (Rap e Kuduro), esta foi um festival de variedades, desde o Semba, Kizomba, Tarrachinha, Kuduro, House e até Samba.

Prodígio e Gilmário Vemba juntam-se a Benzema como embaixadores de um banco Europeu

há 2 anos
A representar os PALOP, os dois angolanos juntam-se a mais de duzentos nomes ligados à música, à moda e aos desportos vindos dos cinco continentes.

Mais um artista angolano deixa o mundo dos vivos

há 2 anos
Calou-se a bateria de Paulo Van-Dunem “Paulo Rymy”, Conhecido por tocar ao lado de artistas como Bonga, Eduardo Paim e Banda Canna D’Açucar, o músico morreu hoje vítima de cancro da pele.

Kid MC está de volta

há 3 anos
Kid MC e o brasileiro Dj Caique preparam um álbum de rap, com lançamento previsto para este mês (Maio) no formato digital, intitulado “Décimo sexto ano – Kid MC & Dj Caique”.

Portugal divulga regras para realização de espectáculos

há 3 anos
Depois do anúncio da abertura dos espectáculos para 1 de Junho, o Ministério da Cultura de Portugal divulgou, esta quarta-feira, as normas que os organizadores de eventos e os titulares de salas, devem seguir, tanto em salas como ao ar livre.

Jeff Brown lidera projecto solidário para artistas em todo mundo

há 2 anos
O músico angolano Jeff Brown é um dos “rostos” do projecto “Souljah Warriors”, que visa ajudar os músicos que perderam os meios de renda durante situações catastróficas, como a Pandemia do Coronavirus entre outras.

Álbum de Beyoncé ” Black Is King” leva a criação de um novo curso em Harvard

há 2 anos

AFRIMA: Dj Impossible é o único artista dos PALOP a concorrer como Melhor DJ Africano

há 1 ano
Agenciado pela Cloe Management, DJ Impossible está ciente de que tem pela frente uma difícil missão, mão não Impossible. O artista vai procurar manter a honra conquistada em 2019 por Man Renas, porém tudo está a depender da votação dos angolanos, seja em que parte estiver.

5ª edição do Slam Tundawala tem início dia 29

há 2 meses
O Centro cultural Brasil Angola, acolhe mais uma vez, de 29 de Setembro a 1 de Outubro, o Slam Tundawala, um festival de poesia e performance que tem o objectivo de fomentar a literatura oral e impulsionar a competição saudável e criativa a partir de batalhas de poesia falada em Angola.

Friday Lit: A apresentação do futuro de Alkinoos

há 2 anos
Já disponível em todas plataformas digitais, o tema “Friday Lit” abre as portas para o próximo EP da autoria de Alkinoos -Alcino Pascoal-, com cada uma das músicas dedicada a um dia da semana.

DJ Walgee confirma rumores sobre o Covid-19

há 3 anos
O DJ confirmou as informações que circulam em várias plataformas digitais sobre o teste positivo, mas garantiu, durante uma conversa via Skype a partir de Miami, que já se sente melhor.

Kanye West revela que já foi alcoólatra: “Tomava Vodka no café da manhã”

há 3 anos
Durante uma entrevista com a revista GQ, o rapper admitiu que chegou a tomar vodka com suco de laranja no café da manhã, e comentou sobre como a pressão das nomeações o levaram parcialmente ao alcoolismo.

Depois de publicarem EP sobre Efeito da Força2 Extremo Signo anuncia novidades

há 2 anos
Já na semana passada, Extremo Signo & Ready Neutro disponibilizaram, para uso exclusivo no Kisom Unitel, duas faixas inéditas extraídas do álbum Efeito da Força 2. Extremo Signo anunciou hoje à Carga mais novidades para este ano.