Making Of: Paulo Flores recria a própria infância em novo vídeo

No clipe, Paulo Flores memora uma fase da sua infância, caracteriza-se como o “requisitado discotequeiro, Cabé” e relembra durante a storytelling a origem do seu amor pelo Semba. O novo material é correspondente à música `Semba original´ feita em homenagem a Carlos Burity e Waldemar Bastos -In Memoriam-.

Como tem sido da praxe, Ti Paulito usou as suas redes sociais para colocar os seus seguidores a par de mais um trabalho. O músico partilhou detalhes inéditos do videoclip que sucede ‘Heróis da foto’: a ficha técnica traz Sérgio Afonso na direcção, Filipe Drehmer na direcção de fotografia e na luz André Rijo.

Por meio dos vastos agradecimentos que estendeu-se à família e amigos, ficamos a saber que o músico foi interpretado no vídeo por Gabriel e que dentre vários familiares e amigos, fizeram ainda parte do elenco, o seu neto William e a Força Suprema.

“Obrigado a todos que fizeram parte deste dia, que foi um forte reviver de emoções, saí de coração leve. Obrigado à família protecção e amizade e recepção de sempre. Obrigado por abrirem a herdade da Muxima para recriar a minha infância e todos os ensinamentos do Semba e da vida.”, agradeceu.  

De pai Cabé, um incontornável ícone da animação musical nocturna de Luanda, Paulo Flores herdou toda vivência artística, que hoje se imprimem na sua hegemonia. O vídeo gravado no passado sábado, tem como “pano de fundo”, esta passagem de testemunho de pai para filho, centrando-se numas “férias grandes em Luanda”, cuja história completa foi por si partilhada e pode ler abaixo:
“O mui requisitado discotequeiro Cabé, meu pai, me deixou numa festa no terraço dos persistentes em Luanda, para ir tocar algum tempo noutra festa, ele deixou-me um Deck leitor com duas cassetes e disse: “Paulinho quando esta cassete acabar, carregas no Play, que sabes que é aqui e começa a tocar a outra cassete com as músicas que eu já mixei “ , mas eu como gostava muito da música “ joaninha namorada “ que estava na cassete que entretanto acabara de tocar, carreguei no Play quando acabou a primeira cassete e correu tudo bem no início, mas fiquei sempre com aquela vontade de ouvir a música que estava na primeira cassete , comecei a puxar para trás a cassete para procurar a tal da “ Joaninha namorada “, a fita enrolou, ouviu-se mesmo o som da fita a enrolar nas colunas… depois só me lembro do meu pai entrar a correr e a transpirar na cabine e puxar de novo a farra. Foi a minha primeira humilhação pública. Quando o meu pai perguntou “ mas então o que aconteceu, não puseste no Play ?? – oh pai eu queria ouvir outra vez o Joaninha namorada “ , ainda me lembro da gargalhada do velho
“ o Semba falou-me então, dos tempos que já lá vão , aí quanta saudade , ao tanta certeza , hoje é só tristeza , no tempo dos bodas de três dias . Eu dormia por baixo da mesa, no tempo dos bodas de três dias eu dormia por baixo da mesa O Semba fez cara feia , de novo me avisou , dos sons dos chinelos na areia, nos quintais que o pai tocou “.

A música `Semba Original´ que começou a ser composta muito antes da notícia sobre os passamentos físicos de Waldemar Bastos e Carlos Burity, já fazia parte do alinhamento do álbum “Independência”, com lançamento previsto para Abril de 2021.

A canção, nasceu de pequenos pedaços de músicas das figuras ancestrais do Semba, misturadas de histórias profundas e foi feita para celebrar a vida e a obra de Waldemar Bastos e Carlos Burity, Semba Original não é uma canção de tristeza, é de choro, sublinha o autor, mas choro que dança em homenagem aos dois artistas falecidos em 2020 por doença.

as cargas mais recentes

Killarmy está de volta

há 2 anos
“Full Metal Jackets” é o disco que vai marcar o retorno antecipado da prole da Wu-Tang Clan.

Morreu músico Waldemar Bastos

há 2 anos
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.

One Republic já tem novo álbum

há 2 anos
A banda norte-americana publicou o seu quinto trabalho de estúdio. Intitulado ‘Human’, a obra reúne músicas inéditas, que marram o dilema da fragilidade humana e força motivadora.

Ascensão apresenta projecto “Cockt4il” em concerto diferenciado

há 7 meses
Volvidos dois meses de aparições em várias zonas periféricas e não só da cidade capital, o grupo apresenta em concerto, o resultado das várias horas de estúdio e trabalhos em conjunto, o projecto “Cockt4il”.

Paulo Amaral apresenta-se na Galeria Tamar Golan com a exposição “100 Kigila”

há 2 meses
O artista angolano Paulo Amaral vai apresentar-se no próximo dia 06 de Maio de 2022, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan, com “100 Kigila”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 27 de Maio de 2022. Podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Filhos de Jorge Neto passarão a receber pensão do Governo de Cabo Verde

há 2 anos
O Governo de Cabo Verde anunciou a garantia de pensão aos dois filhos menores de Jorge Neto, falecido em Fevereiro último. A atribuição será feita através do Orçamento Geral do Estado à mãe e representante dos menores.

Coca FSM dá nova roupagem à música ‘Imagina Só’

há 9 meses
Disponível desde o passado dia 7 de Outubro, o tema ‘Imagina Só’ é um remix do tema homónimo que conta com mais de dez anos de existência e marca o arranque do que se pretende vir a ser uma nova perspectiva deste produtor, compositor e artista.

Orquestra Camerata de Luanda e governo da Venezuela organizam Festival de Música Clássica em Angola

há 6 meses
Após regressar aos palcos, no passado mês de Setembro, vindo de um interregno, a orquestra angolana prepara-se para realizar um festival de música clássica, no próximo ano, e que contará com o apoio do governo venezuelano.

Tributo a Waldemar Bastos marca a 10° edição do Festival Internacional de Jazz

há 1 ano
O Festival Internacional de Jazz, edição 2021, decorreu sexta-feira, em Luanda, sem Sam Mangwana e Ricardo Lemvo, músicos que estavam entre os convidados, mas com uma grande homenagem a Waldemar Bastos.

“Free Larry Hoover Benefit Concert” poderá ser acompanhado em live stream pela Amazon Prime Video

há 7 meses
Kanye West vai apresentar-se hoje no LA Coliseum em Los Angeles, Califórnia, um concerto de beneficência a favor de Larry Hoover, e que contará com a participação especial de Drake. O evento cujos ingressos têm um custo exorbitante – até 7.500 dólares-, poderá ser acompanhado a título gratuito, pelos subscritores da Amazon Prime Video, a partir das 21, horário de Angola.

É Preciso Falar: Carga Magazine lança novo conteúdo em formato podcast

há 2 meses
O novo conteúdo da Carga é uma grande entrevista do tipo opinativa, com os principais fazedores da música angolana, opinion makers, bem como pessoas ligadas a cultura, acompanhada de debates sobre os temas que preocupam a cultura nacional, particularmente a música.

SADIA ameaça levar Unitel a tribunal

há 11 meses
A Sociedade Angolana de Direitos de Autor exige 453 milhões de Kwanzas da operadora de telefonia móvel, pelas músicas executadas no Kisom Unitel e Toque de Espera.

Peça teatral `As crises em tempos de crise´ do Grupo Jovens da Mulemba em cartaz na Fundação Arte e Cultura apresenta

há 1 ano
“A peça aborda de forma crítica, porém sarcástica sobre as crises de várias ordens: Econômica, Religiosa Cultural, e Social; Com uma tônica a crise de valores, a questão do respeito ao próximo, da relação que se quer salutar entre os vizinhos.

A partir de produções amadoras, Cossom constrói carreira profissional nas redes sociais

há 2 anos
Cossom “The Greather”, de 19 anos de idade, é o mais novo cantor de Rap e R&B e já começou a prender o público nas redes sociais. Suas letras retratam sobre os amores, as paixões e o sentimento de abandono vividos entre os jovens.

Espectáculo das celebrações do 11 de Novembro com novo formato

há 2 anos
As actividades culturais alusivas as celebrações do 45.° aniversário da Independência sofreram reestruturações. As limitações abrangem também o espectáculo musical ao vivo, que já não será realizado na Praça da República.

Rapper Kadaff apresenta loja virtual

há 2 anos
Com o objectivo de criar uma estrutura sólida, particularmente na carreira a solo, o músico decidiu criar uma loja online para satisfazer as necessidades dos fãs.