Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro. Além disso, o Batoteiro Draft vai também documentar a evolução das estrelas do basquetebol angolano.

O que é o Batoteiro Draft?
São jogos que vão ser realizados nas ruas. O Batoteiro Draft tem como objectivo ajudar não só os jovens das comunidades que têm potencial de jogarem como profissionais.

E como vai funcionar?
Mediante a capacidade técnica e a idade, os participantes são encaminhados para um clube local ou mesmo internacional, de acordo com as especificidades das habilidades de cada um.

Como serão feitas as escolhas?
Temos várias rubricas dentro do batoteiro. Então, durante esses jogos, vamos registando e depois seleccionaremos quais dos participantes reúnem os requisitos. No final dos torneios, vamos divulgar os apurados a serem draftados.

Quem pode aderir ao torneio?
Todos os amantes de basketball podem aderir. Obviamente, haverá algumas limitações que os  profissionais na área poderão impor. Mas todos podem aderir.

Qual será o primeiro bairro a visitarem?
Estamos em avaliação. Temos já aí três bairros em carteira e vamos lá ver qual deles nos vai dar melhores condições para a organização do do projecto.

O que os motivou a criar este projecto?
Os motivos. Temos várias rubricas, conforme já disse. Por exemplo, a rubrica Batoteiro Documentário, 1×1, Batoteiro Show, Lives Styles e o Top 5. Fomos motivados pela falta de documentários das nossas lendas. A título de exemplo, nós não temos documentários sobre Kikas , Jean Jacques ou Ângelo, que é o jogador africano mais titulado. Fomos motivados pela falta de conteúdos das nossas estrelas. A rubrica Batoteiro Show é o jogo de rua: há muito que o basketball de rua já não tem o mesmo impacto, a mesma divulgação. O basketball de rua já foi cultura, queremos resgatar essa cultura do basketball de rua de uma forma mais profissional.

De que forma estarão a trabalhar?
Estaremos a fazer filmagens com os profissionais, trazendo as emoções através do YouTube, Instagram e outras redes sociais.
A rubrica 1×1, que é um conceito novo, tem o objectivo de ir à procura em cada bairro o “rei do basketball de rua” (este mesmo é o termo, o Rei).

O projecto estará apenas confinado m Luanda ou se estenderá para outras capitais?
Será uma competição que começa inter-distrital e depois, os vencedores de cada distrito vão para as fazes eliminatórias até encontrarmos o campeão provincial. Numa fase inicial, será o campeão de Luanda e com o decorrer do tempo, vamos evoluir para as outras províncias.

Quem são os mentores do Batoteiro?
É um projecto do Malef, organizado pela Malef Film e tem a parceria da empresa de agenciamento e organização de eventos desportivos a MarkSport.

Quando é que começaram a conceber e quando pretendem dar a a iniciativa?
O Batoteiro começou a ser concebido em Janeiro deste ano e pretendemos arrancar em Agosto deste ano. Se tudo correr bem e a pandemia não atrapalhar, vamos iniciar em Agosto.

Qual é a expectativa em relação ao lançamento?
Numa fase inicial queremos  começar por Luanda, por ser o centro das atenções, é onde se encontram os clubes e as modalidades, mas vamos tornar o evento a  nível nacional. Por enquanto, estamos a trabalhar com o basketball, mas poderemos adicionar mais  modalidade.

Já contam com algum contrato de clubes?
Não. Não existe nenhum  contrato com clubes. Vamos começar a trabalhar com a organização desses torneios nas comunidades ou nos bairros como uma espécie de oleiros dos clubes, com registos das habilidades dos jovens. Tão logo, identificarmos algum jogador com capacidade,  vamos contactar os clubes. Já conhecemos os clubes, mas não temos contrato nenhum. O contrato surgirá assim que identificarmos o jovem talento.

as cargas mais recentes

Malcolm & Marie: Críticos questionam diferença de idade dos actores e John David Washington rebate

há 7 meses
A pouco menos de um mês para a estreia do filme `Malcolm & Marie´, os 12 anos de diferença entre o casal protagonista, tem sido razão para fortes críticas.

Beyoncé é eleita a melhor artista de tournée da última década

há 2 meses
A Pollstar, publicação especializada em shows ao vivo, decidiu honrar os artistas da década e Bey considerada a protagonista das melhores turneés.

JAY-Z encaixou mais de 300 milhões de dólares com a venda da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 5 meses
Revelações da Forbes dão conta de que JAY-Z acabou por lucrar pouco mais de trezentos milhões de dólares, contudo, a marca ficou avaliada em muito mais.

Don Kikas descreve os “Lamentos de Agora” dos angolanos em novo projecto musical

há 7 meses
O novo single do músico está disponível desde ontem e será sucedido hoje de um outro, ambos farão parte do seu próximo álbum intitulado Livre, a ser lançado brevemente.

Artistas nigerianos em peso no espectáculo mundial em defesa do planeta “Global Citizen Live 2021”

há 3 semanas
Os músicos Burna, Davido, Femi Kuti e Tiwa Savage vão preencher o cartaz do Global Citizen Live deste ano. O concerto acontece em simultâneo nas cidades de Lagos, Rio de Janeiro, Nova York, Los Angels, Paris, Londres, Seul e Sydney.

FreeBritney: Movimento de libertação da cantora Britney Spears “reacende” nas redes sociais

há 11 meses
O movimento existente desde 2019, manifesta a vontade que Britney volte a tomar as rédeas da sua própria vida, uma vez que há mais de uma década é mantida sob tutela pelo pai, James Spears, que controla quase tudo da cantora – incluindo o dinheiro, saúde e até a rotina diária.

Álbum póstumo de DMX reúne participações de Alicia Keys, Jay-Z e Nas

há 3 meses
O álbum intitula-se Exodus, contém 13 faixas musicais e reúne, entre outras, as participações de Jay-Z, Nas, Snoop Dogg, Bono, Lil Wayne, Alicia Keys. A obra é totalmente inédita, segundo Swizz Beatz.

Tensão entre Anitta e Ludmilla volta a aumentar e dessa vez Snoop Dogg foi o pivó

há 1 ano
O rapper norte-americano comemorou através de uma publicação no Instagram, os 95 milhões de views da música ‘Onda Diferente’ no Youtube. Na mesma publicação, Snoop agradeceu apenas Anitta e Papatinho pela música, que tem participação e foi escrita por Ludmilla, deixando no ar um clima de tensão, que o “obrigou” a fazer uma nova publicação.

Morreu o jornalista Edgar Cunha

há 12 meses
Morreu hoje, em Portugal, vítima de doença, o jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA) Edgar Cunha, um dos principais rostos dos serviços noticiosos na estação.

Arlindo Bizerra e Horácio Katchanja levam “Diálogos entre Gerações” à Galeria Tamar Golan

há 6 meses

Conheça os 26 instrumentos que compõem a música angolana

há 7 meses
Mesmo quando entendida como entoação harmónica da voz humana, a música angolana é acompanhada pela sua tradição organológica. Por isso, é difícil dissociar as origens dos géneros tradicionais como a Kabetula, o Kilapanda, a Cabecinha, o Kalupeteca, o Merengue, a Rebita ou Semba dos instrumentos tradicionais angolanos.

Cinco boas razões para não sair de casa

há 1 ano
Escritora Rosa Soares disponibiliza quatro livros para download gratuito, e dá aulas de escrita no Instagram.

O reencontro: músicos recordam auge da carreira

há 10 meses
Há quase 10 anos que Fedy Kalupeteka, Tivine Flay, Hélvio e Sukumula já não pisavam um palco, aliás, apenas dois deles vêm se apresentadando como cantor. Este domingo, voltaram a subir ao palco e protagonizaram três horas de emoções.

Projecto acústico `Lud Session´ emplaca topo do YouTube por seis dias consecutivos

há 2 semanas
Disponibilizado on-line, o dueto entre Ludmilla que se assume bissexual e Glória Groove, drag, ficou marcado pela representatividade LGBTQIA+, uma parceria que ficou por dias seguidos no top 10 do YouTube e no top 200 do Spotify, noticiou o POPline.

Num dia como hoje, há 17 anos, Ray Charles partia para eternidade

há 2 meses

Bruno Fernando estreia nos play-offs da NBA

há 2 meses
O angolano Bruno Fernando, que actua nos Atlanta Hawks, estreou hoje nos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao jogar dois minutos na derrota da sua equipa diante dos Philadelphia76, por 118-102.