Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro. Além disso, o Batoteiro Draft vai também documentar a evolução das estrelas do basquetebol angolano.

O que é o Batoteiro Draft?
São jogos que vão ser realizados nas ruas. O Batoteiro Draft tem como objectivo ajudar não só os jovens das comunidades que têm potencial de jogarem como profissionais.

E como vai funcionar?
Mediante a capacidade técnica e a idade, os participantes são encaminhados para um clube local ou mesmo internacional, de acordo com as especificidades das habilidades de cada um.

Como serão feitas as escolhas?
Temos várias rubricas dentro do batoteiro. Então, durante esses jogos, vamos registando e depois seleccionaremos quais dos participantes reúnem os requisitos. No final dos torneios, vamos divulgar os apurados a serem draftados.

Quem pode aderir ao torneio?
Todos os amantes de basketball podem aderir. Obviamente, haverá algumas limitações que os  profissionais na área poderão impor. Mas todos podem aderir.

Qual será o primeiro bairro a visitarem?
Estamos em avaliação. Temos já aí três bairros em carteira e vamos lá ver qual deles nos vai dar melhores condições para a organização do do projecto.

O que os motivou a criar este projecto?
Os motivos. Temos várias rubricas, conforme já disse. Por exemplo, a rubrica Batoteiro Documentário, 1×1, Batoteiro Show, Lives Styles e o Top 5. Fomos motivados pela falta de documentários das nossas lendas. A título de exemplo, nós não temos documentários sobre Kikas , Jean Jacques ou Ângelo, que é o jogador africano mais titulado. Fomos motivados pela falta de conteúdos das nossas estrelas. A rubrica Batoteiro Show é o jogo de rua: há muito que o basketball de rua já não tem o mesmo impacto, a mesma divulgação. O basketball de rua já foi cultura, queremos resgatar essa cultura do basketball de rua de uma forma mais profissional.

De que forma estarão a trabalhar?
Estaremos a fazer filmagens com os profissionais, trazendo as emoções através do YouTube, Instagram e outras redes sociais.
A rubrica 1×1, que é um conceito novo, tem o objectivo de ir à procura em cada bairro o “rei do basketball de rua” (este mesmo é o termo, o Rei).

O projecto estará apenas confinado m Luanda ou se estenderá para outras capitais?
Será uma competição que começa inter-distrital e depois, os vencedores de cada distrito vão para as fazes eliminatórias até encontrarmos o campeão provincial. Numa fase inicial, será o campeão de Luanda e com o decorrer do tempo, vamos evoluir para as outras províncias.

Quem são os mentores do Batoteiro?
É um projecto do Malef, organizado pela Malef Film e tem a parceria da empresa de agenciamento e organização de eventos desportivos a MarkSport.

Quando é que começaram a conceber e quando pretendem dar a a iniciativa?
O Batoteiro começou a ser concebido em Janeiro deste ano e pretendemos arrancar em Agosto deste ano. Se tudo correr bem e a pandemia não atrapalhar, vamos iniciar em Agosto.

Qual é a expectativa em relação ao lançamento?
Numa fase inicial queremos  começar por Luanda, por ser o centro das atenções, é onde se encontram os clubes e as modalidades, mas vamos tornar o evento a  nível nacional. Por enquanto, estamos a trabalhar com o basketball, mas poderemos adicionar mais  modalidade.

Já contam com algum contrato de clubes?
Não. Não existe nenhum  contrato com clubes. Vamos começar a trabalhar com a organização desses torneios nas comunidades ou nos bairros como uma espécie de oleiros dos clubes, com registos das habilidades dos jovens. Tão logo, identificarmos algum jogador com capacidade,  vamos contactar os clubes. Já conhecemos os clubes, mas não temos contrato nenhum. O contrato surgirá assim que identificarmos o jovem talento.

as cargas mais recentes

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 6 meses
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.

Ludmilla operada após problema com prótese de silicone

há 6 meses
A assessoria da cantora informou que Ludmilla “teve problemas com sua prótese de silicone e precisou fazer uma cirurgia. Ela passa bem e deve ter alta em breve”.

Conheça todos os vencedores da VII edição do Angola Music Awards

há 4 semanas
Com um total de 26 categorias, a sétima edição do prestigiado concurso para a valorização da música angolana viu consagrar nomes como Anna Joyce, Yola Semedo, Patrícia Faria, Cheketela, Prodígio e dupla ou grupos como Scró Q Kuia, Força Suprema e Mobbers.

Ary prova que mesmo online pode se fazer bons shows

há 9 meses
A cantora Ary deu no sábado (11 de Abril) uma “aula” de como de faz um concerto Live (online). Afinal é possível fazer bons concertos pelas redes sociais, sem parecerem que estão a ser forçados.

Kanye West: “Ninguém pode me comprar. Tenho mais dinheiro que o Trump”

há 5 meses
Continua entre os norte-americanos as suspeitas sobre se West não está a ser uma marioneta ao serviço dos Republicanos, pago para ser uma mera “distração” nas eleições presidenciais de 3 de Novembro.

Actor luso-angolano encontrado morto

há 7 meses
O actor luso-angolano Pedro Lima foi encontrado este sábado de manhã, na Praia do Abano, morto. O alerta para as autoridades foi dado pouco depois das 8 horas.

Mobbers lançam L.O.M. com participações de ProfJam e T-Rex

há 1 mês
Da autoria dos Mobbers, o single foi disponibilizado ontem em todas as plataformas digitais e conta com as vozes do Rapper Português ProfJam, e do rapper angolano T-Rex.

Megga Skills lança nova música com a participação de MCK

há 6 meses
Intitulada `Liga Inglesa Parte 2´, é a primeira música promocional da EP denominada `Marimbondo Número 1´. Trata-se de um remix da música `Liga Inglesa´ da autoria do consagrado MCK.

‘Old Town Road’ é oficialmente a música mais certificada pela RIAA

há 7 dias
Longe de ser um artista de “um só hit” , Lil Nas X continua a bater records, a faixa com a participação de Billy Ray Cyrus, é oficialmente 14 vezes platina. O maior número de certificações de platina para uma música.

Beyonce e Marvin Gaye lideram a lista dos melhores álbuns do século

há 4 meses
A Rolling Stone elegeu os álbuns “What’s Going On” de Marvin Gaye e “Lemonade” de Beyonce, como melhores álbuns de todos os tempos. Citando também ‘Crazy In Love’ como a melhor música do século.

Álbum “A Better Time” de Davido atinge mais de 213 milhões de streams em um mês

há 1 mês
O terceiro álbum de estúdio do músico nigeriano começou a deixar marcas inéditas três dias após o lançamento ao ultrapassar o fluxo acumulativo de 100 milhões, tornando-se, assim, no projecto mais rápido de um cantor Afrobeats a atingir tal marca.

Trump ataca “músicos” na campanha

há 2 meses
Uma das visadas foi Lady Gaga, que fez recentemente campanha pelo principal adversário de Trump nas eleições, Joe Biden.

Ministra da Cultura de Portugal quer acabar com concertos online grátis

há 8 meses
A titular da pasta da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, manifestou-se contra os concertos gratuitos nas redes sociais, ou até mesmo em varandas e defendeu que o trabalho na cultura deve ser pago.

Akon investe seis bilhões de USD para construção de uma “Wakanda” no Senegal

há 7 meses
O rapper senegalês Akon garantiu um contrato de USD 6 bilhões, para construir sua cidade temática no Senegal, com objectivo de ajudar no desenvolvimento da sua terra natal.

Show do Mês faz maravilha

há 7 meses
Foi o quinto Show do Mês online e o primeiro com transmissão no canal 2 da TPA. Num período de Estado de Calamidade, com muitas limitações impostas por conta do Covid-19, a Nova Energia faz sentir o seu lado camaleónico, adaptando-se as circunstâncias e reinventando-se como ninguém.

Bricia Dias apresenta aos angolanos a nova maneira de cantar o amor

há 1 mês