Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro. Além disso, o Batoteiro Draft vai também documentar a evolução das estrelas do basquetebol angolano.

O que é o Batoteiro Draft?
São jogos que vão ser realizados nas ruas. O Batoteiro Draft tem como objectivo ajudar não só os jovens das comunidades que têm potencial de jogarem como profissionais.

E como vai funcionar?
Mediante a capacidade técnica e a idade, os participantes são encaminhados para um clube local ou mesmo internacional, de acordo com as especificidades das habilidades de cada um.

Como serão feitas as escolhas?
Temos várias rubricas dentro do batoteiro. Então, durante esses jogos, vamos registando e depois seleccionaremos quais dos participantes reúnem os requisitos. No final dos torneios, vamos divulgar os apurados a serem draftados.

Quem pode aderir ao torneio?
Todos os amantes de basketball podem aderir. Obviamente, haverá algumas limitações que os  profissionais na área poderão impor. Mas todos podem aderir.

Qual será o primeiro bairro a visitarem?
Estamos em avaliação. Temos já aí três bairros em carteira e vamos lá ver qual deles nos vai dar melhores condições para a organização do do projecto.

O que os motivou a criar este projecto?
Os motivos. Temos várias rubricas, conforme já disse. Por exemplo, a rubrica Batoteiro Documentário, 1×1, Batoteiro Show, Lives Styles e o Top 5. Fomos motivados pela falta de documentários das nossas lendas. A título de exemplo, nós não temos documentários sobre Kikas , Jean Jacques ou Ângelo, que é o jogador africano mais titulado. Fomos motivados pela falta de conteúdos das nossas estrelas. A rubrica Batoteiro Show é o jogo de rua: há muito que o basketball de rua já não tem o mesmo impacto, a mesma divulgação. O basketball de rua já foi cultura, queremos resgatar essa cultura do basketball de rua de uma forma mais profissional.

De que forma estarão a trabalhar?
Estaremos a fazer filmagens com os profissionais, trazendo as emoções através do YouTube, Instagram e outras redes sociais.
A rubrica 1×1, que é um conceito novo, tem o objectivo de ir à procura em cada bairro o “rei do basketball de rua” (este mesmo é o termo, o Rei).

O projecto estará apenas confinado m Luanda ou se estenderá para outras capitais?
Será uma competição que começa inter-distrital e depois, os vencedores de cada distrito vão para as fazes eliminatórias até encontrarmos o campeão provincial. Numa fase inicial, será o campeão de Luanda e com o decorrer do tempo, vamos evoluir para as outras províncias.

Quem são os mentores do Batoteiro?
É um projecto do Malef, organizado pela Malef Film e tem a parceria da empresa de agenciamento e organização de eventos desportivos a MarkSport.

Quando é que começaram a conceber e quando pretendem dar a a iniciativa?
O Batoteiro começou a ser concebido em Janeiro deste ano e pretendemos arrancar em Agosto deste ano. Se tudo correr bem e a pandemia não atrapalhar, vamos iniciar em Agosto.

Qual é a expectativa em relação ao lançamento?
Numa fase inicial queremos  começar por Luanda, por ser o centro das atenções, é onde se encontram os clubes e as modalidades, mas vamos tornar o evento a  nível nacional. Por enquanto, estamos a trabalhar com o basketball, mas poderemos adicionar mais  modalidade.

Já contam com algum contrato de clubes?
Não. Não existe nenhum  contrato com clubes. Vamos começar a trabalhar com a organização desses torneios nas comunidades ou nos bairros como uma espécie de oleiros dos clubes, com registos das habilidades dos jovens. Tão logo, identificarmos algum jogador com capacidade,  vamos contactar os clubes. Já conhecemos os clubes, mas não temos contrato nenhum. O contrato surgirá assim que identificarmos o jovem talento.

as cargas mais recentes

União 10 de Dezembro é o grande vencedor do Carnaval Live 2021

há 8 meses

Bruno Fernando é transferido para os Boston Celtic

há 3 meses
O poste angolano Bruno Fernando, que jogou pelos Atlanta Hawks nas duas últimas épocas, vai representar na próxima temporada na NBA os Boston Celtic, depois de uma troca envolvendo Tristan Thompson, Kris Dunn e Delon Wright.

Mamy é convidada a participar da pré-conferência internacional sobre activismo em África

há 2 meses
A rapper angolana levará amanhã a debate fundamentos sobre o exercício da liberdade de expressão por meio da música engajada, mais concretamente o “rap revolucionário”.

Artistas angolanos beneficiam de carteira profissional já a partir de Junho

há 6 meses
O documento que representa um ganho da classe, é mais uma forma de assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos dos criadores.

Heavy C: “Só estamos à espera da oficialização do tribunal para encerrarmos a Bué de Beats”

há 1 ano
A Bué de Beats produziu e lançou os principais rostos da música angolana. Depois de 20 anos de actividade, decide encerrar as portas. Em entrevista à Carga, Heavy C explica como começou o colapso financeiro e revela que já tentou alienar alguns activos da empresa, mas não teve sucesso.

Preto Show fala da estreia do seu programa no Afro Music Channel

há 1 ano
Em breve entrevista à Carga esta tarde, o autor de “Internacional Banger” informou que o seu programa é um talk show que vai ao ar no próximo sábado, a partir das 14 horas, e será exibido duas vezes por semana e destina-se a ajudar as famílias mais carenciadas.

Juice WRLD e Kobe Bryant juntam-se a Michael Jackson na lista das celebridades póstumas mais lucrativas

há 11 meses

Sabia que “Despacito” é o clipe mais assistido da última década no Youtube?

há 1 ano
A plataforma divulgou uma lista com os dez clipes mais assistidos de cada década, na plataforma. Nos anos 2010, o grande vencedor foi “Despacito (Feat. Daddy Yankee)”, que atingiu a incrível marca de mais de 6,5 bilhões de visualizações.

TYKID apresenta `Imaturidade´, o segundo single do seu EP de estreia

há 12 meses
Com uma sonoridade melodiosa e doce o artista consegue-nos levar ao cenário que desenha com as suas palavras num instrumental trap-soul recordando igualmente o neo-soul do início do século de Musiq ou Joe.

Artistas angolanos dizem basta ao Decreto Presidencial: “Se os partidos políticos podem, nós também podemos”

há 4 meses
Os artistas entendem que as limitações sobre ajuntamento de pessoas devia ser de cumprimento obrigatório, sem distinções, quer de partidos políticos ou privilegiar determinado grupo de cidadãos.

Artista plástico Osvaldo Ferreira expõe “as rupturas” do espaço público luandense

há 3 semanas
Com mais de 200 produções artísticas, Osvaldo Ferreira volta à ribalta e traz a história social do quotidiano luandense em 20 peças de arte.

AC/DC anunciam regresso com um novo álbum

há 1 ano
A banda australiana confirmou ontem o seu regresso com os veteranos Brian Johnson, Phil Rudd e Cliff Williams. O retorno do trio poderá ser marcado com novo single e álbum.

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 1 ano
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.

Filme “Velozes e Furiosos 9” ganha álbum com 13 faixas musicais

há 1 ano
Na próxima sexta-feira, 31 de Julho, será lançada, nas plataformas digitais, uma mixtape com 13 faixas musicais interpretadas por Tyga, Lil Baby, Wiz Khalifa, Tory Lanez e tantos outros nomes da música norte-americana da franquia “Velozes e Furiosos 9”.

A playlist de eleição de Luísa Damião em 2020

há 10 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música e natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Sintoniza 96.1 FM: O LIVRO “Vida em Papéis e Letras”

há 2 meses
O LIVRO “Vida em Papéis e Letras”, é descrito como um programa que expõe o livro na sua plenitude: Edição, Pesquisas, Ilustrações, em suma, tudo o que faz parte da constituição de cada livro publicado. No ar todas as quartas-feiras, das 15 as 16 horas, o espaço está focado nos Autores, Editores, Críticos e Leitores.