Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro. Além disso, o Batoteiro Draft vai também documentar a evolução das estrelas do basquetebol angolano.

O que é o Batoteiro Draft?
São jogos que vão ser realizados nas ruas. O Batoteiro Draft tem como objectivo ajudar não só os jovens das comunidades que têm potencial de jogarem como profissionais.

E como vai funcionar?
Mediante a capacidade técnica e a idade, os participantes são encaminhados para um clube local ou mesmo internacional, de acordo com as especificidades das habilidades de cada um.

Como serão feitas as escolhas?
Temos várias rubricas dentro do batoteiro. Então, durante esses jogos, vamos registando e depois seleccionaremos quais dos participantes reúnem os requisitos. No final dos torneios, vamos divulgar os apurados a serem draftados.

Quem pode aderir ao torneio?
Todos os amantes de basketball podem aderir. Obviamente, haverá algumas limitações que os  profissionais na área poderão impor. Mas todos podem aderir.

Qual será o primeiro bairro a visitarem?
Estamos em avaliação. Temos já aí três bairros em carteira e vamos lá ver qual deles nos vai dar melhores condições para a organização do do projecto.

O que os motivou a criar este projecto?
Os motivos. Temos várias rubricas, conforme já disse. Por exemplo, a rubrica Batoteiro Documentário, 1×1, Batoteiro Show, Lives Styles e o Top 5. Fomos motivados pela falta de documentários das nossas lendas. A título de exemplo, nós não temos documentários sobre Kikas , Jean Jacques ou Ângelo, que é o jogador africano mais titulado. Fomos motivados pela falta de conteúdos das nossas estrelas. A rubrica Batoteiro Show é o jogo de rua: há muito que o basketball de rua já não tem o mesmo impacto, a mesma divulgação. O basketball de rua já foi cultura, queremos resgatar essa cultura do basketball de rua de uma forma mais profissional.

De que forma estarão a trabalhar?
Estaremos a fazer filmagens com os profissionais, trazendo as emoções através do YouTube, Instagram e outras redes sociais.
A rubrica 1×1, que é um conceito novo, tem o objectivo de ir à procura em cada bairro o “rei do basketball de rua” (este mesmo é o termo, o Rei).

O projecto estará apenas confinado m Luanda ou se estenderá para outras capitais?
Será uma competição que começa inter-distrital e depois, os vencedores de cada distrito vão para as fazes eliminatórias até encontrarmos o campeão provincial. Numa fase inicial, será o campeão de Luanda e com o decorrer do tempo, vamos evoluir para as outras províncias.

Quem são os mentores do Batoteiro?
É um projecto do Malef, organizado pela Malef Film e tem a parceria da empresa de agenciamento e organização de eventos desportivos a MarkSport.

Quando é que começaram a conceber e quando pretendem dar a a iniciativa?
O Batoteiro começou a ser concebido em Janeiro deste ano e pretendemos arrancar em Agosto deste ano. Se tudo correr bem e a pandemia não atrapalhar, vamos iniciar em Agosto.

Qual é a expectativa em relação ao lançamento?
Numa fase inicial queremos  começar por Luanda, por ser o centro das atenções, é onde se encontram os clubes e as modalidades, mas vamos tornar o evento a  nível nacional. Por enquanto, estamos a trabalhar com o basketball, mas poderemos adicionar mais  modalidade.

Já contam com algum contrato de clubes?
Não. Não existe nenhum  contrato com clubes. Vamos começar a trabalhar com a organização desses torneios nas comunidades ou nos bairros como uma espécie de oleiros dos clubes, com registos das habilidades dos jovens. Tão logo, identificarmos algum jogador com capacidade,  vamos contactar os clubes. Já conhecemos os clubes, mas não temos contrato nenhum. O contrato surgirá assim que identificarmos o jovem talento.

as cargas mais recentes

Preto Show repete proeza e lidera nomeaçõs do Moda Luanda

há 5 meses
Já são conhecidos os nomeados da 23ª Edição do Moda Luanda, onde o também conhecido como Benga Boyz está nomeado para cinco categorias. A repetir a proeza da edição de 2018, é seguido na lista pela dupla Scró Q Cuia e Nerú Americano com quatro indicações e C4 Pedro com três. O evento de premiações que acontece no próximo dia 21 de Junho, terá transmissão em directo em cadeia televisiva.

Pascoal Mussungo em concerto online na Fundação Arte e Cultura

há 5 meses
A Fundação Arte e Cultura apresenta neste sábado, dia 23, pelas 19 horas, o concerto online com o músico e compositor Pascoal Mussungo. O evento, que leva no epicentro a mensagem de amor e de esperança, decorrerá no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, visando incentivar as famílias a permacer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 8 meses

Yunami: O rapper que representa Angola nos palcos da Hungria

há 2 meses

´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

há 1 semana

Projecto que transformou pedonais em bibliotecas comunitárias vai se expandir pelo país

há 1 mês
As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe, Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.

Carlos Ruiz Zafón, um dos mais lidos da literatura espanhola, morre aos 55 anos

há 4 meses
A notícia sobre a morte do escritor catalão foi confirmada esta tarde através do Twitter do autor. Carlos Ruiz Zafón, autor de obras como “O Jogo Do Anjo” e “A Sombra do Vento” lutava há dois anos contra um cancro, em Los Angeles.

Trump chama cantora Madonna de feia

há 4 meses
O novo livro de Mary L. Trump, sobrinha do actual presidente dos Estados Unidos, está a gerar controvérsia, pelo facto de desvendar temas secretos da vida do presidente.

Dr. Dre: Após receber exigência de USD 5 milhões, rapper vence disputa conjugal

há 3 semanas

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 4 meses
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

Flay convidado para o Show do Mês Live com Irmãos Almeida

há 2 meses
O músico Flay, autor de sucessos como “Doçura”, Sassa Mutema”, é um dos convidados para o Show do Mês Live com os Irmãos Almeida e Jojó Gouveia, sábado.

Bonga: “Sinto-me um kota realizado”

há 4 meses
O dia 28 de Junho de 2020 será lembrado como um dos dias mais importante da cultura nacional, tudo por causa de Bonga, Paulo Flores e Yuri da Cunha. A Carga traz as reacções do espectáculo.

4ª fase da exposição `S.O.S ambiente´arranca no Huambo

há 4 dias
Esta iniciativa visa reunir jovens com talentos assinaláveis, cujo foco passa pela transformação do lixo inorgânico em perfeitas obras de arte, associando essas criações à Campanha de Responsabilidade Social do “Projecto Ambiente” do Xyami Shopping.

Escritores angolanos assinam carta de protesto contra o racismo

há 5 meses
Os escritores angolanos Pepetela, José Eduardo Agualusa, José Luís Mendonça, Ondjaki, Adriano Mixingue e Abreu Paxe subscreveram uma nota de protesto contra as acções racistas registadas em várias partes do mundo, em particular nos Estados Unidos da América.

Temor do Coronavírus “cancela” shows

há 8 meses
Muitos eventos culturais ao redor do mundo foram cancelados por conta da disseminação do Covid-19, já considerado como uma pandemia.

O movimento do Semba no Show do Mês

há 3 meses
A Banda Movimento é a próxima aposta da Nova Energia para o Live do Show do Mês, no sábado (25), com transmissão no Youtube, TPA 2 e TPA Internacional, em mais uma proposta para o enriquecimento cultural angolano.