Mamy é convidada a participar da pré-conferência internacional sobre activismo em África

A rapper angolana levará amanhã a debate fundamentos sobre o exercício da liberdade de expressão por meio da música engajada, mais concretamente o “rap revolucionário”.

Autora de Génesis, a artista junta-se ao músico e activista guineense Negro Beye e à socióloga brasileira Jacqueline Santos para um debate online sobre o “Rap e liberdade de expressão: Há espaços para apresentar livremente o rap e activismo nos países africanos?”.

Sob moderação do Dr. Carlos Guerra Júnior, o mesmo que elaborou o estudo comparativo sobre o Rap no Brasil, Angola e Portugal, a também radialista procurará mostrar a luta pela liberdade de expressão por meio da arte constestatária num dia em que coincide com o 48° aniversário da cultura Hip-Hop.

O encontro faz parte da 3a conferência “Activisms in Africa” (prevista para os dias 15 e 16 de Setembro) e acontece às 17 horas de Angola, com transmissão no canal do YouTube “Centros de Estudos Avançados” da Universidade Federal de Pernambuco.

Sobre os intervenientes

Mamy. Rapper, apresenta programa radiofónico.

Negro Bey (Guiné Equatorial). Rapper, autor do livro Cultura Urbana e activista cultural e palestrante.

Jacqueline Santos (Brasil). Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e professora da disciplina de Hip Hop na mesma instituição. Pesquisou o rap angolano no doutoramento e contribuiu para a construção do Hip Hop Archive de Harvard.

Hélder Leonel (Moçambique). Apresentador do programa de rádio Hip Hop Time, o mais antigo de Maputo. Rapper da primeira geração do país, DJ e membro do grupo Rappers Unit.

as cargas mais recentes

16 anos depois, Sagrada volta a bater Petro na última jornada do Girabola

há 1 ano
Com estilos de jogo completamente diferentes, as duas equipas entraram no jogo igualadas a 67 pontos nas primeiras posições, sendo que na final da jornada o Sagrada levou o melhor com 70 pontos, com golo apontado aos 22 minutos por Luís Taty, ainda na primeira parte.

Nankhova: “No meu ranking sou um músico a seguir, um exemplo bom para a música nacional”

há 2 anos
Nankhova é um artista que dispensa apresentações, nos croquis de moda impressiona com o seu Je ne sois quoi e nas pautas musicais pretende transmitir a sua alma que é gerida pelo seu “grande Deus”.

Sul-africano Bokkieult lança A Million Chances, um álbum que comunica com os angolanos

há 1 ano
Mais do que simples álbum, A Million Chances servirá como importante instrumento de pesquisa sobre tendências da música africana, para as futuras gerações, já que Bokkieult é considerado um dos maiores pesquisadores de música no seu país.

Pink 2 Toques e Bruno Samora juntos contra o Covid-19

há 3 anos
O criador do conceito FitKuduro, Bruno Samora juntou-se ao grupo de kuduro Pink 2 Toques, para enviar a sua mensagem de prevenção sobre o Corona Vírus.

Três gerações do Semba protagonizam live solidário

há 2 anos
Denominado `3G do Semba-Live no Kubico´, além do lado beneficente, o encontro das das três figuras representativas do Semba poderá marcar as histórias dos lives em Angola. O evento acontece às 14 horas e 30 minutos de domingo e pode também ser acompanhado pelas páginas oficiais dos músicos e no YouTube da Platina Line, bem como na TPA, TPA online e RTP África.

Novo filme protagonizado por Denzel Washington recebe 100% de aprovação da crítica especializada

há 1 ano
O filme `The Tragedy of Macbeth´ cujo teaser já pode ser visto no YouTube, terá lançamento limitado nos cinemas dia 25 de Dezembro, seguido por um lançamento em streaming na Apple TV + dia 14 de Janeiro.

Edy Breezy estreia vídeo clipe da música ‘Minha Life’

há 3 anos
A referida faixa musical fará parte da mixtape Fly vol.2, a ser publicada até ao final do ano em formato digital, e já se encontrar em várias plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

Covid-19: Morreu o músico congolês General Defao em vésperas do seu 63° aniversário

há 11 meses
François Lulendo Matumona, popularmente conhecido como General Defao, faleceu ontem, em Douala, nos Camarões, por complicações da Covid-19. O músico passou mal enquanto últimava os preparativos para a comemoração do Réveillon, que coincidentemente é no dia da celebração do seu aniversário natalício.

Warner Bros. divulga trailer do filme que traz Will Smith como pai de Serena e Venus Williams

há 1 ano
‘King Richard’ é um drama desportivo estrelado por Will Smith com estreia marcada para o dia 19 de Novembro, a ser lançado na HBO Max. O filme biográfico, detalha a trajectória de Richard Williams, mentor e pai das reputadas tenistas Venus e Serena Williams.

Gerilson Insrael apresenta “Quarentena”

há 3 anos
O músico Gerilson Insrael coloca hoje (sexta-feira), às 20 horas, o seu novo single a disposição dos fãs, em todas as plataformas digitais.

Rick Ross deixou de seguir todas as celebridades que o trouxeram para África

há 6 meses
O músico norte-americano Rick Ross dediciu deixar de seguir, no Instagram, todas as celebridades que o trouxeram para o Continente africano, incluindo membros da staff da Clé, que, em Abril último, levou o cantor e produtor ao “Baía Fest”.

Fast and Furious: Entre a decadência e o futurismo, franquia chega aos 20 anos com opiniões divididas

há 1 ano
Realista, começou por mostrar o “mundo” de rachas, as perigosas corridas de carros, volvidas duas décadas entre carros turbinados e sucessos de bilheteria, o respeito pela família foi implacavelmente ensinado.

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 2 anos
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.

Nanm Kann: Álbum póstumo de Jacob Desvarieux chega às bancas no próximo dia 10 de Dezembro

há 12 meses

Conheça os galardoados do Prémio Nacional de Cultura e Artes-edição 2021

há 1 ano
O Prémio Nacional de Cultura e Artes é a mais alta disntição do Estado angolano, atribuída a criadores nas disciplinas de literatura, cinema e áudio visuais, artes plásticas, artes de espectáculos e investigação em ciência sociais e humanas.

Pongo anuncia lançamento do primeiro álbum

há 1 ano
Tida como a “diva do novo-kuduro”, Pongo foi recebida, na última sexta-feira, em Paris, e levou o público ao delírio num espectáculo em que apresentou um novo tema e serviu para anunciar o seu primeiro álbum.