Manhãs do Rap homenageia Mestre Ngadiama Wacambasonhi e Mestre Nanhi Wanguimono

“Manhãs de Rap, faz e traz bom Rap!” é o lema do evento que virou marca no movimento Hip Hop, idealizado por Apelação (In Memoriam), T.O, Ti João e Sobrevivente, o mesmo teve início em 2012, no Rocha pinto.

O encontro surgiu numa altura em que até o Rap underground estava elitizado, nesta fase, os eventos mais sonantes aconteciam no Espaço Bahia. De lá para cá, o evento simples e inclusivo foi vingando até se tornar uma marca e um dos últimos refúgios para quem quer ver e ouvir aquele rap feito a moda antiga.

Como em outros domingos, ontem foi dia de `Manhãs de Rap´ e o cartaz, bastante atractivo com Beiral Squad: Um colectivo de rappers dos anos 90 que se juntaram e formaram um club de amigos, desfilaram ontem todo o seu charme no Manhãs de Rap,  que aconteceu na catedral do Rap angolano, o Elinga Teatro.

O evento contou com uma singela homenagem ao Mestre Ngadiama Wacambasonhi e Mestre Nanhi Wanguimono, que culminou com um minuto de silêncio em prol dos manos a pedido do veterano Mano Bantu. O show contou com os seguintes nomes do Hip Hop Sa nguimbe: Tribo dos Animais Racionais, Sobrevivente, Nsalambi Booz, Mano Tala, Casa Misionária, Kuiza Mona, ZH, Hebo Imoxi, Wyma Nayobe, Don Samu, Way Weza Flow, Perspicuidade, Gansta Pick, Taco Kamabatela e o Pioneiro Mano Bantu.

Foi de arrepiar ver e ouvir Mano Bantu no auge dos seus 52 anos,  dropar com arte e vida e ainda deixar o seu filho cassula finalizar a música como uma passagem de testemunho, de pai para filho.

Foi incrível ver Beto Speka sentar na coluna e cuspir com garra, ver Way Weza interpretar uma K7 com a participação astro angolano Filipe Mukenga, ver Don Samu desfilando jovialidade mesmo nos 40, ver o Clacissismo de Hebo Imoxi e a persistência de Wyma Nayobe… foi em suma, uma oportunidade imperdível de ver referências do Rap nacional da década de 90, e que o Beiral do Rap está vivo, com fome do M.I.C, com vontade de passar o testemunho e liderar o movimento rumo ao futuro.

Foi entregue a todos os participantes um diploma de mérito pela organização do evento, pelos esforços feitos em prol do movimento, um reconhecimento tardio mas merecido. Contudo,  bem haja a organização por ter lembrado dessa malta que desbravou caminho, pisaram em espinhos para que hoje o Rap fosse a realidade que é. Bem haja o Manhãs de rap e o Elinga Teatro e longa vida ao Beiral Squad!

as cargas mais recentes

Filho de Trump difunde fotografia manipulada de Ice Cube e 50 Cent

há 12 meses
Uma foto dos músicos Ice Cube e 50 Cent, com chapéus em que aparecem a apoiar Donald Trump, circulou terça-feira nas redes sociais, alimentada, em parte, pela sua redistribuição no Twitter pelo filho do candidato republicano.

No Dia Mundial da Voz, entenda a importância de cuidar da saúde vocal

há 2 anos
À semelhança de outros cantores, Selda e Sandra Cordeiro têm que fazer sacrifícios para manter intactas e puras suas cordas vocais. Apenar de nunca ter passado por uma experiência igual ao do britânico Helton Jonh, que teve que interromper o concerto por conta da voz, Morena de Cá confessa que já foi forçada a dar uma pausa na música por causa da voz.

Linkin Park prepara o primeiro álbum sem Chester Bennington

há 1 ano
Ainda sem previsão de lançamento, o anúncio do oitavo trabalho de estúdio dos Linkin Park surge três anos depois da morte, por suicídio, de Chester Bennington aos 41 anos.

Xutos e Pontapés testam prontidão dos fãs pós confinamento

há 1 ano
Depois da paragem por conta da pandemia do Covid-19 o Teatro Tivoli (Lisboa/Portugal) reabre as portas em Julho, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia nove (9).

Sílvio Nascimento e Adjany Costa representam Angola na Oxford Africa Conference

há 5 meses
Ao actor angolano cabe a responsabilidade de abordar assuntos ligados à realização de filmes, produção cinematográfica em África e as vantagens que o continente dispõe para o fim, enquanto a bióloga e ex-ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa intervirá no Painel sobre Ambiente.

Trump chama cantora Madonna de feia

há 1 ano
O novo livro de Mary L. Trump, sobrinha do actual presidente dos Estados Unidos, está a gerar controvérsia, pelo facto de desvendar temas secretos da vida do presidente.

Mariah Carey revela que aos 12 anos a irmã tentou vendê-la

há 1 ano
A cantora conta que aos 12 anos a irmã drogou-a e depois tentou vendê-la a um chulo. Carey revela ainda que não teve uma boa relação com os seus irmãos mais velhos, por causa do tom da sua pele.

Actor luso-angolano encontrado morto

há 1 ano
O actor luso-angolano Pedro Lima foi encontrado este sábado de manhã, na Praia do Abano, morto. O alerta para as autoridades foi dado pouco depois das 8 horas.

Madonna cancelou contrato com David Guetta por causa do signo do DJ

há 1 ano
A cantora tinha o contrato para gravação de um álbum com David Guetta. O interesse de Madonna em trabalhar com o DJ francês surgiu após este ter conquistado um Grammy, em 2011, por causa do remix do tema ‘Revolver’ da artista.

Após ser acusada de Islamofobia, Rihanna pede desculpas aos fãs muçulmanos

há 1 ano
Após a polémica que envolveu o último desfile da “Savage x Fenty” cuja detentora é Rihanna, a cantora usou o seu Instagram pessoal para tornar público um pedido de desculpas direccionado à comunidade muçulmana.

Tunjila Twajokota: “Ninguém mais quer saber de nós”

há 1 ano
Os músicos contaram ao Jornal de Angola que as coisas começaram de mal a pior a partir de 2014, após o lançamento do quarto e último disco “Kudiva”, fundamentado que o sucesso e a fama do conjunto não foi proporcional aos valores monetários, porque as produtoras não honraram com os compromissos, não lhes davam valores completos.

Maya Cool “dispara” indirectas e deixa músicos em alerta

há 1 ano
Depois das críticas de Mago de Sousa à Unitel, por não cumprir com o trabalho, acordado, de promoção do seu disco, é a vez de Maya Cool a juntar-se a causa, apelando aos fazedores de arte no geral a manifestarem-se a favor do colega.

Lil Wayne reclama após ser excluído da lista dos convidados aos Grammy: “Não sou digno?”

há 10 meses
Apesar de estar nomeado à categoria de “Melhor Gravação”, o artista queixou-se, ontem, sobre as razões que levam a Academia a não o incluir, com frequência, e convidá-lo para o espectáculo de apresentação do prémio.

Petro “rouba” Aníbal ao 1º de Agosto

há 1 ano
O Petro de Luanda garantiu a contratação do técnico Aníbal Moreira, que até a semana pertencia ao quadro técnico do 1º de Agosto, num contrato válido por quatro anos.

Lewis Hamilton é oficialmente condecorado com o título “Cavaleiro do Reino Unido”

há 10 meses
O piloto da Mercedes integra a lista de Honras de Ano Novo da Ordem do Império Britânico para receber, em Janeiro, o título de ‘Cavaleiro’ do Reino Unido pelo seu trabalho como desportista do país.

“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

há 1 ano
O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.