Manhãs do Rap homenageia Mestre Ngadiama Wacambasonhi e Mestre Nanhi Wanguimono

“Manhãs de Rap, faz e traz bom Rap!” é o lema do evento que virou marca no movimento Hip Hop, idealizado por Apelação (In Memoriam), T.O, Ti João e Sobrevivente, o mesmo teve início em 2012, no Rocha pinto.

O encontro surgiu numa altura em que até o Rap underground estava elitizado, nesta fase, os eventos mais sonantes aconteciam no Espaço Bahia. De lá para cá, o evento simples e inclusivo foi vingando até se tornar uma marca e um dos últimos refúgios para quem quer ver e ouvir aquele rap feito a moda antiga.

Como em outros domingos, ontem foi dia de `Manhãs de Rap´ e o cartaz, bastante atractivo com Beiral Squad: Um colectivo de rappers dos anos 90 que se juntaram e formaram um club de amigos, desfilaram ontem todo o seu charme no Manhãs de Rap,  que aconteceu na catedral do Rap angolano, o Elinga Teatro.

O evento contou com uma singela homenagem ao Mestre Ngadiama Wacambasonhi e Mestre Nanhi Wanguimono, que culminou com um minuto de silêncio em prol dos manos a pedido do veterano Mano Bantu. O show contou com os seguintes nomes do Hip Hop Sa nguimbe: Tribo dos Animais Racionais, Sobrevivente, Nsalambi Booz, Mano Tala, Casa Misionária, Kuiza Mona, ZH, Hebo Imoxi, Wyma Nayobe, Don Samu, Way Weza Flow, Perspicuidade, Gansta Pick, Taco Kamabatela e o Pioneiro Mano Bantu.

Foi de arrepiar ver e ouvir Mano Bantu no auge dos seus 52 anos,  dropar com arte e vida e ainda deixar o seu filho cassula finalizar a música como uma passagem de testemunho, de pai para filho.

Foi incrível ver Beto Speka sentar na coluna e cuspir com garra, ver Way Weza interpretar uma K7 com a participação astro angolano Filipe Mukenga, ver Don Samu desfilando jovialidade mesmo nos 40, ver o Clacissismo de Hebo Imoxi e a persistência de Wyma Nayobe… foi em suma, uma oportunidade imperdível de ver referências do Rap nacional da década de 90, e que o Beiral do Rap está vivo, com fome do M.I.C, com vontade de passar o testemunho e liderar o movimento rumo ao futuro.

Foi entregue a todos os participantes um diploma de mérito pela organização do evento, pelos esforços feitos em prol do movimento, um reconhecimento tardio mas merecido. Contudo,  bem haja a organização por ter lembrado dessa malta que desbravou caminho, pisaram em espinhos para que hoje o Rap fosse a realidade que é. Bem haja o Manhãs de rap e o Elinga Teatro e longa vida ao Beiral Squad!

as cargas mais recentes

2ª Edição de exposição colectiva ‘LiterArte’ arranca já este mês

há 5 dias
Os artistas angolanos Luzia Dala Gaspar “Luzea” , Débora Sónia João de Deus “Kassova”, Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes, Davi Dombele, Josué Dombele, Araão Álvaro Iéca “Yéca” vão apresentar-se no próximo dia 28 de Janeiro de 2022, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “LiterArte”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 25 de Fevereiro de 2022.

Maya Cool abre oitava temporada do Show do Mês

há 11 meses

Vanda Pedro: “O teatro é ciumento, precisas de tempo para viver e aprender intensamente”

há 9 meses
“Uma mulher de acção e artista de grande potencial”, é como quer ser lembrada a profissional de 38 anos de idade, 25 dos quais dedicados a arte da representação. Uma trajectória que nas palavras de Vanda, foi pautada por muita intensidade entre “choros e risos” que, será imortalizada no livro.

N’sexy Love volta a reunir antigos integrantes para o grande regresso aos palcos

há 1 ano
Depois de mais de dez anos separados, N’sexy Love anunciou o regresso regular aos palcos, mas já sem Bigú Ferreira. A despedida do ex-vocalista, este domingo durante o Live no Kubico, deixou Walter Ananás em lágrimas, a ponto de interromper o espectáculo.

Kanye West entrega documentos de candidatura à Comissão Federal de Eleições

há 2 anos
Após rumores sobre a desistência às eleições presidenciais de 2020, Kanye West entregou ontem um conjunto de documentos à Comissão Federal de Eleições dos EUA para formalizar a sua candidatura. O comité político do rapper chama-se “Kanye 2020” e o projecto político “Birthday Party”.

Para além do 4, haverá “Jonh Wick 5” em 2022

há 1 ano
A saga protagonizada por Keanu Reeves, ‘John Wick’, terá dois novos filmes a partir de 2022, ou seja, contará, para além de Jonh Wick 4, com uma quinta parte, o John Wick 5, informou esta quinta-feira John Feltheimer, CEO da Lionsgate.

16 anos de “Artes ao Vivo”

há 2 anos
A efeméride é marcada com uma exposição online que imprime a historiográfica do projecto, bem como um debate entre Lukenny Bamba e Kool Klever, cujo tema será a “Existência, persistência e a criação do Artes ao Vivo”, amanhã, a partir das 14 horas no Eclético FM.

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 12 meses

Actor de Crepúsculo encontrado morto

há 2 anos
O actor Gregory Tyree Boyce, do primeiro filme da saga Crepúsculo, de 2008, e a namorada, Natalie Adepoju, foram encontrados mortos em sua casa em Las Vegas (EUA), na quarta-feira.

Festival Sónar se expande para Portugal

há 8 meses
Sónar é um festival de música de vanguarda e arte multimídia que se realiza todos os anos durante três dias do mês de Junho em Barcelona, Catalunha, Espanha. A edição Lisboeta, assinala a 26ª do evento e acontece em Junho de 2022.

Lady Petya apresenta oficialmente o seu álbum de estreia

há 12 meses

Trunfos do DJ Malvado

há 1 ano
Ainda na “ressaca” dos seus 28 anos de carreira, ficámos a conhecer quais as “pérolas” que nunca faltam na playlist de DJ Malvado.

MCK dará aulas aos reclusos

há 1 ano
Além de formação sobre cultura jurídica aos reclusos, o rapper levará uma série de espectáculos, palestras e vai também fomentar a cultura do livro, com criação de salas de leitura nos 40 estabelecimentos prisionais do país.

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 11 meses

JAY-Z volta a aumentar a fortuna após vender Tidal ao fundador do Twitter

há 11 meses

Os “mortos” estão a bumbar

há 12 meses