Manhãs do Rap homenageia Mestre Ngadiama Wacambasonhi e Mestre Nanhi Wanguimono

“Manhãs de Rap, faz e traz bom Rap!” é o lema do evento que virou marca no movimento Hip Hop, idealizado por Apelação (In Memoriam), T.O, Ti João e Sobrevivente, o mesmo teve início em 2012, no Rocha pinto.

O encontro surgiu numa altura em que até o Rap underground estava elitizado, nesta fase, os eventos mais sonantes aconteciam no Espaço Bahia. De lá para cá, o evento simples e inclusivo foi vingando até se tornar uma marca e um dos últimos refúgios para quem quer ver e ouvir aquele rap feito a moda antiga.

Como em outros domingos, ontem foi dia de `Manhãs de Rap´ e o cartaz, bastante atractivo com Beiral Squad: Um colectivo de rappers dos anos 90 que se juntaram e formaram um club de amigos, desfilaram ontem todo o seu charme no Manhãs de Rap,  que aconteceu na catedral do Rap angolano, o Elinga Teatro.

O evento contou com uma singela homenagem ao Mestre Ngadiama Wacambasonhi e Mestre Nanhi Wanguimono, que culminou com um minuto de silêncio em prol dos manos a pedido do veterano Mano Bantu. O show contou com os seguintes nomes do Hip Hop Sa nguimbe: Tribo dos Animais Racionais, Sobrevivente, Nsalambi Booz, Mano Tala, Casa Misionária, Kuiza Mona, ZH, Hebo Imoxi, Wyma Nayobe, Don Samu, Way Weza Flow, Perspicuidade, Gansta Pick, Taco Kamabatela e o Pioneiro Mano Bantu.

Foi de arrepiar ver e ouvir Mano Bantu no auge dos seus 52 anos,  dropar com arte e vida e ainda deixar o seu filho cassula finalizar a música como uma passagem de testemunho, de pai para filho.

Foi incrível ver Beto Speka sentar na coluna e cuspir com garra, ver Way Weza interpretar uma K7 com a participação astro angolano Filipe Mukenga, ver Don Samu desfilando jovialidade mesmo nos 40, ver o Clacissismo de Hebo Imoxi e a persistência de Wyma Nayobe… foi em suma, uma oportunidade imperdível de ver referências do Rap nacional da década de 90, e que o Beiral do Rap está vivo, com fome do M.I.C, com vontade de passar o testemunho e liderar o movimento rumo ao futuro.

Foi entregue a todos os participantes um diploma de mérito pela organização do evento, pelos esforços feitos em prol do movimento, um reconhecimento tardio mas merecido. Contudo,  bem haja a organização por ter lembrado dessa malta que desbravou caminho, pisaram em espinhos para que hoje o Rap fosse a realidade que é. Bem haja o Manhãs de rap e o Elinga Teatro e longa vida ao Beiral Squad!

as cargas mais recentes

Do Kuduro ao Rap: Delver Mancha mostra a naturalidade do seu talento

há 5 meses
Actualmente canta Rap e, ao mesmo tempo, é produtor. Se recuarmos no tempo para ver onde o músico começou, será difícil acreditar que este é o mesmo Delver que, em 2008 , procurava por um “lugar ao sol no Kuduro”.

Victor Silva: O primeiro angolano a dar carga no Mundial de moto Supersport

há 10 meses
Chama-se Victor Silva Barros e tem 36 anos. Natural do Sumbe, província do Kuanza Sul, o piloto começou a correr com “kupapata” e este final de semana estreou-se no Mundial de SuperSport em Estoril, Portugal.

Hip Hop passa a ter três novas efemérides

há 1 dia
Os Estados Unidos aprovaram uma resolução que designa um “Dia da Celebração do Hip Hop”, um “Mês de Reconhecimento do Hip Hop” e um “Mês da História do Hip Hop”.

Arquivo Mestre: Primeira exposição individual de Januário Jano está patente em Frankfurt e pode ser vista até Agosto

há 2 meses
Patente desde o passado dia 18 de Maio, `Arquivo Mestre´ é a primeira exposição individual do artista Januário Jano na Alemanha, em exibição na galeria JeanClaude Maier em Frankfurt até ao dia 14 de Agosto.

É oficial, `BomSom TV´ ficará disponível em Angola a partir de 1 de Julho

há 2 meses
Hoje Anselmo fez saber que a BomSom redireccionou o seu Score business e deixa doravante de agenciar artistas, por incompatibilidade com os projectos preconizados. Sobre a BomSom TV, sabe-se já que é um canal democrático que servirá como veículo de cruzamento para a música dos Palop e ao embaixador dos ritmos africanos.

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

há 5 meses
A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.

Ondaka Nation: Mercado Gospel conta com mais uma produtora exclusiva

há 3 semanas
Falando à Carga Magazine, Jeff Brown determinou que para o consolidar da servidora musical, o objecto social passa por contribuir para que a música gospel se afirme profissionalmente no mercado que deve ser qualitativo, no quantitativo já existente.

Tribunal e SIC tranquilizam artistas: “Processos sobre pirataria são dos mais céleres”

há 2 meses
os crimes de pirataria e a contrafacção de obras musicais audiovisuais e fonográficos podem ser resolvidos em apenas dois meses, caso o lesado decida processar o seu autor, cuja pena é convertida em valor pecuniário.

Albertina Cassoma “presa” por falta de visto

há 10 meses
O andebolista angolana Albertina Cassoma está com dificuldades em se juntar a sua nova equipa, o CS Rapid Bucarest da Roménia, por falta de visto, depois de assinar um contrato válido por um ano.

O Semba e a coroa da discórdia

há 3 meses
O ministro da Cultura, Ambiente e Turismo, Jomo Fortunato, cometeu uma das maiores gafes do seu mandato, ao coroar o músico Eddy Tussa como príncipe do Semba, sem antes definir os critérios para o efeito.

Beyoncé oferece 1 milhão de dólares a pequenos empreendedores

há 11 meses
A iniciativa foi anunciada com o lançamento do single “Black Parade” no Juneteenth e ganhou corpus com a doação dos primeiros 1 milhão de dólares aos pequenos empresários negros.

Tory Lanez está sob investigação por alegadamente ter baleado Megan The Stallion

há 1 ano
Passados alguns dias após ser veiculada a notícia que dava conta da detenção do rapper, por posse ilegal de arma, Megan Thee Stallion quebrou o silêncio e revelou que os ferimentos que sofreu na ocasião, não foram provocados por vidros, mas sim por balas.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 11 meses
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.

Músico promete bater Miguel Neto por denúncias de plágio

há 11 meses
Esta não é a primeira vez que o radialista recebe avisos, mas acabou por chamar mais atenção, porque o músico denunciado deslocou-se à Radio Lac, emissora onde o referido programa é emitido, para proferir as ameaças pessoalmente.

Matias Damásio homenageia médicos em novo single

há 1 ano
Intitulada “Guardiões da Vida”, a música serve para homenagear os profissionais de saúde de todo mundo que tudo fazem para conter a pandemia do Covid-19. Em breve será gravado o seu vídeo clipe e quem estiver interessado a fazer parte do mesmo basta enviar um curto vídeo amador.

Chadwick Boseman recebe Globo de Ouro a título póstumo como “Melhor Actor Dramático”

há 5 meses