Cada dia que passa o Hip Hop está a conquistar seu espaço no Brasil. Na sexta-feira, a “cultura” viveu um dos mais importantes momentos desde que chegou ao Brasil nos finais dos anos 70, ao ser levada ao Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo.
O país sul-americano, de expressão portuguesa, verá nascer, em breve, a Casa Hip Hop Brasil, no Santuário Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo e que completa em Outubro o 91.º aniversário.
Na passada sexta-feira (28), às 23 horas (de Angola), Mano Brown apresentou um evento inédito de preparação ao pré-lançamento da Casa do Hip-Hop Brasil, no Rio de Janeiro, organizado pelo Instituto BR 55, sobre direcção de Bruno Rafael e Maré Martin, conhecidos pelos contributos em movimentos culturais no país e no mundo, e por integrarem o colectivo West Coast RJ Cidade de Deus, que, em Fevereiro, completa 16 anos de existência.
Transmitida ao vivo pelas redes sociais, a celebração contou com a presença do rapper do icónico grupo brasileiro Racionais Mc’s, do artista plástico e grafiteiro TOZ e dos DJS Mister Paulão Black Power, Mestre Lp e WLDZ e vários convidados.
Erguendo a bandeira dos 5 elementos da cultura Hip-Hop: Conhecimento, Break, Grafite, DJ e MC, o programa observou também o lançamento de um projecto social ligado à Casa e à festa de celebração da conquista do considerado maior movimento artístico do mundo: o Hip Hop. “Essa conquista é importante para a cidade do Rio de Janeiro.
O pré- lançamento da Casa Hip-Hop Brasil no Cristo Redentor é um grande marco para a história da cultura e do próprio movimento, que está sendo aceito cada dia mais e entendido como expressão, arte legítima” refere a organização.
Enquanto se aguarda pelo lançamento oficial da Casa Hip Hop Brasil, o Instituto Niemeyer acompanha o trabalho do BR 55, que visa promover a cultura, de forma a gerar consciência contra o preconceito racial e promover a arte.