Manuel Ventura apresenta “Transcendência Indecência” na Galeria Tamar Golan

O artista angolano Manuel Ventura vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Transcendência Indecência”,  uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 07 de Maio, pelas 18 horas. A mostra ficará patente ao público até ao dia 26, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9 as 17 horas, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

A Exposição
Transcendência Indecência: uma dicotomia da justa angolanidade-vista, pensada e matizada por Ventura… A imperiosa necessidade de acudir os que muito necessitam, o quanto antes, é uma forma de ser e de estar, que nos permite mitigar o sofrimento das pessoas a partir da sua génesis, evitando as romarias desnecessárias ante os holofotes da vida, numa clara e falsa demonstração de preocupação a favor dos desfavorecidos. 

Ventura, na sua forma de olhar para o mundo a partir dos óculos da sua cosmovisão, sugere uma reflexão mais aturada sobre o sofrimento dos inocentes. Interprete-se aqui inocente não apenas aquele que nada tem e que vive de forma paupérrima, mas também aquele que, por cima do seu bem- estar e fartura, não olha sequer para o lado, ali onde o irmão angolano descansa no nada da sua existência e de lá mesmo tenta sobreviver à inexistência de tudo e mais alguma coisa, onde a febre voraz da multidão de Mangopes disputa o único paracetamol no sacrificado hospital da bandula (em referência ao lugar).

O artista faz um apelo à sensibilidade humana ante o sofrimento do outro. É transcendental, às vezes simples, a atitude de olhar para o outro e compadecer-se com ele, ainda que não seja para lhe ajudar com algum valor monetário ou material, mas fazer da causa deste a nossa; porém, esta TRANSCENDENTE forma de viver contrasta com a indecência da indiferença que levamos nos fatos e factos do dia-a-dia sem ver o outro e por isso cenas anormais tomam a identidade de bem, prostíbulos da necessidade da panela ambulantes ao ar livre cantam a canção de consolo ao mendigo que clama e grita por socorro, pois não há quem lhe possa acudir, foi gerado na rua ante a incapacidade do KUNANGA do pai que dá ME SUGA na mãe ambulante que inflama os pés pela zunga da cidade. Estas e outras realidades interpreta-as VENTURA, apresentando-se aqui como uma voz apincelada no seu colorido, para dar voz àqueles sobre os quais pouco ou nada se fala, a gravura e colorido da sua pintura é a melhor e mais coerente forma de o fazer, que encontrou.

Por: Gilberto Dune Capitango (kapitangõ), Professor, Artista plástico e pesquisador-2020

O artista

Nasceu em Luanda, em 1981. Estudou Artes Plásticas na Escola Nacional de Artes Plásticas, de 2000-2003. Formação Básica de Lino e Xilogravura na Oficina de Gravura da UNAP com Mestre Kidá, de 2000-2001.  Concluiu o Curso de Antropologia Cultural na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, 2005-2009. Trabalhou durante quatro anos com o professor e gravurista Cubano, Luis Guillermo Varela Santisteban, apredendo várias técnicas de gravar, de 2013-2016. Professor de Gravura e Educação Visual e Plástica no Complexo das Escolas de Arte- CEARTE.  Membro efectivo da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) e é estudante do AtelierTransumânciaGonga, desde 2004.

Tem obras em colecções particulares em Angola e no estrangeiro e em decorações institucionais, onde se destacam: Edifício-Sede da Sonangol, Sonils, Direcção Provincial da Cultura de Luanda, Governo Provincial de Luanda, Empresa de Seguros de Angola-ENSA. Está envolvido também, no projecto social com as comunidades, do atelier transumâncias, denominado Sol de Cacimbo artes- e – ideias.

Participou de 35 exposições colectivas, e constam da sua carreira três exposições individuais e diversos prémios, nomeadamente Prémio SDV – AMI Angola of Africaline ( 2005), Vencedor da Logomarca do Carnaval de Luanda(2006); Prémio Cidade de Luanda,  na modalidade de Gravura (2008), Prémio Cidade de Luanda, na modalidade de Gravura (2009),  Prémio Juventude ENSA – ARTE (2010) e Prémio Especial de Gravura ENSA – ARTE(2018).

as cargas mais recentes

Ana Vilela “cancela” conselhos da música Trem Bala e afirma “O mundo é um lugar horrível”

há 1 ano
Atendendo ao ano atípico que se vive, os internautas e seguidores entraram no clima da brincadeira, que virou “meme”, mas ao mesmo tempo, razão para análise íntima e reflexiva sobre o impacto de maus acontecimentos, acumulados num só ano.

DJ Malvado: “Os lives têm ajudado, mas as festas com o calor e a vibração humana fazem parte da inspiração do artista no show”

há 1 ano
A comemorar 28 anos de carreira, Malvado, revela numa breve entrevista com a Carga, qual é o elixir para a longevidade da carreira e vaticina que “quando és original e tens identidade as coisas fluem muito melhor”.

Rei da Kizomba “is back”

há 2 anos
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

R.Kelly: Advogados voltam a pedir liberdade condicional, após cantor sofrer duas agressões em menos de uma semana

há 1 ano
Preso por acusações de crimes sexuais em jurisdições distintas, nomeadamente: Chicago, Nova York e Minnesota, Robert Kelly tem sido alvo de “maus tratos” dentro da própria cela.

Maior companhia circense do mundo entra em falência

há 2 anos
A Cirque du Soleil, maior companhia circense do mundo, anunciou ontem que entrou com um pedido de insolvência, devido à interrupção e encerramento forçado de exibições causados pela pandemia Covid-19 “.

Galeria Tamar Golan apresenta exposição colectiva infantil “Do lápis ao pincel”

há 4 meses
Os prineiros finalistas da turma de artes plásticas, da Fundação Arte e Cultura, vão apresentar-se no próximo dia 20 de Setembro de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Do lápis ao pincel”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 22 de Setembro de 2021. A exposição poderá ser visitada nos dias 21 e 22, das 9h00 às 17h00.

Daniel Mendes: “Com ou sem pandemia o Angola Music Awards acontecerá em 2020”

há 2 anos
A faltar dois dias para o fecho das inscrições, Daniel Mendes fala à Carga sobre a presente edição do Angola Music Awards, que traz como destaque a categoria música dos PALOP. Doravante, o evento passará a intercalar entre Angola e Portugal. O responsável explica por que razão a gala era realizada em Portugal, apesar de prestigiar a música e os músicos angolanos e lança as novidades do próximo ano 2021.

Moniz Silva é o novo presidente da FAB

há 1 ano
Com 17 votos, o antigo vice-presidente do 1º de Agosto Moniz Silva venceu as eleições na Federação Angolana de Basquetebol, tornando-se no seu novo presidente.

Jay-Z decide processar o fotógrafo da icónica capa do álbum “Resonable Doubt”

há 7 meses
O rapper e empresário move um processo judicial contra Jonathan Mannion, o homem que o fotografou em 1996 para o seu primeiro álbum “Resonable Doubt”, por entender que este está a explorar o seu nome e imagem.

Cleyton M começa 2021 “Em Outra Dimensão”

há 1 ano
O cantor encerrou o 2020 com “To a Rolar No G”, uma música que surge após o hit “Emagrece”. Agora, o talento da Power House abre o ano com o single “Em Outra Dimensão”.

Suge Knight é apontado como mandante do assassinato de Notorious BIG

há 8 meses
24 anos após o assassinato de Christopher “The Notorious BIG” Wallace, um Ex-agente do FBI volta a trazer à tona uma teoria há muito repercutida, “Marion Suge Knight pagou o assassino que matou BIG, mas a bala era na verdade destinada a Diddy”.

Ascensão apresenta projecto “Cockt4il” em concerto diferenciado

há 2 meses
Volvidos dois meses de aparições em várias zonas periféricas e não só da cidade capital, o grupo apresenta em concerto, o resultado das várias horas de estúdio e trabalhos em conjunto, o projecto “Cockt4il”.

Razões e Rimas: O super Herói de Todos os Tempos

há 7 meses
A EP é da autoria do também integrante do lendário grupo “New Joint”, Kamané Kamas, que tem vindo a dar cartas dentro do movimento hip hop lusófono, assumindo a posição de um dos mais influentes da actualidade de moçambique.

Mantorras lembra a vida no Benfica: “Operaram-me o que eu não tinha”

há 9 meses
Numa altura em que se assinala 20 anos da sua chegada ao Benfica, o ex-atleta angolano lembrou, com tristeza, que foi submetido a intervenção cirúrgica errada.

NGA junta-se a Dino D’Santiago na luta contra o racismo

há 11 meses
O músico Dino D’Santiago protagoniza no dia 6 de Março um espectáculo musical. O concerto marca as celebrações dos trinta e um anos de existência do jornal O Público.

Obra de Flagelo Urbano é usada como objecto de estudo para elaboração de monografia num paralelo com Agostinho Neto

há 11 meses