Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.

Trata-se de uma fusão entre poesia e jazz e conta com a participação especial do trovador Ésio Adriano. Destacar que, diferente do músico Nell Jazz, Márcio Batalha e Ésio Adriano entram, pela primeira vez, no menu dos artistas que já deixaram as suas marcas no projecto da Fundação.


“A nossa ideia é pedir as pessoas para que cumpram as obrigações que a OMS e o Ministério da saúde colocaram-nos, para que fiquemos em casa e nos previnamos contra essa pandemia, e tão logo que possível, Angola regresse à vida normal”, afirma Márcio Batalha.


De entre os temas a abordar na performance destacam-se a “Poesia na boca do povo”, “Minha alma”, “Embriaguei-me” e “Saudades do ventre da minha mãe”
Se da parte do poeta Batalha coube a escrita dos poemas ao músico-compositor Nell Jazz pesou a musicalização dos mesmos.

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam  performance poética na Fundação Arte e Cultura


“Vamos oferecer uma boa música, o Jazz, e especificamente a expansão da cultura. Faço Jazz e blues, estilos musicais muito ligados às nossas raízes negras”, disse Nell Jazz.
Apesar de pertencer à nova geração, o músico-compositor Nell Jazz é dos poucos que se distinguem da tendência mediática com que se caracterizam muitos jovens artistas.


“É gratificante quando instituições como a Fundação Arte e Cultura vão buscar jovens com talento e que procuram trazer boas músicas que reflectem a real identidade cultural do povo”, desabafa o músico que encontra no cumprimento das orientações das entidades sanitárias como única forma para sobreviver em meia tenção da Covid-19.

as cargas mais recentes

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 2 anos
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.

História dos N´gola Ritmos e Banda Maravilha serão contadas hoje na Tv

há 2 anos

Após estreia de documentário sobre a cantora, caso “Britney Spears” volta ao tribunal

há 2 anos

Paulo Flores e Prodígio voltam a juntar-se em novo projecto musical

há 3 anos
Intitulada Nzambi-Deus”, o single antecipa o álbum “A Bênção e a Maldição” e aborda sobre a eterna pergunta que não para de ecoar, e será disponibilizado hoje às 18 horas no canal do YouTube criado pelos dois artistas e que visa promover a arte.

Luz Feliz protagoniza recital “Entre Risos e Pensos”

há 3 minutos
Como o próprio nome sugere, será proporcionado um espaço para pensamentos/reflexões sobre vários temas candentes da nossa sociedade, mas também gargalhadas.

Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

há 2 anos
Denominado ‘Kimpa Vita 21’, as amostras são expressões da liberdade e envolve a mente e o corpo. Numa primeira fase, o open studio homenageia a cantora Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.

Rick Ross deixou de seguir todas as celebridades que o trouxeram para África

há 4 meses
O músico norte-americano Rick Ross dediciu deixar de seguir, no Instagram, todas as celebridades que o trouxeram para o Continente africano, incluindo membros da staff da Clé, que, em Abril último, levou o cantor e produtor ao “Baía Fest”.

Conheça os 26 instrumentos que compõem a música angolana

há 2 anos
Mesmo quando entendida como entoação harmónica da voz humana, a música angolana é acompanhada pela sua tradição organológica. Por isso, é difícil dissociar as origens dos géneros tradicionais como a Kabetula, o Kilapanda, a Cabecinha, o Kalupeteca, o Merengue, a Rebita ou Semba dos instrumentos tradicionais angolanos.

Presidente da Federação Angolana Futebol corre o risco de ser severamente castigado pela FIFA

há 2 anos

Morreu músico Waldemar Bastos

há 2 anos
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Damásio Brothers lançam “Chuva em Abril” 

há 9 meses
  Ainda estamos em Janeiro mas “Chuva em Abril”, o novo tema dos irmãos Cila e Graciano Damásio, já está disponível em todas as plataformas digitais e vem acompanhado de videoclolipe.  

Covid-19: Espectáculos passam a ser permitidos ainda este mês

há 2 anos
Os concertos e actividades culturais em recintos fechados passam a ser permitidos a partir de 17 deste mês, durante a vigência da situação de calamidade pública.

Remy Ma está a projectar uma liga feminina para batalhas de Rap

há 8 meses
“Chrome 23” é como se vai intitular a primeira liga oficial de batalha de Rap feminino, a ser lançada no próximo dia 27 de Fevereiro, com transmissão ao vivo no lendário programa de rádio, Hot 97.

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 2 anos
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 2 anos
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 2 anos