Máscara Mwana Pwo exibida num filme de Hollywood. Afinal, ela pertence a Angola ou RDC?

Mwana Pwo simboliza a beleza e a figura da mulher, encarnando a ancestralidade feminina dos lundas-cokwe, e está a ser exibida num filme de Hollywood, transparecendo que a mesma pertence à tribo vizinha dos mbangani, da República Democrática do Congo.

À semelhança do que acontece na grande maioria dos povos de origem bantu, as máscaras constituem objecto de evocação e realização das acções dos antepassados entre os homens, estando o seu surgimento associado a motivações de ordem sócio-religiosa, mais concretamente, ao culto dos ancestrais.

Presente nas principais manifestações culturais e rituais de iniciação masculina, como a mukanda (circuncisão) e danças tradicionais, Mwana Pwo é feita em madeira esculpida. Nalguns casos, pode ser feita de resina (raras vezes) e é usada por homens, mas simbolizando o poder da mulher e o papel que ela exerce: educar, proteger e guiar os membros da sociedade Cokwe.

Máscara Mwana Pwo exibida num filme de Hollywood. Afinal, ela pertence a Angola ou RDC?

O rosto, sabiamente escarificado (com pequenos cortes) por um mestre dentro dos padrões estéticos da escultura Cokwe, é sempre a revitação do rosto da mulher por ele eleito, dada a sua beleza. Nesses rostos, o escultor inscreve uma complexa representação de significados e simbolismo ligados à fecundidade, ao género e ao cosmos. No nariz o traço kacongo, sob os olhos e lágrimas ou masoxi. Nas faces as marcas circulares lumba. No queixo a tatuagem mipila e na testa o motivo cruciforme que a distingue, o cingelengele.

Estes e outros significaddos são exaltaddos pela indústria de cinema mundial, através de uma longa-metragem, mas com um dos personagens a mencionar que Mwana Pwo pertence aos mbangani, povo do território vizinho, RDC.

Bibliografa-se também, no entanto, que o grupo etno-linguístico (Cokwe), há muito fixado na zona nordeste de Angola, espalhou-se pelos territórios vizinhos da Zâmbia e da RDC. Portanto, Mwana Pwo não se reduz apenas num simples instrumento material, e mascarar-se não significa um mero disfarce.

O termo mukixi (pl. akixi) com que se designa o mascarado é simultaneamente utilizado para referir-se ao espírito do antepassado representado por cada máscara.

as cargas mais recentes

Covers inéditos de David Bowie são apresentados em dia de aniversário

há 2 anos
No dia 8 de Janeiro David Bowie estaria completando 74 anos. Para marcar a data, os responsáveis pelo espólio do astro lançaram, pela primeira vez, duas covers que o cantor gravou no fim dos anos 90 e nunca haviam sido ouvidas até hoje: “Tryin’ To Get To Heaven” de Bob Dylan e “Mother” de John Lennon.

Sabia que a filha de George Floyd é a mais nova accionista da Disney?

há 2 anos
Desde acções da Disney a bolsas escolares, várias iniciativas foram tomadas para que Gianna, tenha opções no futuro. Com apenas 6 anos de idade, a órfã tem mostrado que já entendeu o impacto significativo que seu falecido pai deixou para trás, “o meu pai mudou o mundo”.

50 Cent está a produzir filme sobre Rainha N’zinga

há 10 meses
Curtis Jackson, mais conhecido por 50 Cent, anunciou, ontem, que está a produzir um drama sobre a rainha N’zinga, em parceria com a rede de televisão por satelite Starz, propriedade da Lionsgate.

OG Vuino disponibiliza videoclip do single intitulado ‘É muito tempo’

há 1 ano
O consagrado rapper angolano, membro fundador dos “Kalibrados”, OG Vuino, disponibiliza hoje as 18 horas no seu canal do YouTube, o videoclipe da música intitulada “É muito tempo”, primeiro single extraído do álbum “Fiz de novo” a ser lançado no dia 24 de Agosto do ano em curso.

Gari Sinedima lança EP inédito e multicultural

há 2 anos
Disponível amanhã, dia da Dipanda, na plataforma digital Musickool, para Angola, e em outros meios de distribuição online espalhados pelo mundo.

Concerto dos Guns N´Roses já tem nova data

há 2 anos
Adiado este ano, devido à pandemia de covid-19, o espectáculo está agora agendado para 2 de Junho de 2021.

Will Smith no papel de escravo fugitivo

há 2 anos
O renomado actor, será o protagonista de ‘ Emancipation’, um filme de época, baseado na história real de Peter, -um escravo fugitivo que incentivou o Exército da União a combater os racistas no sul dos Estados Unidos-. O director do filme Antoine Fuqua, acredita que Smith foi a escolha perfeita, pois gosta de aprofundar o assunto, tanto que se propôs a produzir com os seus parceiros do Westbrook Studios James Lassiter e Jon Mone.

Making Of: Single `Tamu a gerir´ junta Yuri Dumba e Rick Baby

há 1 ano

Foreign Dating For the purpose of Chinese Women

há 6 meses

Filme de Mawete Paciência entra no Amazon Prime Video

há 2 anos
O filme “Rasto de Sangue” do realizador Mawete Paciência estará disponível no Amazon Prime Video, tornando-se a primeira película nacional na plataforma de streaming.

Vanda Mãe Grande lança projecto filantrópico “Tudo a seu tempo”

há 6 meses
“Tudo a seu tempo” é nada mais que um projecto musical com pendor solidário, cujo objectivo principal é o de ajudar o próximo. Nele, segundo explica Vanda Mãe Grande, o convite estende-se a “todas as manas do movimento Rap, com pouca ou nenhuma notoriedade, de maneiras a levantar o Rap feito por mulheres, dando novos rostos promissores ao movimento.”

Sabia que o Dia do Rock foi instituído graças a um festival em prol da Etiópia?

há 1 ano
O dia 13 de Julho é desde o ano 1985, celebrado como o dia do Rock. A efeméride foi sugerida por Phil Collins durante o célebre festival Live Aid, realizado na época simultaneamente em Londres e na Filadélfia, a fim de angariar doações para a Etiópia.

Sabia que hoje comemora-se o `Dia Mundial da Música´?

há 1 ano

Celebrada em todo o mundo, anualmente a 1 de Outubro, a efeméride foi data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

Universidade Hip Hop já conta 11 anos de existência

há 7 meses
Para Celebrar o seu 11.° Aniversário, a UHH organizou no passado dia 6 de Março, um evento híbrido, que juntou presencial e de forma virtual, vários apreciadores e praticantes dos elementos da Kultura Hip Hop, para um brinde e uma roda de conversa cujo tema central foi “O que deseja para o Hip Hop em Angola”.

Documentário reapresenta Reino do Kongo na óptica africana

há 1 ano
Nas palavras do autor Ne Kunda Nlaba, o filme não ficcional chega para “desconstruir” tudo o que nos foi ensinado sobre o Reino do Kongo, intitula-se “Reino do Kongo: Em busca do reino destruído” e vai estrear no próximo sábado, dia 26 de Junho, na Mediateca de Luanda.

Damásio Brothers lançam “Chuva em Abril” 

há 9 meses
  Ainda estamos em Janeiro mas “Chuva em Abril”, o novo tema dos irmãos Cila e Graciano Damásio, já está disponível em todas as plataformas digitais e vem acompanhado de videoclolipe.