Máscara Mwana Pwo exibida num filme de Hollywood. Afinal, ela pertence a Angola ou RDC?

Mwana Pwo simboliza a beleza e a figura da mulher, encarnando a ancestralidade feminina dos lundas-cokwe, e está a ser exibida num filme de Hollywood, transparecendo que a mesma pertence à tribo vizinha dos mbangani, da República Democrática do Congo.

À semelhança do que acontece na grande maioria dos povos de origem bantu, as máscaras constituem objecto de evocação e realização das acções dos antepassados entre os homens, estando o seu surgimento associado a motivações de ordem sócio-religiosa, mais concretamente, ao culto dos ancestrais.

Presente nas principais manifestações culturais e rituais de iniciação masculina, como a mukanda (circuncisão) e danças tradicionais, Mwana Pwo é feita em madeira esculpida. Nalguns casos, pode ser feita de resina (raras vezes) e é usada por homens, mas simbolizando o poder da mulher e o papel que ela exerce: educar, proteger e guiar os membros da sociedade Cokwe.

Máscara Mwana Pwo exibida num filme de Hollywood. Afinal, ela pertence a Angola ou RDC?

O rosto, sabiamente escarificado (com pequenos cortes) por um mestre dentro dos padrões estéticos da escultura Cokwe, é sempre a revitação do rosto da mulher por ele eleito, dada a sua beleza. Nesses rostos, o escultor inscreve uma complexa representação de significados e simbolismo ligados à fecundidade, ao género e ao cosmos. No nariz o traço kacongo, sob os olhos e lágrimas ou masoxi. Nas faces as marcas circulares lumba. No queixo a tatuagem mipila e na testa o motivo cruciforme que a distingue, o cingelengele.

Estes e outros significaddos são exaltaddos pela indústria de cinema mundial, através de uma longa-metragem, mas com um dos personagens a mencionar que Mwana Pwo pertence aos mbangani, povo do território vizinho, RDC.

Bibliografa-se também, no entanto, que o grupo etno-linguístico (Cokwe), há muito fixado na zona nordeste de Angola, espalhou-se pelos territórios vizinhos da Zâmbia e da RDC. Portanto, Mwana Pwo não se reduz apenas num simples instrumento material, e mascarar-se não significa um mero disfarce.

O termo mukixi (pl. akixi) com que se designa o mascarado é simultaneamente utilizado para referir-se ao espírito do antepassado representado por cada máscara.

as cargas mais recentes

Sintoniza 96.1 FM: O LIVRO “Vida em Papéis e Letras”

há 1 ano
O LIVRO “Vida em Papéis e Letras”, é descrito como um programa que expõe o livro na sua plenitude: Edição, Pesquisas, Ilustrações, em suma, tudo o que faz parte da constituição de cada livro publicado. No ar todas as quartas-feiras, das 15 as 16 horas, o espaço está focado nos Autores, Editores, Críticos e Leitores.

É oficial, já começaram as gravações de Lupin 3

há 1 ano
A produção foi anunciada na quinta-feira pela Netflix e Sy nas respectivas contas do Twitter. Sy, postou uma selfie cuja legenda dizia “É bom estar em casa! Lupin, Parte 3, agora em produção.” A Netflix postou a mesma imagem, com uma legenda: “Adivinha quem está de volta e pronto para roubar a série?”.

Covid-19 força adiamento da cerimónia dos Grammy

há 1 ano
A cerimónia de entrega dos Grammy, edição 2022, prevista para o dia 31 de Janeiro, foi adiada por causa do elevado número de casos de Covid-19 nos Estados Unidos da América.

Lil Wayne decepciona fãs ao apoiar Donald Trump nas eleições

há 2 anos
Embora a maioria do meio artístico demonstre total repúdio por Donald Trump, o artista de New Orleans não pareceu ter se intimidado com possíveis criticas e boicotes por se posicionar ao lado dele.

Raúl Duarte por mais um ano no Interclube

há 2 anos
A direcção do Interclube renovou hoje (quinta-feira) o contrato de trabalho com o técnico Raúl Duarte, por mais uma temporada a frente da equipa sénior masculina de basquetebol.

Aumenta tensão entre Snoop Dogg e 6ix9ine – Tekashi

há 3 anos
Preso em 2018 por diversas acusações de crimes relacionados às actividades de gangues, 6ix9ine – Tekashi chegou a acordo com governo para aliviar sua pena, testemunhando sobre caso contra a “Nine Trey Gangsta Bloods” nos tribunais. Com esta decisão, o rapper ganhou o rótulo de “Snitch/Traidor” e tem sido alvo de diversos insultos da parte de Snoop Dogg, desde que foi preso.

Travis scoot sofre ataque de racismo após usar fantasia do Batman

há 2 anos
Infelizmente, músico desativou sua conta no Instagram após receber uma “avalanche” de comentários racistas na sua publicação.

Jackson Five lidera ranking entre as Boy Bands

há 3 anos
O site da edição americana da revista Rolling Stone publicou uma lista com as 75 melhores canções já gravadas por “Boy Bands”, trazendo faixas que vão desde “Why do Fools Fall In Love“ de Frankie Lymon & The Teenagers de 1956 (no 23° lugar).

Bonga abre espaço de discussões sobre a preservação da memória cultural africana

há 1 ano
O músico Bonga e o pesquisador e defensor da cultura angolana, Horácio Dá Mesquita, abrem hoje o “Conversas Entre Os Kotas”, um espaço de diálogo que permitirá criar ponte entre gerações por meio de narrativas de vivências de vida social e artística.

Ronaldinho Gaúcho lança música nova e cria projecto musical

há 2 anos
O ex-jogador decidiu embarcar para um outro desafio. Abriu um estúdio e uma gravadora. Na última sexta-feira, o futebolista lançou sua segunda música e deverá lançar mais oito faixas até ao final do ano.

Okwami em concerto `Bwé acústico´

há 9 meses
A decorrer numa das salas da Zap Cinema, no Shopping Avenida, o concerto vai juntar no mesmo palco o melhor do Rap feito em Angola e Moçambique, tendo também no alinhamento X da Questão, Soly e Kloro, este último, vindo das terras da Marrabenta. O evento será instrumentalmente suportado pela Banda Ngoma.

Fernanda René e Mateus Esteita entre as 100 personalidades afro-descendentes mais influentes do mundo em 2021

há 1 ano
A ambientalista Fernanda René e o escritor e engenheiro Mateus Esteita foram reconhecidos pela MIPAD da ONU, pelos seus contributos em prol do meio ambiente, figurando, desta forma, entre as 100 pessoas de ascendência africana mais influentes do mundo este ano.

The Heart Part 5: Kendrick Lamar disponibiliza o primeiro single do seu novo álbum “Mr. Morale & The Big Steppers”

há 9 meses
“The heart part 5” é o primeiro single do novo álbum de Kendrick Lamar que estará disponível a partir desta sexta-feira, dia 13. Como o título indica, The Heart Part 5 é a quinta parte de uma “saga” que teve início em 2009 com o projecto “K. Dot Drops”. The Heart costuma espelhar a visão do rapper, de como é ser negro nos Estados Unidos.

Daqui para frente Rock angolano passará a estar mais pesado

há 2 anos

Morreu ‘Bang’ produtor moçambicano

há 2 anos
Morreu esta manhã (segunda-feira), vítima de doença, o empresário e produtor de eventos moçambicano Adelson Mourinho “Bang”, esposo da cantora Lizha James.

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 3 anos