Máscara Mwana Pwo exibida num filme de Hollywood. Afinal, ela pertence a Angola ou RDC?

Mwana Pwo simboliza a beleza e a figura da mulher, encarnando a ancestralidade feminina dos lundas-cokwe, e está a ser exibida num filme de Hollywood, transparecendo que a mesma pertence à tribo vizinha dos mbangani, da República Democrática do Congo.

À semelhança do que acontece na grande maioria dos povos de origem bantu, as máscaras constituem objecto de evocação e realização das acções dos antepassados entre os homens, estando o seu surgimento associado a motivações de ordem sócio-religiosa, mais concretamente, ao culto dos ancestrais.

Presente nas principais manifestações culturais e rituais de iniciação masculina, como a mukanda (circuncisão) e danças tradicionais, Mwana Pwo é feita em madeira esculpida. Nalguns casos, pode ser feita de resina (raras vezes) e é usada por homens, mas simbolizando o poder da mulher e o papel que ela exerce: educar, proteger e guiar os membros da sociedade Cokwe.

Máscara Mwana Pwo exibida num filme de Hollywood. Afinal, ela pertence a Angola ou RDC?

O rosto, sabiamente escarificado (com pequenos cortes) por um mestre dentro dos padrões estéticos da escultura Cokwe, é sempre a revitação do rosto da mulher por ele eleito, dada a sua beleza. Nesses rostos, o escultor inscreve uma complexa representação de significados e simbolismo ligados à fecundidade, ao género e ao cosmos. No nariz o traço kacongo, sob os olhos e lágrimas ou masoxi. Nas faces as marcas circulares lumba. No queixo a tatuagem mipila e na testa o motivo cruciforme que a distingue, o cingelengele.

Estes e outros significaddos são exaltaddos pela indústria de cinema mundial, através de uma longa-metragem, mas com um dos personagens a mencionar que Mwana Pwo pertence aos mbangani, povo do território vizinho, RDC.

Bibliografa-se também, no entanto, que o grupo etno-linguístico (Cokwe), há muito fixado na zona nordeste de Angola, espalhou-se pelos territórios vizinhos da Zâmbia e da RDC. Portanto, Mwana Pwo não se reduz apenas num simples instrumento material, e mascarar-se não significa um mero disfarce.

O termo mukixi (pl. akixi) com que se designa o mascarado é simultaneamente utilizado para referir-se ao espírito do antepassado representado por cada máscara.

as cargas mais recentes

Kassav condecorados pelo governo francês

há 4 meses
O Ministério da Cultura de França homenageou cinco membros históricos dos Kassav. As figuras foram nomeadas para a Ordem das Artes e Letras, a mais alta distinção no campo das artes e letras em França.

Show do Mês “viaja” pelos PALOPS

há 5 meses
Numa homenagem a música feita pelos países africanos de expressão portuguesa (PALOPS), particularmente a feita nos anos 80 e 90, o Show do Mês fará, no sábado, uma viagem musical por alguns dos maiores sucessos de cada país.

Sintoniza 96.1FM: As 3 Essenciais

há 6 meses

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 12 meses
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

Dias Rodrigues e Malvado “surpreendem” com o lado produtor

há 11 meses
Ao contrário das edições anteriores, onde foram exibidas apenas um género musical (Rap e Kuduro), esta foi um festival de variedades, desde o Semba, Kizomba, Tarrachinha, Kuduro, House e até Samba.

Ndaka Yo Wini lança críticas à governação

há 11 meses
Ndaka Yo Wini destaca-se por transpostar para os maiores palcos de Jazz fusões do género tradicional “Lundongo no Luandu” com o Jazz e o Bossa Nova. Na manhã desta sexta-feira, o músico mostrou-se indignado pela forma como o povo é governado.”a vossa velha ignorância não pode continuar a transpor a condição humana”, continuou.

Trump chama cantora Madonna de feia

há 10 meses
O novo livro de Mary L. Trump, sobrinha do actual presidente dos Estados Unidos, está a gerar controvérsia, pelo facto de desvendar temas secretos da vida do presidente.

“Mário Gomes e Dalú Roger são elementos que me dão o resultado que preciso em palco”

há 1 ano
Instrumentistas revelam cumplicidade em palco.

Depois de vários anos a produzir, Mestre Freddy apresenta-se como cantor

há 10 meses
Após longos anos, explica porquê decidiu conciliar a carreira de produtor com a de cantor e apresenta as suas primeiras músicas com sonoridade diferenciada. Já tem o primeiro álbum à vista e deixa todas as impressões da “nova carreira” nesta entrevista.

Actor luso-angolano encontrado morto

há 11 meses
O actor luso-angolano Pedro Lima foi encontrado este sábado de manhã, na Praia do Abano, morto. O alerta para as autoridades foi dado pouco depois das 8 horas.

Kanye West oferece um Sherp Pro como prenda de aniversário a 2 Chainz

há 8 meses
Parece já não haver motivos para duvidar da fortuna de West, só em três meses, o rapper gastou o equivalente a três triliões de Kwanzas para a campanha eleitoral e, para fechar, ofereceu como presente de aniversário um Sherp Pro ATV ao seu amigo 2 Chainz.

Kid MC: “Os unders têm de deixar a mania de odiar, quando alguém no seu circuito atinge certo nível”

há 8 meses
Os rappers precisam ser mais justos. Os unders têm de deixar a mania de, quando alguém no seu circuito atinge certo nível odiá-lo.

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 4 meses
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

Ariana Grande e Demi Lovato dão indícios de um possível projecto em conjunto

há 2 meses
Ao que tudo indica, Ariana Grande e Demi Lovato estão a trabalhar juntas numa colaboração. As duas artistas postaram a pista no Instagram, neste domingo (7), deixando os fãs bastante animados com a possibilidade.

Beat tape `Bengha Producers Vol.1´ já está disponível em streaming

há 8 meses
`Benga Producers´ é uma alusão ao programa que dirige sobre produção musical com o mesmo nome e já está disponível nas plataformas digitais de streaming.

Pink 2 Toques e Bruno Samora juntos contra o Covid-19

há 1 ano
O criador do conceito FitKuduro, Bruno Samora juntou-se ao grupo de kuduro Pink 2 Toques, para enviar a sua mensagem de prevenção sobre o Corona Vírus.