Mateus dos Santos apresenta-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”

O artista angolano Mateus dos Santos vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 11 de Junho de 2021, pelas 16h horas.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 02 de Julho de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, junto à escola 1205, paragem da Casa Lisboa.


O artista
Mateus dos Santos nasceu em Luanda, nas Ingombotas, bem no mês das crianças, 21 de Junho de 1987. Diferente de outros artistas autodidatas, Dos Santos ergueu-se na academia, tendo estudado Artes Plásticas na especialidade de pintura, o INFA, isto é, em Luanda, entre 2004 e 2008.

Sua experiência circula entre os grandes homens de artes, porquanto, é membro da BJAP- Brigada de Jovens Artistas Plásticos, e fez parte do projecto Poesia a “Pôr do Sol”, da escritora Kanguimbo Ananás. Do seu currículo espelha-se mais de 10 dezenas de exposições individuais, destacando-se a exposição prêmio” Ensa-Arte”, Centro Cultural Português, feita em 2014, a exposição alusivo ao dia Nacional da Cultura Angolana, Galeria da UNAP, em 2017 e exposição “Ensa-Arte”, Museu da Moeda, em 2018.

Entretanto, esta não é a primeira exposição individual do artista dentro ou fora da Galeria Tamar Golan. Em 2019, já o novo inclino da Tamar Golan apresentara-se com o “Caminho a Seguir”. Vale reportar que Mateus dos Santos é o segundo classificado do prêmio, Mirella Antognoli Argela. Elinga teatro, realizado em 2011 e Primeiro classificado do prêmio Mirella Antognoli Argela. Galeria Celamar, realizado em 2012. 

A Exposição
“Findo o seu curso profissional na Escola Nacional de Artes Plásticas (ENAP),o mesmo passou a participar em diversas exposições coletivas, até que ganhou coragem para seguir de maneira individual! E nessa caminhada, ganhou experiência! E também maturidade!

Do ponto de vista conceptual e também do ponto de vista de elaboração técnica e estética nas suas criações, elaboradas fundamentalmente em acrílico s/tela, cuja firmeza no trato dos pigmentos realçam combinação harmoniosa na paleta que usa! 

Embora diversificados, mas os tons predominantes são os azuis intercalados com as cores quentes com contornos em preto que definem as peças em presença no espaço pictórico de cada uma das propostas que traz a público!

A exposição é temática sem sombra de dúvidas, porquanto ela surge num momento temporal extraordinário, originado pela pandemia da Covid-19, cujo confinamento obrigatório das pessoas em recintos fechados, abriu a mente do jovem artista, para resvalar ideias numa criatividade sem precedentes, onde até o uso indispensável da máscara facial se torna a coisa mais banal no decurso da salvaguarda individuado e colectiva das vidas dessa pandemia surgida em pleno século XXI.

E as palavras esgotam-se! Pois então, somos a convidar, por isso mesmo, os visitantes a “conversarem” amenamente com as telas expostas, e possam usufruir o lado estético que a todos nós envolve! Bem-haja, e muitos sucessos no futuro, Mateus dos Santos!”                                          KIDA (Artista plástico e professor de Artes).

as cargas mais recentes

Imponente, MAMY reafirma hegemonia no remix oficial de “Spitter”

há 2 anos
MAMY disponibilizou ontem, sem aviso prévio, o remix oficial do single, mostrou a verdade face e disparou barras pesadas sem piedade.

Público elege o melhor programa musical de TV de 2020

há 2 anos
O Show do mês, o Live no Kúbico, o Bar da Luandina e o E-Kwanza BAI, disputam a categoria de melhor programa musical de TV de 2020 dos prémios Angola Comunica, cuja gala de premiação acontece no próximo dia 8 de Abril, no Arquivo Nacional de Angola.

Legends Never Die: Álbuns póstumos destronam-se uns aos outros no Top da Billboard

há 3 anos
Depois de Pop Smoke tirar Michael Jackson do 1ª lugar do top, o álbum póstumo de Juice Wrld estreou em primeiro lugar na parada da Billboard 200, tornando-se até agora, o maior álbum de 2020, com o equivalente a 490 mil unidades vendidas.

UNAC-SA: Artistas sem carteira serão impedidos de exercer a profissão

há 11 meses
A medida surge para regular o mercado e a profissão, de modo a dar maior dignidade aos artistas, impedindo que alguém se apresente em palco sem estar devidamente autorizado.

Funkeiro Mc MM mostra-se disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 8 meses
O artista brasileiro com uma carreira envolta de curiosidades, Mc MM revela-se como um daqueles que detém “o segredo do sucesso” no mundo da música, pelo menos é o que se vê no seu país, e procura “fazer” o mesmo em Angola.

Rihanna pode finalmente estar a preparar o seu retorno musical

há 2 anos
A espera de cinco anos, pode finalmente estar a chegar ao fim, quem o diz é o jornal The Sun, que noticiou com exclusividade que Rihanna contratou recentemente o director britânico Raja Virdi, para gravar um novo videoclipe em Julho.

Covid-19: Lewis Hamilton testa positivo e adia o sonho de alcançar Schumacher

há 2 anos
Lewis Hamilton testou positivo para o Covid-19 e está fora da corrida da temporada, que será realizado já neste final de semana, em Bahrein. Uma situação que acaba com a possibilidade de o inglês alcançar a marca de Schumacher e de Vettel.

Certified Lover Boy revela um Drake mais voltado para o R&B

há 1 ano
Com 21 músicas no total, CLB tem a duração de quase uma hora e meia e, dentro da sua longa tracklist há algumas revelações emocionantes e surpresas sugerindo uma nova direcção mais focada em R&B para o cantor/rapper.

Fundação Arte e Cultura promove debate sobre “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”

há 2 anos
Artistas e instituições pública e privada discutiram no passado dia 14 de Agosto, no espaço de debate online Fale Connosco, “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”, sendo transmitida ao vivo na página oficial do Facebook da Fundação.

Sandra Cordeiro anuncia EP mais comercial e menos clássico

há 3 anos
Trata-se de um maxi single com quatro faixas musicais nos estilos Kizomba, Afro Folclórica, Balada e Semba, que seria publicado no mês passado, mas que, devido à pandemia, estará à disposição dos fãs, por via digital, depois do levantamento do Estado de Emergência.

C4 Pedro é o único artista dos Palop no “Africa Day Benefit Concert at Home”

há 3 anos
O artista acaba de confirmar que está tudo a postos e em contagem decrescente para começar o grande show em alusão ao dia de África. Marcado pela diversidade e união, o concerto congrega grandes nomes da música africana, sendo C4 Pedro o único artista oriundo dos PALOP.

SSP: O grupo de Rap nacional mais ouvido actualmente

há 2 anos
Dados fornecidos pela Sadia, indicam que o grupo SSP são os artistas mais ouvidos, desde o dia 21 de Setembro, no `Top Nacional´ -−divulgado pela Carga Magazine−. A par desta “colocação”, são também os primeiros artistas do estilo Rap a entrar na lista de preferência dos ouvintes, de todas as rádios nacionais.

Diff volta a badalar o Rap Game com “Génio”

há 2 anos
Diff regressou no passado dia 16 de Agosto com o EP “Deixo Cair”, dez anos depois de se ausentar do Rap Game. Ontem, colocou mais uma faixa musical no mercado.

Cantor de Afrobeat lidera intenções de voto nas eleições presidenciais do Uganda

há 2 anos
Quando o actual chefe de estado chegou ao poder, o cantor Afrobeat tinha 4 anos, agora Bobi Wine se tornou na maior ameaça do presidente Yoweri Museveni, de 75 anos, por ser fortemente apoiado pelos jovens, que constituem a maior franja daquele país.

Focada nos biliões da Fenty Beauty, Rihanna volta a arquivar novo álbum

há 3 anos
O facto é que há tempos Riri vem focando a maior parte das energias em empreendimentos nos ramos da moda e costméticos, e parece que essa mentalidade empreendedora está a fazer com que o seu próximo album continue engavetado.

Lebron James acusado de ser o principal responsável pelo fracasso dos Lakers na NBA

há 1 ano