Mateus dos Santos apresenta-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”

O artista angolano Mateus dos Santos vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 11 de Junho de 2021, pelas 16h horas.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 02 de Julho de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, junto à escola 1205, paragem da Casa Lisboa.


O artista
Mateus dos Santos nasceu em Luanda, nas Ingombotas, bem no mês das crianças, 21 de Junho de 1987. Diferente de outros artistas autodidatas, Dos Santos ergueu-se na academia, tendo estudado Artes Plásticas na especialidade de pintura, o INFA, isto é, em Luanda, entre 2004 e 2008.

Sua experiência circula entre os grandes homens de artes, porquanto, é membro da BJAP- Brigada de Jovens Artistas Plásticos, e fez parte do projecto Poesia a “Pôr do Sol”, da escritora Kanguimbo Ananás. Do seu currículo espelha-se mais de 10 dezenas de exposições individuais, destacando-se a exposição prêmio” Ensa-Arte”, Centro Cultural Português, feita em 2014, a exposição alusivo ao dia Nacional da Cultura Angolana, Galeria da UNAP, em 2017 e exposição “Ensa-Arte”, Museu da Moeda, em 2018.

Entretanto, esta não é a primeira exposição individual do artista dentro ou fora da Galeria Tamar Golan. Em 2019, já o novo inclino da Tamar Golan apresentara-se com o “Caminho a Seguir”. Vale reportar que Mateus dos Santos é o segundo classificado do prêmio, Mirella Antognoli Argela. Elinga teatro, realizado em 2011 e Primeiro classificado do prêmio Mirella Antognoli Argela. Galeria Celamar, realizado em 2012. 

A Exposição
“Findo o seu curso profissional na Escola Nacional de Artes Plásticas (ENAP),o mesmo passou a participar em diversas exposições coletivas, até que ganhou coragem para seguir de maneira individual! E nessa caminhada, ganhou experiência! E também maturidade!

Do ponto de vista conceptual e também do ponto de vista de elaboração técnica e estética nas suas criações, elaboradas fundamentalmente em acrílico s/tela, cuja firmeza no trato dos pigmentos realçam combinação harmoniosa na paleta que usa! 

Embora diversificados, mas os tons predominantes são os azuis intercalados com as cores quentes com contornos em preto que definem as peças em presença no espaço pictórico de cada uma das propostas que traz a público!

A exposição é temática sem sombra de dúvidas, porquanto ela surge num momento temporal extraordinário, originado pela pandemia da Covid-19, cujo confinamento obrigatório das pessoas em recintos fechados, abriu a mente do jovem artista, para resvalar ideias numa criatividade sem precedentes, onde até o uso indispensável da máscara facial se torna a coisa mais banal no decurso da salvaguarda individuado e colectiva das vidas dessa pandemia surgida em pleno século XXI.

E as palavras esgotam-se! Pois então, somos a convidar, por isso mesmo, os visitantes a “conversarem” amenamente com as telas expostas, e possam usufruir o lado estético que a todos nós envolve! Bem-haja, e muitos sucessos no futuro, Mateus dos Santos!”                                          KIDA (Artista plástico e professor de Artes).

as cargas mais recentes

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 1 ano

Centro Cultural do Brasil em Angola anuncia oficina de Mímica Prática

há 1 ano
No âmbito do projecto SEXTARTE- Oficina de artes à sexta-feira, esta semana, o CCBA- Centro Cultural do Brasil em Angola promove workshop mímica, com o actor e mímico brasileiro, Edgar Bustamante.

Alerta: Não existe nenhum filme ‘Scape’ na “calha” da Netflix

há 2 anos
Embora tenha despertado o “apetite” dos cinéfilos e fãs dos três génios do crime, tratou-se apenas de uma demonstração livre do artista visual Dilichi.

3ª Webinar da Universidade Hip-Hop discorre sobre o tema “Hip-Hop é uma Kultura Urbana e não um estilo de música”

há 2 anos
As actividades que começaram na passada segunda-feira, têm sido realizadas no âmbito do projecto “Semana de Apreciação da Kultura Hip-Hop”. Até ao dia 24 de Maio uma série de acções online estão programadas, e contemplam performances, fóruns de discussão e Webinars com distintos convidados dos 4 elementos núcleo da Kultura Hip-Hop. Cláudio Silva, ex-reitor da Universidade Hip-Hop, falou à Carga Magazine sobre as actividades que ainda estão por vir, em torno desta celebração.

Anitta revela que foi vítima de estupro aos 14 anos

há 2 anos
A artista conta ainda que durante muitos anos conviveu com o drama, por achar que a culpa era sua, pois, foi ela quem sugeriu ao agressor sexual que se isolassem para um local a escolha deste, por medo de que fosse acontecer o pior.

Livro “O bolseiro- Desafios pós formação” chega às bancas no 1ª Trimestre de 2021

há 2 anos

Próximo Show do mês celebra Mamã África

há 1 ano
De Lourdes Van-Dúnem a Angelique Kidjo, passando por Franco e Youssou N’Dour, o espectáculo que insere-se na 8ª temporada do Show do Mês, marca o início de um novo conceito, em que só se vai memorar vozes africanas.

Pedrito comemora meio século de carreira com sabor a despedida

há 2 anos
O músico Pedrito começou ontem a caminhada para a despedida dos palcos, com um concerto no projecto musical “Show do Mês” onde viajou pelos 50 anos de carreira.

Espectáculo `Encontro de Gerações´será transmitido dia 30 Maio

há 1 ano
Seis anos após a primeira edição, o projecto está de volta com novos duetos, destacando artistas da antiga e nova geração.

Já estão ocupados 1513 lugares para o show das Gingas

há 2 anos
Após finalizada a primeira sessão de venda de ingressos para Gingas, o Reencontro, o coordenador geral do concerto, Figueira Ginga, fez um balanço da adesão de fãs e avaliou que o resultado foi “um grande sucesso”.

Babu Santana: “Tenho muita curiosidade de conhecer Angola, e de chegar no meu ancestral africano”

há 2 anos
A presença marcante de Babu Santana na última edição do reality show despertou a atenção e curiosidade dos internautas sobre os pontos de vista relactivos a “pretitude”, tal como o próprio o diz, e às questões relaccionadas a identidade cultural dos povos negros que habitam o Brasil. Babu defende a necessidade de se conhecer o percurso da ancestralidade para a afirmação dos povos: ”hoje eu tenho um projecto pessoal que é fazer a pesquisa da minha ancestralidade”, afirmou. Uma vez ter conquistado a simpatia de muitos telespectadores do canal Globo, quer pela participação exitosa no BBB20, bem como a interpretação de Jacinto em ’Novo Mundo’, Babu Santana concedeu uma entrevista de abordagem variada onde manifesta o interesse de trabalhar em Angola.

Mariah Carey está a ser processada pela irmã

há 1 ano
A irmã de Mariah Carey entrou com um processo judicial contra a cantora. Allison Carey afirma que sofreu de angústia emocional por causa das alegações que Mariah fez em seu livro ‘The Meaning of Mariah’, lançado em 2020.

Primeiro filme de Gilmário Vemba pode chegar a Netflix

há 1 ano
A longa-metragem vai para as salas de cinemas angolanos e moçambicanos no dia 26 do próximo mês. Depois disso, poderá passar nas plataformas como Netflix e Tellas, informou esta tarde Gilmário Vemba, o protagonista.

Já são conhecidos os artistas Seleccionados para a Residência Artística LUUANDA

há 10 meses
Num total de 27 candidaturas recebidas, foram selecionados seis artistas, que vão participar da 2ª Edição da Residência Artística LUUANDA. A exemplo da edição de estreia, LUUANDA acontece em Outubro, com a duração de três semanas e que vem desafiar os “eleitos”, a trabalharem sob o tema `Fronteiras Perdidas´, de José Eduardo Agualusa.

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 2 anos
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 2 anos
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.