Apesar de ter sido um dos filmes mais aguardados do ano passado, o lançamento de Matrix Resurrections foi uma grande decepção na bilheteria.
Com um elenco coroado de estrelas, com personagens como Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss), o filme das irmãs Wachowski não saiu como a Warner Bros. esperava. A longa até recebeu bons elogios da crítica, mas tem fracassado na bilheteria.
Dados de Janeiro indicam que a obra arrecadou, até o momento, 148 milhões de dólares pelo mundo. Os valores são bons, se não tivermos em conta que se trata de blockbuster de fama mundial, com um investimento de 190 milhões, ou seja, até agora, as despesas de Ressurections são superiores às receitas, 43 milhões de dólares a menos.
Para se ter uma ideia disso, na semana de abertura, o filme apenas arrecadou 10 milhões de dólares, que nem chega aos pés do Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, com sucesso de bilheteria, em 2021, de 260 milhões de USD.
Actualmente, o filme da Marvel conta com uma bilheteria total de 1,6 bilhão de USD, números que continuam a crescer.
Se comparado aos capítulos anteriores, Resurrections fica muito aquém de Matrix (1999), com 463 milhões de bilheteria total, Reloaded 741 milhões e Revolutions 427 milhões.