Mestre Kapela “volta a dar” um passeio ao mundo com exposição itinerante

Volvidos um ano e cinco meses depois do seu passamento físico, Paulo Kapela volta a dar um passeio ao mundo com com sete obras, numa exposição colectiva itinerante, que passa por nove cidades brasileiras, Santiago (Chile) e Paris (França).

A mostra abriu no passado dia 12 de Abril, no Centro Cultural Vale Maranhão, e na Casa do Maranhão, cidade de São Luís, no Estado do Maranhão, e encerra depois de dois meses. E está a ser promovida pela Fundação Bienal em parceria com várias instituições brasileiras.

As obras de Paulo Kapela estão representadas pela colecção Hall de Lima, seleccionadas em Setembro de 2021 por Nuno Pimentel e Cremilda Hall Liam, aquando da realização da Bienal de Arte de São Paulo.

Além dos trabalhos do artista plástico falecido de Covid-19 em Novembro de 2020, em Luanda, integram ainda as obras de Alice Shintani, Arjan Martins, Daniel de Paula, Deana Lawson, Frida Orupabo, Neo Muyanga, Noa Eshkol, e Tony Cokes, Beatriz Santiago-Muñoz, Daiara Tukano, Frida Orupabo, Gustavo Caboco, Jaider Esbell, Paulo Nazareth, Uýra e Victor Anicet.

A exposição prossegue nas cidades Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Campos do Jordão, São José do Rio Preto, Belém, Fortaleza, Juiz de Fora, Santiago (Chile) e Paris (França).

Em 2021, a Bienal de São Paulo completou 70 anos de existência, enquanto a Fundação, 60 anos. Por esse motivo, no mês passado, foi lançado o livro de ensaios “Bienal de São Paulo desde 1951”. A publicação é composta por 30 ensaios de autores diversos como Abílio Guerra, Lula Wanderley, Francisco Alambert, Regina Teixeira de Barros, Glaucia Villas-Boas, Isobel Whitelegg, entre outros.

as cargas mais recentes

Mark Sport apresenta projecto “2022 bolas no Ar”

há 1 ano
A empresa angolana de eventos desportivos Marksport apresenta segunda-feira, em Luanda, o projecto social “2022 bolas no Ar”, cujo objectivo é ajudar clubes, núcleos e programas comunitários com problemas de material, bolas em particular.

Kristof Degrauwe expõe `A Máscara Oculta´a partir de amanhã

há 2 anos
A Máscara Oculta é uma exposição que irá decorrer de 20 de Abril à 31 de Agosto e será uma mostra de 29 fotografias tiradas entre 1999 e 2000 em Lubumbashi ( República Democrática do Congo).

Rascunho que continha “Hey Jude” dos Beatles leiloado por 910 mil dólares’

há 3 anos
O manuscrito do clássico dos Beatles “Hey Jude”, de Paul McCartney, usado durante a gravação em 1968, foi vendido por 910 mil dólares (mais de 108 milhões de Kwanzas) durante um leilão online, que marcou o 50.º aniversário da separação da banda britânica.

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 3 anos
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.

Diddy e Dr. Dre acertam detalhes para batalha de hits

há 3 anos

Boaventura Cardoso vence 4.ª edição do prémio DstAngola/Camões

há 7 meses

Burna Boy se prepara para lançar novo álbum e deixa um conselho “ao” Black Lives Matter

há 3 anos
O músico nigeriano aproveitou a crise pandemíca e gravou mais um álbum: “Twice As Tall”, que estará já disponível a 14 de Agosto. Durante uma longa entrevista, Burna desenhou o actual contexto global e deixou uma visão diferente sobre o que seria o Black Lives Matter.

Black Lives Matter: F1 proíbe o uso de t-shirts de protesto no pódio

há 2 anos
O novo protocolo foi implementado no Prémio da Rússia, que decorreu no passado dia 27. A FIA solicitou que os pilotos permaneçam com os macacões de corrida fechados até ao pescoço, noticiou o The Guardian.

O Bar do Gilmário: Stand-up comedy e ficção marcam a estreia televisiva a solo de Gilmário Vemba

há 2 anos
Gilmário Vemba faz a sua estreia televisiva a solo no canal Mundo FOX, na DSTv. O seu novo programa “O Bar do Gilmário” combina stand-up comedy e ficção.

13 anos depois Celina Miranda regressa à música para deixar um legado

há 3 anos
Após ter sido considerada “o fenómeno de 2007”, por causa da obra discográfica ‘Angolano’, nunca mais se ouviu falar de Celina Miranda. Passados 13 anos, a cantora reaparece à Carga com uma nova música intitulada “Je t´aime” e quer fazer história.

Disc jockeys actuam em live solidário em prol da Fundação Ana Carolina

há 2 anos
A propósito do mês da criança, os Djs Malvado, João Reis, Aldas Mix, Kapiro, Lutonda e Dj Bruno Ag, são alguns dos nomes que integram o vasto cartaz deste Live Solidário que tem como objectivo angariar fundos para doação de cestas básicas à Fundação Ana Carolina e ainda vários Lares de Acolhimento que colaboram com o “Vidas ZAP”, projecto de Responsabilidade Social da ZAP.

Fela Kuti, pioneiro do Afrobeat, nomeado ao Rock and Roll Hall of Fame

há 2 anos

Billy Porter vaticina que estigma do HIV seja ultrapassado e assume seropositividade

há 2 anos
O comediante aponta que se sente mais saudável do que nunca e tem esperança de que o estigma em torno do HIV possa se tornar uma coisa do passado.

TV Zimbo emite ‘Especial Manuel Rui Monteiro’ hoje a partir das 22:30

há 1 ano
A vida e obra do Poeta, contista, ensaísta e crítico, Manuel Rui Monteiro será hoje revisitada com um Especial na TV Zimbo, em alusão ao seu 80ª aniversário natalício.

Consultor do ‘Bohemian Rhapsody’ declara-se contra a sequência do filme

há 3 anos
Lançado em 2018, a cinebiografia da estrela do rock Fredy Mercury obteve elogios da crítica e do público e arrecadou 903,7 milhões contra os 55 milhões investidos. Além disso, arrebatou quatro estatuetas do Óscar 2019, incluindo o prêmio de Melhor Actor, mas o amigo do vocalista dos Queen não quer que o filme tenha sequência.

Luso explica as razões dos “Sonhos Molhados” em novo videoclip

há 2 anos
Trata-se do segundo vodeoclip da primeira parte do álbum Laços de Família. A música intitula-se “Sonhos Molhados” e está disponível no YouTube e nos principais canais de música desde a tarde de ontem.