Mia Couto infectado com o novo Coronavírus

O escritor moçambicano está sob isolamento domiciliar e alerta para as implicações profundas do Covid-19, apelando para o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

O medo tomou-lhe de assalto e sentiu-se como se estivesse a padecer de um tipo de morte solitária, após ter sido informado que estava infectado, disse Mia Couto. 

“Nós já temos vacina. Chama-se máscara, chama-se distanciamento. Portanto, temos as vacinas que serão, até daqui a alguns meses, a nossa arma principal”, lembrou.  

O escritor cumpre hoje o 11.º dia de isolamento domiciliar, desde que foi diagnosticado positivo para o novo coronavírus, apresenta-se com sintomas leves, entre cansaço e dores musculares, e considerou que a doença “empurra para uma situação de agonia, solidão e abandono”.

Recentemente, Mia Couto venceu o prémio literário francês Albert Bernard 2020, pela edição francesa da trilogia “As Areias do Imperador”.

Composta pelos romances “Mulheres de Cinza” (2015), “A Espada e a Azagaia” (2016) e “O Bebedor de Horizontes” (2017), “As Areias do Imperador”, centra-se na fase final do Império de Gaza, o segundo maior império do continente, no final do século XIX, dirigido por Ngungunyane (Gungunhana).

as cargas mais recentes

Abdulrazak Gurnah: Professor tanzaniano vence Prémio Nobel de Literatura

há 3 semanas
Segundo a Academia Sueca, Abdulrazak Gurnah foi o laureado deste ano “por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes”.

Army Squad desafia Kalibrados num espectáculo solidário

há 1 ano
Os dois grupos de Rap vão protagonizar, no próximo sábado, 29 de Agosto, um espectáculo solidário de recolha de donativos para o Hospital Pediátrico de Luanda “David Bernardino”.

Angola Music Awards: Vencedores serão conhecidos este mês

há 4 semanas
A gala de tribuição dos prémios do Angola Music Awards acontece já no próximo dia 22 de Outubro, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

Verzuz anuncia battle entre Method Man e Redman

há 7 meses
Depois do Verzuz Battle entre Ghostface Killah e Raekwon do Wu-Tang Clan, Timbaland e Swizz Beatz anunciaram a próxima batalha para o dia 20 de Abril, entre os parceiros de rimas de longa data, Method Man e Redman.

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 1 ano
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Morreu o fadista português Carlos do Carmo

há 10 meses
O cantor morreu na manhã de hoje aos 81 anos, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde deu entrada ontem por causa de um aneurisma.

Música “Blinding Lights” de The Weeknd torna-se o maior hit do século 21

há 9 meses

Próximo Show do mês celebra Mamã África

há 4 meses
De Lourdes Van-Dúnem a Angelique Kidjo, passando por Franco e Youssou N’Dour, o espectáculo que insere-se na 8ª temporada do Show do Mês, marca o início de um novo conceito, em que só se vai memorar vozes africanas.

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 5 meses
Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Lura antecede festejos dos 25 anos de carreira com show no programa ‘Ao Vivo’ da Zap

há 2 meses

Tony Frampênio enriquece biblioteca teatral com o lançamento de três obras

há 4 meses
A literatura direccionada ao teatro receberá mais três títulos no próximo dia 6 de Julho, A Raiva, A Grande Questão e o Teatro Da Tarimba, tratam-se das primeiras obras em livro do autor, após tê-las adaptado em peças teatrais e publicadas em DVD.

Mamy é convidada a participar da pré-conferência internacional sobre activismo em África

há 3 meses
A rapper angolana levará amanhã a debate fundamentos sobre o exercício da liberdade de expressão por meio da música engajada, mais concretamente o “rap revolucionário”.

Paulo Flores sobre Sebem: “O Sebem não merece o meu silêncio”

há 6 meses

Noite e Dia, Yola Araújo e Ivan Alekxei reforçam a produtora Clé

há 5 meses
Com a entrada destes músicos, a produtora aumenta para 16 o número de cantores agenciados, com destaque para Edmázia, Edgar Domingos, Filho do Zua, Halison Paixão, Gerilson Insrael, Godzila do Game, entre outros.

Apple investe 50 milhões de dólares em plataforma de artistas independentes

há 7 meses
A distribuidora independente de música UnitedMasters anunciou que recebeu uma “rodada” de investimentos liderada pela Apple, que visa ajudar artistas independentes a ganhar uma posição e estabelecer uma carreira no negócio da música.

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

há 1 ano
Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.