Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

Em comunicado chegado à redacção da Carga Magazine, o Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Foi com profunda consternação e dor que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente tomou conhecimento da triste notícia do passamento físico de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano, no passado dia 13 de Abril do corrente ano em Paris, vítima de COVID-19, lê-se em nota. Sarah Maldoror, filha de pai antilhano e mãe francesa, nasceu em 1929, foi cineasta e militante anticolonialista. Foi companheira do fundador do MPLA, Mário Pinto de Andrade, com o qual teve duas filhas, Anouchka e Henda.


Sarah foi autora dos filmes “Monangambé” e “Sambizanga”. O primeiro, produzido em 1969, foi inspirado numa novela (O Fato Completo de Lucas Matesso) do escritor e nacionalista angolano José Luandino Vieira, nessa altura preso no campo de concentração do Tarrafal em Cabo Verde. A longa- metragem “Sambizanga”, que foi produzida em 1972, considerada uma das maiores obras do cinema Africano, é também inspirada numa novela de Luandino (A Vida Verdadeira de Domingos Xavier).

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah  Maldoror, pioneira do cinema africano

O filme “Sambizanga” aborda a guerra colonial portuguesa em Angola e contou com a participação de Mário Pinto de Andrade como co-argumentista.
Radicada em Paris, Sarah Maldoror produziu documentários dedicados a retratos de artistas como a escultora colombiana Ana Mercedes Hoyos, o poeta Aimé Césaire, a cantora haitiana Toto Bissainthe, entre muitos outros, todos eles fazendo parte de memórias do mosaico da cultura universal que tanto bebeu no continente berço da humanidade. Em 2008, Sarah Maldoror foi homenageada no primeiro Festival Internacional de Cinema realizado em Luanda.


No ducumento assinado pela Ministra
Adjany da Silva Freitas Costa, lê-se ainda que, “nesta hora de dor e de muita tristeza, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, solidariza-se com a sua família, prestando sinceras condolências por tão sentida perda e rende a mais elevada homenagem pelo enorme contributo para a cultura de Angola e de África”.

as cargas mais recentes

Thó Simões: “É nas ruas que consigo vislumbrar alguma coisa da natureza humana”

há 4 semanas

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 2 meses

Justiça brasileira determina que Fundação Palmares retire do site artigos que atacam a figura de Zumbi

há 11 meses
Na sua conta do Twitter, Sérgio Camargo, presidente da Fundação afirmou, por conta desta determinação, que “a Fundação Cultural Palmares está sob censura”. Na decisão, a juíza ressalta que a permanência dos artigos “viola o direito à identidade, acção e memória da comunidade negra”, e prevê a multa diária de multa diária equivalente a 108 milhões de Kwanzas, informou o G1.

Lou Ottens, precursor da portabilidade musical morre aos 94 anos

há 1 mês
Conhecido como o “Pai” da cassete de fita, o engenheiro holandês, foi nada mais que um inventor revolucionário na década de 1960, cuja criação democratizou o sector musical, facilitando a portabilidade e alcance.

Kaluanda Fest migra para o formato digital

há 4 meses
A decorrer entre os dias 22 a 25 de Janeiro, a habitual ode à cidade de Luanda, fundada aos 25 de Janeiro de 1576, vai acontecer 90% no formato digital.

Chris Rock tentou convencer Cardi B a desistir da música para apostar na comédia

há 7 meses
Numa conversa com Jimmy Fallon, na última semana, num canal televisivo, o actor de 57 anos revelou que quis fazer uma série de humor com Cardi B, quando a rapper ainda não era conhecida.

Elias Dya Kimwezo celebra 85 anos: “Estou feliz por isso”

há 4 meses
Há muito que a data de aniversário de Elias Dya Kimwezo mereceu atenção especial, tal como aconteceu na manhã de hoje na sua residência. Uma comitiva do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, encabeçada seu pelo titular, apagou com o artista as 85 velas.

Friday Lit: A apresentação do futuro de Alkinoos

há 7 meses
Já disponível em todas plataformas digitais, o tema “Friday Lit” abre as portas para o próximo EP da autoria de Alkinoos -Alcino Pascoal-, com cada uma das músicas dedicada a um dia da semana.

Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

há 4 meses

Prodígio: “acredito que a arte tem que reflectir a sociedade, a minha vida, a dos meus e dos outros”

há 9 meses
Durante o longo vídeo nas suas redes sociais, sobre a morte do jovem de 23 anos no Prenda, o músico começou por esclarecer que não pretende defender qualquer artista, entretanto, realçou que é imprudente a sociedade olhar as coisas de um único ponto de vista, porque os músicos também têm liberdade de escolha.

One Republic já tem novo álbum

há 12 meses
A banda norte-americana publicou o seu quinto trabalho de estúdio. Intitulado ‘Human’, a obra reúne músicas inéditas, que marram o dilema da fragilidade humana e força motivadora.

The Weeknd completa um mês em 1°lugar no Billboard Hot 100

há 1 ano
O mais recente álbum de The Weeknd, After Hours se mantém no topo da contagem pela quarta semana consecutiva, desde a sua estréia. É o primeiro álbum a alcançar quatro semanas consecutivas no 1º lugar desde que o Scorpion de Drake passou suas primeiras cinco semanas no 1º lugar em 2018.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 4 semanas

Lady Gaga apresenta sexto álbum

há 11 meses
Lady Gaga lançou sexta-feira o seu novo álbum, intitulado “Chromatica”, marcando o seu retorno na música pop, quatro anos depois do disco “Joanne”

Rapper Houdini é morto durante tiroteio

há 11 meses
Com uma carreira em ascensão, Houdini de 21 anos foi morto esta terça-feira, durante um tiroteio em Toronto, no Canadá. O rapper foi atingido por tiros no hotel onde se encontrava.

Dr. Dre: Após receber exigência de USD 5 milhões, rapper vence disputa conjugal

há 7 meses