Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

Em comunicado chegado à redacção da Carga Magazine, o Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Foi com profunda consternação e dor que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente tomou conhecimento da triste notícia do passamento físico de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano, no passado dia 13 de Abril do corrente ano em Paris, vítima de COVID-19, lê-se em nota. Sarah Maldoror, filha de pai antilhano e mãe francesa, nasceu em 1929, foi cineasta e militante anticolonialista. Foi companheira do fundador do MPLA, Mário Pinto de Andrade, com o qual teve duas filhas, Anouchka e Henda.


Sarah foi autora dos filmes “Monangambé” e “Sambizanga”. O primeiro, produzido em 1969, foi inspirado numa novela (O Fato Completo de Lucas Matesso) do escritor e nacionalista angolano José Luandino Vieira, nessa altura preso no campo de concentração do Tarrafal em Cabo Verde. A longa- metragem “Sambizanga”, que foi produzida em 1972, considerada uma das maiores obras do cinema Africano, é também inspirada numa novela de Luandino (A Vida Verdadeira de Domingos Xavier).

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah  Maldoror, pioneira do cinema africano

O filme “Sambizanga” aborda a guerra colonial portuguesa em Angola e contou com a participação de Mário Pinto de Andrade como co-argumentista.
Radicada em Paris, Sarah Maldoror produziu documentários dedicados a retratos de artistas como a escultora colombiana Ana Mercedes Hoyos, o poeta Aimé Césaire, a cantora haitiana Toto Bissainthe, entre muitos outros, todos eles fazendo parte de memórias do mosaico da cultura universal que tanto bebeu no continente berço da humanidade. Em 2008, Sarah Maldoror foi homenageada no primeiro Festival Internacional de Cinema realizado em Luanda.


No ducumento assinado pela Ministra
Adjany da Silva Freitas Costa, lê-se ainda que, “nesta hora de dor e de muita tristeza, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, solidariza-se com a sua família, prestando sinceras condolências por tão sentida perda e rende a mais elevada homenagem pelo enorme contributo para a cultura de Angola e de África”.

as cargas mais recentes

Primeira edição do Sambizanga Ritmo & Poesia será lançada no dia 24 deste mês

há 6 meses
Concebido apenas para a geografia do histórico distrito, o projecto abriu na semana passada homenageando Dom Caetano, Prado Paim, Carlos Lamartine, a escritora Yola Castro, o humorista Costa Vilola, o jornalista Ernesto Bartolomeu e o grupo carnavalesco União Kiela do Sambizanga.

Vênias aos Filipes

há 2 anos
Dupla foi homenageada no Show do Mês, duas noites de evento que ficarão nos anais da música angolana.

Morreu o comandante mais premiado do Carnaval de Luanda

há 1 ano
O comandante do grupo carnavalesco “União 10 de Dezembro”, Pedro Vidal, morreu hoje em Luanda, vítima de doença, apurou a Revista Carga.

José Neto é o novo técnico de basquetebol do Petro

há 1 ano
O técnico brasileiro José Neto é o novo técnico da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda.

Invisíveis: “O que nos caracteriza é um Rap sem preocupação com os holofotes”

há 1 ano
Lançaram ontem o álbum `O Culto´, uma obra no verdadeiro sentido da palavra, que além de quebrar o silêncio de 8 anos, é uma viagem às origens do Hip Hop e um compromisso com o “abandonado” Boom Bap.

Nsoki lança música motivacional e junta figuras públicas no clipe

há 1 ano
Com objectivo de estimular as pessoas, por causa da pandemia do Covid-19, a cantora Nsoki gravou uma música motivacional intitulada “Mundo é teu”, cujo vídeo clipe conta com a participação de várias celebridades.

Mauro Pastrana: “O projecto Alone veio para consolidar a minha posição no “game””

há 1 ano
O músico Mauro Pastrana apresentou o seu novo projecto denominado “Alone”, que conta com cinco temas, cujo segundo videoclipe será apresentado sexta-feira.

Dinheiro da FIFA já está em posse da Federação Angolana de Futebol

há 1 ano
Dos valores 216 mil dólares serão entregues às associações desportivas das 18 províncias e servirá para assistir e aliviar os efeitos do Covid-19.

50 Cent vai usar música do rival Rick Ross na sua nova série

há 1 ano
50 Cent e Rick Ross são rivais assumidos da história do Hop Hop, mas nos últimos anos os dois rappers vêm mostrando que respeitam atrabalhos um do outro. À Billboard, 50 Cent revelou que vai adaptar a música do seu rival na sua nova série sobre o Black Mafia Family.

Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

há 1 ano
Angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Snoop Dogg é o mais novo consultor estratégico da Def Jam

há 3 meses
A Def Jam anunciou na segunda-feira que o papel recém-criado para o icónico rapper, o permitirá trabalhar estrategicamente com toda a equipa executiva e com a vasta lista de artistas da gravadora.

Kanda: Entre os mais ouvidos do Top Nacional

há 12 meses
A música `Pardon´ da autoria de Kanda, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

Taylor Swift oferece o equivalente a 18 milhões de Kwanzas a uma estudante

há 1 ano
A cantora soube da história da estudante Vitória Mario através do site GoFundMe, e decidiu doar o montante que faltava para que a jovem pudesse concretizar o sonho de frequentar o curso de Matemática.

Agora já pode pausar na “placa” com o Naná

há 9 meses
O projecto, com finalidade de estimular a dinâmica comercial nos bairros, empregando jovens nas referidas localidades, conta agora com dois restaurantes informais, cuja imagem é o kudurista Nagrelha.

Itary: Do Rap ao Zouk, a voz da versatilidade

há 11 meses
Quem a vê cantar, pode pensar que Itary nasceu para o Guetho Zouk, mas não. A cantora de 25 anos é muito versátil e transporta o Rap no seu DNA. Aliás, foi no Hip Hop que começou a sua carreira e hoje, está a se transformar numa das vozes mais promissoras do Zouk angolano.

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 7 meses