Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

Em comunicado chegado à redacção da Carga Magazine, o Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Foi com profunda consternação e dor que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente tomou conhecimento da triste notícia do passamento físico de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano, no passado dia 13 de Abril do corrente ano em Paris, vítima de COVID-19, lê-se em nota. Sarah Maldoror, filha de pai antilhano e mãe francesa, nasceu em 1929, foi cineasta e militante anticolonialista. Foi companheira do fundador do MPLA, Mário Pinto de Andrade, com o qual teve duas filhas, Anouchka e Henda.


Sarah foi autora dos filmes “Monangambé” e “Sambizanga”. O primeiro, produzido em 1969, foi inspirado numa novela (O Fato Completo de Lucas Matesso) do escritor e nacionalista angolano José Luandino Vieira, nessa altura preso no campo de concentração do Tarrafal em Cabo Verde. A longa- metragem “Sambizanga”, que foi produzida em 1972, considerada uma das maiores obras do cinema Africano, é também inspirada numa novela de Luandino (A Vida Verdadeira de Domingos Xavier).

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah  Maldoror, pioneira do cinema africano

O filme “Sambizanga” aborda a guerra colonial portuguesa em Angola e contou com a participação de Mário Pinto de Andrade como co-argumentista.
Radicada em Paris, Sarah Maldoror produziu documentários dedicados a retratos de artistas como a escultora colombiana Ana Mercedes Hoyos, o poeta Aimé Césaire, a cantora haitiana Toto Bissainthe, entre muitos outros, todos eles fazendo parte de memórias do mosaico da cultura universal que tanto bebeu no continente berço da humanidade. Em 2008, Sarah Maldoror foi homenageada no primeiro Festival Internacional de Cinema realizado em Luanda.


No ducumento assinado pela Ministra
Adjany da Silva Freitas Costa, lê-se ainda que, “nesta hora de dor e de muita tristeza, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, solidariza-se com a sua família, prestando sinceras condolências por tão sentida perda e rende a mais elevada homenagem pelo enorme contributo para a cultura de Angola e de África”.

as cargas mais recentes

Actriz Jennifer Aniston afirma que “é engraçado e irresponsável votar em Kanye West”

há 3 meses
Jennifer Aniston, actriz de Hollywood, está a levar a cabo uma campanha nas redes sociais, pedindo aos americanos para não votarem no rapper Kanye West nas eleições da próxima terça-feira, 4 de Novembro.

Dr. Dre torna-se personagem da nova versão do jogo da GTA 5

há 1 mês
O lendário produtor será uma das personagens do GTA V, cuja actualização foi lançada ontem e apelidada de The Cayo Perico Heist, com várias novidades, como é o caso da ilha exótica, que abriga El Rubio, o traficante de drogas mais famoso do mundo.

Dinheiro da FIFA já está em posse da Federação Angolana de Futebol

há 5 meses
Dos valores 216 mil dólares serão entregues às associações desportivas das 18 províncias e servirá para assistir e aliviar os efeitos do Covid-19.

JAY-Z produz adaptação cinematográfica do romance Forty Acres

há 2 meses

Arlindo Cruz volta a falar após 3 anos em convalescença

há 7 meses
Após sofrer um AVC, em 2017, Arlindo Cruz ficou internado por 1 ano e 3 meses no CTI. Depois de sair do hospital, o cantor permanece em tratamento em casa, com estrutura de home care, ao lado da família. Recentemente numa live transmitida no Instagram, o filho do cantor, Arlindinho, afirmou que o pai está a superar algumas sequelas do Acidente Cardio Vascular, e já começou a formar algumas palavras.

The Miseducation of Lauryn Hill: eleito o melhor disco de Rap da história

há 4 meses
O álbum de estreia de Lauryn Hill, The Miseducation Of Lauryn Hill, foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, e o melhor álbum de Rap, pela Rolling Stone.

Presidente da República oferece uma residência ao músico Sebem

há 5 meses
O kudurista Sebem recebeu, esta manhã, uma casa, nas localidades do Zango, em Luanda, das mãos da vice-presidente do MPLA.

Lupe Fiasco afirma ser melhor liricista do que Kendrick Lamar

há 4 meses
Lupe Fiasco afirmou que é mais liricista de melhor do que Kendrick Lamar numa série de tweets. A sequência surgiu após um fã questionar quem dos dois era o melhor. Depois que o tweet ganhou atenção significativa, quando Lupe declarou ser “melhor liricista, mas não melhor artista que Kendrick”.

Ivete Sangalo e Cláudia Leite acusadas de apropriação cultural

há 6 meses
As acusações foram feitas por Maicon Rodrigues, o actor brasileiro publicou um longo texto afirmando que mulheres brancas tentam tomar o lugar de negros na indústria da música, “duas pessoas brancas levam o nome da música axé no Brasil e são chamadas de ‘rainhas’”. Na mesma ocasião, Anitta também levou por tabela, sendo apontada como intriguista.

Swizz Beatz reafirma ser fã incondicional de Artur Nunes

há 8 meses
O produtor e esposo de Alicia Keys, Swizz Beatz, provou que é fã incondicional de Artur Nunes ao partilhar um vídeo a dançar o hit “Tia”. O gesto não vem à parte, recentemente, Snoop Dog exibiu sua playlist e Paulo Flores figurava, e no passado, Will Smith impulsionou as vendas de Bonga.

Angola com mais de mil candidatos a monumentos históricos

há 9 meses

Nsoki lança música motivacional e junta figuras públicas no clipe

há 4 meses
Com objectivo de estimular as pessoas, por causa da pandemia do Covid-19, a cantora Nsoki gravou uma música motivacional intitulada “Mundo é teu”, cujo vídeo clipe conta com a participação de várias celebridades.

Ice Cube cancela participação em TV devido à morte de George Floyd

há 8 meses
A morte de George Floyd ( afro-americano de 40 anos) por um policial branco, esta segunda-feira, está a provocar grande tensão e onda de protestos nos Estados Unidos. Ice Cube exprimiu sua indignação, cancelando uma entrevista no “Good Morning America”.

Músico promete bater Miguel Neto por denúncias de plágio

há 4 meses
Esta não é a primeira vez que o radialista recebe avisos, mas acabou por chamar mais atenção, porque o músico denunciado deslocou-se à Radio Lac, emissora onde o referido programa é emitido, para proferir as ameaças pessoalmente.

Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

há 5 meses
“Family Matters” tem como objectivo arrecadação de fundos através da venda de impressão de fotos, destinando os fundos de imediato aos artistas e fotógrafos envolvidos.

Anulação dos jogos futebol e Basquetebol divide angolanos

há 8 meses
Os Campeonatos Nacionais de futebol e basquetebol, que decorriam e pararam por conta do Covid-19, foram anulados, numa decisão que dividiu os adeptos dos dois maiores clubes (Petro de Luanda e 1º de Agosto).