Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

Em comunicado chegado à redacção da Carga Magazine, o Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Foi com profunda consternação e dor que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente tomou conhecimento da triste notícia do passamento físico de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano, no passado dia 13 de Abril do corrente ano em Paris, vítima de COVID-19, lê-se em nota. Sarah Maldoror, filha de pai antilhano e mãe francesa, nasceu em 1929, foi cineasta e militante anticolonialista. Foi companheira do fundador do MPLA, Mário Pinto de Andrade, com o qual teve duas filhas, Anouchka e Henda.


Sarah foi autora dos filmes “Monangambé” e “Sambizanga”. O primeiro, produzido em 1969, foi inspirado numa novela (O Fato Completo de Lucas Matesso) do escritor e nacionalista angolano José Luandino Vieira, nessa altura preso no campo de concentração do Tarrafal em Cabo Verde. A longa- metragem “Sambizanga”, que foi produzida em 1972, considerada uma das maiores obras do cinema Africano, é também inspirada numa novela de Luandino (A Vida Verdadeira de Domingos Xavier).

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah  Maldoror, pioneira do cinema africano

O filme “Sambizanga” aborda a guerra colonial portuguesa em Angola e contou com a participação de Mário Pinto de Andrade como co-argumentista.
Radicada em Paris, Sarah Maldoror produziu documentários dedicados a retratos de artistas como a escultora colombiana Ana Mercedes Hoyos, o poeta Aimé Césaire, a cantora haitiana Toto Bissainthe, entre muitos outros, todos eles fazendo parte de memórias do mosaico da cultura universal que tanto bebeu no continente berço da humanidade. Em 2008, Sarah Maldoror foi homenageada no primeiro Festival Internacional de Cinema realizado em Luanda.


No ducumento assinado pela Ministra
Adjany da Silva Freitas Costa, lê-se ainda que, “nesta hora de dor e de muita tristeza, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, solidariza-se com a sua família, prestando sinceras condolências por tão sentida perda e rende a mais elevada homenagem pelo enorme contributo para a cultura de Angola e de África”.

as cargas mais recentes

Próximo Show do mês celebra Mamã África

há 7 meses
De Lourdes Van-Dúnem a Angelique Kidjo, passando por Franco e Youssou N’Dour, o espectáculo que insere-se na 8ª temporada do Show do Mês, marca o início de um novo conceito, em que só se vai memorar vozes africanas.

J.Cole vai jogar na BAL LEAGUE

há 9 meses
O rapper norte-americano J.Cole vai representar a equipa do Patriots do Rwanda na primeira edição da BAL LEAGUE, a ser disputada em Kigali, de 16 a 30 deste mês.

Kuzola Planet: Nova EP confirma o voo solo de Niiko

há 10 meses
Passado um ano após desvincular-se da dupla com Duc, Niiko apresenta a primeira EP a solo, intitulada `Kuzola Planet´, disponível nas plataformas de Streaming a partir de hoje.

Viúva de Chadwick Boseman reivindica herança do actor na Justiça

há 1 ano
Taylor Simone Ledward entrou com uma acção na Justiça de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, para ser reconhecida como herdeira do intérprete do Pantera Negra que morreu intestate (sem testamento legal), vítima de um câncer de cólon, no passado dia 28 de Agosto.

Vencedora do Festival da Canção de Luanda apresenta primeiros projectos

há 1 ano
Além do principal prémio, Heróide dos Prazeres foi considerada a melhor voz do ano do Festival da Canção de Luanda, mas não é só o timbre vocálico que chama atenção, ela também escreve, e foi com a sua própria composição que ultrapassou vozes de referência da música angolana.

Morreu Papa Bouba Diop, herói da selecção do Senegal no Mundial de 2002

há 1 ano
Diop morreu hoje aos 42 anos, em França, onde vivia, em consequência de esclerose lateral amiotrófica (ELA), enfermidade degenerativa nervosa que enfraquece os músculos e diminui a sensibilidade nas mãos, braços e pernas.

Ice Cube perde papel em novo filme por recusar vacina contra a Covid-19

há 3 meses
O rapper e actor de 52 anos de idade, perdeu um contrato de 9 milhões de dólares ao ser retirado do elenco da comédia “Oh Hell No” após declinar a exigência da vacinação que faz parte da política de saúde dos produtores do filme.

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 2 anos
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

3ª edição do Repertório promove encontro de “Titãs”

há 2 anos
O encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de Junho, a partir das 19 horas, nas páginas da Revista Carga no Facebook, Instagram e Youtube.

P. Diddy muda de nome pela 4° vez

há 9 meses
Três vezes vencedor do Grammy, Diddy nasceu Sean John Combs, na cidade de Nova York em 1969. Quando entrou no mundo do rap, ficou Puff Daddy, ou seja P. Diddy, Cinco anos depois l, retirou o “P” para se tornar “Diddy”, que mais tarde foi expandido para incluir o grupo Diddy — Dirty Money.

Dr. Dre torna-se personagem da nova versão do jogo da GTA 5

há 1 ano
O lendário produtor será uma das personagens do GTA V, cuja actualização foi lançada ontem e apelidada de The Cayo Perico Heist, com várias novidades, como é o caso da ilha exótica, que abriga El Rubio, o traficante de drogas mais famoso do mundo.

Preto Show repete proeza e lidera nomeaçõs do Moda Luanda

há 2 anos
Já são conhecidos os nomeados da 23ª Edição do Moda Luanda, onde o também conhecido como Benga Boyz está nomeado para cinco categorias. A repetir a proeza da edição de 2018, é seguido na lista pela dupla Scró Q Cuia e Nerú Americano com quatro indicações e C4 Pedro com três. O evento de premiações que acontece no próximo dia 21 de Junho, terá transmissão em directo em cadeia televisiva.

Cinco anos após o lançamento, álbum de Beyonce `Lemonade´ retorna ao #1 no iTunes Brasil

há 9 meses
Tido como um dos mais lendário e memoráveis da indústria fonográfica, a obra abrange temas como resiliência, brutalidade policial, empoderamento, arte e cultura negra, acumulando feitos, dentre os quais, enumeras premiações.

Actor de 39 anos é baleado em público em Portugal

há 2 anos
Bruno Candé de 39 anos foi assassinado ontem em plena luz do dia, em Lisboa, presumivelmente por outro indivíduo de 80 anos. O actor pertencia à companhia de teatro Casa Conveniente.

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 2 anos

Top Dos Mais Queridos 2021 vai homenagear mulher zungueira e terá novas regras

há 11 meses