A titular da pasta da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, manifestou-se contra os concertos gratuitos nas redes sociais, ou até mesmo em varandas e defendeu que o trabalho na cultura deve ser pago.
De acordo com a NIT, Graça Fonseca esteve no programa “Você na TV”, na passada sexta-feira, e defendeu que os artistas devem parar de dar espectáculos não remunerados e que concertos gratuitos têm de “terminar”.

Na mesma ocasião, a ministra garantiu que há festas e romarias que se vão realizar este verão, “Nunca tantas pessoas estiveram em casa, temos que dar às pessoas o que a Cultura tem de melhor. Mas não pode ser gratuitamente em lives. Temos que terminar com isso”, explicou.
A ministra referiu que espectáculos de menor dimensão poderão ser realizados a partir de Junho, apesar do cancelamento de todos os festivais de música até 30 de Setembro devido à pandemia, mediante regras que estão a ser definidas, e privilegiando sempre aqueles que se realizam ao ar livre. Espaços que também existirão regras a implementar, que estão a ser avaliada com a Direcção Geral de Saúde.