Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente encoraja profissionais a fazerem da música o baluarte da divulgação e representação da angolanidade

Na data em que se assinala a efeméride do “Dia mundial da Música”, a cultura nacional foi enlutada, com a fatídica notícia da partida prematura do músico Jivago, vítima de doença prolongada. Para assinalar a data, a Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, endereçou uma nota à classe artísticas a “encorajar e ao mesmo tempo felicitar todos os músicos, associações culturais ligadas à arte musical, prestadores de serviços e similares a continuarem a fazer da cultura nacional e da música, em particular, o baluarte da divulgação e representação da angolanidade”.

O Dia Mundial a Música, foi instituído em 1975 pela Internacional Music Council — órgão fundado em 1949 pela UNESCO — a data tem servido para reunir à volta de todo o mundo várias individualidades e organismos ligados à música, com o objectivo de promover a arte musical em todos os sectores da sociedade; divulgar a diversidade musical, bem como os princípios e ideias da UNESCO, como a Paz e a Amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências entre os povos.

Na nota chegada à redação da Carga Magazine, o Ministério ressalta a historiografia nacional, em que a música esteve sempre associada a distintas fases da nossa vida sociopolítica e cultural. “A Música foi usada como instrumento de reafirmação da angolanidade no combate contra o regime colonial português; mobilizou apoios a favor dos movimentos nacionalistas angolanos e serviu para denunciar as atrocidades da guerra civil fratricida em que o país esteve envolvido durante largos anos”, lê-se.

De acordo com o mesmo Ministério, em Angola, a música é considerada como uma das disciplinas artísticas de eleição de milhares de angolanos, estando presente em todos os momentos da vida e da sociedade (quer festivo, comemorativo e celebrativo), como em cerimónias fúnebres, no trabalho e naturalmente em espaços de diversão.

Actividades essas que registaram um interregno após o surgimento da pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2, causando uma resseção económica, cujo sector cultural foi um dos mais afectados.

Falando à Carga, Flagelo Urbano enunciou os efeitos negativos da Covid-19 no modo como organizamos a sociedade as relações, e o visível impacto no sector artístico, positivo, incentiva a classe a “celebrar a data com o sentimento de esperança. É sempre melhor acreditar que as coisas vão melhor”. E acrescenta “A data deve igualmente servir para que os artistas dos mais variados segmentos reflictam sobre o seu papel, sobre a função social da sua arte e como ela pode servir como instrumento de resistência contra as desigualdades sociais”, na óptica do rapper, a arte e essencialmente a música devem reflectir o seu tempo. “Como podemos ser artistas e não reflectirmos o nosso tempo?”, questiona.

Após a reinvenção da forma de apresentar a reabertura das salas de eventos vai, como é natural ocorrer timidamente, dada a insegurança das pessoas. E nesta senda, Chalana Dantas, músico /produtor e Director artístico dos Duetos N´Avenida, considera que “caso sejam liberadas de forma livre a abrangente as actividades culturais, será a retoma de um ciclo, que agregado a todo o ensinamento do tempo de pandemia, dará com certeza um novo fôlego e nova visão a forma de fazer cultura, os meios ultilizados, a forma de chegar ao público e maximizar o valor dos produtos culturais”.

Por seu turno, Sandra Cordeiro lamenta o facto de que tem sido “difícil”, mas revela que no seu caso, a paciência tem sido a sua palavra de ordem.

Face a todas dificuldades, um pouco por todo o mundo, várias iniciativas culturais e não só, têm surgido para ajudar a população mundial a viver os tempos de distanciamento social. E foi nesta ordem de ideias que acções colectivas e individuais, têm vindo a provas que a alternativa pode estar no até então “marginalizado” mundo digital.

as cargas mais recentes

Show do Mês “traz” clássicos angolanos em orquestra

há 6 meses

Morreu António Gonçalves, antigo secretário-geral da União dos Escritores Angolanos

há 3 meses
O escritor angolano António Gonçalves, ex-secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, morreu na quarta-feira vítima de doença, soube a Revista Carga de uma fonte oficial.

Show Piô regressa no dia 31 de Outubro

há 3 meses
O projecto de promoção da música infantil das décadas de 80, 90 e 2000, denominado Show Piô, estará de volta no dia 31 de Outubro, depois da ausência em 2019. Mais uma vez, o objectivo é “transformar” os adultos de “hoje” em crianças de “ontem”.

Cage One e Elizabeth Ventura estreiam-se na maior exposição de Hip Hop do mundo

há 3 meses

Kanye West “entra” na lista dos bilionários

há 9 meses

Arnold Schwarzenegger em estreia no Rap

há 3 meses
O actor decidiu colaborar com alguns versos em uma nova música do cantor austríaco Andreas Gabalier, intitulada “Pump it Up – The Motivation Song”. A canção fala de superação, e tem Arnold rimando com citações sobre a sua carreira e frases que o tornaram famoso nas últimas décadas.

Edsoldier lança propositadamente novo projecto musical no Dia de Independência

há 3 meses
Edsoldier é uma das referências da nova vaga do Hip Hop e RNB angolano e está associado a nomes como Kool Klever, Phedilson e Luso. No dia 11 de Novembro, vai acrescentar no seu vasto repertório musical mais um projecto.

Davido na linha da frente dos protestos na Nigéria

há 3 meses
O músico nigeriano juntou-se este sábado a uma manifestação para exigir o fim da brutalidade policial no seu país. “Não devemos recuar até que as nossas reivindicações sejam atendidas”.

Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

há 2 meses
O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 8 meses
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

Música e café são a nova união da aposta nacional

há 6 meses

Barack Obama escolhe as melhores músicas de 2020

há 1 mês
A semelhança dos anos anteriores, Barack Obama partilhou uma playlist com as canções de que mais gostou em 2020.

Vice-Presidente da República destaca o talento e incentiva autores da coreografia “Jerusalema”

há 2 meses
Durante a audiência, Bornito de Sousa foi informado sobre a boa fase e sobre os projectos e ambições do grupo angolano, cujo talento foi provado e teve reconhecimento mundial.

Racionais MC’s lançam discografia completa em vinil

há 3 meses
O grupo Racionais MC’s lançará a discografia completa em vinil a partir da segunda semana de Dezembro. A pré-venda dos álbuns, já começou ontem, informou o site brasileiro UOL.

Cardi B explica o que a impede de usar drogas

há 2 meses
Numa entrevista emparelhada com a mais recente capa da ‘Mulher do Ano’, eleita pela Billboard, Cardi B entrou em mais detalhes sobre um tema controverso, revelando que, embora ela não faça uso de drogas, fuma um cigarro, ou três ocasional.

Fredy Costa torna-se padre

há 8 meses
Padre Casimiro é o papel que o actor angolano Fredy Costa vai interpretar na nova telenovela da SIC, intitulada “Terra Brava”, cujas filmagens já decorrem.