Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente encoraja profissionais a fazerem da música o baluarte da divulgação e representação da angolanidade

Na data em que se assinala a efeméride do “Dia mundial da Música”, a cultura nacional foi enlutada, com a fatídica notícia da partida prematura do músico Jivago, vítima de doença prolongada. Para assinalar a data, a Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, endereçou uma nota à classe artísticas a “encorajar e ao mesmo tempo felicitar todos os músicos, associações culturais ligadas à arte musical, prestadores de serviços e similares a continuarem a fazer da cultura nacional e da música, em particular, o baluarte da divulgação e representação da angolanidade”.

O Dia Mundial a Música, foi instituído em 1975 pela Internacional Music Council — órgão fundado em 1949 pela UNESCO — a data tem servido para reunir à volta de todo o mundo várias individualidades e organismos ligados à música, com o objectivo de promover a arte musical em todos os sectores da sociedade; divulgar a diversidade musical, bem como os princípios e ideias da UNESCO, como a Paz e a Amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências entre os povos.

Na nota chegada à redação da Carga Magazine, o Ministério ressalta a historiografia nacional, em que a música esteve sempre associada a distintas fases da nossa vida sociopolítica e cultural. “A Música foi usada como instrumento de reafirmação da angolanidade no combate contra o regime colonial português; mobilizou apoios a favor dos movimentos nacionalistas angolanos e serviu para denunciar as atrocidades da guerra civil fratricida em que o país esteve envolvido durante largos anos”, lê-se.

De acordo com o mesmo Ministério, em Angola, a música é considerada como uma das disciplinas artísticas de eleição de milhares de angolanos, estando presente em todos os momentos da vida e da sociedade (quer festivo, comemorativo e celebrativo), como em cerimónias fúnebres, no trabalho e naturalmente em espaços de diversão.

Actividades essas que registaram um interregno após o surgimento da pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2, causando uma resseção económica, cujo sector cultural foi um dos mais afectados.

Falando à Carga, Flagelo Urbano enunciou os efeitos negativos da Covid-19 no modo como organizamos a sociedade as relações, e o visível impacto no sector artístico, positivo, incentiva a classe a “celebrar a data com o sentimento de esperança. É sempre melhor acreditar que as coisas vão melhor”. E acrescenta “A data deve igualmente servir para que os artistas dos mais variados segmentos reflictam sobre o seu papel, sobre a função social da sua arte e como ela pode servir como instrumento de resistência contra as desigualdades sociais”, na óptica do rapper, a arte e essencialmente a música devem reflectir o seu tempo. “Como podemos ser artistas e não reflectirmos o nosso tempo?”, questiona.

Após a reinvenção da forma de apresentar a reabertura das salas de eventos vai, como é natural ocorrer timidamente, dada a insegurança das pessoas. E nesta senda, Chalana Dantas, músico /produtor e Director artístico dos Duetos N´Avenida, considera que “caso sejam liberadas de forma livre a abrangente as actividades culturais, será a retoma de um ciclo, que agregado a todo o ensinamento do tempo de pandemia, dará com certeza um novo fôlego e nova visão a forma de fazer cultura, os meios ultilizados, a forma de chegar ao público e maximizar o valor dos produtos culturais”.

Por seu turno, Sandra Cordeiro lamenta o facto de que tem sido “difícil”, mas revela que no seu caso, a paciência tem sido a sua palavra de ordem.

Face a todas dificuldades, um pouco por todo o mundo, várias iniciativas culturais e não só, têm surgido para ajudar a população mundial a viver os tempos de distanciamento social. E foi nesta ordem de ideias que acções colectivas e individuais, têm vindo a provas que a alternativa pode estar no até então “marginalizado” mundo digital.

as cargas mais recentes

Teyana Taylor contesta a falta de mulheres na categoria “Melhor Álbum R&B” do Grammy

há 5 meses
Descontente com a falta de mulheres nomeadas para a categoria “Melhor Álbum R&B”, a artista criticou a premiação no twitter apontando-a como “machista”.

Álbum colaborativo de Prodígio e Paulo Flores já está a caminho

há 9 meses
Prodígio e Paulo Flores vêm de estilos e gerações diferentes, mas ambos traduzem nas suas canções os interesses e os sentimentos de um povo.

Cantora Helga Fêty denuncia roubo de identidade

há 10 meses
A cantora Helga Fety denunciou a utilização de contas falsas em seu nome, por alguém que se faz passar por si para pedir dinheiro emprestado.

L’ Edge apresenta o primeiro single do projecto “Legião II”

há 8 meses
Já está disponível a primeira faixa do EP ”Legião II”, o segundo do rapper L’ Edge. O single, com a participação de Vanda Mãe Grande, foi lançado ontem e sucede o W4MT (Waiting 4 my time).

Depois de publicarem EP sobre Efeito da Força2 Extremo Signo anuncia novidades

há 11 meses
Já na semana passada, Extremo Signo & Ready Neutro disponibilizaram, para uso exclusivo no Kisom Unitel, duas faixas inéditas extraídas do álbum Efeito da Força 2. Extremo Signo anunciou hoje à Carga mais novidades para este ano.

Agora já pode pausar na “placa” com o Naná

há 4 meses
O projecto, com finalidade de estimular a dinâmica comercial nos bairros, empregando jovens nas referidas localidades, conta agora com dois restaurantes informais, cuja imagem é o kudurista Nagrelha.

Ex-exposa de Dr. Dre está a ser investigada por desvio de dinheiro nas contas do rapper

há 6 meses
A ex-esposa do Dr. Dre, Nicole Young , está a ser investigada pelo Departamento de Polícia de Los Angeles por suposto desfalque financeiro nas contas da empresa do produtor.

27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

há 3 semanas
A 14ª bibliotecária do Congresso e primeira mulher a ocupar o cargo, Carla Hayden, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

Álbum ‘Chromatica’ de Lady Gaga ganha programa de rádio

há 9 meses

Idoso de 100 anos arrecada o equivalente a 30 mil milhões de Kwanzas ao cantar uma música

há 12 meses

União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

há 6 meses
A crise na União dos Escritores angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram ultimamente.

A playlist de eleição de Luísa Damião em 2020

há 4 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música e natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Álbum póstumo de Pop Smoke destrona Michael Jackson do topo da Billboard 200

há 9 meses
A compilação atingiu um total de 248.000 unidades vendidas na semana de estreia, tornando-se a estreia póstuma de álbuns mais vendida depois de `Thriller´ de Michael Jackson. `Shoot For The Stars Aim For The Moon´, tem sido assim considerado como um presente pré-aniversário oportuno para o Pop Smoke que completaria 21 anos no dia 20 de Julho.

Zezé Di Camargo e Luciano festejam 30 anos de carreira

há 3 meses
A dupla Zezé Di Camargo & Luciano inicia as comemorações dos 30 anos de carreira da dupla com a edição do inédito single 1 hora e meia.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 8 meses
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

SADIA cria Cartão Arte para apoiar associados

há 10 meses
A Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) pretende criar um fundo cultural, que terá como principal objectivo apoiar autores e artistas sempre que se justificar, e terá um valor inicial dez milhões de Kwanzas.