Mira Clock é a principal convidada de hoje na “noite de poesia” da Fundação Arte e Cultura

A Fundação Arte e Cultura realiza hoje, pelas 18 horas, no Wyza Anfiteatro, mais uma edição do Projecto Noites de Poesia. O Recital de Poesia terá como cabeça de cartaz a escritora e poetisa Mira Clock, ao lado de outras vozes sonantes da arte da declamação da capital do país.

Com quatro obras literárias no mercado, Clock apresenta-se entre os poetas da nova geração que irão recitar e declamar poemas de sua autoria e outros textos.

Entre eles Dom Afonso de Sá, Lucas Cassule, Herculano Nunda, Delmira Dinis, Ernesto Monteiro, Poetisa Lua, Luzineide Tomás, Deusa Dinis, Fernanda Gonga, Kiocamba Cassua, que serão acompanhados musicalmente por Fernando Jessy e Dr. Beleza, sob o manto da peça teatral do grupo Jovens da Mulemba.

Com a carreira percorrida deade 2012, Mira Clock tem vindo a editar obras e a conquistar leitores de diferentes faixas etárias. Começou pelo género poético, com o livro Desabrochar. Em 2015 publicou a obra que consagrou o início da sua aventura no universo da prosa, Cartas a Um Ex Amor.

Após ter aceitado o desafio de escrever crónicas para o programa “Amanhã é outro Dia”, da emissora Luanda Antena Comercial (LAC), lançou, em 2016, o livro Vozes da Cidade, uma colectânea de crónicas e outros textos, sobre os mais variados assuntos do quotidiano.

Em 2022, lançou o romance Amar Além das Estrelas, que a consagrou vencedora do prémio Autora do Ano, na terceira edição dos Globos de Ouro Angola, na categoria de literatura. Para além dos projectos literários individuais, participou em algumas Antologias Poéticas, tais como o Palavras, Sete Pecados e O Canto da Kianda.

Sobre a Fundação Arte e Cultura

É uma organização de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli, que tem como missão promover a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade e contribuir para a construção do seu futuro, através da educação para as artes, e apoiar a classe artística em projectos que ampliem o desenvolvimento cultural de Angola, tendo por valores básicos a ética, a transparência, o humanismo e o respeito mútuo e a solidariedade.  A Fundação Arte e Cultura é parte integrante da Menomadin.

as cargas mais recentes

Se Dança Assim: Boyca celebra Dipanda com novo single

há 9 meses
Lançado ontem, no Dia da Independência, Os Boyca pretendem deste modo assinalar a sua própria independência num som explosivo, como primeiro single de uma nova fase, onde as diferenças de flow entre os diversos elementos fazem deste grupo, uma viagem multifacetada no Hip Hop.

Mais de 300 actores endereçam carta aberta a Hollywood

há 2 anos
Mais de 300 actores e realizadores, incluindo Idris Elba, Queen Latifah e Billy Porter escreveram uma carta para Hollywood a pedir que a empresa cinematográfica aposte mais em conteúdos anti-racistas e apelam para o fim do “legado da supremacia branca” na indústria.

Anna Joyce: A mais premiada do Globos de Ouro da Zap

há 2 anos
A cantora foi o destaque da primeira edição do Globos de Ouro da Zap ao levar para casa três prémios em três categorias, numa gala em que concorriam expoentes máximos da música angolana.

Espectáculo `Se esses pés falassem´ volta a estar em cartaz para terceira temporada

há 11 meses
“Se esses pés falassem” é uma criação que homenageia heróis da guerra civil. A ser exibido pela terceira vez, em Luanda, com este espectáculo de dança, objectiva₋se reacender a esperança nos corações dos angolanos e não apontar quem está certo ou errado.

Duas semanas post mortem, Marília Mendonça é destaque na ForbesLife Fashion

há 9 meses
Pela primeira vez na história, a publicação brasileira traz o conceito sertanejo na capa e a “patroa da sofrência” é o grande destaque, ao lado de Maiara e Maraisa.

Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

há 1 ano
Inó Gonçalves pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu após sofrer um ataque cardíaco.

Coco Gauff dá cartas em Roland Garros

há 1 ano
A demonstrar que a idade são apenas números, com a ausência de Naomi Osaka, Coco tem se destacado no torneio francês, graças a boa desenvoltura nas partidas, que a garantira um lugar entre as três mulheres na final do Grand Slam.

Batata Quente: Cólua Tremura estreia novo projecto de humor

há 11 meses
O artista Cólua Tremura vai actuar como primeiro convidado do projecto de humor, Batata Quente, uma iniciativa da produtora cultural, Kianda Sessions, em parceria com a Casa Rede. A decorrer o próximo dia 30 deste mês, pelas 18:30, bem ao seu jeito, Cólua vai explorar por meio da sátira O feminismo em Angola.

Carregadores de caixão “ameaçam” dançar para quem não ficar em casa

há 2 anos
Os dançarinos fúnebres ganenses, responsáveis pelo “meme” mais viral no mundo, durante a quarentena, fizeram um apelo para as pessoas ficarem em casa, sob pena de pagarem com a vida.

Verbal Uzula apresenta novos projectos musicais

há 2 anos
“Dias de Treino vol. 4” é título do mais recente álbum de Verbal Uzula disponível nas principais plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

YoBass abre primeira edição do espectáculo ao vivo “Tá a Bater Show”

há 1 ano

UNAC quer aumentar espaços culturais no país

há 2 anos
Segundo o presidente da referida instituição de utilidade pública, José Fernandes, o aproveitamento dos espaços é a prioridade da UNAC, para ajudar a impulsionar o sector artístico, realçando que um melhor aproveitamento dos recintos culturais poderá garantir aos artistas, profissionais e amadores, mais espaços e oportunidades para apresentarem os seus trabalhos.

Miguel Neto elege Dr. Romeu como melhor rapper nacional de todos os tempos

há 7 meses
Miguel Neto considerou, na tarde de hoje, durante o programa ‘A Tarde é Nossa’, que Dr. Romeu é o melhor rapper angolano de todos os tempos. O radialista não sustentou a sua afirmação enumerando particularidades do rapper, se ateu dizendo que até aos dias de hoje, foi o único que despertou a sua mente.

Novo álbum de OG Vuino é “uma espécie de Negócio Fechado a solo”

há 1 ano
O álbum de estreia de OG Vuino traz uma matriz africana, com miscigenação de sons e culturas do Continente e angolana, em particular. A obra reúne participações de nomes de referências na música angolana e africana, além de Kadaff, Dji Tafinha, GM, Filho do Zua e Rui Orlando

Lenda do rock and roll, Little Richard morre aos 87 anos

há 2 anos
Morreu Little Richard, um dos pioneiros da primeira vaga de rock and roll nos EUA. O músico tinha 87 anos e não foram ainda reveladas as causas de morte do autor de “Tutti Frutti”.

Morreu Irrfan Khan, actor do filme Quem Quer Ser Milionário

há 2 anos
Esta terça-feira, a estrela de Bollywood, Irrfan Khan sentiu-se mal e acabou por ser encaminhado de urgência para o hospital de Mumbai (Índia), onde acabou por morrer aos 53 anos, devido uma infeção no cólon.