O álbum de estreia de Lauryn Hill, The Miseducation Of Lauryn Hill, foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, e o melhor álbum de Rap, pela Rolling Stone.
O clássico que contempla o Neo-soul de 1998, que conta com colaborações com D’Angelo, Carlos Santana e Mary J. Blige, rendeu a Hill cinco prémios Grammy, incluindo Álbum do Ano e Melhor Novo Artista. The Miseducation of Lauryn Hill continua sendo o único álbum de estúdio a solo.
Com a atualização da lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos divulgada pela revista Rolling Stone americana nesta semana, a ex-vocalista do Fugees teve seu trabalho citado entre as dez primeiras posições do ranking.
Laurin ficou justamente na décima posição da tabela, inclusive à frente do disco dos Beatles que liderava a lista original feita em 2003, atualizada em 2012 e agora novamente.
O material lançado em 1998 contou com composições e produção da artista e chegou a ganhar o Grammy. Com fortes traços do Hip Hop, também incorpora elementos de Soul e R&B.