Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

A saga de espectáculos `Yuri Canta Teta Lando´, cujo primeiro encontro está marcado para hoje, a partir das 20 horas, no Royal Plaza, será dirigida artisticamente pelo músico Mito Gaspar.

Descrito como um homem de “invulgar sensibilidade e veia artística, que faz recurso a um trabalho investigativo no resgate da matriz cultural, particularmente da região etnolinguística “Kimbundu”, de que é originário, e um exímio comunicante”, razões pelas quais foi escolhido a dedo, mas não só. Mito teve uma relação de proximidade com Teta Lando, por isso, é uma voz autorizada a falar sobre a sua obra e vivência.

Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

Na sua intervenção, durante a conferência de imprensa, referiu que há muito que já era tempo de se reoxigenar a obra de Teta Lando, e defendeu que uma figura que consegue chegar a esta dimensão artística “não pode ser por via de inspiração efémera, tem de ser uma personalidade que mereça um pouco mais de atenção, estudo e pesquisa, para que se perceba, como foi possível traçar tal trajectória”.

Nas palavras de Mito, a grande figura em causa teve a vida e a carreira profissional pautadas pela maturidade nos passos, objectividade, propósito e foco. A relação de proximidade e momentos de partilha deu a Gaspar a possibilidade de assistir de perto, o vingar de Teta, num contexto em que poucos africanos vingaram.

Sustentabilidade moral e ética profissional

Considerado “pau para toda obra”, sem desprimor ao talento, foi taxista em outras paragens do mundo, conheceu o exílio forçado e fora da sua zona de conforto; conseguiu se impor artisticamente, em meio às adversidades. Actuou em grandes espaços internacionais e em salas para elite, lotadas de público internacional e não apenas com a diáspora africana, acreditando, sempre, que era possível voltar e um dia voltou à procedência.

Em 1989, materializou-se a crença de que sempre acreditou e cantou “eu vou voltar, mas ainda tenho que esperar”… Ao receber o compadre de volta à terra natal, Mito Gaspar fez as honras da casa ao lado de Elias Dya Kimuezo, num aparatoso show que teve lugar na cidadela desportiva.

A “cilada” da passagem do testemunho

“Toda vivência e experiência de Teta Lando estão nas suas composições cheias de saber e quando o Yuri procura trazer para abordagem, no seu percurso artístico esta dimensão, só posso olhar para ele com bastante admiração e mais respeito”, considerou o director artístico, cujo maior desejo é que o exemplo se replique.

“Oxalá, este exemplo seja seguido por mais jovens bastante talentosos e que só não o fazem, porque continuam com a velha máxima de que os mais velhos não estão a transmitir o legado”, defendendo a ideia do processo investigativo, o músico fez lembrar-nos de que Yuri da Cunha não conviveu com Teta Lando, não é da sua geração, tampouco com Artur Nunes ou David Zé, para dizer que algum dia privou com eles e foi passado o testemunho, “teve que ir atrás e reconheceu que havia um percurso, um trabalho iniciado, havia um passado que estará a condicionar o futuro, não sabemos”, conclui.

Detalhes do Show

O intérprete vai contar com o suporte de uma banda por si seleccionada, dada a escassez de profissionais que consigam instrumentalmente entrar no âmago da música angolana de raiz. “Tens muitos músicos para tocar Hip Hop e Rock, mas é quase inexistente o número de profissionais que saibam tocar a verdadeira música angolana”, enunciou ao considerar os contemplados como melhores da sua geração: no coro estará Carla Moreno, Bevy Jackson e Aninhas, Chalana Dantas e Yasmane Santos (percussionistas) Mayo (baixo), Ximbinha (guitarra), Texas (solo), Miqueias Ramiro (teclados),  Gildo Umba (baterista).

Neste projecto,  cuja maior pretensão é dar continuidade a um trabalho de resgate de temas clássicos e imortalizá-los a fim de deixar um legado às gerações vindouras, todas as músicas a serem interpretadas no show estarão documentadas e comunicadas ao Ministério da Cultura, SADIA, UNAP e ao SACEM, respeitando as Leis vigentes sobre os direitos de autores e conexos, pois o consumo e exibição da “obra de Teta Lando, deverá ser pago doravante”, declarou o “Kandengue Atrevido”.

as cargas mais recentes

Arqui Last homenageia Kueno Aionda em novo videoclipe

há 12 meses
`Revelação´ é o título da música, cujo videoclipe será lançado hoje as 20 horas nas plataformas digitais.

Madonna multada com 1 milhão de dólares por defender comunidade LGBTQ+

há 1 ano
A cantora revelou, através das suas redes sociais, que a Rússia obrigou que pagasse 1 milhão de dólares, depois de ela ter feito um discurso de defesa dos direitos da comunidade LGBTQ+ durante um concerto em São Petersburgo.

Erick Shine liberta “O Mais Bruto do Game Vol.3 – O Deus da Guerra”

há 1 ano
Há muito que Erick Shine não “era tido e nem achado” nas lides do hip hop nacional, mas recentemente o rapper prometeu disponibilizar um trabalho para a manutenção daquilo que é o seu legado, e assim o fez.

Pink 2 Toques e Bruno Samora juntos contra o Covid-19

há 1 ano
O criador do conceito FitKuduro, Bruno Samora juntou-se ao grupo de kuduro Pink 2 Toques, para enviar a sua mensagem de prevenção sobre o Corona Vírus.

Sexta farta: De Lokua Kanza a Lloyd Banks, confira os álbuns lançados de hoje

há 4 meses
Após 11 anos de ausência sem nenhum lançamento de álbum, o artista compositor Lokua Kanza lançou “Moko”. Uma obra em que o músico se reconecta com o gosto pela aventura e se encontra em uma alegre crioulização e universalidade musical.

Drake será laureado no Billboard Music Awards 2021 como artista da década

há 4 meses
Marcada para o próximo dia 23 de Maio, a cerimônia Billboard Music Awards será marcada pela grande homenagem ao rapper Drake. O artista vem “governando” o gráfico Billboard ‘s Top Artistas do gráfico 2010´s desde o lançamento do LP Thank Me Later.

Hochi Fu: “Apostei no Kuduro porque o Rap aqui era muito soft, dos betinhos”

há 8 meses

Black Eyed Peas e Post Malone lideram cartaz do Rock In Rio Lisboa

há 11 meses
A organização do Rock In Rio Lisboa divulgou, o “line-up” do Palco Mundo para a edição de 2021. O festival, que precisou ser cancelado este ano devido à pandemia mundial do novo coronavírus, acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de Junho.

Aline Frazão, Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med rendem tributo a Waldemar Bastos

há 3 meses
O encontro que objectiva honrar a memória deste ícone de qualidades ímpares, intitular-se-á Ndapandula e acontecerá no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão.

Sabia que hoje é o Dia do Artista?

há 4 semanas
Neste dia, a Carga Magazine, com admiração e respeito, deixa a sua mais viva homenagem àqueles que fazem da arte um modo de vida e, se dedicam, com talento e inspiração.

La Casa De Papel: Spoilers confirmam reviravolta na 5ª temporada

há 11 meses
Segundo o site Nova Mulher, para o qual a Inspectora cedeu uma entrevista, “Sierra passará uma transformação, definida por ela como GORE, fazendo referência ao subgênero de filmes de terror com retratos gráficos de sangue e violência”.

Verzuz TV realiza `Especial Dia da Mãe´

há 5 meses
Na data em que América comemora o Dia da Mãe, a Verzuz TV vai realizar uma batalha amigável entre as SWV contra Xscape, ambas bandas consideradas lendas do R&B feminino que marcou os anos 90.

Maya Cool abre oitava temporada do Show do Mês

há 7 meses

As Gingas protagonizam despedida do Show do Mês no formato live

há 2 semanas
Mais um “reencontro” digno de ser guardados nos corações e mentes. A decorrer já no próximo sábado, dia 18, no conceito Hospitality, o último Show do Mês no formato live promete fortes emoções, e não poderia ser diferente.

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 10 meses
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.

Focada nos biliões da Fenty Beauty, Rihanna volta a arquivar novo álbum

há 1 ano
O facto é que há tempos Riri vem focando a maior parte das energias em empreendimentos nos ramos da moda e costméticos, e parece que essa mentalidade empreendedora está a fazer com que o seu próximo album continue engavetado.