Moreira Chonguiça: Lança própria marca de saxofones e apresenta ao presidente moçambicano

O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça apresentou terça-feira ao chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, a sua marca de saxofones, instrumento produzido em Moçambique e que visa promover o gosto pela musica entre os jovens.

“O instrumento é uma produção da minha marca, pois temos a ambição, para além de tocar, de estar dentro da cadeia de valor de produção dos próprios instrumentos, de modo a inspirar mais jovens a abraçarem a carreira artística”, disse Moreira Chonguiça, após ser recebido pelo chefe de Estado moçambicano na Presidência, em Maputo.

Segundo o artista, trata-se do primeiro instrumento da marca Moreira Chonguiça, mas a ambição é criar outros, promovendo o gosto pela música entre os jovens moçambicanos e facilitando o acesso a instrumentos.

Para o chefe de Estado moçambicano, o projecto de Chonguiça é positivo e o desafio é garantir que mais artistas tenham este tipo de iniciativas, como forma de incentivar a juventude a abraçar a música.

“Como Governo vamos sempre apostar em apoiar o ramo cultural no seu todo, e os jovens têm o dever de tomar iniciativas de introduzir novas formas de pensar o país, uma vez que são eles a maioria no país”, disse Filipe Nyusi.

Moreira Chonguiça, 43 anos, é um dos mais notáveis músicos moçambicanos, principalmente no país e na África do Sul, onde obteve a licenciatura em musicologia, somando na sua carreira sete álbuns.

as cargas mais recentes

Música autobiográfica revela dissabores da trajectória de Halison Paixão

há 2 meses
Superação é o título da mais recente faixa musical de Halison Paixão, trata-se de testemunho cantado, que visa reforçar a esperança de todos que têm poucas possibilidades mas almejam alcançar algum sonho.

Nicki Minaj se torna a primeira rapper a atingir 10 biliões de visualizações no Spotify

há 8 meses
A cantora norte-americana conseguiu um feito inédito ao atingir 10 mil milhões de visualizações no Spotify, tornando-se na primeira rapper da história a conseguir a marca na plataforma de streamings.

Amostra virtual ‘SetentaOitenta’ junta fotógrafos angolanos

há 4 meses

“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

há 8 meses
O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.

Army Squad desafia Kalibrados num espectáculo solidário

há 7 meses
Os dois grupos de Rap vão protagonizar, no próximo sábado, 29 de Agosto, um espectáculo solidário de recolha de donativos para o Hospital Pediátrico de Luanda “David Bernardino”.

Trunfos do DJ Znóbia

há 1 mês

Artistas poderão registar obras em Angola a partir de Maio

há 10 meses
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) apresenta no dia seis (6) de Maio a sua plataforma online, onde os artistas poderão registar as suas obras e protegê-las da pirataria e não só.

Sandra Cordeiro anuncia EP mais comercial e menos clássico

há 11 meses
Trata-se de um maxi single com quatro faixas musicais nos estilos Kizomba, Afro Folclórica, Balada e Semba, que seria publicado no mês passado, mas que, devido à pandemia, estará à disposição dos fãs, por via digital, depois do levantamento do Estado de Emergência.

Músico promete bater Miguel Neto por denúncias de plágio

há 6 meses
Esta não é a primeira vez que o radialista recebe avisos, mas acabou por chamar mais atenção, porque o músico denunciado deslocou-se à Radio Lac, emissora onde o referido programa é emitido, para proferir as ameaças pessoalmente.

Acossados pelo Covid-19, músicos pretendem mais rendimentos nos royalties

há 11 meses
A pandemia Covid-19 está a ter consequências nefastas para qualquer negócio que implique aglomerado de pessoas. A indústria da música ao vivo é uma das maiores vítimas deste isolamento social que o contágio do coronavírus obriga.

Diálogo ancestral norteia storyteller do primeiro videoclipe de Flagelo Urbano

há 3 meses
A escolhida para a “peripécia”, foi a música intitulada `Desapego´, por sinal, a primeira promocional do álbum `Desvio Padrão´, que já se sabe que será um trabalho afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Snoop Dogg: “Rappers brancos têm zero de respeito no Rap”

há 7 meses
Snoop Dogg explica porquê não considera Eminem melhor rapper de todos os tempos.

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 1 mês
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Banda dos filhos de Metallica e Guns N’ Roses é comparada com Velvet Revolver

há 3 meses
Os “Suspect208”, banda composta pelos filhos de Scott Weiland (falecido líder dos Stone Temple Pilots), Robert Trujillo (dos Metallica) e Slash (dos Guns N’ Roses), estão a ser comparados aos Velvet Revolver, banda que entre 2002 e 2008 juntou Weiland e Slash a Matt Sorum, Duff McKagan e Dave Kushner.

Familiares confirmam morte de Manu Dibango pelo Covid-19

há 12 meses
Natural dos Camarões, Manu Dibango acabou por falecer hoje aos 86 anos num dos hospitais de Paris, depois de ter sido infectado no passado dia 18.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 10 meses
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.