Morreu António Gonçalves, antigo secretário-geral da União dos Escritores Angolanos

O escritor angolano António Gonçalves, ex-secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, morreu na quarta-feira vítima de doença, soube a Revista Carga de uma fonte oficial.

Membro da Brigada Jovem de Literatura, António Gonçalves deixa a literatura angolana mais pobre, numa altura em que cada vez mais o número de integrantes vai diminuindo.

António Gonçalves começou a escrever aos 13 anos, sendo a sua primeira narrativa, “Cenas que o Musseque Conhece”, lançada em 1978.

Em 1980 entra para a Brigada jovem de Literatura e nesse mesmo ano contribui com o poema “Reflexão” para uma antologia dedicada ao fundador da Nação, António Agostinho Neto.

Na década de 80, dedicou-se exclusivamente a produção poética. Publicou “Gemido de Pedra” (1994), “Veros Libertinos” (1995), “Adobe Vermelho da Terra” (1996) e “Buscando o Homem” (2000).

Escreveu ainda “Gemido de Pedra” (1994), “Versos Libertinos” (1995), “Umbral de Transmutações” (2009) (edição bilingue: Português e Espanhol).

António Gonçalves foi Secretário-geral da União dos Escritores Angolanos de 1994 a 2000.

as cargas mais recentes

Mike Tyson garante regresso aos ringues

há 8 meses
Apesar de ter, visivelmente, dominado a luta, o combate deste sábado entre Tyson e Roy Jones Jr. acabou num empate técnico, o que deixou os fãs em frustração. Aos seus 54 anos, Mike Tyson acertou 67 vezes o adversário em 8 rounds.

Netflix lança novo documentário sobre a vida e obra de Notorious B.I.G.

há 5 meses

Kassav desmente manchetes sobre alegada morte de Jacob Desvarieux

há 1 semana
O grupo Kassav reprovou, por meio de um comunicado de imprensa a disseminação de falsas informações sobre Jacob Desvarieux, que até ao momento segue em coma artificial, “um protocolo médico clássico”.

A partir de agora artistas e autores angolanos já podem ganhar com Tik Tok, Spotify, Apple Music ou BoomPlay

há 2 meses
A monetização dos direitos autorais para compositores, artistas, autores e publisher angolanos resulta de um acordo rubricado no mês de Maio entre a SADIA e as respectivas plataformas digitais de streaming.

25 anos depois, Mary J. Blige lança documentário homónimo do icónico LP ‘My Life’

há 1 mês
A produção artística My Life, estreia no próximo dia 25 de Junho, via Prime Video da Amazon Studios. O filme não-ficcional, faz uma incursão aos “demónios e as bênçãos” que inspiraram o álbum lançado em 1994 e catapultou ao estrelato, a carreira que teve início em 1991.

“Hino milionário” continuará como a música oficial dos 45 anos da independência

há 11 meses
A informação consta de uma deliberação da comissão, que esteve reunida em sessão ordinária, para apreciar, entre outros, a proposta de reestruturação do acto central.

MixedByAli afirma que Kendrick Lamar “tem material inédito e suficiente para seis discos”

há 8 meses
MixedByAli cedeu uma entrevista ao podcast de Kevin Durant e explicou poderia rapidamente montar seis discos inéditos, da autoria de Kendrick Lamar, mas que não o faz, porque o rapper acredita que pode sempre fazer melhor.

Madonna prepara filme autobiográfico

há 11 meses
O retrato autobiográfico será mais do que um musical e está a ser escrito pela própria e apresenta os 62 anos da Rainha da Pop.

Petro “rouba” Aníbal ao 1º de Agosto

há 12 meses
O Petro de Luanda garantiu a contratação do técnico Aníbal Moreira, que até a semana pertencia ao quadro técnico do 1º de Agosto, num contrato válido por quatro anos.

Covid-19: Ministro italiano dos Desportos acusa CR7 de mentiroso e arrogante

há 10 meses
Cristiano Ronaldo violou, segundo o ministro italiano dos desportos, o protocolo de Covid-19, ao viajar para Portugal e regressar a Itália, uma vez que ao seu clube Juventus estava em isolamento preventivo.

SADIA começa a pagar rendimentos a partir de Março

há 7 meses
De acordo com a nota que a Revista Carga teve acesso, a distribuição dos rendimentos do autor começa no terceiro mês de 2021 e segue nos meses de Junho, Setembro e Dezembro, neste caso trimestralmente.

NGA junta-se a Dino D’Santiago na luta contra o racismo

há 5 meses
O músico Dino D’Santiago protagoniza no dia 6 de Março um espectáculo musical. O concerto marca as celebrações dos trinta e um anos de existência do jornal O Público.

Origem e evolução do Kuduro

há 1 ano
Kuduro é um género musical e sobretudo um género de dança originário de Angola, cidade de Luanda, que foi influenciado por outros géneros como Sungura e Rap. O Kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e depois como música.

MCK lança “Vidas Humanas Importam”com Telma Lee e Carla Moreno

há 6 meses

Ambientalista angolana entre os finalistas do prémio da ONU

há 9 meses
A engenheira angolana de produção de petróleos Fernanda Renee Samuel, que trabalha na área de protecção ambiental, é uma das 35 finalistas que estão a concorrer para o prémio “Jovens Campeões da Terra”.

Fundação cultural eterniza nome de Wyza

há 1 ano