Morreu “Kota 50”, pioneiro do foto-jornalismo angolano

Paulino Damião “Kota 50” é conhecido como a lenda do foto-jornalismo em Angola. Começou a fotografar nos anos 60 e, já capturou peripécias da batalha do início da luta armada, em 1961. O fotógrafo morreu esta quinta-feira, em Luanda, por doença.

A morte aos 70 anos de Kota 50 deixou a comunidade dos fotógrafos um vazio, lamenta a Associação Dos Repórteres de Imagem de Angola. O veterano esteve ligado ao Jornal de Angola há 44 anos e arrebatou vários prémios, entre eles o Prémio Nacional de Jornalismo, categoria fotografia (2010) e Prémio Maboque de Jornalismo, em 2013.

Tido como o mais antigo foto-jornalista do país, Kota 50 chegou a fotografar um quartel colonial de 1961, por onde passaram militares que combateram contra e a favor de Angola.

Das suas mãos passaram vários profissionais, aliás, o nome “Kota 50” foi-lhe atribuído porque raramente usava máquinas com tele-objectivas. Apenas as discretas, e sempre com lentes de 50 mm.

Dele é reconhecida a génese do foto-jornalismo angolano. Natural de Nambuangongo, Paulino Damião teve ainda presença no quinzenário Jornal Cultura, dirigido pelo jornalista e escritor José Luís Mendonça.  

as cargas mais recentes

WI project apresenta-se em novo formato

há 8 meses

Wanessa Camargo revela que tem um grupo no WhatssApp com o pai para compor

há 6 meses
A declaração veio a propósito do lançamento de um novo trabalho, um EP com músicas inéditas, “Fragmentos Parte 1”, que chega hoje às plataformas online de streaming e que conta com o toque qualitativo de Zezé Di Camargo.

Atrium promove show internacional em alusão ao Dia da Independência

há 3 semanas
A ser realizado no próximo dia 8 de Novembro, simultaneamente em Cabo Verde e Angola (nas instalações do Atrium Nova Vida), o concerto alusivo ao 45º aniversário da independência de Angola será restrito ao grande público devido as medidas de prevenção à Covid-19.

Administração do Benfica quer ruas com nomes de Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão

há 3 meses
A administração distrital do Benfica vai propor os nomes dos músicos Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão na toponímia do Benfica, informou hoje o administrador local, Hélio Aragão.

Gari Sinedima lança EP inédito e multicultural

há 2 semanas
Disponível amanhã, dia da Dipanda, na plataforma digital Musickool, para Angola, e em outros meios de distribuição online espalhados pelo mundo.

2 Mundos: Novo filme de Hochi Fu estreia nos cinemas

há 1 mês
O filme estreia no dia 23 deste mês nas salas do Cine Max e traz à tona o drama amoroso vivido pela maioria dos artistas angolanos no início da carreira. Em breve entrevista à Carga, Hochi Fu fala das razões que o levaram a elaborar o roteiro.

Cinemas reabrem quarta-feira

há 3 meses
As salas de cinema, em Luanda, reabrem a partir de quarta-feira, seis meses depois do encerramento por conta da pandemia do Covid-19, informou a comissão multissectorial através de um decreto.

DH lança plataforma que vai permitir produtores levarem beats a músicos consagrados

há 3 meses
Denominado Drum Stars, o instrumento poderá fazer com que qualquer produtor entre em contacto com músicos consagrados e aproveitar vender e monitorizar seus beats, bem como promover a sua imagem.

Brasileiros rendidos a Kid MC

há 6 meses
A música “Oração”, tema promocional do projecto Dj Caique e Kid MC, com o título “Décimo sexto ano”, parece ter convencido os amantes do rap, os brasileiros em particular.

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

há 6 meses
O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.

Madonna cancelou contrato com David Guetta por causa do signo do DJ

há 2 meses
A cantora tinha o contrato para gravação de um álbum com David Guetta. O interesse de Madonna em trabalhar com o DJ francês surgiu após este ter conquistado um Grammy, em 2011, por causa do remix do tema ‘Revolver’ da artista.

Já está disponível o segundo single da saga `Quarentena Rija´

há 7 meses
`Relationship Goals´ é cantada por Prodígio, Don G e Deezy e conta com a produção de Adjane Rafael e Juzicy, baixos de Ivo Magic e scratchs do DJ Fifty.

Artista português encontra alternativa em pássaros para contornar onda de cancelamentos de shows

há 7 meses
Gohu, pseudónimo de Hugo Veiga, é um português que vive no Brasil há 15 anos. Desde cedo, esteve ligado à música, mas a profissão como publicitário não lhe permitia explorar esse talento. O artista tem agendado para 2021 o lançamento do álbum de estreia e, para contornar a situação dos cancelamentos de shows , foi obrigado a ser muito mais criativo.

Jackson Five lidera ranking entre as Boy Bands

há 4 meses
O site da edição americana da revista Rolling Stone publicou uma lista com as 75 melhores canções já gravadas por “Boy Bands”, trazendo faixas que vão desde “Why do Fools Fall In Love“ de Frankie Lymon & The Teenagers de 1956 (no 23° lugar).

Desporto norte-americano em “stand by”

há 3 meses
O boicote dos Milwaukee Bucks ao duelo com os Orlando Magic, no quinto jogo dos play-offs na NBA, motivou um protesto colectivo no universo desportivo norte-americano contra a injustiça racial e levou ao adiamento de todos os jogos da noite na NBA, estendendo-se à MLS, beisebol e ao ténis.

Sintoniza: Mambos Hip Hop da Banda

há 3 meses
Idealizado por Dino Cross, “Mambos Hip Hop da banda” é um podcast de entrevistas e factos relaccionados ao Rap Game. Com o suporte de Cláudio Bantu, Queen J e Dj Bráulio Mix, os arquivos do programa podem ser acedidos a qualquer momento, no Kisom.