Morreu “Kota 50”, pioneiro do foto-jornalismo angolano

Paulino Damião “Kota 50” é conhecido como a lenda do foto-jornalismo em Angola. Começou a fotografar nos anos 60 e, já capturou peripécias da batalha do início da luta armada, em 1961. O fotógrafo morreu esta quinta-feira, em Luanda, por doença.

A morte aos 70 anos de Kota 50 deixou a comunidade dos fotógrafos um vazio, lamenta a Associação Dos Repórteres de Imagem de Angola. O veterano esteve ligado ao Jornal de Angola há 44 anos e arrebatou vários prémios, entre eles o Prémio Nacional de Jornalismo, categoria fotografia (2010) e Prémio Maboque de Jornalismo, em 2013.

Tido como o mais antigo foto-jornalista do país, Kota 50 chegou a fotografar um quartel colonial de 1961, por onde passaram militares que combateram contra e a favor de Angola.

Das suas mãos passaram vários profissionais, aliás, o nome “Kota 50” foi-lhe atribuído porque raramente usava máquinas com tele-objectivas. Apenas as discretas, e sempre com lentes de 50 mm.

Dele é reconhecida a génese do foto-jornalismo angolano. Natural de Nambuangongo, Paulino Damião teve ainda presença no quinzenário Jornal Cultura, dirigido pelo jornalista e escritor José Luís Mendonça.  

as cargas mais recentes

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 1 ano
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

`Ar Condicionado´, `1999´ e ` O Alambamento da minha cultura´ são os grandes vencedores da primeira edição do Unitel Angola Move

há 7 meses
De realçar, que na noite das artes cénicas, o teatro também teve uma recompensa de 2 milhões de Kwanzas e houve uma entrega de galardões ao dramaturgo, encenador, escritor e fundador do Elinga Teatro, José Mena Abrantes e ao Circuito Internacional de Teatro.

É oficial, já começaram as gravações de Lupin 3

há 6 meses
A produção foi anunciada na quinta-feira pela Netflix e Sy nas respectivas contas do Twitter. Sy, postou uma selfie cuja legenda dizia “É bom estar em casa! Lupin, Parte 3, agora em produção.” A Netflix postou a mesma imagem, com uma legenda: “Adivinha quem está de volta e pronto para roubar a série?”.

Banda Maravilha “passeia” 28 anos de mestria no palco do `Ao Vivo´

há 8 meses
Emitido originalmente no passado dia 22 de Janeiro, o programa `Ao vivo´ da Zap vai brindar os fãs já este sábado, dia 25 de Setembro, com a reemissão do show protagonizado pelo quinteto que com o reconhecido contributo de antigos integrantes, há 28 anos moderniza o Semba sem deixar máculas.

FILA lança nova colecção de ténis para homenagear primeiro álbum de Notorious B.I.G

há 2 anos
Para homenagear o 25.º aniversário de “Ready To Die”, álbum de estreia de Biggie, a FILA anunciou o lançamento de uma nova colecção de ténis “FILA x Biggie”, com cores característicos da referida obra.

50 Cent celebra 18 anos de “In De Club” reconhecendo apoio de Eminem: “ele me colocou no game”

há 1 ano
Ao lembrar a data, o músico reconheceu a importância de Eminem nos primeiros anos da sua carreira.” (…) o amo pelo que ele fez por mim, ele me colocou no game.”

Morreu Mary Wilson, antiga companheira de Diana Ross nos “The Supremes”

há 1 ano

Kool Klever: Música `Black Woman´ já tem videoclipe

há 1 ano
Volvidos 13 anos após ao lançamento da música ‘Black Woman’, Kool Klever grava videoclipe da faixa e promete estreia para breve.

Nacobeta eternizado em mural

há 1 ano
O kudurista Edson Guedes Fernandes “Nacobeta” foi eternizado em um mural gigante na zona onde nasceu (C8/Nelito Soares/Rangel), por um grafiteiro local.

Novidade: A’mosi Just A Label lança single do seu próximo álbum

há 1 ano
Descrito como ‘aquele que porta o valor da existência e sem a necessidade de uma justificação”, o novo single de A’mosi chega ao mercado no dia 21 deste mês, portanto, próxima sexta-feira, e com o respectivo videoclip.

René Bombástico apresenta single inspirado no filme “Os Três Idiotas”

há 2 anos
Intitulada Baka Baka( idiota, em Japonês), está disponível desde hoje em várias plataformas digitais para download e, de acordo com os indicadores referenciados por Bombástico, está a ter boa aceitação.

Irmãos Alves festejam aniversário com 25 horas de música

há 2 anos
Durante 25 horas, de forma ininterrupta, os irmãos Alves vão fazer uma viagem pelos sucessos tocados no inicio da carreira até ao momento, ou seja das 16 horas de sábado (dia 25) até 17 horas de domingo (dia 26) vão recordar os vários períodos das suas carreiras.

Irmãos Mussungo apresentam conceito ‘Mussungology Tour the World”

há 8 meses
A Fundação Arte e Cultura, focada na promoção da cultura nacional, pelo incentivo a educação para as artes, e a promoção dos artistas Angolanos, vai apresentar no próximo dia 08 de Outubro, das 18h às 22h30, em parceria com Befo Music, o conceito ‘Mussungology Tour the World’, um casamento que une a inauguração da exposição individual “Lisbon in my mind” de Adão Mussungo na Galeria Tamar Golan e o Concerto Musical “Befology 77” do músico PJ Mussungo, no auditório Wyza Anfiteatro, na Fundação Arte e Cultura, Ilha de Luanda, junto à Escola 1205, paragem da Casa Lisboa.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente esclarece contrato dos 148,3 milhões

há 2 anos
À revista Carga, o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) esclareceu, como aconteceu a suposta fraude financeira de 148,3 milhões de Kwanzas que envolve a Karga Eventos, empresa do músico Big Nelo.

DJ Malvado e Nelo Paim juntam-se em homenagem a André Mingas

há 2 anos
Trata-se de uma música em tributo ao falecido músico angolano André Mingas, figura importante e incontornável na cena musical de língua portuguesa. Intitulada `Amingas´, o tema foi lançado hoje em todas as plataformas digitais.

Funkeiro Mc MM mostra-se disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 3 dias
O artista brasileiro com uma carreira envolta de curiosidades, Mc MM revela-se como um daqueles que detém “o segredo do sucesso” no mundo da música, pelo menos é o que se vê no seu país, e procura “fazer” o mesmo em Angola.