Morreu “Kota 50”, pioneiro do foto-jornalismo angolano

Paulino Damião “Kota 50” é conhecido como a lenda do foto-jornalismo em Angola. Começou a fotografar nos anos 60 e, já capturou peripécias da batalha do início da luta armada, em 1961. O fotógrafo morreu esta quinta-feira, em Luanda, por doença.

A morte aos 70 anos de Kota 50 deixou a comunidade dos fotógrafos um vazio, lamenta a Associação Dos Repórteres de Imagem de Angola. O veterano esteve ligado ao Jornal de Angola há 44 anos e arrebatou vários prémios, entre eles o Prémio Nacional de Jornalismo, categoria fotografia (2010) e Prémio Maboque de Jornalismo, em 2013.

Tido como o mais antigo foto-jornalista do país, Kota 50 chegou a fotografar um quartel colonial de 1961, por onde passaram militares que combateram contra e a favor de Angola.

Das suas mãos passaram vários profissionais, aliás, o nome “Kota 50” foi-lhe atribuído porque raramente usava máquinas com tele-objectivas. Apenas as discretas, e sempre com lentes de 50 mm.

Dele é reconhecida a génese do foto-jornalismo angolano. Natural de Nambuangongo, Paulino Damião teve ainda presença no quinzenário Jornal Cultura, dirigido pelo jornalista e escritor José Luís Mendonça.  

as cargas mais recentes

Daddy Yankee passará a criar conteúdos para meios de comunicação social francês

há 6 meses
O artista foi convidado para criar projectos de música, cinema e televisão pelo conglomerado francês de media Vivendi.

Allen Halloween reedita Híbrido em vinil com takes inéditos

há 2 meses
Um ano após anunciar a sua retirada da música, rumo a devoção a Deus, a bruxa volta a dar sinal de vida vida com o lançamento surpresa de 500 vinis do álbum Híbrido, o terceiro da carreira.

MCK e Kool Klever iniciam projecto de levar o “Rap Académico” às comunidades

há 3 dias
O projecto foi lançado no início do ano passado mas, devido à situação pandémica, não foi possível prosseguir naquele ano e arranca este mês com dois espectáculos, sendo o primeiro no Cazenga e segundo no município de Viana.

`Somos Racistas?´ encerra o Especial Actualidade Documentários da Zap

há 3 meses
O espaço Especial Actualidade Documentários, emitido semanalmente no Canal ZAP Viva, apresenta esta quarta-feira (25) o documentário “Somos Racistas?”. Este será o quarto e último episódio da primeira temporada do programa, que vai ao ar às 21h30.

Rapper Scarface pede ajuda dos fãs para conseguir um novo rim

há 5 meses
A situação de saúde do rapper da Old School agravou-se após ter contraído o novo Coronavírus em Abril.

Coronavírus: Yanick prevê maus momentos para os músicos

há 11 meses
Sem “papas na língua”, falando para a Revista Carga, o rapper Yanick Ngombo “Afroman” reconheceu que se a situação do Coronavirus se prolongar os músicos vão passar maus momentos.

Paul McCartney lança disco com canções tocadas pelos Beatles

há 4 meses
O futuro lançamento se junta a dois outros álbuns, McCartney e McCartney II, criados unicamente pelo músico de 78 anos em momentos críticos de sua vida, nos anos 1970 e 1980, em que buscava um renascimento criativo.

Artistas plásticos realizam corrente solidária a favor de Mestre Kapela

há 4 meses
Dez artistas plásticos vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Paz e Amor”, uma exposição colectiva a inaugurar no próximo dia 7 de Novembro, num acto que decorrerá entre as 12 e as 19 horas.

Swizz Beatz agradece reconhecimento do Grammy, mas desaconselha artistas a se iludirem por premiações

há 2 meses
O mega produtor usou a conta oficial do Instagram para partilhar uma reflexão sobre o Grammy: “Um troféu de 200 dólares não define quem somos”.

A partir de produções amadoras, Cossom constrói carreira profissional nas redes sociais

há 8 meses
Cossom “The Greather”, de 19 anos de idade, é o mais novo cantor de Rap e R&B e já começou a prender o público nas redes sociais. Suas letras retratam sobre os amores, as paixões e o sentimento de abandono vividos entre os jovens.

Rodrigo Lombardi encerra campanha Live `Emoção Globo´

há 6 meses
O actor será o último convidado Live da campanha no Instagram do canal Globo ON, embora a campanha ‘Emoção Globo’ continue com outras facetas, como é o caso agora do desafio de dança #EmoçãoGlobo. Não perca, hoje a partir das 21 horas, Sofia Lucas vai entrevistar o talentoso Rodrigo Lombardi, na página oficial da Globo On .

Ashanti e Keyshia começam 2021 com um frente a frente

há 2 meses
Remarcado para nove de Janeiro de 2021, depois de Ashanti ter testado positivo, em Dezembro, para o Covid-19 ( horas antes do encontro), a organização anunciou hoje que as duas artistas vão desafiar-se na próxima semana.

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 6 meses
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.

Cinemas reabrem quarta-feira

há 6 meses
As salas de cinema, em Luanda, reabrem a partir de quarta-feira, seis meses depois do encerramento por conta da pandemia do Covid-19, informou a comissão multissectorial através de um decreto.

Exposição “Memória e processo de restauro” detalha reconstrução do Palácio de Ferro

há 2 meses
O Palácio de Ferro, em Luanda, volta a abrir as portas ao público enquanto Centro Cultural e apresenta até 4 de Fevereiro 2021 a exposição “Memória e processo de restauro”.

Familiares confirmam morte de Manu Dibango pelo Covid-19

há 12 meses
Natural dos Camarões, Manu Dibango acabou por falecer hoje aos 86 anos num dos hospitais de Paris, depois de ter sido infectado no passado dia 18.