Morreu “Kota 50”, pioneiro do foto-jornalismo angolano

Paulino Damião “Kota 50” é conhecido como a lenda do foto-jornalismo em Angola. Começou a fotografar nos anos 60 e, já capturou peripécias da batalha do início da luta armada, em 1961. O fotógrafo morreu esta quinta-feira, em Luanda, por doença.

A morte aos 70 anos de Kota 50 deixou a comunidade dos fotógrafos um vazio, lamenta a Associação Dos Repórteres de Imagem de Angola. O veterano esteve ligado ao Jornal de Angola há 44 anos e arrebatou vários prémios, entre eles o Prémio Nacional de Jornalismo, categoria fotografia (2010) e Prémio Maboque de Jornalismo, em 2013.

Tido como o mais antigo foto-jornalista do país, Kota 50 chegou a fotografar um quartel colonial de 1961, por onde passaram militares que combateram contra e a favor de Angola.

Das suas mãos passaram vários profissionais, aliás, o nome “Kota 50” foi-lhe atribuído porque raramente usava máquinas com tele-objectivas. Apenas as discretas, e sempre com lentes de 50 mm.

Dele é reconhecida a génese do foto-jornalismo angolano. Natural de Nambuangongo, Paulino Damião teve ainda presença no quinzenário Jornal Cultura, dirigido pelo jornalista e escritor José Luís Mendonça.  

as cargas mais recentes

Sintoniza 96.1FM: As 3 Essenciais

há 6 meses

Wanessa Camargo revela que tem um grupo no WhatssApp com o pai para compor

há 12 meses
A declaração veio a propósito do lançamento de um novo trabalho, um EP com músicas inéditas, “Fragmentos Parte 1”, que chega hoje às plataformas online de streaming e que conta com o toque qualitativo de Zezé Di Camargo.

Snoop Dogg vai abrir liga de boxe para lutadores profissionais e músicos

há 5 meses
Denominada The Fight Club, a liga vai promover vários eventos por ano e terá Snoop Dogg como anfitrião e locutor.

Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

há 6 meses
O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

CFKAPPA regressa aos palcos com o primeiro concerto online pago

há 12 meses
O concerto marca a estreia de um canal que permitirá os artistas rentabilizarem seus lives. O primeiro live pago acontece este sábado e marca o regresso à fase activa do rapper, que actuará ao lado de DJ Ritchelly.

Família real autoriza sessões de cinema públicas em casa

há 8 meses
A monarca permitiu que se realizassem sessões de cinema ‘drive-in’ no jardim da casa de campo da família, em Norflok, no Reino Unido.

BAI Dança Com Ritmo está de volta

há 1 mês
A partir deste sábado, dia 10 de Abril poderá acompanhar o maior concurso televisivo de dança em Angola, que está de volta ao ZAP Viva com a retransmissão dos castings.

13 anos depois Celina Miranda regressa à música para deixar um legado

há 10 meses
Após ter sido considerada “o fenómeno de 2007”, por causa da obra discográfica ‘Angolano’, nunca mais se ouviu falar de Celina Miranda. Passados 13 anos, a cantora reaparece à Carga com uma nova música intitulada “Je t´aime” e quer fazer história.

Joãozinho dos Tambores apresenta-se em concerto no Anfiteatro Wyza

há 2 meses
Marcado para o próximo dia 4 de Março, no Anfiteatro erguido em homenagem ao músico Wyza -in memoriam-, o concerto intitulado `Sou Eu João Morgado´ tem no alinhamento apresentação musical ao vivo, de temas com a que contam com a participação do músico em questão, bem como o lançamento de um single inédito da sua autoria.

LL Cool J junta-se a Swizz Beatz no plano de criar fundos para os ícones do Hip Hop

há 12 meses
Há pouco menos de uma semana,Swizz Beatz partilhou durante um live Beatz’s Zone Radio, que gostaria de arrecadar um milhão de dólares em “impostos” para cada membro fundador do Hip Hop. Mal-interpretada, a ideia do produtor criou um mal-estar entre os mais novos rappers, mas o apoio não tardou a chegar. LL Cool J não só aprovou a ideia, como também se prontificou a dar o seu contributo.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 10 meses
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 9 meses
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

Júnior Boyca junta Godzila do Game e Os Boyca no single `Na Tanga´

há 4 semanas
Unindo os dois mundos `Na Tanga´ dá-nos um olhar diferente sobre o Hip Hop feito em Angola, que pode ser mais do que apenas o MC usual sobre algumas batidas de Trap.

‘Old Town Road’ é oficialmente a música mais certificada pela RIAA

há 4 meses
Longe de ser um artista de “um só hit” , Lil Nas X continua a bater records, a faixa com a participação de Billy Ray Cyrus, é oficialmente 14 vezes platina. O maior número de certificações de platina para uma música.

Músicos brasileiros expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras

há 3 meses
O Ministério da Defesa do Brasil expulsou dois rappers da corporação. Big Bllakk, tido como uma das vozes promissoras do rap brasileiro, e Patriick, da Facção Poética, foram expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras.

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 1 ano