Morreu “Kota 50”, pioneiro do foto-jornalismo angolano

Paulino Damião “Kota 50” é conhecido como a lenda do foto-jornalismo em Angola. Começou a fotografar nos anos 60 e, já capturou peripécias da batalha do início da luta armada, em 1961. O fotógrafo morreu esta quinta-feira, em Luanda, por doença.

A morte aos 70 anos de Kota 50 deixou a comunidade dos fotógrafos um vazio, lamenta a Associação Dos Repórteres de Imagem de Angola. O veterano esteve ligado ao Jornal de Angola há 44 anos e arrebatou vários prémios, entre eles o Prémio Nacional de Jornalismo, categoria fotografia (2010) e Prémio Maboque de Jornalismo, em 2013.

Tido como o mais antigo foto-jornalista do país, Kota 50 chegou a fotografar um quartel colonial de 1961, por onde passaram militares que combateram contra e a favor de Angola.

Das suas mãos passaram vários profissionais, aliás, o nome “Kota 50” foi-lhe atribuído porque raramente usava máquinas com tele-objectivas. Apenas as discretas, e sempre com lentes de 50 mm.

Dele é reconhecida a génese do foto-jornalismo angolano. Natural de Nambuangongo, Paulino Damião teve ainda presença no quinzenário Jornal Cultura, dirigido pelo jornalista e escritor José Luís Mendonça.  

as cargas mais recentes

FS lança vídeo surpresa e anuncia projecto ‘Quarentena Rija”

há 2 anos
Tal como já é da praxe, a Força Suprema lançou mais um vídeo sem aviso prévio, tratando-se de uma música inédita intitulada ‘4 ou 5’, onde figuram os rappers Prodígio, NGA e Monsta.

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 1 ano
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

Prodígio e Paulo Flores marcam espectáculo de reabertura dos palcos portugueses

há 1 ano

C4Pedro faz Milagre

há 2 anos

Justiça brasileira determina que Fundação Palmares retire do site artigos que atacam a figura de Zumbi

há 1 ano
Na sua conta do Twitter, Sérgio Camargo, presidente da Fundação afirmou, por conta desta determinação, que “a Fundação Cultural Palmares está sob censura”. Na decisão, a juíza ressalta que a permanência dos artigos “viola o direito à identidade, acção e memória da comunidade negra”, e prevê a multa diária de multa diária equivalente a 108 milhões de Kwanzas, informou o G1.

Críticas forçam Cardi B a excluir a sua conta do Twitter

há 1 ano
A cantora apagou a sua conta oficial no Twitter, após ter-se dirigido de forma meio agressiva aos fãs, durante um directo no Instagram este final de semana, onde também se insurgiu contra Ariana Grande.

Num dia como hoje, Waldemar Bastos partia para a eternidade

há 3 meses
A assinalar o primeiro ano post mortem, Waldemar Bastos será homenageado na festa do Avante!, no concerto `Ndapandula´, a decorrer no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão e participações de Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med.

Morreu Jack Sherman, antigo guitarrista dos Red Hot Chili Peppers

há 1 ano
Sem divulgar a causa da morte do artista aos 64 anos, a notícia foi avançada na página oficial do grupo no Twitter.

Hochi Fu: “Apostei no Kuduro porque o Rap aqui era muito soft, dos betinhos”

há 9 meses

Scorpions cantam esperança em fase de isolamento social

há 1 ano

Elástico Nandako recorda infância dos angolanos em nova música e anuncia EP de estreia

há 5 meses
Conhecido pelo seu público pelos temas Kibidi e É no Pé, e também por ter integrado os Power Boyz, o cantor e dançarino acabou de lançar um novo single. A música intitula-se “Mete Tira” e está disponível nas principais plataformas digitais.

Sabia que existe uma igreja que detém direitos das musicas de Rihanna e Beyonce?

há 12 meses
De acordo com uma matéria explicativa da BBC, a Igreja da Inglaterra é apenas uma das investidoras de uma empresa chamada Hipgnosis.

Vida e obra de Cesária Évora será contada em filme

há 2 semanas
Grammy em 2004 pelo disco “Voz d’Amor”, a trajectória de Cesária Évora será narrada numa série documental intitulada “Sodade” interpretada pela cantora cabo-verdiana Eliana Rosa.

Torneio de basquetebol assinala aniversário da Kianda

há 9 meses
Seis equipas vão disputar o torneio Cidade de Luanda, em Basquetebol sénior masculino e feminino, numa realização da Associação Provincial de Luanda, que visa comemorar os 445 anos da capital do país.

MCK e Kool Klever iniciam projecto de levar o “Rap Académico” às comunidades

há 8 meses
O projecto foi lançado no início do ano passado mas, devido à situação pandémica, não foi possível prosseguir naquele ano e arranca este mês com dois espectáculos, sendo o primeiro no Cazenga e segundo no município de Viana.

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.