Morreu o músico Carlos Burity

Carlos Burity morreu na manhã de hoje (quarta-feira), em Luanda, vítima de doença. O músico esteve internado na Clínica Girassol, mas depois de receber alta, o músico sentiu-se mal e foi encaminhado ao hospital onde acabou por falecer nas primeiras horas desta manhã aos 67 anos.

Carlos Fernandes Burity Gaspar nasceu, em Luanda, no dia 14 de Novembro de 1952, e viveu parte da adolescência no Moxico, onde integrou, em 1968, a formação pop–rock “Cinco mais um”, com Catarino Bárber e José Agostinho, o último do Duo “Missosso, com Filipe Mukenga.

Próximo das turmas e da movimentação dos grupos de Carnaval luandenses, Carlos Burity já era, no princípio dos anos 70, figura de cartaz na Sede Social de São Paulo, importante centro cultural e de recreação da cidade de Luanda, alinhando, como vocal, em agrupamentos musicais consagrados: Kiezos, Negoleiros do Ritmo, África Show e Águias Reais.

Em 1974 grava, com o Grupo Semba, uma selecção de músicas angolanas que ficou na história da Música Popular Angolana. O seu primeiro single incluiu os temas “Ixi Iami” e “Recado”. Neste mesmo ano, divide o palco com David Zé e Artur Nunes, num grande espectáculo realizado na Cidadela Desportiva de Luanda.

Após ter lançado “Angolaritmo” (1991), “Carolina”, 1992, “Massemba”, 1996, “Uanga”, 1998, “Zuela ó Kidi”, 2002, “Paxiiami”, 2006, o músico lançou em 2010 “Malalanza”, que viria ser o seu último álbum.

Carlos Burity esteve em palco pela última vez em Dezembro de 2019 na Casa 70 para protagonizar o Duetos N’Avenida, em companhia de Patrícia Faria e Gersy Pegado e com o suporte da Banda Maravilha.

O espectáculo encerrou a terceira temporada deste conceito e reuniu cerca de 450 pessoas. Na condição de homenageado da noite, o músico deixou o público nostálgico ao interpretar “Ojala Yeya”, “Dona Cachi”, “Nzumbi Dya Papa”, “Minga”, “Monami”, “Tia Joaquina”, “Paxi Yami”, “Canção Nostalgia”.

as cargas mais recentes

Morreu Jack Sherman, antigo guitarrista dos Red Hot Chili Peppers

há 2 meses
Sem divulgar a causa da morte do artista aos 64 anos, a notícia foi avançada na página oficial do grupo no Twitter.

Negro Bue estreia vídeo 8 anos depois

há 7 meses
EO da produtora SO MUCH MORE RECORDS, tem agendado para o dia 5 de Abril (Domingo) a estreia do seu mais recente trabalho. Trata-se da música, Meu Senhor “Eu Vim Pedir” que tem a participação de Matias Damásio.

AMA – Patrícia Faria reconhece que tinha música a concorrer na categoria errada

há 3 meses
Depois de alguma polemica em torno das músicas que concorrem no Angola Music Award (AMA), na categoria de melhor Semba, uma das artistas concorrentes teve a coragem de contactar a organização e, humildemente, dizer que a sua música não é Semba.

Nazarina Semedo se reinventa para atingir mercado internacional

há 5 meses
Não se pode falar de back vocals em Angola sem mencionar o nome de Nazarina Semedo. A cantora também leva a carreira a solo e já lançou dois CDS, só que mais tarde foi forçada a ausentar-se do mercado. Agora, regressa com a produtora MTC, traz um novo estilo de música e apresenta projectos focados ao mercado internacional.

Banda-relâmpago volta a despertar rock angolano com obra “arrepiante”

há 4 meses
Downstairs to Somewhere é um projecto colaborativo de rock que existe há menos de quatro meses. Após estrear-se com o single “Its Not About You”, a banda-Relâmpago suportada por Tipo Stereo e Manel Kavalera “Mankav” volta hoje à ribalta com mais uma obra “arrepiante” e anuncia trabalhos em carteira.

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 7 meses

SADIA cria Cartão Arte para apoiar associados

há 4 meses
A Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) pretende criar um fundo cultural, que terá como principal objectivo apoiar autores e artistas sempre que se justificar, e terá um valor inicial dez milhões de Kwanzas.

Sinead O’Connor queixa-se nas redes sociais: “Estou a morrer de fome”

há 1 semana
A cantora padece de agorafobia e recorreu às redes sociais está semana, para falar sobre a luta contra o transtorno de ansiedade que a deixa com medo de sair de casa.

Prodígio: “acredito que a arte tem que reflectir a sociedade, a minha vida, a dos meus e dos outros”

há 3 meses
Durante o longo vídeo nas suas redes sociais, sobre a morte do jovem de 23 anos no Prenda, o músico começou por esclarecer que não pretende defender qualquer artista, entretanto, realçou que é imprudente a sociedade olhar as coisas de um único ponto de vista, porque os músicos também têm liberdade de escolha.

Eminem festeja 20º aniversário de “Marshal Mathers”

há 5 meses
O artista de “Lose Yourself” partilhou um vídeo no Instagram anunciando uma festa online marcada para 27 de Maio (quarta-feira), legendando o post com letras da sua música “I´m Back”.

Actor de Crepúsculo encontrado morto

há 5 meses
O actor Gregory Tyree Boyce, do primeiro filme da saga Crepúsculo, de 2008, e a namorada, Natalie Adepoju, foram encontrados mortos em sua casa em Las Vegas (EUA), na quarta-feira.

Fragata de Morais exaltado no Circuito Internacional de Teatro

há 3 dias
O escritor e dramaturgo angolano, Fragata de Morais, será homenageado durante 28 dias na quinta edição do Circuito Internacional de Teatro, em Luanda.

Começou uma nova era dos Autocines

há 6 meses
A actividade que foi sucesso na década de 70, foi resgatada para dar resposta ao distanciamento a que o Covid-19 impôs e só na Alemanha, cerca de 43 licenças já foram aprovadas para abrir auto-cinemas.

Inaugurado mural em homenagem a George Michael

há 1 mês
Foi inaugurado quinta-feira, em Kingsbury (Londres/Inglaterra), um mural em honra de George Michael, falecido aos 25 de Dezembro de 2016.

Swizz Beatz reafirma ser fã incondicional de Artur Nunes

há 5 meses
O produtor e esposo de Alicia Keys, Swizz Beatz, provou que é fã incondicional de Artur Nunes ao partilhar um vídeo a dançar o hit “Tia”. O gesto não vem à parte, recentemente, Snoop Dog exibiu sua playlist e Paulo Flores figurava, e no passado, Will Smith impulsionou as vendas de Bonga.

Phay Grand O Poeta pondera parar de cantar

há 4 semanas
O rapper dificilmente cede entrevistas, e nem sequer tem páginas no Facebook ou YouTube, mas aceitou o desafio do Show Time, para falar sobre os seus hits, considerados hinos do Rap nacional e do que depende o futuro da sua carreira.