Morreu o músico Carlos Burity

Carlos Burity morreu na manhã de hoje (quarta-feira), em Luanda, vítima de doença. O músico esteve internado na Clínica Girassol, mas depois de receber alta, o músico sentiu-se mal e foi encaminhado ao hospital onde acabou por falecer nas primeiras horas desta manhã aos 67 anos.

Carlos Fernandes Burity Gaspar nasceu, em Luanda, no dia 14 de Novembro de 1952, e viveu parte da adolescência no Moxico, onde integrou, em 1968, a formação pop–rock “Cinco mais um”, com Catarino Bárber e José Agostinho, o último do Duo “Missosso, com Filipe Mukenga.

Próximo das turmas e da movimentação dos grupos de Carnaval luandenses, Carlos Burity já era, no princípio dos anos 70, figura de cartaz na Sede Social de São Paulo, importante centro cultural e de recreação da cidade de Luanda, alinhando, como vocal, em agrupamentos musicais consagrados: Kiezos, Negoleiros do Ritmo, África Show e Águias Reais.

Em 1974 grava, com o Grupo Semba, uma selecção de músicas angolanas que ficou na história da Música Popular Angolana. O seu primeiro single incluiu os temas “Ixi Iami” e “Recado”. Neste mesmo ano, divide o palco com David Zé e Artur Nunes, num grande espectáculo realizado na Cidadela Desportiva de Luanda.

Após ter lançado “Angolaritmo” (1991), “Carolina”, 1992, “Massemba”, 1996, “Uanga”, 1998, “Zuela ó Kidi”, 2002, “Paxiiami”, 2006, o músico lançou em 2010 “Malalanza”, que viria ser o seu último álbum.

Carlos Burity esteve em palco pela última vez em Dezembro de 2019 na Casa 70 para protagonizar o Duetos N’Avenida, em companhia de Patrícia Faria e Gersy Pegado e com o suporte da Banda Maravilha.

O espectáculo encerrou a terceira temporada deste conceito e reuniu cerca de 450 pessoas. Na condição de homenageado da noite, o músico deixou o público nostálgico ao interpretar “Ojala Yeya”, “Dona Cachi”, “Nzumbi Dya Papa”, “Minga”, “Monami”, “Tia Joaquina”, “Paxi Yami”, “Canção Nostalgia”.

as cargas mais recentes

Conheça o perfil dos apurados para a 2a Edição da Residência Artística LUUANDA

há 1 ano
A residência artística que vem desafiar os “eleitos” a trabalharem sob o tema `Fronteiras Perdidas´, de José Eduardo Agualusa, já está a decorrer em Luanda entre os dias 18 de Outubro a 1 de Novembro de 2021.

Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

há 2 anos

É oficial, Mbappé é eleito melhor do mundo pela Globe Soccer

há 1 ano
Kylian Mbappé é oficialmente o melhor jogador de 2021, o anuncio foi feito na tradicional cerimónia no Dubai. A conquista do francês de 23 anos é uma surpresa, já que não está entre os favoritos no prêmio The Best, da Fifa, e na Bola de Ouro, da France Football, foi apenas o nono colocado.

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 2 anos
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

É oficial, `The Old Guard´ terá sequência

há 3 anos
`The Old Guard´chegou à Netflix neste fim de semana, e foi um dos filmes mais assistidos desde então. Protagonizado por Charlize Theron, o filme de acção é uma adaptação da HQ homónima de Greg Rucka, que possui cinco volumes. Isso explica o final aberto do filme que, segundo a Directora Gina Prince-Bythewood, pode sim ter uma sequência.

Unitel agora vai começar também a pagar os autores das músicas do “Toque de Espera”

há 6 meses

Burna Boy: “Não importa onde estejas, nem o que pensas fazer, se acreditares em ti alcançarás tudo o que quiseres”

há 2 anos
Ao reagir à vitória, Burna Boy emocionou com um improvisado discurso em Inglês e Iorubá.

Floyd Mayweather anuncia retorno aos ringues

há 2 anos

BAI Dança Com Ritmo está de volta

há 2 anos
A partir deste sábado, dia 10 de Abril poderá acompanhar o maior concurso televisivo de dança em Angola, que está de volta ao ZAP Viva com a retransmissão dos castings.

Já é possível comprar o mais recente álbum de Bob da Rage Sense em Angola

há 3 anos
O álbum `As Aventuras de Robbie Wan Kenobie´ está disponível a partir de hoje na plataforma Soba Store, podendo ser comprado em Kwanzas e ao valor normal de mercado de uma obra discográfica. A notícia foi avançada pelo próprio Rapper nas redes sociais.

Esposa de Kobe Bryant ganha processo judicial contra agentes que publicaram fotos do atleta morto

há 2 anos
Vanessa alega que pouco depois de Kobe, sua filha Gianna e sete outras pessoas morrerem, os ajudantes do xerife tiraram fotos dos destroços e dos corpos e compartilharam as imagens, ferindo a sensibilidade dos familiares das vítimas.

Repertório entre Znobia X Havaiana acontece já nesta sexta-feira

há 3 anos
Inicialmente marcado para o dia 22, o evento interactivo foi remarcado para as 18 horas da próxima sexta-feira dia 29 de Maio, no Facebook e Instagram “Carga Magazine”. O Repertório não é literalmente um duelo, mas um desfile hits.

Duetos N´avenida: “É um projecto inclusivo, que dá o palco a quem tem qualidade”.

há 3 anos
Projecto musical reafirma inclusão e valorização artística na abertura da 4ª temporada.

Spotify lança campanha a favor da comunidade artística

há 3 anos
Combater o impacto da pandemia Covid-19 na indústria da música exigirá um enorme esforço global, desta feita, a criou a acção para apoiar a comunidade musical global durante a crise sem precedentes.

23 de Setembro passa a ser considerado o `Dia de Nas´ na cidade de Queens

há 1 ano
A data 23 de Setembro não é mais um dia comum para os fãs do Hip Hop no Queens, é doravante o “Nas Day´ . Das mãos de Donovan Richards, “presidente” do bairro, Nas recebeu a honraria juntamente com a chave do município que o viu crescer e transformar-se no lendário rapper que é.

Edição de estreia do Festival Nacional Ngola Slam foi disputada por seis províncias

há 1 ano
Apresentado como um evento de calendário, o Ngola Slam é um festival de literatura oral em Angola, que na sua edição de estreia congregou no mesmo palco: Workshops, Feira da Palavra, Microfone aberto (Corrente de Spoken Word), Oficina, Spoken Show, Zwela Spoken Word, Diálogos Sobre Spoken Word, Debates, Cinema e Música ao Vivo.