Morreu Paulo Jazz, artista plástico e co-fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos

Uma das últimas aparições do eclético pintor aconteceu em 2018, ao ser homenageado pela galeria Hall de Lima Pimentel, em Luanda, onde apresentou noventa e sete obras, durante uma exposição que ficou conhecida como “O Anjo Colorido”.

A confirmação da morte do também desenhista  foi dada hoje pelo amigo e também homem das artes, Rui Nobre Garção, que, com o malogrado, trabalhou na comissão instaladora da fundação da UNAP, União Nacional dos Artistas Plásticos.

Natural de Luanda, Paulo Jazz destacava-se pelo seu cubismo “estético”. Com 54 anos de carreira, que resultaram em mais de 200 obras, o homem  obteve nomeação do Centro Internacional das Civilizações Bantu (CICIBA), em 1987. Participou em exposições em Sevilha, Portugal, Jugoslávia, Brasil, etc.

Além da técnica mista, o co-fundador da UNAP era exímio em pinturas a óleo, acrílico e aguarela. Os quadros em tela, desenhos em papel e cartão fazem parte do conjunto de obras deste artista plástico que partiu aos 63 anos. 

as cargas mais recentes

MCK lança “Vidas Humanas Importam”com Telma Lee e Carla Moreno

há 2 anos

As 10 músicas para ouvir na quadra natalícia

há 2 anos
A Revista Carga seleccionou dez canções de natal que apresenta como sugestões para os seus leitores em vésperas do natal, antecipando os seus votos de feliz natal.

BRIT Awards 2021: Adele torna-se a artista com mais prémios da Indústria Fonográfica do Reino Unido  

há 10 meses
A cantora e compositora foi a grande vencedora da 42.ª edição dos BRIT Awards, ao arrecadar os galardões de Artista do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano nos prémios de música popular da Indúatria Fonográfica do Reino Unido.

Akon investe seis bilhões de USD para construção de uma “Wakanda” no Senegal

há 2 anos
O rapper senegalês Akon garantiu um contrato de USD 6 bilhões, para construir sua cidade temática no Senegal, com objectivo de ajudar no desenvolvimento da sua terra natal.

Filme sobre Aretha Franklin chega às salas de cinema já amanhã

há 1 ano
O filme que tinha a estreia em standby desde o passado mês de Janeiro, chega finalmente às salas de cinema, esta sexta-feira, dia 13 de Agosto.

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

há 2 anos

Apesar dos escândalos sexuais, R. Kelly continua a ser dos músicos mais ouvidos no mundo

há 1 ano
Mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.

Robertinho mostra todo seu potencial no álbum ‘Nguma’, o terceiro da carreira

há 2 anos
O músico Fernando Lucas da Silva “Robertinho” anunciou a gravação do seu terceiro disco, intitulado “Nguma”, com saída prevista para o meio do ano.

Conheça os galardoados do Prémio Nacional de Cultura e Artes-edição 2021

há 1 ano
O Prémio Nacional de Cultura e Artes é a mais alta disntição do Estado angolano, atribuída a criadores nas disciplinas de literatura, cinema e áudio visuais, artes plásticas, artes de espectáculos e investigação em ciência sociais e humanas.

Mago de Sousa “irritado” com a Unitel

há 3 anos
Num vídeo divulgado na sua página do Facebook, o autor do sucesso “Carolina”, criticou duramente a forma como a empresa tratou, na sua opinião, mal o seu disco, quando as duas partes tinham acordado a promoção e divulgação do CD, o que não aconteceu.

Sabias que a ciência diz que Freddie Mercury é o maior vocalista da História?

há 4 meses

Nsingi, uma voz de Portugal que leva a cultura angolana com rítmo

há 2 anos
Carlos Nsingui nasceu em Portugal e nunca esteve em Angola, mas mantém fortes ligações com a cultura angolana, desde a música, gastronomia ao modo de ser, estar, falar, incluindo a forma de vestir, porque seus país são angolanos e parte da sua família vive em Angola.

Segunda parte dos “recuerdos” do Sons do Atlântico já tem data

há 2 anos
No dia 19 de Dezembro as 22:00, o ZAP Viva exibe a segunda parte do sétimo festival “Sons do Atlântico” que aconteceu a 4 de Maio de 2019, na Baía de Luanda.

Artistas angolanos beneficiam de carteira profissional já a partir de Junho

há 2 anos
O documento que representa um ganho da classe, é mais uma forma de assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos dos criadores.

Benguela acolhe a gala de abertura do Circuito Internacional de Teatro

há 1 ano
A sexta edição do Circuito Internacional de Teatro começa dia 30 de Julho e, vai até ao dia 16 de Setembro em Luanda e Benguela, sendo Maria João Ganga a homenageada escolhida do certame.

Paulo Flores faz a apresentação oficial do seu novo álbum

há 2 anos