Morreu Pop Show, “a voz autorizada” do Kilapanga

Pop Show foi o vocalista dos Afra Sound Stars, um dos mais notáveis grupos musicais angolanos dos anos 80. O cantore guitarrista dedicou parte da sua vida a defender o Kilapanga. Morreu esta manhã, em Luanda, por doença.

Exímio guitarrista e uma das mais importantes figuras angolanas ligadas ao Rock, Pop Show esteve doente, apurou a Carga de fonte próxima ligado ao músico.

Nos seus anos de vida, o artista ajudou a desenvolver, ao lado dos Afra Sound Stars, pesquisas etno-musicais em várias regiões do país e em algumas partes do Continente por onde passou, muitas vezes apenas para shows.

Consubstanciada no ritmo do Kilapanga, a banda de Pop Show Gato era formada por Gato (percussão), Ket Hagaha (teclados), N’ Sheriff (baixo) Popshow (guitarra) e Tubarão (bateria). Nasceu das influências de vozes como Lamartine, Artur Nunes, David Zé, Bonga e Os Kissanguela.

Na sua discografia contam-se o Afra sound Stars (1986), Saparam (1991), Absaite (1993), Soko Soke (1995), Kilapanga (2015) discos que apresentam vertentes recreativa, cultural e interventiva.

Percurso dos Afra Sound Stars

Após a sua constituição, no início dos anos 80, vários momentos marcaram a vida do grupo. Serviram em missões de Internacionalismo Proletário na República de São Tomé, onde, para além da recreação do pessoal militar, participam em inúmeras actividades de beneficência. É também neste período que começam a compor os principais temas de Kilapanga.

Em 1988, findo o serviço militar, a banda vai para o Brasil onde amadurece substancialmente ao ter a oportunidade de trabalhar com nomes e bandas como OLUDUM, ABEL DUERÊ, entre outros, para além de ter participado em espetáculos em Rainha dos Deuses na Concha Acústica (Baía), Teatro Carioca (RJ), Teatro Sérgio Poto (BotaFogo).

Em 1991, devido à procura e reconhecimento da música Africana, a banda muda-se para Portugal por um período de 4 anos, onde participa em vários trabalhos discográficos e espetáculos de músicos africanos.

Findo este período, Bruxelas e a sua africanidade torna-se irresistível e lá se estabelecem, gravando 2 discos e retornando a Lisboa para participar na Expo 98. Participam também no festival Internacional (Umba) Colômbia-Alemanha, no Festival Internacional Africolor em Paris e no festival contra o Racismo em Itália, no ano de 2000, findo o qual, cada um dos membros segue a sua carreira a solo, até aparecem em 2015 com um novo álbum.

as cargas mais recentes

Victória dos Lakers coloca LeBron James a um passo de Michael Jordan

há 2 anos
A vitória, nesta madrugada, dos Lakers sobre os Heat fez de LeBron James o primeiro jogador na história da NBA a conquistar o prêmio com três franquias diferentes. O extremo está agora a um passo de Michael Jordan, tido como o maior de sempre.

Dia da Criança Africana é assinalado com tarde cultural na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
Alunos das Escolas de Música e de Arte da Fundação Arte e Cultura protagonizam tarde cultural no Dia da Criança Africana.

Saiba quem são os artistas mais bem pagos da década

há 1 ano
Na última década, no período entre 2011 e 2020, os artistas mais bem pagos, segundo a avaliação da revista, após ter reunido publicações anuais da Forbes, Beyoncé, Diddy, Elton John, Taylor Swift e Dr. Dre são os mais bem pagos do mundo.

Prodígio e Gilmário Vemba juntam-se a Benzema como embaixadores de um banco Europeu

há 2 anos
A representar os PALOP, os dois angolanos juntam-se a mais de duzentos nomes ligados à música, à moda e aos desportos vindos dos cinco continentes.

AFRIMA passa a contar com uma agência oficial em Angola

há 4 meses
Doravante, a organização dos prémios africanos de música “All Africa Music Awards” (AFRIMA) terá um representente oficial em Angola. Trata-se da Cloe Management, uma agência angolana de gestão internacional de carreira de músicos, produtores e marcas independentes criada em 2006 por Clotilde Muhongo Baiua.

Mais uma obra enriquece o Rock nacional

há 2 anos
Trata-se do primeiro EP dos Lunna, uma banda de Metal Alternativo que tem brilhado em festivais como Rock Lalimwe Eteke Ifa, Rock in Rio Catumbela, entre outros.

Tudo Que Sei: Novo tema em Kizomba reafirma ecletismo de Sandra Cordeiro

há 1 ano

Chris Rock tentou convencer Cardi B a desistir da música para apostar na comédia

há 2 anos
Numa conversa com Jimmy Fallon, na última semana, num canal televisivo, o actor de 57 anos revelou que quis fazer uma série de humor com Cardi B, quando a rapper ainda não era conhecida.

Dupla Tieijci & Vilson lançam ‘Café’, a EP que começa já a “somar”

há 8 meses
O tema Somar, além de ser o cartão postal do projecto, é uma música que traduz a motivação dos artistas, em ir atrás do que pretendem ser e ter, e ao mesmo tempo, traz linhas de ataque para artistas que não pratiquem a mesma arte com a mesma seriedade.

Isis Hembe promove liberdade de expressão com concertos grátis de Hip Hop nas ruas

há 12 meses
O artista está a desenhar uma nova era para rap alternativo angolano. Sua abordagem foge dos padrões e estereótipos que caracterizam esta vertente específica do Rap. 

Beyoncé é eleita a melhor artista de tournée da última década

há 1 ano
A Pollstar, publicação especializada em shows ao vivo, decidiu honrar os artistas da década e Bey considerada a protagonista das melhores turneés.

Mira Clock é a principal convidada de hoje na “noite de poesia” da Fundação Arte e Cultura

há 2 semanas

Focada nos biliões da Fenty Beauty, Rihanna volta a arquivar novo álbum

há 2 anos
O facto é que há tempos Riri vem focando a maior parte das energias em empreendimentos nos ramos da moda e costméticos, e parece que essa mentalidade empreendedora está a fazer com que o seu próximo album continue engavetado.

Arlindo Cruz volta a falar após 3 anos em convalescença

há 2 anos
Após sofrer um AVC, em 2017, Arlindo Cruz ficou internado por 1 ano e 3 meses no CTI. Depois de sair do hospital, o cantor permanece em tratamento em casa, com estrutura de home care, ao lado da família. Recentemente numa live transmitida no Instagram, o filho do cantor, Arlindinho, afirmou que o pai está a superar algumas sequelas do Acidente Cardio Vascular, e já começou a formar algumas palavras.

Érica Chissapa aprovada para novela portuguesa

há 2 anos
A actriz angolana Erica Chissapa fará parte do elenco da novela portuguesa “Amar demais”, da TVI.

Careca Não: O início de uma nova revolução

há 1 ano
`Careca não´ é um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, a música marca o posicionamento de Dino Ferraz, na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino, na sociedade angolana.