Morreu um dos criadores do “Afrobeat”

O mítico baterista nigeriano Tony Allen, um dos criadores do género “Afrobeat”, morreu quinta-feira em Paris (França), aos 79 anos de idade.

A morte foi anunciada nas redes sociais por Sandra Iszadore, cantora e activista americana, mas a causa do óbito não foi divulgada.

“Sem Tony Allen não haveria o Afrobeat”, disse certa vez o saxofonista Fela Kuti, criador e grande promotor deste género musical eléctrico, que ganhou o mundo nos anos 70 e influenciou muitos artistas jovens a partir dos anos 2000, das quais a estrela pop Rihanna.

Tony Allen começou a tocar bateria aos 18 anos, quando trabalhava numa emissora de rádio nigeriana, influenciado pela música que seu pai ouvia, o jújú (estilo popular iorubá da década de 1940) e jazz americano.

O baterista trabalhou duro para desenvolver um estilo próprio, estudando LPs dos jazistas Max Roach e Art Blakey, mas também o revolucionário baterista ganense Guy Warren, que misturava música africana com “be-bop”.

Mas foi somente depois do regresso de Fela Kuti dos Estados Unidos, no final dos anos 60, e formou o grupo Africa 70, influenciado pela militância racial na América e pelo som e a postura de artistas como James Brown e Sly Stone, é que Tony Allen se sentiu desafiado a criar uma batida diferente, e ainda africana.

“Queria fundir todas as batidas numa só”, explicou Tony Allen numa entrevista ao GLOBO. “Adorava os JBs (a banda de James Brown), mas não queria copiar ninguém. Afinal, sou nigeriano, não americano.

as cargas mais recentes

Laton dos Kalibrados decide abraçar a carreira gospel “Eu me encontrei”

há 11 meses

Anselmo Ralph cancela venda pública e opta pelo digital

há 2 anos
Dia 20, a partir das 17 horas, os fãs poderão adquirir de forma segura o novo CD, no formato digital, e desfrutar do sétimo trabalho discográfico do autor de Cupido.

The Miseducation of Lauryn Hill: eleito o melhor disco de Rap da história

há 1 ano
O álbum de estreia de Lauryn Hill, The Miseducation Of Lauryn Hill, foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, e o melhor álbum de Rap, pela Rolling Stone.

Vencedores do prémio `Ensa-Arte 2020´são conhecidos hoje

há 9 meses
A 15ª edição de entrega de prémios Ensa- Artes, voltada para as artes plástica acontece hoje com transmissão em directo no programa Janela Aberta, na TPA1.

Novo álbum dos Pink Floyd sai em Abril e conta com edições em CD e vinil

há 11 meses
A formação britânica Pink Floyd vai lançar em Abril o “Pink Floyd Live at Knebworth 1990”, álbum ao vivo que será editado pela primeira vez em CD, vinil e nas plataformas.

Mais um talento do Girabola é contratado pelo Sporting de Portugal

há 6 meses
Trata-se de Chicharito, um jovem avançado de 18 anos que se destacou no Girabola 2019/2020 pelo Interclube de Luanda.

Snoop Dogg anuncia ‘From Tha Streets 2 Tha Suites’ o seu novo álbum

há 10 meses

Projecto ‘Poetas do Bairro’ junta Rappers da New e Old School

há 2 anos
Poetas de Bairro é um projecto que passará a fazer com que a Velha e Nova Escola do Rap angolano cantem numa mesma música. Lizzy, Hustla King, Leonardo Freezy, Wilson Puma, Fkruma e Dj Sipoda vão estrear com um tema inédito intitulado “Infância”.

Prodígio faz dueto com Yuri da Cunha em nova música

há 1 ano
Yuri da Cunha (Semba) e Prodígio (Rap) fizeram dueto na nova música de Yuri, que será apresentada Domingo no Show em alusão ao seu aniversário, a ter lugar no Casino Estoril em Portugal.

Adele lidera a lista de álbuns femininos mais vendidos de todos os tempos

há 11 meses
Adele detêm o record com o álbum “21”, com um total de 4.22 milhões de unidades vendidas.

Se Dança Assim: Boyca celebra Dipanda com novo single

há 2 meses
Lançado ontem, no Dia da Independência, Os Boyca pretendem deste modo assinalar a sua própria independência num som explosivo, como primeiro single de uma nova fase, onde as diferenças de flow entre os diversos elementos fazem deste grupo, uma viagem multifacetada no Hip Hop.

Clássico “O padrinho” de volta às telas

há 2 anos
A NBCUniversal anunciou que o seu próximo serviço de streaming assinou um contrato de licenciamento de conteúdo com a ViacomCBS. A grande novidade é que a trilogia “The Godfather” e “O Talentoso Sr. Ripley”, “Ray Donovan”, “Undercover” Chefe “,” Todo mundo odeia Chris “e” Maridos reais de Hollywood “, estarão disponíveis a título exclusivo de 2021 até 2023.

Filme sobre Aretha Franklin chega às salas de cinema já amanhã

há 6 meses
O filme que tinha a estreia em standby desde o passado mês de Janeiro, chega finalmente às salas de cinema, esta sexta-feira, dia 13 de Agosto.

“Quarantine Radio” de Tory Lanez é banida do Instagram

há 2 anos
De acordo com o CEO daquela rede social, o Quarantine Radio ficará fora do ar até ao dia 14 de Abril, Adam Mosseri, os convidados não respeitaram as regras da comunidade e a nudez foi a razão da suspensão.

Afrikkanitha e Nanutu partilham o palco do ‘Conversas à Quarta’

há 4 meses
Volvidos quatro meses após a paralisação, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o evento de música ao vivo, que tem como casa o Palmeiras Club, em Luanda, retoma no próximo dia 6 de Outubro com Afrikkanitha e Nanutu, a abrir com chave de ouro a segunda temporada.

Swizz Beatz agradece reconhecimento do Grammy, mas desaconselha artistas a se iludirem por premiações

há 1 ano
O mega produtor usou a conta oficial do Instagram para partilhar uma reflexão sobre o Grammy: “Um troféu de 200 dólares não define quem somos”.