Morreu um dos criadores do “Afrobeat”

O mítico baterista nigeriano Tony Allen, um dos criadores do género “Afrobeat”, morreu quinta-feira em Paris (França), aos 79 anos de idade.

A morte foi anunciada nas redes sociais por Sandra Iszadore, cantora e activista americana, mas a causa do óbito não foi divulgada.

“Sem Tony Allen não haveria o Afrobeat”, disse certa vez o saxofonista Fela Kuti, criador e grande promotor deste género musical eléctrico, que ganhou o mundo nos anos 70 e influenciou muitos artistas jovens a partir dos anos 2000, das quais a estrela pop Rihanna.

Tony Allen começou a tocar bateria aos 18 anos, quando trabalhava numa emissora de rádio nigeriana, influenciado pela música que seu pai ouvia, o jújú (estilo popular iorubá da década de 1940) e jazz americano.

O baterista trabalhou duro para desenvolver um estilo próprio, estudando LPs dos jazistas Max Roach e Art Blakey, mas também o revolucionário baterista ganense Guy Warren, que misturava música africana com “be-bop”.

Mas foi somente depois do regresso de Fela Kuti dos Estados Unidos, no final dos anos 60, e formou o grupo Africa 70, influenciado pela militância racial na América e pelo som e a postura de artistas como James Brown e Sly Stone, é que Tony Allen se sentiu desafiado a criar uma batida diferente, e ainda africana.

“Queria fundir todas as batidas numa só”, explicou Tony Allen numa entrevista ao GLOBO. “Adorava os JBs (a banda de James Brown), mas não queria copiar ninguém. Afinal, sou nigeriano, não americano.

as cargas mais recentes

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 6 meses
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

AMA – Categoria de melhor Semba gera descontentamento

há 3 meses
Foi divulgada a lista dos concorrentes no Angola Music Award (2020). Nas várias categorias, a de melhor Semba está a receber críticas por parte dos agentes musicais, com destaque para uma voz autorizada neste género, como é o caso de Marito Furtado.

Acusação de estupro liquida carreira de Robinho

há 7 dias
A acusação solicitou a prisão do jogador em 2014, mas a medida foi rejeitada pelo juiz, anos mais tarde, o caso ressurgiu com a notícia de que a 10 de Dezembro de 2020, o Tribunal de Apelação de Milão poderá confirmar a condenação de Robinho a nove anos de prisão por estupro.

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 5 meses
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

AC/DC anunciam regresso com um novo álbum

há 4 semanas
A banda australiana confirmou ontem o seu regresso com os veteranos Brian Johnson, Phil Rudd e Cliff Williams. O retorno do trio poderá ser marcado com novo single e álbum.

Vozes de diferentes estilos cantam 70 anos de André Mingas

há 5 meses
Se estivesse em vida, André Mingas completaria setenta anos amanhã(24). E, em alusão do seu 70.°aniversário, Ary, Kizua Gourgel, Toty Sa’med, Selda, Yoxi e Paulo Flores juntam-se este domingo para um tributo musical.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 2 meses
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.

Pelé grava música para festejar 80º aniversário

há 1 semana
O lendário futebolista brasileiro Pelé está a três dias de completar 80 anos e brindou os fãs com uma canção escrita e cantada por si, intitulada ‘Acredita no Veio’, agora gravada em colaboração com a dupla mexicana Rodrigo y Gabriela.

Músicos reagem à morte de Silvio Dala: “Na América atribuímos ao racismo. Aqui vamos dizer que é o quê?”

há 2 meses
O caso do médico Silvio Dala está a causar uma corrente de protestos, até aqueles músicos que pareciam mais reservados estão a ser obrigados a soltar a voz. “Se quiserem, matem-me também”.

Kanye West promove imagem da Rainha N’zinga

há 1 mês
O músico e empresário usou ontem a sua conta do Twitter e publicou um conjunto de imagens de figuras históricas, entre os quais reformadores das religiões, santos católicos e filósofos.

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 1 mês
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Música e café são a nova união da aposta nacional

há 3 meses

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 1 mês
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

Rapper Raz Simone acusado de ser um”senhor de guerra”

há 5 meses
Vídeos postados nas redes sociais provam o alegado envolvimento de Raz Simone com uma gangue armada na Zona Autônoma de Seattle, em Washington, um quarteirão de protesto sem influência policial. O rapper é apontado como uma espécie de “senhor da guerra”.

Anulação dos jogos futebol e Basquetebol divide angolanos

há 6 meses
Os Campeonatos Nacionais de futebol e basquetebol, que decorriam e pararam por conta do Covid-19, foram anulados, numa decisão que dividiu os adeptos dos dois maiores clubes (Petro de Luanda e 1º de Agosto).

Rick Ross coloca 50 Cent “entre a espada e a parede”

há 2 meses
No mês passado, 50 Cent disse, durante uma entrevista, que pretendia adaptar uma das músicas do rival Rick Ross na sua nova série de crimes Black Mafia Family. Em resposta, Ross concordou, mas com uma condição “difícil” e inesperada.