Morreu um dos criadores do “Afrobeat”

O mítico baterista nigeriano Tony Allen, um dos criadores do género “Afrobeat”, morreu quinta-feira em Paris (França), aos 79 anos de idade.

A morte foi anunciada nas redes sociais por Sandra Iszadore, cantora e activista americana, mas a causa do óbito não foi divulgada.

“Sem Tony Allen não haveria o Afrobeat”, disse certa vez o saxofonista Fela Kuti, criador e grande promotor deste género musical eléctrico, que ganhou o mundo nos anos 70 e influenciou muitos artistas jovens a partir dos anos 2000, das quais a estrela pop Rihanna.

Tony Allen começou a tocar bateria aos 18 anos, quando trabalhava numa emissora de rádio nigeriana, influenciado pela música que seu pai ouvia, o jújú (estilo popular iorubá da década de 1940) e jazz americano.

O baterista trabalhou duro para desenvolver um estilo próprio, estudando LPs dos jazistas Max Roach e Art Blakey, mas também o revolucionário baterista ganense Guy Warren, que misturava música africana com “be-bop”.

Mas foi somente depois do regresso de Fela Kuti dos Estados Unidos, no final dos anos 60, e formou o grupo Africa 70, influenciado pela militância racial na América e pelo som e a postura de artistas como James Brown e Sly Stone, é que Tony Allen se sentiu desafiado a criar uma batida diferente, e ainda africana.

“Queria fundir todas as batidas numa só”, explicou Tony Allen numa entrevista ao GLOBO. “Adorava os JBs (a banda de James Brown), mas não queria copiar ninguém. Afinal, sou nigeriano, não americano.

as cargas mais recentes

Playlist de Gilmário Vemba em 2020

há 4 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música, é natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Milionário Records reúne 13 vozes no hino “Quem Mais?!”

há 3 meses
Sob o olhar atento de jornalistas e várias personalidades do showbiz nacional, estrelas da Milionário Records subiram ao palco do Clube S, ontem, para uma apresentação inédita do hino “Quem Mais?!”.

Angolana eleita melhor jogadora da semana nos EUA

há 1 mês

R.Kelly: Advogados voltam a pedir liberdade condicional, após cantor sofrer duas agressões em menos de uma semana

há 8 meses
Preso por acusações de crimes sexuais em jurisdições distintas, nomeadamente: Chicago, Nova York e Minnesota, Robert Kelly tem sido alvo de “maus tratos” dentro da própria cela.

Kanye West poderá ficar impedido de escrever e cantar temas sobre Kim Kardashian

há 2 meses

Jackes Di: A continuidade do legado “dos” Paim

há 9 meses
Descendente de uma família artísticamente rica, Emanuel de Carvalho Fernandes da Silva ou simplesmente Jackes Di, dá continuidade ao legado apresentando-se como um artista multifacetado, sendo exímio tocador de guitarra e também canta.

Conheça Márcia Itchêlika, a nova promessa do Guetho Zouk

há 9 meses
Começou no Kuduro e hoje constrói uma carreira sólida no Guehto Zouk. Já lançou quatro músicas e está neste momento a gravar um videoclipe, enquanto projecta o primeiro EP. ‘Dona de uma voz forte’, Márcia Itchêlika vem de uma família de sembistas, mas assume-se como a esperança feminina do Zouk em Angola e elegeu o mercado internacional para começar suas conquistas.

Toty Sa´Med de quarentena em Portugal

há 1 ano
O músico angolano Toty Sa´Med “viu” cancelados os dois concertos que tinha agendado na Europa, por causa da pandemia Coronavírus.

Valete afirma que é chegado o momento do “fim da escassez do Rap frontal”

há 5 meses
O rapper lançou, esta sexta-feira, cinco músicas novas e declara que chegou a hora para o fim da escassez do Rap “consciente”. A saudade levou a que meio milhão fãs inundassem as redes sociais para ouvir o músico.

DH substitui Condutor na estreia de #Repertório

há 12 meses

Beyoncé oferece 1 milhão de dólares a pequenos empreendedores

há 7 meses
A iniciativa foi anunciada com o lançamento do single “Black Parade” no Juneteenth e ganhou corpus com a doação dos primeiros 1 milhão de dólares aos pequenos empresários negros.

Show do Mês leva angolanos à fonte da música angolana

há 9 meses
A Nova Energia levou este sábado internautas e telespectadores a efectuarem uma viagem obrigatória à verdadeira origem da música angolana, na voz e guitarra de Carlitos Vieira Dias, considerado um dos legados vivos da música angolana.

Nova Energia distingue “Doutores” da música

há 4 meses
Os músicos Joãozinho Morgado (Percussão), Boto Trindade (Guitarra) e Teddy Nsingui (Guitarra) foram homenageados sábado, no encerramento da sétima temporada do Show do Mês.

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 1 mês

Sam Smith está a enfrentar problemas mentais

há 6 meses
O cantor reiterou aos fãs que lida com questões de saúde mental no seu dia-a-dia, uma situação que caminha para o mais difícil “serão mais difíceis que os outros dias”, admite.

Jay-Z abre faculdade de Música, Desporto e Entretenimento na sua terra natal

há 9 meses
A Roc Nation, empresa de entretenimento de Jay-Z, anuncou ontem a abertura, para primeiro Semestre de 2021, de uma Escola Superior de Música, Desporto e Entretenimento, em Brooklyn (terra natal do rapper). 25% dos alunos do primeiro ano vão estudar sem pagar.