Morreu um dos criadores do “Afrobeat”

O mítico baterista nigeriano Tony Allen, um dos criadores do género “Afrobeat”, morreu quinta-feira em Paris (França), aos 79 anos de idade.

A morte foi anunciada nas redes sociais por Sandra Iszadore, cantora e activista americana, mas a causa do óbito não foi divulgada.

“Sem Tony Allen não haveria o Afrobeat”, disse certa vez o saxofonista Fela Kuti, criador e grande promotor deste género musical eléctrico, que ganhou o mundo nos anos 70 e influenciou muitos artistas jovens a partir dos anos 2000, das quais a estrela pop Rihanna.

Tony Allen começou a tocar bateria aos 18 anos, quando trabalhava numa emissora de rádio nigeriana, influenciado pela música que seu pai ouvia, o jújú (estilo popular iorubá da década de 1940) e jazz americano.

O baterista trabalhou duro para desenvolver um estilo próprio, estudando LPs dos jazistas Max Roach e Art Blakey, mas também o revolucionário baterista ganense Guy Warren, que misturava música africana com “be-bop”.

Mas foi somente depois do regresso de Fela Kuti dos Estados Unidos, no final dos anos 60, e formou o grupo Africa 70, influenciado pela militância racial na América e pelo som e a postura de artistas como James Brown e Sly Stone, é que Tony Allen se sentiu desafiado a criar uma batida diferente, e ainda africana.

“Queria fundir todas as batidas numa só”, explicou Tony Allen numa entrevista ao GLOBO. “Adorava os JBs (a banda de James Brown), mas não queria copiar ninguém. Afinal, sou nigeriano, não americano.

as cargas mais recentes

União Mundo da Ilha e União Recreativo do Kilamba não vão participar do Carnaval Live 2021

há 8 meses

Covid-19: Espectáculos passam a ser permitidos ainda este mês

há 1 ano
Os concertos e actividades culturais em recintos fechados passam a ser permitidos a partir de 17 deste mês, durante a vigência da situação de calamidade pública.

Cardi B “desce do salto” e ameaça agredir blogueiro por postá-la sem maquilhagem

há 1 ano
A rapper norte-americana ameaçou agredir um internauta por este postar fotografias sem maquilhagem e supostamente desarrumada da cantora.

Zap reemite actuação de Ary no programa ‘AO VIVO’

há 2 meses
Os seus sucessos e a sua voz inigualável preencher um programa de aproximadamente duas horas. Inconfundível em palco, a cantora não deixou para atrás toda a sua animação, boa disposição e bem dançar.

Arnold Schwarzenegger em estreia no Rap

há 12 meses
O actor decidiu colaborar com alguns versos em uma nova música do cantor austríaco Andreas Gabalier, intitulada “Pump it Up – The Motivation Song”. A canção fala de superação, e tem Arnold rimando com citações sobre a sua carreira e frases que o tornaram famoso nas últimas décadas.

Ary arrecada mais de um milhão em concerto online

há 2 anos
Em pouco mais de uma hora de show, na sua página do Instagram, a cantora Ary conseguiu arrecadar um milhão e 295 mil Kwanzas, que será encaminhado para o centro de acolhimento El Betel, informou o agente da artista Agnelo Henriques.

Mambos da Banda: Plazza enaltece Angola em nova EP

há 2 meses
Com músicas e letras do próprio, a produção é de Mad Superstar, que participa em cinco featurings neste EP que também conta com o toque qualitativo de Filipe Mukenga, no sexto tema. A EP transmite uma parte importante das vivências do autor e memórias de Angola, que lhe serviram de base e inspiração para a criação das 6 músicas que compõem este EP, daí o nome “Mambos Da Banda”.

Dj Mandas: “Eu represento e protejo a minha cultura”

há 10 meses

Snoop Dogg é o mais novo consultor estratégico da Def Jam

há 4 meses
A Def Jam anunciou na segunda-feira que o papel recém-criado para o icónico rapper, o permitirá trabalhar estrategicamente com toda a equipa executiva e com a vasta lista de artistas da gravadora.

É oficial, retorno da série `Lupin´ está marcado para 11 de Junho

há 5 meses
A série francesa que chegou e conquistou, vai estrear a season 2 mais cedo do que se noticiou inicialmente. O teaser já disponibilizado pela Netflix, da um vislumbre dos cinco novos capítulos, a ser interpretado pelo mesmo elenco.

Músico fundador dos “Titãs” morre de Coronavírus

há 1 ano
úsico brasileiro Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda de rock “Titãs”, morreu na madrugada de terça-feira, aos 62 anos, na sequência de uma infecção causada pelo novo coronavírus, anunciou a família.

Angolanos que actuam nos EUA em peso na selecção de basquetebol

há 5 meses
Destaque para a presença de vários jovens que actuam nos Estados Unidos da América, com realce para Bruno Fernando que actua nos Atlanta Hawks da NBA.

Cage One: “Sempre fui mal compreendido por ser diferente, agora estou a mostrar que estava certo”

há 12 meses

Cantor de 12 anos ganha contrato milionário por fazer a cappella durante protestos

há 1 ano
Keedron Bryant ficou conhecido por se destacar durante os protestos anti-racismo nos Estados Unidos da América. Um dia depois da morte de Floyd, o adolescente fez a cappella no Instagram de uma musica sua e, menos de três semanas, a canção gospel atingiu mais de três milhões de visualizações, obrigando a Warner Record’s a contratá-lo.

Astronauta apresenta `Uma Noite de Lua Cheia´

há 2 meses
Depois do espetáculo `Sobre Luz e Trevas´, o poeta e slammer Frederico Costa regressa para protagonizar o seu segundo espetáculo solo, `Uma Noite de Lua Cheia´.

Negro Bue estreia vídeo 8 anos depois

há 2 anos
EO da produtora SO MUCH MORE RECORDS, tem agendado para o dia 5 de Abril (Domingo) a estreia do seu mais recente trabalho. Trata-se da música, Meu Senhor “Eu Vim Pedir” que tem a participação de Matias Damásio.