Morte de Sindika Dokolo afecta cultura angolana

Sindika Dokolo foi o maior coleccionador de arte contemporânea de África. Foi também o maior coleccionador de obras plásticas da lusofonia. A sua morte, nesta quinta-feira, deixa um vazio à música, à dança e à arte contemporânea angolana. Mas porquê?

O empresário tinha mais de três mil obras de arte africana contemporânea. Além de coleccionador de arte angolana, promovia, pela sua fundação, a III Trienal de Luanda, um dos maiores espaços de música, dança, artes plásticas e várias outras expressões artístico-culturais.

Sua morte, ontem, aos 48 anos, por embolia pulmonar, atribuída a afogamento, em Dubai, deixa um vazio à cultura angolana, sobretudo às artes contemporâneas e à música.

No mundo lusófono das artes plásticas, Sindika Dokolo foi o mais cortejado coleccionador de arte. O empresário congolês e esposo de Isabel dos Santos coleccionava obras de arte africana desde os 15 anos, por influência do pai.

Seu acervo inclui obras de Andy Warhol, Marlene Dumas e Kendell Geers, Mestre Kapela, Mampuya entre outras peças da cultura cokwe e lunda.

Foi o responsável pela abertura do Museu da Arte Contemporânea, no Palácio de Ferro, em Luanda, através da III Trienal. Abriu fundações em vários países, incluindo Angola.

as cargas mais recentes

Polícia volta a confrontar um cidadão e Denzel Washington intervém

há 2 anos
Apesar dos protestos, a polícia voltou a interpelar mais um cidadão afro-descendente nos Estados Unidos. Desta vez, Denzel Washington foi obrigado a intervir depois de ver o confronto entre o agente e o cidadão.

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 2 anos
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 1 ano
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

Damani Van Dunem: “Defendemos o humanismo africano, o entendimento da nossa história e posicionamento no grande esquema mundial”

há 2 meses
O álbum “SwahiliLândia”, Acto 1, ajudou Damani Van Dunem a perspectivar um novo lugar na música angolana. É uma obra com pensamentos sobre o humanismo africano; a reocupação com o próximo; o entendimento da nossa história e o nosso posicionamento face ao esquema mundial.

Estações televisivas nacionais já são monitoradas pela Sadia

há 11 meses
Depois das Rádios, a Sadia informou que já deu início a monitorização das estações televisivas nacionais, nomeadamente: TPA1 e 2, TV Zimbo, Zap Viva, Trace Toca, Vida TV, Afro Music Channel e +Hits África, com o objectivo de salvaguardar os direitos de autores.

Vopsi MoMA apresenta-se com “Um quaDro pErFEITO” na Galeria Tamar Golan

há 3 meses
O artista angolano Vopsi MoMA vai apresentar-se no próximo dia 29 de Outubro de 2021, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Um quaDro pErFEITO”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 26 de Novembro de 2021.

Depois da estreia no Trace Toca, Sarissari disponibiliza novo single em todas as plataformas digitais

há 2 dias
“Acreditem no processo, porque nós acreditamos!” – Este é o mote para um tema sobre superação e empoderamento próprio, que resulta das próprias descrenças passadas do artista. Produzido por Beatoven, Sari partilha a faixa com o icónico Yuri Da Cunha e desfila uma das melhores canções que lançou na sua carreira.

Afrikkanitha apresenta novo álbum

há 10 meses
O novo álbum de Afrikkanitha são músicas da alma patentes na cultura de cada povo e tem como objectivo a conquista do circuito internacional e será apresentado hoje às 19 horas.

Warner Bros. divulga trailer do filme que traz Will Smith como pai de Serena e Venus Williams

há 6 meses
‘King Richard’ é um drama desportivo estrelado por Will Smith com estreia marcada para o dia 19 de Novembro, a ser lançado na HBO Max. O filme biográfico, detalha a trajectória de Richard Williams, mentor e pai das reputadas tenistas Venus e Serena Williams.

Centro Cultural do Brasil em Angola anuncia oficina de Mímica Prática

há 7 meses
No âmbito do projecto SEXTARTE- Oficina de artes à sexta-feira, esta semana, o CCBA- Centro Cultural do Brasil em Angola promove workshop mímica, com o actor e mímico brasileiro, Edgar Bustamante.

Vozes alternativas abrem Clássicos na Kwanza

há 10 meses

AfroBasket: Yannick Moreira afastado do Cinco Nacional após desenteder-se com treinador

há 6 meses
O afastamento do internacional angolano que actua ao serviço do AEK de Atenas, avançou esta tarde a Rádio 5, foi motivado por desentendimento com o técnico José Neto e elementos da equipa técnica.

Astronauta apresenta `Uma Noite de Lua Cheia´

há 6 meses
Depois do espetáculo `Sobre Luz e Trevas´, o poeta e slammer Frederico Costa regressa para protagonizar o seu segundo espetáculo solo, `Uma Noite de Lua Cheia´.

Conceito Hospitality regressa no próximo Show do Mês Live ao som de Dom Caetano e Lulas da Paixão

há 7 meses
O designado `Hospitality´ consiste em receber o público num espaço aberto, o acto visa também criar um momento de interação entre os presentes, aumentando as opções de convívio para as famílias e amigos.

Malcolm & Marie: Críticos questionam diferença de idade dos actores e John David Washington rebate

há 1 ano
A pouco menos de um mês para a estreia do filme `Malcolm & Marie´, os 12 anos de diferença entre o casal protagonista, tem sido razão para fortes críticas.

Kelly Rowland assina pela Roc Nation e anuncia novo álbum

há 2 anos
Depois apresentar um vislumbre do próximo trabalho discográfico com o single `Coffee ´, Kelly Rowland reconheceu que a quarentena pode ter atrasado o lançamento, mas prometeu que a carreira tomará novos contornos com a assinatura de um contrato de gestão de carreira com a Roc Nation.