Morte de Sindika Dokolo afecta cultura angolana

Sindika Dokolo foi o maior coleccionador de arte contemporânea de África. Foi também o maior coleccionador de obras plásticas da lusofonia. A sua morte, nesta quinta-feira, deixa um vazio à música, à dança e à arte contemporânea angolana. Mas porquê?

O empresário tinha mais de três mil obras de arte africana contemporânea. Além de coleccionador de arte angolana, promovia, pela sua fundação, a III Trienal de Luanda, um dos maiores espaços de música, dança, artes plásticas e várias outras expressões artístico-culturais.

Sua morte, ontem, aos 48 anos, por embolia pulmonar, atribuída a afogamento, em Dubai, deixa um vazio à cultura angolana, sobretudo às artes contemporâneas e à música.

No mundo lusófono das artes plásticas, Sindika Dokolo foi o mais cortejado coleccionador de arte. O empresário congolês e esposo de Isabel dos Santos coleccionava obras de arte africana desde os 15 anos, por influência do pai.

Seu acervo inclui obras de Andy Warhol, Marlene Dumas e Kendell Geers, Mestre Kapela, Mampuya entre outras peças da cultura cokwe e lunda.

Foi o responsável pela abertura do Museu da Arte Contemporânea, no Palácio de Ferro, em Luanda, através da III Trienal. Abriu fundações em vários países, incluindo Angola.

as cargas mais recentes

Sexta farta: De Gucci Mane a Jonas Brothers, confira os álbuns a ser lançados amanhã

há 1 ano
A carga Magazine fez a recolha de dados, dar a conhecer mais sobre estas obras que não podem faltar na sua playlist, para “desfrutar” em casa!

Death Row: Snoop Dogg anuncia que ‘The Chronic’ de Dr. Dre “está de volta para casa”

há 3 meses

Kanye West admite derrota presidencial e inicia campanha para 2024

há 2 anos
A frágil corrida do astro do hip-hop Kanye West à presidência nunca saiu do princípio e o rapper finalmente admitiu ter sido derrotado.

Post Malone brilha no Billboard Music Awards 2020

há 2 anos
O Billboard Music Awards premiou os maiores nomes da música nesta quarta-feira (14), no Dolby Theatre, em Los Angeles. O evento, referente ao desempenho dos astros ainda no passado (2019), estava previsto para Abril, mas foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus.

Rappers admitem que desunião provocou a morte artística e física de muitos niggas

há 6 meses
O país conta desde sábado com a Associação dos Hiphoppers de Angola, uma instituição de cariz social que passará a ajudar artistas em questões de doença, crise financeira, além de prestar apoio e assistência jurídica. Liderada por Dom Samu, a associação tem como membros MCK, Kid MC, Kool Klever e Drunk Master.

Jay-Z foi o rapper que mais lucrou com a música em 2021

há 4 meses
Jay-Z, Kanye West e Diddy foram os rappers que mais lucraram com a música em 2021, de acordo com a Forbes, sendo que Jay-Z figura no topo da tabela dos artistas que mais faturaram.

Músicas de artistas vinculados a Universal Music Group passam a ser ouvidas no Tik Tok

há 1 ano

Arlindo Bizerra e Horácio Katchanja levam “Diálogos entre Gerações” à Galeria Tamar Golan

há 1 ano

TEDxLuanda `R:VISITED´ acontece já no próximo domingo

há 2 anos
A organização do TEDxLuanda, fez saber hoje em nota, que regressa para a 6ª edição, num formato on-line gratuito e adaptado às circunstâncias actuais, devido a pandemia da COVID-19.

Pascoal Mussungo em concerto online na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
A Fundação Arte e Cultura apresenta neste sábado, dia 23, pelas 19 horas, o concerto online com o músico e compositor Pascoal Mussungo. O evento, que leva no epicentro a mensagem de amor e de esperança, decorrerá no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, visando incentivar as famílias a permacer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

As Gingas protagonizam despedida do Show do Mês no formato live

há 10 meses
Mais um “reencontro” digno de ser guardados nos corações e mentes. A decorrer já no próximo sábado, dia 18, no conceito Hospitality, o último Show do Mês no formato live promete fortes emoções, e não poderia ser diferente.

Morreu Fernando Quental, autor de ‘Quando eu fui a Benguela’

há 1 ano
O músico angolano Fernando Quental faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, apurou a Revista Carga de uma fonte.

Dia da Celebração do Hip Hop é comemorado pela primeira vez de forma oficial

há 11 meses
Embora seja comemorado pela comunidade Hip Hop há 48 anos, o dia de hoje, marca a primeira celebração, desde que o Senado dos Estados Unidos instituiu a efeméride.

Ascensão apresenta projecto “Cockt4il” em concerto diferenciado

há 7 meses
Volvidos dois meses de aparições em várias zonas periféricas e não só da cidade capital, o grupo apresenta em concerto, o resultado das várias horas de estúdio e trabalhos em conjunto, o projecto “Cockt4il”.

C4 Pedro é o artista mais ouvido em Angola em 2021

há 7 meses
Feitas as contas nada mais resta, a não ser começar a fazer o balanço para analisar os custos e proveitos do ano 2021. Na classe artística, propriamente na música, C4 Pedro, Paulo Flores, Anselmo Ralp fecham 2021 em grande.

“Encontros à Quarta”: Yola Semedo inaugura primeira temporada de concertos acústicos

há 1 ano
Yola Semedo é a primeira artista convidada do projecto cultural “Encontros à Quarta”, uma iniciativa de periodicidade mensal que visa proporcionar ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.