Mostra “Boa Noite às Coisas de Aqui em Baixo” chega a Galeria Tamar Golan

O artista angolano Evan Clever vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Boa Noite às coisas de aqui em baixo”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 09 de Julho de 2021, pelas 16 horas.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 30 de Julho de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

A Exposição
A morfoplástica desta nova exposição de Evan Claver – Boa Noite às Coisas aqui em Baixo – bebe da quadricromia selectiva de Folk Tales, com as cores vermelha e amarela sobrepondo-se ao tom preto de base, conferindo ao quadro de abertura um prolegómeno de angolanidade, que a imagem branquíssima da santidade reconfigura em memória multicultural. Mas o povo é maior que a simbologia pátria. Gente de outras fotos reaparece, de olhar verde, castanho e sempre amarelo e sangue.

A inseminação geométrica do espaço a cinco cores deixa o azul recompor o traço como um bando de sonhos-robôs, círculos ao quadrado e pontas afiadas do tempo. Um roboteiro passa levantando borboletas do seu kangulu. Borboletas-navios de uma pátria em seu porão, esperando a mítica engenharia do renascimento.

De semba também se alua o bairro onde falta a luz eléctrica desde o tempo colonial. Evan Claver traz nas mãos a FOTOssíntese da luz preta que regrava este modo de ser angolano na passadeira da Arte, uma reza contra a fome, um tráfego de rodas e armas na cidade. Uma cidade que se esvai ao sol entre os olhares das zungueiras, os malabarismos do kuduro, enquanto os deuses dormem e um negro humano ressuscita entre as paredes altas da História.

À luz preta e branca, todas as imagens se desmitificam num conjunto de telas pequenas com sabor a teclas de um piano que nos toca o vazio sereno dos mitos construídos em vez de uma pátria. As noites abrem os corpos das mulheres à lua. Os que lutaram para que os outros ficassem só de vigia à luta. Os presos na sua própria consciência. O enigma incompleto da bandeira da república. Os concertos da fala e dos poderes. Há um olhar sentado num banco alto, ousando indagar o futuro. A Arte, afinal, é o sortilégio que pendura no espaço uma passada de quizomba.
José Luís Mendonça (Poeta)

O artista
Artista autodidacta, começou a desenhar em tenra idade. Estudou cinema e cinematografia. Peculiar pelo uso de doodles para retratar as dinâmicas, o caos e o movimento característicos da vida urbana. Ao fazê-lo, adopta uma postura de distanciamento que lhe permite, através das linhas, encenar a realidade frenética que observa todos os dias.

Recorrendo essencialmente à sátira política e social, o artista questiona a veracidade dos media e a passividade do observador e constrói uma zona teatral na qual os doodles funcionam como arma de sedução que não pretende favorecer nenhum dos lados. Provocação, fascínio e abjecção são os fios condutores do seu trabalho e através deles o artista lembra-nos que a beleza nem sempre se encontra nos padrões pré-estabelecidos ou nas cores.

Tem participações Artísticas, nomeadamente Universidade Lusíada ‘Notas sobre aqui’, Luanda, 2003, 1ª Trienal de Luanda, Fundação Sindika Dokolo, ‘Dipanda Forever’, 2004, Fuckin’ Globo, Luanda, 2016 e 2020, Jaango, 5a Edição, ‘Oficina de Artistas’, Luanda, 2016, AMREF Health Africa Artball, Nova Iorque, 2017, Sede das Nações Unidas, Brasil, 2017, Paolo Gentilani, colecção privada, ENI, Luanda, 2017, Showroom, Exposição Colectiva, Sede do Banco Económico, 2018,Design de Interiores (G80, Infinitus, Thomson Art house…). Possui, entretanto, várias obras em colecções privadas.

as cargas mais recentes

Coronavírus adia estreia na música de Orlando dos Tunezas

há 1 ano
A cara é conhecida, mas os dotes musicais nem tanto. Orlando Kikuassa, integrante do grupo de humor Os Tunezas, esteve prestes a apresentar a sua primeira música, mas o acto foi adiado por causa do COVID-19.

Trocaram o mundo do crime pela música e se tornaram o fenómeno do Rap nacional

há 6 meses
Antes de se tornarem a febre do momento, os Séketxe estavam metidos no mundo do crime . Este grupo está a introduzir uma nova onda no Rap angolano. Criou o Rap-Cia, um subgénero do Trap que resulta da fusão entre o Kuduro e o Rap. Conquistou o respeito de artistas como MC Cabinda e tem atraído muita popularidade.

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 4 meses
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

TEDxLuanda `R:VISITED´ acontece já no próximo domingo

há 8 meses
A organização do TEDxLuanda, fez saber hoje em nota, que regressa para a 6ª edição, num formato on-line gratuito e adaptado às circunstâncias actuais, devido a pandemia da COVID-19.

Guitarra de Kurt Cobain torna-se a mais cara da história

há 1 ano
A guitarra utilizada por Kurt Cobain na gravação do célebre álbum “Unplugged” dos Nirvana, em 1993, foi leiloada este sábado, nos EUA, por seis milhões de dólares, feito nunca antes atingido por uma guitarra.

Novo single de Kid Cudi com a participação de Eminem chega ao topo do iTunes

há 1 ano
Trata-se da primeira parceria musical entre Kid Cudi e Eminem, a colaboração era aguardada há bastante tempo, depois que Kid Cudi pediu publicamente para gravar uma música com o rapper através de uma mensagem em suas redes sociais.

Yuri da Cunha detalha Show “Cantar Teta Lando” em conferência de imprensa

há 5 meses
O músico Yuri da Cunha realiza, nos dias 9 e 10 de Abril, dois shows interpretando os temas do malogrado Teta Lando, cuja apresentação será feita em conferência de imprensa no dia 31 de Março.

Eminem reconhece hegemonia de 2pac e chama-o de “maior compositor musical da história”

há 1 ano
A lenda hip-hop, Eminem tem 2pac como uma das suas maiores referências. Demonstrando respeito e admiração pelo finado artista sempre que pode, mais uma vez, voltou a enaltecê-lo.

Manuel Ventura apresenta “Transcendência Indecência” na Galeria Tamar Golan

há 3 meses
O artista angolano Manuel Ventura vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Transcendência Indecência”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 07 de Maio, pelas 18 horas. A mostra ficará patente ao público até ao dia 26, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9 as 17 horas, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Burna Boy apresenta detalhes do seu novo álbum produzido por P. Diddy

há 12 meses
Intitulado “Twice As Tall”, o novo álbum do músico nigeriano teve a produção executiva de Puff Diddy, Bosede Ogulu e o próprio Burna Boy.

Artistas angolanos beneficiam de carteira profissional já a partir de Junho

há 3 meses
O documento que representa um ganho da classe, é mais uma forma de assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos dos criadores.

Rui Orlando canta na Casa 70

há 5 meses
O músico Rui Orlando vai reabrir a temporada musical na Casa 70 no dia 14 de Abril, dando sequência nos dias 15 e 16 do mesmo mês, num evento produzido pela LS Republicano.

Arqui Last homenageia Kueno Aionda em novo videoclipe

há 10 meses
`Revelação´ é o título da música, cujo videoclipe será lançado hoje as 20 horas nas plataformas digitais.

Aline Frazão, Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med rendem tributo a Waldemar Bastos

há 4 semanas
O encontro que objectiva honrar a memória deste ícone de qualidades ímpares, intitular-se-á Ndapandula e acontecerá no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão.

FreeBritney: Movimento de libertação da cantora Britney Spears “reacende” nas redes sociais

há 11 meses
O movimento existente desde 2019, manifesta a vontade que Britney volte a tomar as rédeas da sua própria vida, uma vez que há mais de uma década é mantida sob tutela pelo pai, James Spears, que controla quase tudo da cantora – incluindo o dinheiro, saúde e até a rotina diária.

Curso de belas artes da Universidade de Howard passa a ser `Chadwick A. Boseman College of Fine Arts´

há 2 meses
A petição havia sido criada pelos estudantes da universidade desde a morte de Chadwick, sendo a mudança foi oficializada a partir de ontem.