Mostra “Boa Noite às Coisas de Aqui em Baixo” chega a Galeria Tamar Golan

O artista angolano Evan Clever vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Boa Noite às coisas de aqui em baixo”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 09 de Julho de 2021, pelas 16 horas.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 30 de Julho de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

A Exposição
A morfoplástica desta nova exposição de Evan Claver – Boa Noite às Coisas aqui em Baixo – bebe da quadricromia selectiva de Folk Tales, com as cores vermelha e amarela sobrepondo-se ao tom preto de base, conferindo ao quadro de abertura um prolegómeno de angolanidade, que a imagem branquíssima da santidade reconfigura em memória multicultural. Mas o povo é maior que a simbologia pátria. Gente de outras fotos reaparece, de olhar verde, castanho e sempre amarelo e sangue.

A inseminação geométrica do espaço a cinco cores deixa o azul recompor o traço como um bando de sonhos-robôs, círculos ao quadrado e pontas afiadas do tempo. Um roboteiro passa levantando borboletas do seu kangulu. Borboletas-navios de uma pátria em seu porão, esperando a mítica engenharia do renascimento.

De semba também se alua o bairro onde falta a luz eléctrica desde o tempo colonial. Evan Claver traz nas mãos a FOTOssíntese da luz preta que regrava este modo de ser angolano na passadeira da Arte, uma reza contra a fome, um tráfego de rodas e armas na cidade. Uma cidade que se esvai ao sol entre os olhares das zungueiras, os malabarismos do kuduro, enquanto os deuses dormem e um negro humano ressuscita entre as paredes altas da História.

À luz preta e branca, todas as imagens se desmitificam num conjunto de telas pequenas com sabor a teclas de um piano que nos toca o vazio sereno dos mitos construídos em vez de uma pátria. As noites abrem os corpos das mulheres à lua. Os que lutaram para que os outros ficassem só de vigia à luta. Os presos na sua própria consciência. O enigma incompleto da bandeira da república. Os concertos da fala e dos poderes. Há um olhar sentado num banco alto, ousando indagar o futuro. A Arte, afinal, é o sortilégio que pendura no espaço uma passada de quizomba.
José Luís Mendonça (Poeta)

O artista
Artista autodidacta, começou a desenhar em tenra idade. Estudou cinema e cinematografia. Peculiar pelo uso de doodles para retratar as dinâmicas, o caos e o movimento característicos da vida urbana. Ao fazê-lo, adopta uma postura de distanciamento que lhe permite, através das linhas, encenar a realidade frenética que observa todos os dias.

Recorrendo essencialmente à sátira política e social, o artista questiona a veracidade dos media e a passividade do observador e constrói uma zona teatral na qual os doodles funcionam como arma de sedução que não pretende favorecer nenhum dos lados. Provocação, fascínio e abjecção são os fios condutores do seu trabalho e através deles o artista lembra-nos que a beleza nem sempre se encontra nos padrões pré-estabelecidos ou nas cores.

Tem participações Artísticas, nomeadamente Universidade Lusíada ‘Notas sobre aqui’, Luanda, 2003, 1ª Trienal de Luanda, Fundação Sindika Dokolo, ‘Dipanda Forever’, 2004, Fuckin’ Globo, Luanda, 2016 e 2020, Jaango, 5a Edição, ‘Oficina de Artistas’, Luanda, 2016, AMREF Health Africa Artball, Nova Iorque, 2017, Sede das Nações Unidas, Brasil, 2017, Paolo Gentilani, colecção privada, ENI, Luanda, 2017, Showroom, Exposição Colectiva, Sede do Banco Económico, 2018,Design de Interiores (G80, Infinitus, Thomson Art house…). Possui, entretanto, várias obras em colecções privadas.

as cargas mais recentes

Cantora Naya Rivera está desaparecida

há 1 ano
A cantora norte-americana Naya Rivera, de 33 anos, está desaparecida desde quarta-feira, após alegadamente ter ido dar um passeio de barco com o filho de quatro anos, Josey, no Lago Piru, no condado de Ventura, na Califórnia.

Tributo ao Poeta Maior marca retorno do Duetos N’Avenida

há 3 meses
A retoma do projecto foi marcada pela diversidade e testemunhada in loco por uma plateia de 200 pessoas, que acorreram ao novo recanto ₋Memorial António Agostinho Neto‐, para se regalar com a dupla performance de Ângelo Reis, o “Poeta dos Pés Descalços” e Márcio Batalha.

NGA disponibiliza hoje três novos projectos musicais

há 12 meses
Constituído por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e P’ra Nós”, o triplo lançado nas celebrações do 38.° aniversário do artista angolano radicado na Linha de Sintra representa a consistência lírica do vasto registo fonográfico, onde se destacam “Filho Das Ruas”, “King”, “Filho Das Ruas 2.

Black Eyed Peas e Post Malone lideram cartaz do Rock In Rio Lisboa

há 1 ano
A organização do Rock In Rio Lisboa divulgou, o “line-up” do Palco Mundo para a edição de 2021. O festival, que precisou ser cancelado este ano devido à pandemia mundial do novo coronavírus, acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de Junho.

Justin Bieber: “Eu amava a música, mas deixei-me levar pelo ego e o poder”

há 1 ano
Justin Bieber partilhou uma mensagem com os fãs no Instagram, falando sobre as “inseguranças e frustrações” que o afectaram quando era adolescente, reconhecendo que deixou-se levar pelo ego.

DJ Malvado e Nelo Paim juntam-se em homenagem a André Mingas

há 1 ano
Trata-se de uma música em tributo ao falecido músico angolano André Mingas, figura importante e incontornável na cena musical de língua portuguesa. Intitulada `Amingas´, o tema foi lançado hoje em todas as plataformas digitais.

Ministro da saúde de Trinidad e Tobago rebate fala “infundada” de Nicki Minaj sobre a vacina do Covid-19

há 1 mês
Após ficar de fora no Met Gala por não estar vacinada contra a Covid-19, a rapper usou o Twitter para se justificar e acabou citando que um conhecido teria ficado com os “testículos inflamados” em Trinidad e Tobago, afirmação que foi prontamente rebatida pelo Ministro da saúde daquele país Caribenho.

Banda Prontidão homenageia Luanda

há 9 meses
Dia 31 de Janeiro (domingo) será um dia especial para música angolana, particularmente para nova geração de artistas. A data ficará marcada pelo primeiro concerto ao vivo da Banda Prontidão.

Revolucionou e tornou-se magnata da música. Hochi Fu fala sobre o seu futuro

há 9 meses

Certified Lover Boy revela um Drake mais voltado para o R&B

há 2 meses
Com 21 músicas no total, CLB tem a duração de quase uma hora e meia e, dentro da sua longa tracklist há algumas revelações emocionantes e surpresas sugerindo uma nova direcção mais focada em R&B para o cantor/rapper.

Kaluanda Fest migra para o formato digital

há 10 meses
A decorrer entre os dias 22 a 25 de Janeiro, a habitual ode à cidade de Luanda, fundada aos 25 de Janeiro de 1576, vai acontecer 90% no formato digital.

Fundação Arte e Cultura apresenta antologia poética “Geração Poema”

há 11 meses
A Fundação Arte e Cultura vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 16 de Dezembro, pelas 16horas no Wyza Anfiteatro, na Ilha de Luanda, junto à Escola 1205, uma Antologia Poética “Geração Poema”, resultado dos 3 anos de contacto com os poetas da nova e antiga geração, no âmbito do projecto Noites de Poesia.

“Tá a bater” volta às telas amanhã

há 2 anos
Após um interregno em virtude do actual estado de emergência, o “Tá a barter” estreia, a partir deste fim-de-semana, uma nova temporada que será marcada por duas horas de emissão, em directo, e com novas rubricas.

Eddie Pipocas lança experimento para delinear como promover música na Internet

há 9 meses
O maior objectivo deste processo é perceber o quanto custa, seja em questões financeiras ou temporais, meter um projecto musical “nas ruas”.

Billboard Music Awards: The Weeknd rouba a cena como vencedor de 10 categorias, em noite dedicada a Drake

há 5 meses
Após ser ignorado pelo Grammy Awards, The Weeknd sagrou-se o grande vencedor do Billboard Music Awards 2021 e, acaba de entrar para o ranking dos mais premiados de todos os tempos, totalizando 19 troféus da Billboard.

Um dia após lançar novo álbum e bater records de venda, Lana del Rey anuncia outro álbum

há 7 meses
Intitula-se “Rock Candy Sweet” e estará disponível a partir do dia 1 de Junho, nas palavras da própria artista, o disco servirá como resposta às acusações de “apropriação cultural e glamorização da violência doméstica” que têm sido feitas contra si.