Mostra “Boa Noite às Coisas de Aqui em Baixo” chega a Galeria Tamar Golan

O artista angolano Evan Clever vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Boa Noite às coisas de aqui em baixo”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 09 de Julho de 2021, pelas 16 horas.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 30 de Julho de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

A Exposição
A morfoplástica desta nova exposição de Evan Claver – Boa Noite às Coisas aqui em Baixo – bebe da quadricromia selectiva de Folk Tales, com as cores vermelha e amarela sobrepondo-se ao tom preto de base, conferindo ao quadro de abertura um prolegómeno de angolanidade, que a imagem branquíssima da santidade reconfigura em memória multicultural. Mas o povo é maior que a simbologia pátria. Gente de outras fotos reaparece, de olhar verde, castanho e sempre amarelo e sangue.

A inseminação geométrica do espaço a cinco cores deixa o azul recompor o traço como um bando de sonhos-robôs, círculos ao quadrado e pontas afiadas do tempo. Um roboteiro passa levantando borboletas do seu kangulu. Borboletas-navios de uma pátria em seu porão, esperando a mítica engenharia do renascimento.

De semba também se alua o bairro onde falta a luz eléctrica desde o tempo colonial. Evan Claver traz nas mãos a FOTOssíntese da luz preta que regrava este modo de ser angolano na passadeira da Arte, uma reza contra a fome, um tráfego de rodas e armas na cidade. Uma cidade que se esvai ao sol entre os olhares das zungueiras, os malabarismos do kuduro, enquanto os deuses dormem e um negro humano ressuscita entre as paredes altas da História.

À luz preta e branca, todas as imagens se desmitificam num conjunto de telas pequenas com sabor a teclas de um piano que nos toca o vazio sereno dos mitos construídos em vez de uma pátria. As noites abrem os corpos das mulheres à lua. Os que lutaram para que os outros ficassem só de vigia à luta. Os presos na sua própria consciência. O enigma incompleto da bandeira da república. Os concertos da fala e dos poderes. Há um olhar sentado num banco alto, ousando indagar o futuro. A Arte, afinal, é o sortilégio que pendura no espaço uma passada de quizomba.
José Luís Mendonça (Poeta)

O artista
Artista autodidacta, começou a desenhar em tenra idade. Estudou cinema e cinematografia. Peculiar pelo uso de doodles para retratar as dinâmicas, o caos e o movimento característicos da vida urbana. Ao fazê-lo, adopta uma postura de distanciamento que lhe permite, através das linhas, encenar a realidade frenética que observa todos os dias.

Recorrendo essencialmente à sátira política e social, o artista questiona a veracidade dos media e a passividade do observador e constrói uma zona teatral na qual os doodles funcionam como arma de sedução que não pretende favorecer nenhum dos lados. Provocação, fascínio e abjecção são os fios condutores do seu trabalho e através deles o artista lembra-nos que a beleza nem sempre se encontra nos padrões pré-estabelecidos ou nas cores.

Tem participações Artísticas, nomeadamente Universidade Lusíada ‘Notas sobre aqui’, Luanda, 2003, 1ª Trienal de Luanda, Fundação Sindika Dokolo, ‘Dipanda Forever’, 2004, Fuckin’ Globo, Luanda, 2016 e 2020, Jaango, 5a Edição, ‘Oficina de Artistas’, Luanda, 2016, AMREF Health Africa Artball, Nova Iorque, 2017, Sede das Nações Unidas, Brasil, 2017, Paolo Gentilani, colecção privada, ENI, Luanda, 2017, Showroom, Exposição Colectiva, Sede do Banco Económico, 2018,Design de Interiores (G80, Infinitus, Thomson Art house…). Possui, entretanto, várias obras em colecções privadas.

as cargas mais recentes

É oficial, Lewis Hamilton é o maior piloto da história da Fórmula 1

há 2 anos
O piloto inglês Lewis Hamilton escreveu mais um capítulo na sua história ao vencer este domingo, em Portugal, pela 92a vez a corrida da F1, superando o alemão Michael Schumacher, até então o maior com 91 provas conquistadas.

Netflix anuncia produção de documentário sobre Emicida

há 2 anos
Intitulado ‘Amarelo – É tudo para ontem’, contém entrevistas e cenas de bastidores, de um show no Theatro Municipal de São Paulo em 2019.

É oficial, `BomSom TV´ ficará disponível em Angola a partir de 1 de Julho

há 1 ano
Hoje Anselmo fez saber que a BomSom redireccionou o seu Score business e deixa doravante de agenciar artistas, por incompatibilidade com os projectos preconizados. Sobre a BomSom TV, sabe-se já que é um canal democrático que servirá como veículo de cruzamento para a música dos Palop e ao embaixador dos ritmos africanos.

Covid-19: Trey Songz anuncia que está infectado e pede que fãs tenham mais cuidado

há 2 anos
Após anunciar que lhe foi diagnosticado o novo Coronavírus, Trey Songz pediu aos seguidores para que encararem a doença a sério e “não sejam como o presidente”, porque no início deste ano, seu avô morreu da pandemia.

Mike Tyson vai doar os 10 milhões de dólares que lucrou do regresso aos ringues

há 2 anos
A confirmação foi feita antes mesmo do combate em entrevista ao TMZ, apontando que o dinheiro “irá para várias instituições de caridade”.

Cinema Para Todos: Mwana Nketo em exibição hoje no Auditório Wyza

há 12 meses
A Geração 80 informou esta tarde, que Mwana Nketo dará início ao certame cinematográfico itinerante `Cinema para todos´ .

Sankofa representa Angola no concurso Internacional de Rap Slam

há 2 anos
Em companhia de Zola Kuzedíua, vencedora da última edição do ‘Luanda Slam’, Sankofa vai representar o país no Festival Internacional de Rap Slam do espaço lusófono, a ser acolhido pelo Brasil no próximo dia 29 de Julho a 2 de Agosto deste ano.

Um dia após lançar novo álbum e bater records de venda, Lana del Rey anuncia outro álbum

há 2 anos
Intitula-se “Rock Candy Sweet” e estará disponível a partir do dia 1 de Junho, nas palavras da própria artista, o disco servirá como resposta às acusações de “apropriação cultural e glamorização da violência doméstica” que têm sido feitas contra si.

Coca FSM dá nova roupagem à música ‘Imagina Só’

há 12 meses
Disponível desde o passado dia 7 de Outubro, o tema ‘Imagina Só’ é um remix do tema homónimo que conta com mais de dez anos de existência e marca o arranque do que se pretende vir a ser uma nova perspectiva deste produtor, compositor e artista.

Mister Brazuca aposta todas as “cartas” na carreira a solo

há 2 anos
Mids, agora Mister Brazuca, é uma das principais referências da dança em Angola, tendo conquistado o seu espaço como dançarino a solo e de seguida como integrante do grupo “The Groove”, onde também cantava.

De Michelle Obama a Kamala Harris: Entenda o activismo disfarçado na elegância dos looks

há 2 anos
Por trás de tamanha imponência, três alusões foram feitas propositadamente: o movimento das sufragista, a união dos partidos e a representatividade de estilistas negros.

Óscar 2021 pode ser adiado

há 2 anos
A cerimónia está agendada para 28 de Fevereiro de 2021, mas a pandemia do coronavírus deixou o cenário incerto. A Academia já havia anunciado que irá considerar filmes não lançados directamente nos cinemas como elegíveis, que de certa forma aumentou os rumores de que o evento pode ser adiado.

Proletário reedita “Scania 111” para o novo disco

há 2 anos
O músico Proletário prepara para o final do ano apresentação do seu segundo trabalho discográfico, intitulado “Carolina do Ebo”, onde se destaca o sucesso “Scania 111” numa nova roupagem.

Angolanos que actuam nos EUA em peso na selecção de basquetebol

há 1 ano
Destaque para a presença de vários jovens que actuam nos Estados Unidos da América, com realce para Bruno Fernando que actua nos Atlanta Hawks da NBA.

Gari Sinedima é o mais novo integrante do Coral internacional `Collective Singers´

há 1 semana
Na Namíbia desde Fevereiro do ano corrente a frequentar o conservatório de artes, Gari Sinedima recebeu o convite para ingressar o reputado Coral Collective Singers, onde ocupa a posição de percussionista, por enquanto, e é o último da selecta lista de “eleitos”.

MD e MK assumem agenciamento de Preto Show e vários dj´s

há 2 anos
As produtoras MD e MK Records firmaram uma aliança para agenciamento de artistas angolanos, com destaque para os Disco Jokeys (Dj´s) mais conhecidos da nossa praça.