Mundo chora a morte de Desmond Tutu

O clérigo que usou o púlpito e oratório espirituoso para ajudar a derrubar o apartheid na África do Sul, morreu hoje em Johanesburgo, vítima de cancro da próstata. Tutu liderou a comissão da verdade e reconciliação, defendia a “democracia arco-íris” e desprezava a desigualdade económica.

A confirmação da partida do arcebispo aos 90 anos, foi feita pelo gabinete do Presidente Sul-Africano, Cyril Ramaphosa, que classificou o arcebispo de “um líder de princípios e pragmatismo que deu sentido à visão bíblica de que a fé sem obras está morta”.

O angelicano entrou para a história pelo seu papel no conhecido movimento Apartheid na África do Sul, testemunhou o fim desse regime e presidiu a uma Comissão de Verdade e Reconciliação.

Desmond, recebeu o Prémio Nobel da Paz, em 1984, é referência mundial na luta pelos direitos humanos. Proeminente, Tutu foi considerado a consciência da nação tanto pelo preto como pelo branco, um testemunho duradouro da sua fé e espírito de reconciliação numa nação dividida.

Segundo noticiou a Reuters, o distinto guia africano, foi diagnosticado com cancro da próstata no final da década de 1990 e nos últimos anos foi hospitalizado em várias ocasiões para tratar infecções associadas ao tratamento. A Fundação Legado Desmond e Leah Tutu, completou a informação dizendo que o arcebispo Tutu foi a óbito num centro de acolhimento.

as cargas mais recentes

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

há 2 anos
Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

É oficial, Mbappé é eleito melhor do mundo pela Globe Soccer

há 11 meses
Kylian Mbappé é oficialmente o melhor jogador de 2021, o anuncio foi feito na tradicional cerimónia no Dubai. A conquista do francês de 23 anos é uma surpresa, já que não está entre os favoritos no prêmio The Best, da Fifa, e na Bola de Ouro, da France Football, foi apenas o nono colocado.

Banda sonora do filme `Ar condicionado´chega às plataformas na sexta-feira

há 2 anos
A Geração 80 anunciou que vai disponibilizar a banda sonora do filme `Ar condicionado´, no próximo dia 2 de Outubro, sexta-feira. Composta por Aline Frazão, com a participação de Paulo Flores, a trilha estará disponível em todas as plataformas digitais.

Maestro Félix Costa apresenta o `Coral Yellen´

há 2 anos
Formado no primeiro semestre deste ano, o Coral Yellen é a segunda iniciativa do género que Félix Costa dá a cara depois de se desvincular da Orquestra Kapossoca. O projecto de integração social, que já conta com 27 integrantes, engloba para além do grupo coral, a dança, teatro e futebol.

Tribunal e SIC tranquilizam artistas: “Processos sobre pirataria são dos mais céleres”

há 2 anos
os crimes de pirataria e a contrafacção de obras musicais audiovisuais e fonográficos podem ser resolvidos em apenas dois meses, caso o lesado decida processar o seu autor, cuja pena é convertida em valor pecuniário.

PLASTICIDADES Anti-Covid-19: Exposição em homenagem a Paulo Jazz pode ser vista até ao dia 31

há 2 anos
A exposição que memora a vida e obra de Paulo Jazz, foi inaugurada no passado dia 4 de Janeiro e insere-se nas celebrações do Dia da Cultura.

Arnold Schwarzenegger em estreia no Rap

há 2 anos
O actor decidiu colaborar com alguns versos em uma nova música do cantor austríaco Andreas Gabalier, intitulada “Pump it Up – The Motivation Song”. A canção fala de superação, e tem Arnold rimando com citações sobre a sua carreira e frases que o tornaram famoso nas últimas décadas.

Paul McCartney recria ‘McCartney III’ e Idris Elba está entre as participações

há 2 anos
McCartney III é o 18ª álbum da ex-lenda dos Beatles, encerrou a trilogia homónima do autor e foi lançado em Dezembro de 2020, o disco ganhou um novo formato em `Imagined´ e entre covers e remixes, traz participações impecáveis.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 3 anos
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 3 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Paulo Flores e Manecas Costa dão voz à primeira música do projecto “Língua Terra”

há 2 anos
O single promocional composto por Paulo Flores e Manecas Costa intitula-se “Cumplicidade” e será lançado no dia 18 e integra o “Língua Terra”, um projecto que reúne artistas de expressão portuguesa.

Muntu: Linha angolana de artigos handmade invade mercado norte-americano

há 9 meses
Inspirada no princípio africano “Ubuntu”-eu sou, porque tu és- a marca é desenvolvida à mão por artesãos a partir de uma base ecológica com o objectivo de se conservar o meio ambiente e depois de ser vendida os lucros são enviados a Angola para ajudar centros de caridade.

Don Kikas apresenta novo álbum em concerto

há 9 meses
Dia 25 de Março, “Livre” o sétimo álbum do artista, será apresentado num concerto a ter lugar no Capitólio. Além da apresentação das 14 faixas musicais do novo álbum, o artista trará várias surpresas em palco.

Nelly quebra o “silêncio” de oito anos com novo álbum

há 1 ano
O rapper de St. Louis prometeu, via Instagram um novo álbum para esta sexta-feira, dia 27 de Agosto. O novo álbum chamar-se-à ‘Heartland’ e marca o retorno de Nelly, após 8 anos sem lançar projectos, noticiou o Z. Thugsta.

Galáxia, o musical que todos devem assistir

há 2 anos
O auditório da Laasp testemunhou nos dias 25 e 26 de Março, o musical Galáxia, um espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia social.

Yuri da Cunha e Isidro Fortunato prestigiam gala de homenagem a Paulina Chiziane em Moçambique

há 8 meses
O prestigiado músico angolano Yuri da Cunha em parceria com a prestadora de serviços móveis Moçambicana Mcell realizam gala para homenagear a escritora Paulina Chiziane pelo prémio Camões de literatura 2021.