Mungueno: Rappers imortalizam Waldemar Bastos em nova EP

A Zoológico Produsons(Medina) apresenta no próximo dia 26 de Abril, um projecto que reune oito MCs, em homenagem a Waldemar Bastos, um artista cuja verticalidade foi influenciou gerações, ajudou a construir e desenvolver o modo de fazer, encarar e se estar dentro da música.

Pensólogo, Kamesu, Ikonoklasta, Haudas, Flagelo Urnano, Mono Stereo, Grand F e Ranchoddas, vão rimar por cima de samples e vozes de Waldemar Bastos, deixando um registo do melhor da nova e velha geração do Rap nacional.

MUNGUENO, é um projecto que celebra aquela que em vida foi uma das figuras mais emblemáticas e incontornáveis da música angolana. A EP chega dez anos após o lançamento do ‘projecto Reunir’, que sob o selo da Medina também homenageou Teta Lando.

Mungueno: Rappers imortalizam Waldemar Bastos em nova EP

Ao anunciar o projecto, Flagelo Urbano teceu breves conderaçõs sobre a vida e obra de Waldemar Bastos: A sua pátria era como se não fosse, tanto foram os caminhos repletos de espinhos porque teve de passar. Marginalizado por pensar livremente, permaneceu sempre fiel aos seus princípios e valores. Nunca se vergou, nunca preferiu os corredores da bajulação e da adulação, ante à renúncia da sua lucidez. Viveu e morreu de pé!

Morreu de pé como um homem livre, que ousou ser ele mesmo. Negou-se a cortejar o rei e a sua corte, por amar tanto a pátria que nada mais lhe tinha, além de enteado. E nós, hoje sabidos dos ventos que pairam a sua grandeza reunimo-nos para entoar os seus belos poemas salpicados de bumbos e tarolas. Nada mais temos a oferecer, se não os nossos melhores versos e batidas.

as cargas mais recentes

Covers inéditos de David Bowie são apresentados em dia de aniversário

há 7 meses
No dia 8 de Janeiro David Bowie estaria completando 74 anos. Para marcar a data, os responsáveis pelo espólio do astro lançaram, pela primeira vez, duas covers que o cantor gravou no fim dos anos 90 e nunca haviam sido ouvidas até hoje: “Tryin’ To Get To Heaven” de Bob Dylan e “Mother” de John Lennon.

Paulo Flores representa África no concerto promovido pela ONU e OMS

há 1 ano
Maio parece ser mês de Paulo Flores, depois do convite da Apple Music, o artista angolano participa de um concerto virtual organizado pela OMS e pela ONU a alusivo ao Dia da Cultura da Língua Portuguesa e ao Dia Mundial da Higiene das Mãos.

Zap transmite mega espectáculo solidário

há 1 ano
Este sábado, 25 de Abril, a Zap vai levar todas as emoções do mega espectáculo solidário, que moveu o mundo inteiro e arrecadou cerca de 128 milhões de dólares para ajudar a OMS a combater o Covid-19.

Burna Boy torna-se o 1° africano a ter três albuns com 100 milhões de streams

há 3 meses
Um músico que continua a crescer e a justificar suas atribuições como as dos Grammy Awards. Damini Ebunoluwa Ogulum, ou simplesmente Burna Boy voltou a fazer história como o primeiro artista africano a atingir mais de 100 milhões de streams no Spotify, com três álbuns seguidos.

Selda elogia Pérola publicamente e fãs “agradecem”

há 1 ano
Afinal nem tudo está perdido no mundo da música em Angola, onde as relações entre os artistas não têm sido das melhores. Mesmo sem serem amigas, Selda fez uma dedicatória à Pérola, no seu instagram, e os internautas ficaram deslumbrados.

Vênias aos Filipes

há 1 ano
Dupla foi homenageada no Show do Mês, duas noites de evento que ficarão nos anais da música angolana.

Primeira edição do festival de publicidade pode ser online

há 1 ano
O Festival de Publicidade e Marketing Angolano poderá ser realizado no formato digital, com transmissão streaming, se a crise pandémica em Angola não abrandar, soube hoje a Carga Magazine.

Ivete Sangalo e Cláudia Leite acusadas de apropriação cultural

há 1 ano
As acusações foram feitas por Maicon Rodrigues, o actor brasileiro publicou um longo texto afirmando que mulheres brancas tentam tomar o lugar de negros na indústria da música, “duas pessoas brancas levam o nome da música axé no Brasil e são chamadas de ‘rainhas’”. Na mesma ocasião, Anitta também levou por tabela, sendo apontada como intriguista.

Primeira edição do Sambizanga Ritmo & Poesia será lançada no dia 24 deste mês

há 4 meses
Concebido apenas para a geografia do histórico distrito, o projecto abriu na semana passada homenageando Dom Caetano, Prado Paim, Carlos Lamartine, a escritora Yola Castro, o humorista Costa Vilola, o jornalista Ernesto Bartolomeu e o grupo carnavalesco União Kiela do Sambizanga.

DJ Ngunza apresenta-se ao mercado internacional com o single “Meu DJ”

há 9 meses
O tema “Meu DJ” marca o início de uma nova etapa para a carreira de DJ Ngunza. Já disponível nas plataformas digitais, “Meu DJ” é assim a prova do empenho e dedicação de Ngunza, procurando ser bem sucedido musicalmente, quer como produtor como Dj.

Morreu Papa Bouba Diop, herói da selecção do Senegal no Mundial de 2002

há 8 meses
Diop morreu hoje aos 42 anos, em França, onde vivia, em consequência de esclerose lateral amiotrófica (ELA), enfermidade degenerativa nervosa que enfraquece os músculos e diminui a sensibilidade nas mãos, braços e pernas.

`Da lama para o topo´, Júnior Boyca está sempre a subir

há 1 ano
É um dos elementos d’Os Boyca e acaba de lançar o seu primeiro trabalho a solo, “Da Lama Para O Topo”, um single que vai dar nome ao seu próximo álbum, onde Júnior se apresenta e faz uma descrição daquele que é, ou pretende que seja, o seu percurso.

Na primeira tentativa de cobrança Sadia arrecada 10 milhões de Kwanzas

há 5 meses

Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

há 12 meses
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.

Dinheiro da FIFA já está em posse da Federação Angolana de Futebol

há 12 meses
Dos valores 216 mil dólares serão entregues às associações desportivas das 18 províncias e servirá para assistir e aliviar os efeitos do Covid-19.

Invisíveis: “O que nos caracteriza é um Rap sem preocupação com os holofotes”

há 1 ano
Lançaram ontem o álbum `O Culto´, uma obra no verdadeiro sentido da palavra, que além de quebrar o silêncio de 8 anos, é uma viagem às origens do Hip Hop e um compromisso com o “abandonado” Boom Bap.