Música angolana perde 3,7 mil milhões de Kwanzas/ mês devido à pirataria

Os dados são preocupantes, por isso, desde 2020 a SADIA vem investindo em recursos humanos e tecnologias para responder a dúvidas dos usuários de obras artísticas protegidas.

Nesta ordem de ideias, e com o intuito de munir também os jornalistas com informações precisas, a entidade gestora de direitos de autores e conexos realizou, no passado dia 23 de Abril, o 1° Congresso Angolano de Propriedade Intelectual.

Durante o certame, que discorreu a vários temas, o palestrante e técnico sénior da SADIA, Lucioval Gama, ao abordar sobre os ‘Desafios Para a Superação da Contrafacção e Pirataria Nos Mercados Musical e Literário’, revelou que a indústria musical angolana perde mensalmente 3,7 mil milhões de Kwanzas.

De acordo com o técnico, as plataformas e sites de venda de músicas necessitam, para operar no território Nacional de 3 licenças, isto, segundo a Lei, no Artigo 31 a alínea d) Autorização dos Autores , no Artigo 38 na alínea d) Esta autorização é dada através de uma entidade de Gestão Colectiva, mas tal não tem acontecido.

Estudos realizados identificaram um total de 67 sites e plataformas de streaming que funcionam à margem da lei 15/14 de 31 de Julho. Em breve a SADIA e outros serviços administrativos do estado vão divulgar a lista dos referidos sites, plataformas e distribuidores digital (Contents Providers).

Durante a sua locução, Lucioval Gama fez saber que do mercado musical hoje arrecadam-se entre 150 a 300 milhões de Kwanzas, valores que, não fosse a pirataria chegariam até 4 mil milhões de Kwanzas.

As projeções, continuou o técnico, são mensais. “Hoje temos um mercado musical completamente desestruturado sem transparências e companhias que operam não tem um princípio de especialidade, isso tem lesado muito o mercado musical”, refere.

Sendo que a maioria das receitas da indústria da música provém do digital, um total de 87%, segundo dados de 2020 da Associação Internacional de Fonogramas IFPI. Os sites, plataformas de streaming Audio e Videom “destruidores” de conteúdos artísticos  que estão a funcionar à margem da lei o que representam um mal maior para a criação de uma indústria musical em Angola.

Entretanto, a SADIA, outras associações  e os serviços administrativos do estado estão a trabalhar para inverter o quadro e tudo estar regulamentado no nosso mercado para ‘atrairmos investimento estrangeiro – só há investimento no determinado sector quando este funciona é transparente e regulamentado”, defendeu.

as cargas mais recentes

“Back In Black” dos AC/DC lidera lista dos 20 álbuns de Rock mais vendidos de todos os tempos

há 1 ano
Dos 20 álbuns de Rock e Metal mais vendidos no maior mercado do mundo (Estados Unidos), o destaque vai para o “Back In Black”, dos AC/DC gravado há 40 anos.

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 1 ano
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

Racionais MC’s lançam discografia completa em vinil

há 12 meses
O grupo Racionais MC’s lançará a discografia completa em vinil a partir da segunda semana de Dezembro. A pré-venda dos álbuns, já começou ontem, informou o site brasileiro UOL.

Funge do Show do Mês junta “showistas” em ambiente familiar

há 2 anos

Piqué compra direitos de transmissão da liga francesa para assistir Messi

há 2 meses
O defesa central do Barcelona, Gerard Piqué, através da sua empresa Kosmmos, com a Enjoy Television, adquiriu os direitos de transmissão da Ligue 1 e Ligue 2 francesas até 2024.

Astronauta apresenta `Uma Noite de Lua Cheia´

há 3 meses
Depois do espetáculo `Sobre Luz e Trevas´, o poeta e slammer Frederico Costa regressa para protagonizar o seu segundo espetáculo solo, `Uma Noite de Lua Cheia´.

Swizz Beatz reafirma ser fã incondicional de Artur Nunes

há 1 ano
O produtor e esposo de Alicia Keys, Swizz Beatz, provou que é fã incondicional de Artur Nunes ao partilhar um vídeo a dançar o hit “Tia”. O gesto não vem à parte, recentemente, Snoop Dog exibiu sua playlist e Paulo Flores figurava, e no passado, Will Smith impulsionou as vendas de Bonga.

Lil Nas X lança linha de ténis ” Satan Shoes”

há 7 meses

Anitta é desafiada a fazer live com músicas gospel

há 2 anos
Diferente de outros espectáculos, a artista brasileira não vai interpretar as suas próprias músicas e será desafiada a protagonizar uma performance com músicas gospel em voz e violão. O live visa arrecadar fundos para apoiar os desempregados e as famílias mais necessitadas.

Novidade: Luso lança música promocional do segundo álbum

há 7 meses
Dois anos depois do lançamento do seu primeiro álbum “Lusolandia”, sob selo da produtora Cave Play, de Kid MC, o rapper angolano aparece esta sexta-feira com a faixa promocional do seu segundo álbum.

Bonga celebra meio século de uma carreira coroada de bons êxitos

há 1 mês
Considerado o embaixador da música angolana, José Adelino Barceló de Carvalho, artisticamente conhecido como Bonga, comemora 50 anos de carreira acom de dois espectáculos ímpares a 19 e 20 de Novembro, na Altice Arena (Lisboa) e na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (Porto), respectivamente.

Rock in Rio terá réplica na cidade de São Paulo

há 11 meses
A organização do Rock in Rio informou hoje que está a criar um festival semelhante na cidade de São Paulo. O mega evento chama-se The Town e será acolhido no Autódromo Interlagos, alternando com o Rock in Rio.

Ney Tavira: um nome para reter, um talento para ovacionar

há 1 ano
Numa altura em que os rappers da sua faixa etária limitam-se a cantar músicas “superficiais” e refrões de ostentação, Ney Tavira se apresenta como uma lufada de ar fresco para o movimento que tende a se tornar frívolo com o passar dos tempos.

Angola Music Awards: Vencedores serão conhecidos este mês

há 4 semanas
A gala de tribuição dos prémios do Angola Music Awards acontece já no próximo dia 22 de Outubro, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

Public Enemy anuncia novo álbum

há 1 ano
A banda Public Enemy está de regresso com um novo álbum, cujo alinhamento conta com uma extensa e luxuosa lista de convidados. Com 17 faixas musicais, a obra será publicada ainda este mês.

Novidade: A’mosi Just A Label lança single do seu próximo álbum

há 6 meses
Descrito como ‘aquele que porta o valor da existência e sem a necessidade de uma justificação”, o novo single de A’mosi chega ao mercado no dia 21 deste mês, portanto, próxima sexta-feira, e com o respectivo videoclip.