Música angolana perde 3,7 mil milhões de Kwanzas/ mês devido à pirataria

Os dados são preocupantes, por isso, desde 2020 a SADIA vem investindo em recursos humanos e tecnologias para responder a dúvidas dos usuários de obras artísticas protegidas.

Nesta ordem de ideias, e com o intuito de munir também os jornalistas com informações precisas, a entidade gestora de direitos de autores e conexos realizou, no passado dia 23 de Abril, o 1° Congresso Angolano de Propriedade Intelectual.

Durante o certame, que discorreu a vários temas, o palestrante e técnico sénior da SADIA, Lucioval Gama, ao abordar sobre os ‘Desafios Para a Superação da Contrafacção e Pirataria Nos Mercados Musical e Literário’, revelou que a indústria musical angolana perde mensalmente 3,7 mil milhões de Kwanzas.

De acordo com o técnico, as plataformas e sites de venda de músicas necessitam, para operar no território Nacional de 3 licenças, isto, segundo a Lei, no Artigo 31 a alínea d) Autorização dos Autores , no Artigo 38 na alínea d) Esta autorização é dada através de uma entidade de Gestão Colectiva, mas tal não tem acontecido.

Estudos realizados identificaram um total de 67 sites e plataformas de streaming que funcionam à margem da lei 15/14 de 31 de Julho. Em breve a SADIA e outros serviços administrativos do estado vão divulgar a lista dos referidos sites, plataformas e distribuidores digital (Contents Providers).

Durante a sua locução, Lucioval Gama fez saber que do mercado musical hoje arrecadam-se entre 150 a 300 milhões de Kwanzas, valores que, não fosse a pirataria chegariam até 4 mil milhões de Kwanzas.

As projeções, continuou o técnico, são mensais. “Hoje temos um mercado musical completamente desestruturado sem transparências e companhias que operam não tem um princípio de especialidade, isso tem lesado muito o mercado musical”, refere.

Sendo que a maioria das receitas da indústria da música provém do digital, um total de 87%, segundo dados de 2020 da Associação Internacional de Fonogramas IFPI. Os sites, plataformas de streaming Audio e Videom “destruidores” de conteúdos artísticos  que estão a funcionar à margem da lei o que representam um mal maior para a criação de uma indústria musical em Angola.

Entretanto, a SADIA, outras associações  e os serviços administrativos do estado estão a trabalhar para inverter o quadro e tudo estar regulamentado no nosso mercado para ‘atrairmos investimento estrangeiro – só há investimento no determinado sector quando este funciona é transparente e regulamentado”, defendeu.

as cargas mais recentes

Técnico Filipe Cruz desmente desentendimento com Isabel Guialo

há 2 anos
No início da semana em curso, surgiu nas redes sociais uma manchete que indicava o afastamento voluntário de Isabel Guialo da selecção, após ser substituída como capitã das Pérolas. Tal informação foi negada por Filipe Cruz, ontem, no jornal da TV Zimbo, alegando que a ex-capitã comunicou o afastamento por razões familiares.

Ciclo de divulgação do funcionamento do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos “passa” por Bié, Cuando Cubango e Cunene

há 1 ano
O encontro que visa massificar o conhecimento e aperfeiçoar os mecanismos para a protecção e o usufruto dos respectivos direitos económicos sobre a propriedade intelectual, já passou, na sua segunda fase pelas províncias do Cuanza-Norte (Ndalatando), Malanje (Malanje), Uíge (Uíge), Zaire (Mbanza Congo) e Bengo (Caxito).

Ascensão apresenta projecto “Cockt4il” em concerto diferenciado

há 2 anos
Volvidos dois meses de aparições em várias zonas periféricas e não só da cidade capital, o grupo apresenta em concerto, o resultado das várias horas de estúdio e trabalhos em conjunto, o projecto “Cockt4il”.

Elton John pede participação a Burna Boy: “És o artista com quem gostaria de cantar”

há 10 meses

Ex-campeão de boxe acusa 50 Cent de roubar-lhe mais de 1 milhão de dólares

há 2 anos

Serena Williams anuncia que não participará nos Jogos Olímpicos nem mesmo se fosse convocada

há 2 anos

NGA disponibiliza hoje três novos projectos musicais

há 3 anos
Constituído por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e P’ra Nós”, o triplo lançado nas celebrações do 38.° aniversário do artista angolano radicado na Linha de Sintra representa a consistência lírica do vasto registo fonográfico, onde se destacam “Filho Das Ruas”, “King”, “Filho Das Ruas 2.

Power House divulga primeiro álbum com novos agenciados

há 3 anos
Dos agenciados estão Cleyton M, Jakilsa, Laika, Dr. Smith, Chris Oliver, Anny, conhecidos pelas suas habilidades artísticas.

Prodígio: “acredito que a arte tem que reflectir a sociedade, a minha vida, a dos meus e dos outros”

há 3 anos
Durante o longo vídeo nas suas redes sociais, sobre a morte do jovem de 23 anos no Prenda, o músico começou por esclarecer que não pretende defender qualquer artista, entretanto, realçou que é imprudente a sociedade olhar as coisas de um único ponto de vista, porque os músicos também têm liberdade de escolha.

Lançamentos dos álbuns de Cef Tanzy e Projecto Comboio terão sido adiados devido ao show de Gerilson Insrael?

há 1 ano
O anúncio sobre o cancelamento, a menos de 24 horas, das vendas e sessões de autógrafos dos álbuns “The Coach” do músico Cef Tanzy e “Comboio Vol.1” terá deixado, na última sexta-feira, os fãs e os amantes da música sem palavras. Mas, e como dizem os peritos, qualquer acção comunicativa movida sobre um produto acaba sempre por promovê-lo.

Cardi B vai a julgamento por colocar tatuagem de um homem na capa do seu álbum

há 2 anos
Cardi B usou no projecto Gangsta Bitch Music Vol. 1, lançado em 2016, como capa a imagem de Kevin Brophy Jr., o homem alega que a rapper retratou sua semelhança de “ forma enganosa, ofensiva, humilhante e sexual”.

Se estivesse em vida, Agostinho Neto completaria 99 anos hoje

há 2 anos
A data foi consagrada como Dia do Herói Nacional em 1980, pela então Assembleia do Povo, um ano após o seu falecimento, dia 10 de Setembro de 1979, na antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas.

Arquivo Mestre: Primeira exposição individual de Januário Jano está patente em Frankfurt e pode ser vista até Agosto

há 2 anos
Patente desde o passado dia 18 de Maio, `Arquivo Mestre´ é a primeira exposição individual do artista Januário Jano na Alemanha, em exibição na galeria JeanClaude Maier em Frankfurt até ao dia 14 de Agosto.

‘Mulheres d’Palavra’ em cartaz no CCBA nos dias 9 e 10 de Julho

há 2 anos
Um espetáculo de poesia falada e performance que junta Irene A`mosi, Sandra Bande, Nzola Kuzedíua e Adolfina Lua, quatro grandes mulheres e referências do spoken word, para brindar de forma poética, artística e interactiva, reflexões sobre o “real” posicionamento da mulher em África e no mundo.

“Tchiloli Unlimited” agora disponível em livro

há 2 anos
Da autoria de René Tavares, a edição com prefácio de José Eduardo Agualusa, “Tchiloli Unlimited” apresenta olhares cruzados sobre os aspectos históricos, sociais e estéticos existentes nesta peça de teatro popular de São Tomé e Príncipe.

Dr. Dre diz que redes sociais destroem a mística da música e dos artistas

há 3 anos
Dre foi mais longe ao afirmar que, se estivesse no início de carreira, talvez odiasse as redes sociais, por elas destruírem a mística, que é a principal característica da música. “É prazeroso esperar o que está por vir”, disse.