Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

Inó Gonçalves foi o homem do tambor solo e pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu de ataque cardíaco.

A informação sobre a sua morte inicialmente avançada pelo jornalista Analtino Santos, foi confirmada esta manhã à Carga por pessoas próximas. O músico terá morrido na madrugada de hoje por ataque cardíaco.

Inó Gonçalves foi dos membros fundadores dos Kituxi. Ao lado de Zé Fininho (dikanza), Raúl Tolingas (tambor baixo), Nando Francisco (mukindu) e Jorge Mulumba (voz principal, hungu e puíta), ajudou a tornar este grupo tradicional fundado em 1980 dos mais internacionais do país.

Com o conjunto, gravou quatro obras e participou das digressões na Hungria, Zimbabwe, Suécia, Alemanha, Rússia, antigo Jugoslávia, Noruega, Brasil, Bulgária, Portugal, entre outros países.

O tambor solo de Inó ajudou a popularizar cancões como “Mu Ilumba”, “Dingongenu dia Mona”, “Ngitabulé”, “Nza Mundelé”, “Santa Maria”, “Amba”, “Nzala”.

O artista integrou a primeira formação dos Kituxi, com Chico Açucareiro (mukindo),  Antoninho Partoscornos ( ngoma base) Adãozinho, que substituiu Manuel Baptista Manuelito (dikanza e na voz principal, hungu, kissanje e puíta)

Também conhecido por “Kituxi e seus acompanhantes”, homonimamente ao membro fundador Miguel Kituxi, o grupo foi homenageado ano passado na celebração dos seus 40 anos de existência, com um grande concerto na III Trienal, no Palácio de Ferro.

as cargas mais recentes

Sabias que a música “I Feel Love” é a melhor canção da História para a pista de dança?

há 6 meses

É oficial, Salú Gonçalves é a nova cara do Ecos & Factos e Dog Murras assume o Fala Angola

há 3 anos

Bobby Brown acusa Nick Gordon pelas mortes de Whitney Houston e Bobbi Kristina

há 2 anos
No último episódio da série “Red Table Talk” do Facebook Watch, o músico afirmou categoricamente que Nick Gordon, na altura namorado da filha, é culpado pela morte de ambas: “as duas morreram da mesma forma e ele esteve presente nas duas situações”, disse.

Dudu Sapate leva exposição “Gênesis” à Galeria Tamar Golan

há 10 meses
O artista angolano Dudu Sapate vai apresentar-se no próximo dia 1 de Abril, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Gênesis”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 22 de Abril.

Lizzy Dreamz apresenta “Estado de Emergência”

há 3 anos
Tendo em conta a actual crise que se vive em função do Covid-19, o rapper Lizzy e o Site Cenas Que Curto lançam a EP Quarentena.

Nila Borja anuncia regresso aos palcos

há 2 anos
A cantora esteve presente na mais recente edição do Show Piô, pretesto mais que suficiente para um exclusivo com a Carga Magazine e, o que se julgou ser apenas uma participação especial, foi na verdade, um prenúncio do seu grande regresso aos palcos.

L’ Edge apresenta o primeiro single do projecto “Legião II”

há 2 anos
Já está disponível a primeira faixa do EP ”Legião II”, o segundo do rapper L’ Edge. O single, com a participação de Vanda Mãe Grande, foi lançado ontem e sucede o W4MT (Waiting 4 my time).

Ivete Sangalo e Cláudia Leite acusadas de apropriação cultural

há 3 anos
As acusações foram feitas por Maicon Rodrigues, o actor brasileiro publicou um longo texto afirmando que mulheres brancas tentam tomar o lugar de negros na indústria da música, “duas pessoas brancas levam o nome da música axé no Brasil e são chamadas de ‘rainhas’”. Na mesma ocasião, Anitta também levou por tabela, sendo apontada como intriguista.

Délcio Caiaia discorre sobre a Matriz Africana do Design Gráfico no seu primeiro E-Book

há 3 anos
O projecto literário Matriz Africana Do Design Gráfico, surge de um olhar crítico ao posicionamento de África na arena global do Design Gráfico. A supressão histórica fez desaparecer gradualmente muitos traços da arte visual africana.

Focada nos biliões da Fenty Beauty, Rihanna volta a arquivar novo álbum

há 3 anos
O facto é que há tempos Riri vem focando a maior parte das energias em empreendimentos nos ramos da moda e costméticos, e parece que essa mentalidade empreendedora está a fazer com que o seu próximo album continue engavetado.

Tina Turner despede-se da vida pública:” Não foi uma vida boa”

há 2 anos

Álbum de estreia de Wet bed Gang traz participação de Bonga

há 2 anos

Jeen-Yuhs: Documentário de Kanye West estreia no Festival de Cinema Sundance

há 1 ano
Apesar de ter todos os direitos adquiridos pela Netflix, a sua estreia ainda não consta no catálogo da plataforma, porém, o documentário “Jeen-Yuhs: uma trilogia Kanye”, será exibido no Festival de Cinema de Sundance, já no final deste mês.

N’sexy Love volta a reunir antigos integrantes para o grande regresso aos palcos

há 2 anos
Depois de mais de dez anos separados, N’sexy Love anunciou o regresso regular aos palcos, mas já sem Bigú Ferreira. A despedida do ex-vocalista, este domingo durante o Live no Kubico, deixou Walter Ananás em lágrimas, a ponto de interromper o espectáculo.

“Prodigia-Te” (Deluxe Moz): 3.° dos 8 álbuns de Prodígio já está disponível

há 10 meses

Jay-Z volta a aumentar ainda mais a fortuna após vender Tidal

há 2 anos