Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

Inó Gonçalves foi o homem do tambor solo e pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu de ataque cardíaco.

A informação sobre a sua morte inicialmente avançada pelo jornalista Analtino Santos, foi confirmada esta manhã à Carga por pessoas próximas. O músico terá morrido na madrugada de hoje por ataque cardíaco.

Inó Gonçalves foi dos membros fundadores dos Kituxi. Ao lado de Zé Fininho (dikanza), Raúl Tolingas (tambor baixo), Nando Francisco (mukindu) e Jorge Mulumba (voz principal, hungu e puíta), ajudou a tornar este grupo tradicional fundado em 1980 dos mais internacionais do país.

Com o conjunto, gravou quatro obras e participou das digressões na Hungria, Zimbabwe, Suécia, Alemanha, Rússia, antigo Jugoslávia, Noruega, Brasil, Bulgária, Portugal, entre outros países.

O tambor solo de Inó ajudou a popularizar cancões como “Mu Ilumba”, “Dingongenu dia Mona”, “Ngitabulé”, “Nza Mundelé”, “Santa Maria”, “Amba”, “Nzala”.

O artista integrou a primeira formação dos Kituxi, com Chico Açucareiro (mukindo),  Antoninho Partoscornos ( ngoma base) Adãozinho, que substituiu Manuel Baptista Manuelito (dikanza e na voz principal, hungu, kissanje e puíta)

Também conhecido por “Kituxi e seus acompanhantes”, homonimamente ao membro fundador Miguel Kituxi, o grupo foi homenageado ano passado na celebração dos seus 40 anos de existência, com um grande concerto na III Trienal, no Palácio de Ferro.

as cargas mais recentes

Álbum `Luanda, Meu Semba – Instrumental´ está finalmente disponível em digital

há 1 ano
A obra de Né Gonçalves finalmente acerta o passo nas plataformas digitais, podendo-se escutar os três álbuns, editados pelo artista on-line nos serviços de streaming.

Death Row: Snoop Dogg anuncia que ‘The Chronic’ de Dr. Dre “está de volta para casa”

há 2 meses

Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

há 10 meses
Mais do que reivindicar o seu estatuto na música angolana, Chetekela surge com um novo álbum para dizer que tem também merece uma palavra na música, sobretudo nos estilos Txianda, Rumba, Afro Ngola, Sukusse e RnB.

Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

há 1 ano
Os músicos Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Carlos Burity, Jivago e Teta Lágrimas, falecidos este ano por doença, serão homenageados pelo Show do Mês com um grande espectáculo.

Yunami retrata acontecimentos político e socio-económico em ‘Torre dos Tolos’

há 9 meses
À Carga Magazine, Yunami explicou que o single é um abstrato dos mais populares acontecimentos do país e, estará disponível em breve.

Fradique integra corpo de jurados do festival ‘Imagine Science Film Festival’

há 8 meses
O realizador angolano Fradique faz parte do corpo de jurados da 14ª edição do Imagine Science Film Festival (Estados Unidos de America) para categoria de Longa Metragem (Prémio Ciência Nova Onda) que premeia filmes que propõem formas ousadas, singulares e muitas vezes híbridas de comunicar a ciência.

Rapper e dj português morto à facada por ajuste de contas

há 1 ano

G-Unit: Adeus para sempre

há 2 anos
Depois das especulações sobre o possível reencontro entre Lloyd Banks, Tony Yayo, Young Buck e 50 Cent está definitivamente consumado, já não há esperança de ver os antigos membros da G-Unit juntos.

Rihanna pode finalmente estar a preparar o seu retorno musical

há 12 meses
A espera de cinco anos, pode finalmente estar a chegar ao fim, quem o diz é o jornal The Sun, que noticiou com exclusividade que Rihanna contratou recentemente o director britânico Raja Virdi, para gravar um novo videoclipe em Julho.

Cunene agenda Festival Provincial de Dança

há 1 ano
A Direccção Provincial da Cultura no Cunene pretende realizar entre Maio a Junho a primeira edição do Festival Provincial de Dança, cujo objectivo passa por reactivar a arte na região.

Recordar Frank Sinatra

há 2 anos
Num dia como hoje (14 de Maio) morreu o músico, actor e produtor Francis Albert Sinatra, conhecido como Frank Sinatra, considerado um dos melhores cantores de sempre.

Mia Couto infectado com o novo Coronavírus

há 1 ano
O escritor moçambicano está sob isolamento domiciliar e alerta para as implicações profundas do Covid-19, apelando para o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

Coco Gauff dá cartas em Roland Garros

há 11 meses
A demonstrar que a idade são apenas números, com a ausência de Naomi Osaka, Coco tem se destacado no torneio francês, graças a boa desenvoltura nas partidas, que a garantira um lugar entre as três mulheres na final do Grand Slam.

Artistas começam a receber rendimentos autorais da RNA, TPA e Zap Viva

há 11 meses
Em nota a Sadia expressou o seu contentamento pela demonstração do comprometimento destas emissoras, com o desenvolvimento da indústria musical e criativa, respeitando a lei do Estado Angolano e actividade de todos os criadores de obras artísticas nacionais e internacionais.

Valete fala sobre Dji Tafinha: “Há que diferenciar artistas de entertainers”

há 10 meses
Na comunidade Hip Hop, Valete é reverenciado até pelos mais conceituados, basta lembrar que sábado Sam The Kid lançou um álbum completo a homenageá-lo e ontem, o rapper português retribuiu ao músico e produtor angolano Dji Tafinha.

Mariah Carey abandona Roc Nation após “brigar” com Jay-Z

há 11 meses
A Carga visitou o site da Roc Nation e, para surpresa, o nome da cantora já foi retirado da lista onde constam nomes como Alicia Keys, Megan Thee Stallion, Rihanna e Christina Aguilera .