Música de Flagelo Urbano volta a ser destaque em Universidade brasileira

A música ‘Demo Sem Cracia’ da autoria de Flagelo Urbano, está em destaque no ‘Caderno Textos e Debates’ da Universidade Federal de Santa Catarina.

Esta não é a primeira vez que a obra do artista é usada como objecto de estudo, a obra de Ngola Sambala tem merecido atenção e explorada academicamente por estudiosos e entusiastas da cultura africana.

Recentemente, estudantes do Instituto de Pedagogia do Bengo, estabeleceram um paralelo entre a poética cânone expressa no livro `Sagrada Esperança´ e a poética da interface do texto marginalizado ou revolucionário presente n´O Ermo, no trabalho intitulado “Um estudo sobre a quitandeira, de Agosto Neto a Flagelados do vento santo II, de Flagelo Urbano”.

Já o estudo da vez, foi feito pelo Caderno Textos e Debates da Universidade Federal de Santa Catarina, No Brasil, Núcleo de Estudos de Identidade e Relação Interétnicas, e publicado na sua edição número 22, página 106 e seguintes. A música em questão, Demo Sem Cracia, que traz a participação MCK, é extraída do álbum ERMO, lançado em 2015.

A presença do rapper que se distingue pelo vasto conhecimento da tradição oral africana, verticalidade, escrita erudita e postura eremita em `Tradições Orais Africanas em Trânsitos´, vem reafirmar que o Rap de intervenção social “rompeu” o asfalto e firmou lugar nas universidades.

Ngola Sambala usou as redes sociais para manifestar o seu contentamento, porém lamentou igualmente o pouco interesse nacional sobre a sua arte.

as cargas mais recentes

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 1 ano
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

O Semba e a coroa da discórdia

há 9 meses
O ministro da Cultura, Ambiente e Turismo, Jomo Fortunato, cometeu uma das maiores gafes do seu mandato, ao coroar o músico Eddy Tussa como príncipe do Semba, sem antes definir os critérios para o efeito.

Future diz que, actualmente, nas ruas ele é melhor que Jay-Z

há 1 mês
O rapper Future considerou ontem que Jay-Z pode ser um ícone do rap, mas já não carrega tanto peso hoje no Hip Hop, principalmente em comparação com alguém como o próprio Future.

Exposição “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, agora disponível em catálogo digital

há 2 anos
Em virtude das limitações impostas pela pandemia do coronavírus e do encerramento temporário da exposição de René Tavares, o Banco Económico e a This is Not a White Cube decidiram disponibilizar digitalmente um catálogo onde é possível conhecer a obra do artista santomense.

José Luís Mendonça: “Não escrevam reportagens longas porque hoje em dia já ninguém lê”

há 5 meses
Durante uma intervenção na TPA, o literata apelou que se tire o máximo proveito dos três C´s da comunicação, sob pena dos artigos não serem lidos.

Fundação Arte e Cultura apresenta “Fundação Online”, em prevenção ao Covid-19

há 2 anos
Trata-se de um programa que visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção do Covid-19 e uma excelente opção para passar o tempo de forma educativa e segura.

Conheça os 10 jovens músicos mais ricos do Reino Unido

há 8 meses
Na habitual publicação anual dos músicos mais ricos do Reino Unido, o lendário dos Beatle, Paul McCartney, está no topo, com uma fortuna total de 820 milhões de Euros ( mais de 600 bilhões de Kwanzas), sendo que Ed Sheeran lidera a lista dos jovens artistas mais ricos.

Star One Rapper & Caro Kelson: a dupla que está a invadir grupos de WhatsApp

há 12 meses
A dupla já lançou um EP. A obra intitula-se “Noites Em Claro” está disponível nas principais plataformas digitais e, brevemente, estará também no SoundCloud e Spotify. Os dois amigos surgem como uma lufada de ar fresco para o trap angolano, porque cada um tem a sua particularidade.

Do Kuduro ao Rap: Alé G Fiigura mostra o quanto vale

há 1 ano
O artista não só canta, também dança, compõe, produz e é o CEO da Right Time Records, uma produtora independente que vai atraindo outros nomes.

Festival de Travis Scott resulta em tragédia: oito mortos e centenas de feridos

há 3 meses

Impulsionadores do Bambarákatcha já contam 10 anos de estrada

há 2 anos
Staff Paulo é um grupo de músicos e bailarinos angolanos criado em 2010, e constituído por quatro elementos, artisticamente conhecidos por: Paulo Karbura, Paulo Gibele, Paulo Guedes e o Paulo Bruno. Inicialmente como um grupo só de dança de estilo afro beat (House).

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 1 ano
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

Já está: Cleyton M entra na lista dos artistas mais ouvidos em Portugal

há 5 meses
Em todos os géneros musicais em Portugal, o jovem artista angolano ocupa, a 40° posição entre os 200 músicos mais ouvidos naquele país europeu, de acordo com um relatório do ITunes.

Músicos brasileiros expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras

há 12 meses
O Ministério da Defesa do Brasil expulsou dois rappers da corporação. Big Bllakk, tido como uma das vozes promissoras do rap brasileiro, e Patriick, da Facção Poética, foram expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras.

`Da lama para o topo´, Júnior Boyca está sempre a subir

há 2 anos
É um dos elementos d’Os Boyca e acaba de lançar o seu primeiro trabalho a solo, “Da Lama Para O Topo”, um single que vai dar nome ao seu próximo álbum, onde Júnior se apresenta e faz uma descrição daquele que é, ou pretende que seja, o seu percurso.

Neymar está infectado com Covid-19

há 1 ano
O PSG confirmou esta quarta-feira a existência de três casos positivos de Covid-19 no plantel, contudo, o clube parisiense não avançou os nomes. O jornal L’Equipe citou os nomes dos três infectados e o brasileiro Neymar é um deles.