Música de Flagelo Urbano volta a ser destaque em Universidade brasileira

A música ‘Demo Sem Cracia’ da autoria de Flagelo Urbano, está em destaque no ‘Caderno Textos e Debates’ da Universidade Federal de Santa Catarina.

Esta não é a primeira vez que a obra do artista é usada como objecto de estudo, a obra de Ngola Sambala tem merecido atenção e explorada academicamente por estudiosos e entusiastas da cultura africana.

Recentemente, estudantes do Instituto de Pedagogia do Bengo, estabeleceram um paralelo entre a poética cânone expressa no livro `Sagrada Esperança´ e a poética da interface do texto marginalizado ou revolucionário presente n´O Ermo, no trabalho intitulado “Um estudo sobre a quitandeira, de Agosto Neto a Flagelados do vento santo II, de Flagelo Urbano”.

Já o estudo da vez, foi feito pelo Caderno Textos e Debates da Universidade Federal de Santa Catarina, No Brasil, Núcleo de Estudos de Identidade e Relação Interétnicas, e publicado na sua edição número 22, página 106 e seguintes. A música em questão, Demo Sem Cracia, que traz a participação MCK, é extraída do álbum ERMO, lançado em 2015.

A presença do rapper que se distingue pelo vasto conhecimento da tradição oral africana, verticalidade, escrita erudita e postura eremita em `Tradições Orais Africanas em Trânsitos´, vem reafirmar que o Rap de intervenção social “rompeu” o asfalto e firmou lugar nas universidades.

Ngola Sambala usou as redes sociais para manifestar o seu contentamento, porém lamentou igualmente o pouco interesse nacional sobre a sua arte.

as cargas mais recentes

Rapper Duas Caras preocupado com a perda de valores tradicionais em África

há 7 meses

Geração 80 lança playlist para ouvir durante o Isolamento social

há 1 ano
A ideia é partilhar diferentes trabalhos que mostram a diversidade de produção e de parceria com artistas angolanos.

Ndaka Yo Wini representa o país no festival internacional da afrodescendência

há 7 meses

Paulo Flores em concerto no dia da Paz

há 1 ano
Quatro de Abril é o dia em que os angolanos festejam a Paz, mas o quatro de Abril de 2020 será diferente dos anteriores, tudo porque o mundo debate-se com a Pandemia do Covid-19.

Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

há 1 ano
O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

Pharrell Williams e JAY-Z abordam desvantagens sistémicas e bloqueios intencionais aos empresários negros

há 1 ano
Intitulado “Entrepreneur”, o novo single lançado hoje discorre sobre a situação difícil que homens e mulheres negros enfrentaram nos Estados Unidos.

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Dança, a linguagem universal

há 5 meses
Comemorado desde 1982, o dia 29 de Abril é uma homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre (1727-1810). A efeméride foi instituída pela UNESCO em conjunto com o Comité de Dança do Instituto Internacional de Teatro.

Young Buck está de volta com EP “40 Days & 40 Nights”

há 3 meses
Após enfrentar uma fase extensiva de adversidades, Young Buck revela-se cada vez mais determinado a dar o seu melhor enquanto artista. Nos referimos ao lançamento da nova EP, distribuído sob o selo Cashville Records, composto por 7 faixas musicais, e participações de Oskie e Tray8.

Novo álbum de Paulo Flores será lançado no dia 30 deste mês

há 6 meses
“Independência” é um retrato sobre tudo o que o músico viu e sentiu. É a construção do ser de Paulo Flores. É sobre “tudo o que perdeu e tudo o que a perda gerou”.

Kamy Lara nomeada para galardão internacional de cinema` Adiaha Awards´

há 1 ano
O prémio para o qual a realizadora Kamy Lara está nomeada objectiva reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem histórias dos seus países e da sua realidade através do formato documentário.

Por onde andam os Wonderful One?

há 1 ano
O Wonderful One iniciou com cinco rapazes nos anos 1993/94, na altura residentes em Cacuaco, na província de Luanda, onde faziam espectáculos no intuito de entreter o pessoal. Começaram o projecto do grupo Kaporal, Ikuma Ful e C-Lau. Depois integraram D-Latoy e Sérgio Ozone.

DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

há 1 ano
DJ Sidney ou simplesmente Sidney Movie é o director-geral e executivo da GM Record, produtora que trabalha com nomes como Duas Caras, Hernâni da Silva, Azagaia e Escudo (Dinastia Bantu). Por outro lado, também dá oportunidade para jovens em início de carreira, ou menos conhecidos.

Carla Moreno desiludida com Don Kikas

há 1 ano
A música com o título “Ainda ontem” marca o primeiro dueto entre Don Kikas e Carla Moreno, cuja estreia está prevista para o dia 18 (sexta-feira) nas várias plataformas digitais.

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 1 ano
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

Cantor brasileiro Belo é solto após pedido de habeas corpus

há 7 meses

Jovens do Prenda festejam 52º aniversário no Show do Mês

há 11 meses
Os Jovens do Prenda festejam sábado o seu 52º aniversário de existência no Show do Mês Live, num concerto aguardado com muitas expectactivas pelos fãs do conjunto.