A música ‘Demo Sem Cracia’ da autoria de Flagelo Urbano, está em destaque no ‘Caderno Textos e Debates’ da Universidade Federal de Santa Catarina.
Esta não é a primeira vez que a obra do artista é usada como objecto de estudo, a obra de Ngola Sambala tem merecido atenção e explorada academicamente por estudiosos e entusiastas da cultura africana.
Recentemente, estudantes do Instituto de Pedagogia do Bengo, estabeleceram um paralelo entre a poética cânone expressa no livro `Sagrada Esperança´ e a poética da interface do texto marginalizado ou revolucionário presente n´O Ermo, no trabalho intitulado “Um estudo sobre a quitandeira, de Agosto Neto a Flagelados do vento santo II, de Flagelo Urbano”.
Já o estudo da vez, foi feito pelo Caderno Textos e Debates da Universidade Federal de Santa Catarina, No Brasil, Núcleo de Estudos de Identidade e Relação Interétnicas, e publicado na sua edição número 22, página 106 e seguintes. A música em questão, Demo Sem Cracia, que traz a participação MCK, é extraída do álbum ERMO, lançado em 2015.
A presença do rapper que se distingue pelo vasto conhecimento da tradição oral africana, verticalidade, escrita erudita e postura eremita em `Tradições Orais Africanas em Trânsitos´, vem reafirmar que o Rap de intervenção social “rompeu” o asfalto e firmou lugar nas universidades.