Música feita por Dodó “vem de uma alma pura” disse Manu Dibango antes de morrer

Papy Groove’, como era conhecido ao lado do seu saxofone, foi uma figura que impunha respeito à música africana, particularmente à cultura camaronesa e sabia reconhecer os grandes.

Anos antes de morrer, considerou que o tipo de música feita por Dodó Miranda é de alguém com alma pura. Dodó não tinha conhecimento disso. Ficou a saber na última semana na voz de Sam Mangwana ao partilharem experiências das respectivas carreiras.

Manu Dibango rendeu-se à forma como Dodó Miranda compôs a música Juventude Actual, do álbum “Lubamba” de Sam Mangwana, publicado em 2016. O tema é um duo entre Sam Mangwana e o músico camaronês, sendo a terceira das oito que fazem o disco.

” Solicitei Manu Dibango para fazer uns arranjos na música que me deste, fui à casa dele. Depois de ouvir, ele disse: ó Mangwana não estraga esta música. Tudo já está lá”, começou por contar.

“Ele disse o que vou fazer é pegar no pincel e dar um toque e mais nada.  Fomos ao estúdio, segui os arranjos  e perguntei não tem outra coisa? E ele me respondeu: eu já te disse em casa para não estragar a música. Esta música vem de uma alma pura”, continuou a contar Sam Mangwana, acrescentando que ficou muito feliz ao ouvir aquilo. 

Considerado o “Rei do Soul Makossa”, antes da sua morte, em 2020, por complicações do Covid-19, o astro da música africana inspirou Michael Jackson com o seu ritmo para a música Wanna Be Starting Something

Na década de 1980 , Manu conseguiu um acordo financeiro com Michael Jackson para o uso da sua música no álbum Thriller mas, este último, posteriormente, autorizou Rihanna a usar a música de Dibango para o título Don’t Stop. the Music.

O Soul Makossa de Manu Dibango conquistou os Estados Unidos e lhe rendeu uma turneé por lá. Seus sotaques africanos fascinavam músicos negros de ambas as Américas , do norte a sul.

Em África, Manu revisitou a herança da nossa canção, convidando Youssou N’Dour em Soul Makossa , King Sunny Adé em Hi-Life , Salif Keïta , em Emma , ​​Angélique Kidjo e Papa Wemba , em Ami Oh! , sem esquecer Peter Gabriel , Sinéad O’Connor , Dominic Miller (guitarrista do Sting ), Tony Allen e Manu Katché.

as cargas mais recentes

The weeknd divulga tracklist do seu novo álbum

há 11 meses
A ser lançado amanhã, dia 7 de Janeiro, o intitulado `Dawn FM´ comporta 14 faixas musicais e duas bónus track, e é o décimo quarto projecto do artista e traz contribuições de Jim Carrey, Tyler, The Criador, Lil Wayne, Quincy Jones e Oneohtrix Point Never. 

DH substitui Condutor na estreia de #Repertório

há 3 anos

Né Gonçalves lança nova música e anuncia álbum com participações inesperadas

há 2 anos
A riqueza poética patente na música de Né Gonçalves alterou recentemente as listas de produção da Apple Music, Spotify e New Music, em Portugal.

Sinéad O’Connor dedide pôr fim à carreira musical

há 1 ano
Após 40 anos de percurso, nos quais lançou 10 álbuns, a cantora irlandesa decidiu pôr fim à carreira artística, para dedicar-se a outras actividades.

Força Suprema está de volta aos palcos

há 1 ano
Passado sensivelmente dois anos desde o primeiro anúncio dos dois concertos alusivos às celebrações do 20° aniversário, o colectivo de NGA, Masta, Don G e Prodígio volta a estar em palco.

Jovens do Prenda no Show do Mês online

há 3 anos

Sony Music vai doar 100 milhões de dólares para a defesa dos direitos humanos

há 2 anos
A Sony Music Group vai financiar mais de 90 organizações sem fins lucrativos internacionais, nacionais e regionais, sobretudo as que impactam a África e que lutam para a justiça e igualdade sociais, por meio do seu Fundo Global de Justiça Social.

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 2 anos
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Juice WRLD e Kobe Bryant juntam-se a Michael Jackson na lista das celebridades póstumas mais lucrativas

há 2 anos

`Especial Tá a Bater´ promove viagem ao passado com Maya Cool

há 2 anos
A memorável viagem pelos maiores sucessos deste artista que marca várias gerações de Angola e da Diáspora, acontece no sábado, dia 13 de Junho a partir das 14 horas.

Canal de TV HBO supera Netflix na transmissão de séries nos prémios Emmy

há 2 anos
O Emmy, principal premiação da TV americana, anunciou neste domingo os vencedores da sua 72ª edição. “Schitt’s Creek” com sete estatuetas, incluindo a de melhor série do género foi a mais premiada.

Daniel do Nascimento quebra o silêncio e anuncia novo single

há 2 anos
Danny L, ou simplesmente Daniel do Nascimento, está de regresso à música, cinco anos depois do último álbum “O dia seguinte”. O multifacetado apresentador anunciou hoje o lançamento do seu próximo projecto musical.

Seis sugestões de actividades para prestigiar o Dia Mundial do Teatro

há 2 anos

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 3 anos
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

La Casa De Papel: Spoilers confirmam reviravolta na 5ª temporada

há 2 anos
Segundo o site Nova Mulher, para o qual a Inspectora cedeu uma entrevista, “Sierra passará uma transformação, definida por ela como GORE, fazendo referência ao subgênero de filmes de terror com retratos gráficos de sangue e violência”.

Mais um artista angolano deixa o mundo dos vivos

há 2 anos
Calou-se a bateria de Paulo Van-Dunem “Paulo Rymy”, Conhecido por tocar ao lado de artistas como Bonga, Eduardo Paim e Banda Canna D’Açucar, o músico morreu hoje vítima de cancro da pele.