Música para Joãozinho Morgado estreia sexta-feira

O percussionista Joãozinho Morgado, também conhecido como o “Rei dos Tambores” foi homenageado com uma música, cuja estreia está agendada para sexta-feira no Youtube.

Cantada pelo percussionista cubano Yasmane Santos, o tema retrata a história de Joãzinho Morgado, sua importância na música angolana e no Semba em particular, destacando a sua perícia nos tambores.

“O objectivo é homenagear esta figura da música angolana em vida, pela sua trajectória, pelo que fez e continua a fazer. Ele marcou o padrão do ritmo do Semba moderno, uma cadência que hoje é seguida por todos”, frisou Yasmane, realçando que infelizmente não é comum homenagear instrumentistas.

Filho do famoso Mestre Geraldo, Joãzinho Morgado é a principal referência da percussão em Angola, deixando a sua marca em vários sucessos nacionais e internacionais.

Criou um padrão de tocar Semba que hoje é seguido por vários instrumentistas. Por isso, a sua importância na música angolana é inegável.

Participam da homenagem vários percussionistas, como são os casos de Abanamaior, Chico Santos, Chalana Dantas, Bush, Correia Miguel e o próprio Yasmane Santos, que canta e toca, acompanhados pela Banda Maravilha.

A música intitulada “O rei dos tambores” estreia no Youtube do cantor Yasmane Santos Percusion.

as cargas mais recentes

Beyoncé usou sample sem pedir e foi obrigada a retirar a música do novo álbum

há 6 meses

Bruno Fernando apresenta fundação direccionada à inclusão social

há 2 anos

Apple investe 50 milhões de dólares em plataforma de artistas independentes

há 2 anos
A distribuidora independente de música UnitedMasters anunciou que recebeu uma “rodada” de investimentos liderada pela Apple, que visa ajudar artistas independentes a ganhar uma posição e estabelecer uma carreira no negócio da música.

Cantor angolano Gelson Castro convence autora do sucesso “Jerusalema”

há 3 anos
A cantora sul-africana Nomcebo Zukedi, autora do sucesso “Jerusalema”, postou no seu estado no instagram, dois vídeos do músico angolano Gelson Castro, cantando a sua música.

Noite dos Óscares: Will Smith esbofateia Chris Rock, cai em lágrimas e pede desculpa à Academia

há 10 meses
A noite do anúncio dos vencedores à 94.ª edição dos Óscares, em Los Angeles, ficou manchada depois de o apresentador do evento, Chris Rock, ter lançado uma piada sobre a careca de Jada Pinkett Smith, que apareceu com a cabeça raspada 0°.

Atletas manifestam-se contra punição de Sha’Carri Richardson das Olimpíadas de Tóquio

há 2 anos
A velocista norte-americana foi suspensa das Olimpíadas, na manhã de sexta-feira, após testar positivo para THC, segundo a Agência Antidoping dos Estado Unidos da América.

Anitta, Ivete Sangalo e Black Eyed Peas no Rock in Rio 2021

há 3 anos
As cantoras “Anitta”, “Ivete Sangalo” e o grupo “Black Eyed Peas” garantiram presença na edição 2021 do Rock In Rio Lisboa. Os nomes foram anunciados na edição especial televisiva que assinala as datas do festival que, este ano, não aconteceu por conta do Covid-19

Documentário ‘Para Lá dos Meus Passos’ vence a 1°edição do DOCLuanda-Festival Internacional de Cinema Documental

há 10 meses

Hit-Boy e Nas confirmam “King’s Disease III já está a caminho”

há 1 ano
Pouco depois de disponibilizar `Magic´, o projecto colaborativo com Nas, Hit-Boy anunciou que o 15º álbum de estúdio da lenda do rap está a ser ultimado e que além de assumir a produção, o álbum traz colaborações de A$AP Rocky e DJ Premier.

Sabia que hoje comemora-se o Dia do Compositor?

há 2 anos
A efeméride faz uma ode a todos os profissionais comprometidos com a alma da música, o responsável por traduzir emoções e eternizar momentos em melodias.

Don Kikas: “A música tradicional devia ter um lugar intocável para não perdermos a matriz”

há 2 anos
O músico está a celebrar 25 anos de carreira e na próxima semana vai protagonizar um grande espectáculo, no Capitólio, em Lisboa. Em entrevista à Carga, apresentou o alinhamento artístico e aproveitou para falar sobre suas ambições e que gostaria de ter conseguido ao longo dos 25 anos, para além de descrever o actual estado do Kizomba.

Icónico golo de Maradona com a mão vai aos cinemas

há 3 anos
O cineasta italiano Paolo Sorrentino, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro por “A Grande Beleza” (2013), vai escrever e dirigir um filme sobre o ex-jogador de futebol Diego Maradona para a Netflix.

Pink 2 Toques e Bruno Samora juntos contra o Covid-19

há 3 anos
O criador do conceito FitKuduro, Bruno Samora juntou-se ao grupo de kuduro Pink 2 Toques, para enviar a sua mensagem de prevenção sobre o Corona Vírus.

Akon investe seis bilhões de USD para construção de uma “Wakanda” no Senegal

há 3 anos
O rapper senegalês Akon garantiu um contrato de USD 6 bilhões, para construir sua cidade temática no Senegal, com objectivo de ajudar no desenvolvimento da sua terra natal.

Álbum de Paulo Flores e Prodígio é o 23° Melhor Álbum de Portugal

há 2 anos
Bênção e a Maldição foi lançado em Novembro deste ano e ocupa o vigésimo terceiro lugar na lista dos melhores álbuns de Portugal lançados em 2020, numa selecção de 50 trabalhos, de acordo com Blitiz.

Moreira Chonguiça: Lança própria marca de saxofones e apresenta ao presidente moçambicano

há 2 anos
O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça apresentou terça-feira ao chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, a sua marca de saxofones, instrumento produzido em Moçambique e que visa promover o gosto pela musica entre os jovens.