Música tradicional angolana passa a contar com um festival

Nasce hoje, em Luanda, o ” Festival Balumuka – Baluarte da Músika Angolana, um conceito que passará a valorizar a música folclórica do país. O evento vai homenagear, a título póstumo, o jornalista Amaro Fonseca, ex-apresentador do “Balumuka, programa emitido pela Rádio Nacional de Angola.

O festival começa esta quinta-feira, às 10h00, no Palácio de Ferro, e poderá durar quatro dias. Vai reunir 20 grupos oriundos de diversas províncias, numa celebração da cultura nacional, com concertos, exposições, fóruns, oficinas, danças e com palco aberto.

Para o alinhamento, esperam-se os grupos Dilangues do Ambaca, Jovens de Caculama, Jabakana, Ngana Mandele e os Tunjika Tuajokota, grupo que vai o primeiro dia do festival.

A agenda de hoje prevê, ainda, além da homenagem a Amaro Fonseca, inauguração de uma exposição de instrumentos musicais, com realce para a dikanza, marimba kissanje e ngoma.

a iniciativa visa proporcionar um ambiente cultural com música tradicional angolana por representar a diversidade cultural Bantu, preservando assim a “nossa memória colectiva”. 

O festival surge da parceria entre o músico e pesquisador cultural, Jorge Mulumba e a Produtora Onart, na sequência de um trabalho conjunto que têm vindo a desenvolver desde 2018.

Sobre o homenageado

Enquanto jornalista, Amaro Fonseca foi, por 20 anos, uma referência nas manhãs da Rádio Luanda, com o “Balumuka”, transmitindo mensagens de esperança aos ouvintes das 5 horas e 5 minutos até às 6h.

Natural de Ambaca, província do K. Norte, Amaro Fonseca nasceu 1955 e dedicou parte da sua vida à promoção das línguas nacionais angolanas e morreu no ano passado por doença.

as cargas mais recentes

Will Smith pede desculpas públicas a Chris Rock: “Estou envergonhado”

há 1 ano
24 horas depois da polémica bofetada durante a cerimónia dos Óscares, Will Smith recorreu à rede social Instagram para pedir desculpas a Chris Rock por tê-lo agredido.

Por onde andam os Detroia?

há 3 anos
Depois do sucesso da música “Bela”, tida como “febre”, o tempo foi “tomando Paracetamol” e a febre passou. O grupo gravou outras músicas, como “Tubia”, “Envelheceu”, entre outras, mas sem o sucesso do “Bela” e nem serviram para manutenção do grupo na “boca do povo”.

Avanços e recuos da cultura nacional em 45 anos de Independência

há 3 anos
A cultura é a expressão sublime da essência de um povo manifestadas através da língua, música, dança, pintura, literatura ou teatro. Em Angola, o sector musical é o que mais cresce, seguido das artes cénicas.

DMX hospitalizado em estado gravíssimo

há 2 anos

Sabia que hoje comemora-se o Dia do Compositor?

há 2 anos
A efeméride faz uma ode a todos os profissionais comprometidos com a alma da música, o responsável por traduzir emoções e eternizar momentos em melodias.

Irmãos Mussungo apresentam conceito ‘Mussungology Tour the World”

há 2 anos
A Fundação Arte e Cultura, focada na promoção da cultura nacional, pelo incentivo a educação para as artes, e a promoção dos artistas Angolanos, vai apresentar no próximo dia 08 de Outubro, das 18h às 22h30, em parceria com Befo Music, o conceito ‘Mussungology Tour the World’, um casamento que une a inauguração da exposição individual “Lisbon in my mind” de Adão Mussungo na Galeria Tamar Golan e o Concerto Musical “Befology 77” do músico PJ Mussungo, no auditório Wyza Anfiteatro, na Fundação Arte e Cultura, Ilha de Luanda, junto à Escola 1205, paragem da Casa Lisboa.

Cirurgia no joelho força Drake a adiar o lançamento do novo álbum

há 2 anos
Drake anunciou que irá adiar o lançamento do seu novo álbum, “Certified Lover Boy”, previsto para este mês, pelo facto de estar a recuperar de uma cirurgia no joelho.

Prodígio e Paulo Flores disponibilizam novo vídeoclip

há 2 anos

Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

há 2 anos
A saga de espectáculos `Yuri Canta Teta Lando´, cujo primeiro encontro está marcado para hoje, a partir das 20 horas, no Royal Plaza, será dirigida artisticamente pelo músico Mito Gaspar.

Fair Play: Eminem afirma que Kendrick Lamar é um dos maiores letristas de todos os tempos

há 1 ano
O Rap muitas vezes apresenta-se como um “antro” do egocentrismo e o fair play raramente encontra lugar neste cenário, mas Eminem veio provar que nem sempre deve haver competições, especialmente entre diferentes gerações. O lendário rapper, reconheceu o potencial de Kendrick Lamar, elevando-o ao pódio dos melhores letristas.

Carnaval 2021 será em formato digital

há 2 anos
Para evitar que a festa do carnaval, em Luanda, não aconteça este ano, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu transportá-la para as plataformas digitas num novo formato e com grupos reduzidos.

Barack Obama revela na sua playlist que ouve Burna Boy

há 11 meses

Camões – Centro Cultural Português acolhe Leituras Teatrais “Corpo Futuro”

há 2 anos
O projeto “Leituras Assistidas” promove a leitura e a produção de textos do gênero teatral em língua portuguesa. É uma iniciativa conjunta do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) e do Clube de Leitura da Mediateca do Cazenga, com apoio cultural do Camões.

The Heart Part 5: Kendrick Lamar disponibiliza o primeiro single do seu novo álbum “Mr. Morale & The Big Steppers”

há 1 ano
“The heart part 5” é o primeiro single do novo álbum de Kendrick Lamar que estará disponível a partir desta sexta-feira, dia 13. Como o título indica, The Heart Part 5 é a quinta parte de uma “saga” que teve início em 2009 com o projecto “K. Dot Drops”. The Heart costuma espelhar a visão do rapper, de como é ser negro nos Estados Unidos.

Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente encoraja profissionais a fazerem da música o baluarte da divulgação e representação da angolanidade

há 3 anos
Para assinalar a data, a Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, endereçou uma nota à classe artísticas a “encorajar e ao mesmo tempo felicitar todos os músicos, associações culturais ligadas à arte musical, prestadores de serviços e similares a continuarem a fazer da cultura nacional e da música, em particular, o baluarte da divulgação e representação da angolanidade”.

Declaração Universal de Paz do Hip Hop completa 20 anos hoje

há 2 anos
A Declaração de Paz é um documento que reconhece o Hip Hop como uma cultura internacional de paz e prosperidade. O mesmo agrega um conjunto de princípios que orientam os Hiphoppers como sustentar o carácter pacífico da Kultura Hip Hop, formar e buscar a paz mundial.