Música tradicional angolana passa a contar com um festival

Nasce hoje, em Luanda, o ” Festival Balumuka – Baluarte da Músika Angolana, um conceito que passará a valorizar a música folclórica do país. O evento vai homenagear, a título póstumo, o jornalista Amaro Fonseca, ex-apresentador do “Balumuka, programa emitido pela Rádio Nacional de Angola.

O festival começa esta quinta-feira, às 10h00, no Palácio de Ferro, e poderá durar quatro dias. Vai reunir 20 grupos oriundos de diversas províncias, numa celebração da cultura nacional, com concertos, exposições, fóruns, oficinas, danças e com palco aberto.

Para o alinhamento, esperam-se os grupos Dilangues do Ambaca, Jovens de Caculama, Jabakana, Ngana Mandele e os Tunjika Tuajokota, grupo que vai o primeiro dia do festival.

A agenda de hoje prevê, ainda, além da homenagem a Amaro Fonseca, inauguração de uma exposição de instrumentos musicais, com realce para a dikanza, marimba kissanje e ngoma.

a iniciativa visa proporcionar um ambiente cultural com música tradicional angolana por representar a diversidade cultural Bantu, preservando assim a “nossa memória colectiva”. 

O festival surge da parceria entre o músico e pesquisador cultural, Jorge Mulumba e a Produtora Onart, na sequência de um trabalho conjunto que têm vindo a desenvolver desde 2018.

Sobre o homenageado

Enquanto jornalista, Amaro Fonseca foi, por 20 anos, uma referência nas manhãs da Rádio Luanda, com o “Balumuka”, transmitindo mensagens de esperança aos ouvintes das 5 horas e 5 minutos até às 6h.

Natural de Ambaca, província do K. Norte, Amaro Fonseca nasceu 1955 e dedicou parte da sua vida à promoção das línguas nacionais angolanas e morreu no ano passado por doença.

as cargas mais recentes

Segundo álbum póstumo de Pop Smoke já está disponível

há 10 meses
Faith é disponibilizado um ano após ao lançamento primeiro álbum póstumo de Pop Smoke, Shoot for the Stars, Aim for the Moon.

Os “mortos” estão a bumbar

há 1 ano

Larama: Causa da morte será revelada após autópsia

há 2 anos
Ao contrário do que se noticiou, nas primeiras horas de hoje, Larama não foi encontrado morto, segundo esclareceu Maya Cool -Tio do malogrado-, em entrevista ao Fala Angola.

Valete fala sobre Dji Tafinha: “Há que diferenciar artistas de entertainers”

há 10 meses
Na comunidade Hip Hop, Valete é reverenciado até pelos mais conceituados, basta lembrar que sábado Sam The Kid lançou um álbum completo a homenageá-lo e ontem, o rapper português retribuiu ao músico e produtor angolano Dji Tafinha.

Nova vaga pandémica força adiamento da 7.ª edição do Festival `O Sol da Caparica´

há 10 meses
O encontro com o público para a 7.ª edição do `Festival O Sol da Caparica´ estava marcado para 2021, mas, infelizmente, a nova vaga pandémica obriga a organização a tomar a difícil decisão de adiar para os dias 11, 12, 13 e 14 Agosto de 2022.

Kanye West oferece um Sherp Pro como prenda de aniversário a 2 Chainz

há 2 anos
Parece já não haver motivos para duvidar da fortuna de West, só em três meses, o rapper gastou o equivalente a três triliões de Kwanzas para a campanha eleitoral e, para fechar, ofereceu como presente de aniversário um Sherp Pro ATV ao seu amigo 2 Chainz.

Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

há 2 anos
“Family Matters” tem como objectivo arrecadação de fundos através da venda de impressão de fotos, destinando os fundos de imediato aos artistas e fotógrafos envolvidos.

Etno N’gola anuncia show alusivo ao dia de África

há 12 meses
Para celebrar África, a Etno Ngola, banda que se tem mostrado uma promessa da música angolana reaparece com um grande live show no dia 25 de Maio às 19 horas na página facebook do Goethe-Institut Angola.

Morreu autor de Tom e Jerry

há 2 anos

Afinal vidas angolanas também importam

há 2 anos
A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda.

Filho de Bobby Brown é encontrado morto

há 1 ano
Depois da morte da ex-mulher, Whitney Houston e da sua filha Bobbi Kristina, o cantor Bobby Brown vive uma nova tragédia com a morte do seu filho Bobby Jr.

Bethânia Silva grava primeiro disco Gospel

há 2 anos
O mercado angolano poderá contar com mais um disco 100% Gospel em 2021, da autoria de Bethânia Silva, a estrela de Cabinda que quer se impor em todo país.

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece já este sábado

há 2 anos
O campeonato feminino de Spoken Word “Muhatu” que para o ano 2020 adaptou-se as condições do novo normal social, teve o seu tiro de largada, “disparado” a 6 de Agosto.

Gilson Son: Morador de rua em Luanda vira estrela do Rap na internet

há 7 meses
Gilson Son é um MC com uma consistência lírica que muitos rappers renomados da nossa praça gostariam de ter. O jovem vive na rua e alimenta-se com pequenos restos de comida que encontra em contentores de lixo. Apesar da difícil vida, Gilson não perdeu o foco e, na semana passada, a sorte bateu-lhe a porta, inclusive DJ Samurai marcou com ele um encontro.

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 1 ano
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

C4 Pedro é o artista mais ouvido em Angola em 2021

há 6 meses
Feitas as contas nada mais resta, a não ser começar a fazer o balanço para analisar os custos e proveitos do ano 2021. Na classe artística, propriamente na música, C4 Pedro, Paulo Flores, Anselmo Ralp fecham 2021 em grande.