Música tradicional angolana passa a contar com um festival

Nasce hoje, em Luanda, o ” Festival Balumuka – Baluarte da Músika Angolana, um conceito que passará a valorizar a música folclórica do país. O evento vai homenagear, a título póstumo, o jornalista Amaro Fonseca, ex-apresentador do “Balumuka, programa emitido pela Rádio Nacional de Angola.

O festival começa esta quinta-feira, às 10h00, no Palácio de Ferro, e poderá durar quatro dias. Vai reunir 20 grupos oriundos de diversas províncias, numa celebração da cultura nacional, com concertos, exposições, fóruns, oficinas, danças e com palco aberto.

Para o alinhamento, esperam-se os grupos Dilangues do Ambaca, Jovens de Caculama, Jabakana, Ngana Mandele e os Tunjika Tuajokota, grupo que vai o primeiro dia do festival.

A agenda de hoje prevê, ainda, além da homenagem a Amaro Fonseca, inauguração de uma exposição de instrumentos musicais, com realce para a dikanza, marimba kissanje e ngoma.

a iniciativa visa proporcionar um ambiente cultural com música tradicional angolana por representar a diversidade cultural Bantu, preservando assim a “nossa memória colectiva”. 

O festival surge da parceria entre o músico e pesquisador cultural, Jorge Mulumba e a Produtora Onart, na sequência de um trabalho conjunto que têm vindo a desenvolver desde 2018.

Sobre o homenageado

Enquanto jornalista, Amaro Fonseca foi, por 20 anos, uma referência nas manhãs da Rádio Luanda, com o “Balumuka”, transmitindo mensagens de esperança aos ouvintes das 5 horas e 5 minutos até às 6h.

Natural de Ambaca, província do K. Norte, Amaro Fonseca nasceu 1955 e dedicou parte da sua vida à promoção das línguas nacionais angolanas e morreu no ano passado por doença.

as cargas mais recentes

Dimensão artistíca e cultural de Sindika Dokolo estarão em destaque amanhã

há 2 anos

Classe artística chora a morte de Galiano Neto

há 8 meses
Ocorrida na madrugada, desta quinta-feira, dia 3 de Fevereiro, em Lisboa, o tamborinista, cantor e compositor, Galiano Francisco Neto, artisticamente conhecido por Galiano Neto, morreu vítima de uma ataque cardíaco, aos 65 anos de idade.

Ja Rule revela que no início da carreira quis fazer trio com JAY-Z e DMX

há 2 anos
Ja Rule, Jay-Z e DMX tinham condições reunidas para constituírem um trio, uma ideia motivada por Irv Gotti, da Murder Inc. Entretanto, os três músicos não conseguiram materializar o desejo porque dois dos rappers não mostraram interesse.

Juice WRLD e Kobe Bryant juntam-se a Michael Jackson na lista das celebridades póstumas mais lucrativas

há 2 anos

Afeni e Tupac Shakur documentados em nova série

há 2 anos
Em cinco episódios, `Outlaw: The Saga Of The Shakurs´ traz um retracto íntimo e amplo da dupla mãe e filho, mais inspiradora e perigosa da história americana, cuja mensagem unificada de liberdade, igualdade, perseguição e justiça é mais relevante hoje do que nunca.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 2 anos
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Curso de belas artes da Universidade de Howard passa a ser `Chadwick A. Boseman College of Fine Arts´

há 1 ano
A petição havia sido criada pelos estudantes da universidade desde a morte de Chadwick, sendo a mudança foi oficializada a partir de ontem.

AFRIMA: Dj Impossible é o único artista dos PALOP a concorrer como Melhor DJ Africano

há 11 meses
Agenciado pela Cloe Management, DJ Impossible está ciente de que tem pela frente uma difícil missão, mão não Impossible. O artista vai procurar manter a honra conquistada em 2019 por Man Renas, porém tudo está a depender da votação dos angolanos, seja em que parte estiver.

“Hino milionário” continuará como a música oficial dos 45 anos da independência

há 2 anos
A informação consta de uma deliberação da comissão, que esteve reunida em sessão ordinária, para apreciar, entre outros, a proposta de reestruturação do acto central.

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 2 anos
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

Público elege o melhor programa musical de TV de 2020

há 1 ano
O Show do mês, o Live no Kúbico, o Bar da Luandina e o E-Kwanza BAI, disputam a categoria de melhor programa musical de TV de 2020 dos prémios Angola Comunica, cuja gala de premiação acontece no próximo dia 8 de Abril, no Arquivo Nacional de Angola.

Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação acontece de 10 a 24 de Setembro

há 1 ano
Para este ano, de acordo com o comunicado, por conta da pandemia da Covid-19, infelizmente o dia de abertura do evento, terá uma restrição de acesso às pessoas mas todos poderão acompanhar via on-line no link que iremos disponibilizar em tempo oportuno.

Apesar do incidente na gala dos Óscares “Bad Boys 4” será lançado

há 3 meses

Cee Lo Green é acusado de misoginia após criticar hipersexualização de Cardi B, Megan The Stallion e Nicki Minaj

há 2 anos
Para o também rapper, que falava em entrevista à Far Out Magazine, deveria haver um “tempo e um lugar” para o “conteúdo adulto” na música, lembrando que “muita música hoje é lamentável e decepcionante em nível pessoal e moral”.

Ludmilla exalta pioneiras do Funk no single `Rainha da Favela´

há 2 anos
Fair Play e humildade são os adjectivos que caracterizam a cantora Ludmilla no seu mais recente single, onde além de se auto-intitular “Rainha da favela”, teve o cuidado de exaltar fankeiras que chegaram primeiro, quebraram padrões e estereótipos.

Show do Mês viaja pelos anos dourados da música angolana

há 2 anos
Com objectivo de recriar alguns dos maiores sucessos dos anos 80, o Show do Mês vai juntar alguns dos nomes mais sonantes daquele período para um concerto Live, no dia 27 de Julho (sábado).