Músico pondera deixar de cantar pelo facto do MPLA ganhar as eleições 2022

O cantor, compositor, letrista e intérprete Vladmiro Gonga pensa em desistir da carreira de cantor pelo facto de Adalberto Costa Júnior não ter sido anunciado ontem como vencedor das eleições gerais de 2022. Em reacção, Bonga deixou-lhe um conselho.

Vladmiro Gonga não é o único artista que reagiu à vitória com 51,7% do MPLA contra os 44,5% da Unita nas eleições gerais de 24 de Agosto. O cantor Cabo Snoop, o humorista Gilmário Vemba e o seu irmão, Miro Vemba, o influenciador digital Aryovaldo e outros, foram algumas das vozes que contestaram publicamente ao anúncio da derrota de Adalberto Costa Júnior.

De todas as reacções a de Gonga, músico que se destaca nos estilos Massemba, Valsa, Jazz, Bossa e Afro, despertou mais atenção da Carga, porque pensa abandonar a carreira musical, e Bonga deixou-lhe um conselho.

“5 Anos! Continuar criar verdadeiras obras de arte e continuar e a viver de biscatos para sustentar a família. Querer deixar a minha terra?! O bilhete para o Brasil, Portugal ou França custa não menos de Um milhão de kwanzas burros”, começou por dizer.

“5 anos repetidos, mais uma vez, meus avós e meus pais também repetiram tantas vezes os 5 anos de esperança, tem mãe, pai ou avós que acreditam e continuam na esperança de que o vermelho e preto um dia poderá ser verde, amarelo com azul, pintar arco-íris. Eu o tempo não me espera, vi tanta coisa a evoluir, hoje eu vivo no tempo dos filhos, adaptei-me às tecnologias e às redes sociais, até eu mudei, estou mais velho, tanta coisa mudou só o país não muda?”, continuou acrescentando que:

“Os problemas continuam os mesmos: água, luz, comida, saúde e estrada. Ser músico para viver de quê? Talvez seja o momento de mudar a direção: criar outros planos de vida. Somos kotas, também temos sonhos e família”, disse pelo que Bonga interveio imediatamente, dissuadindo-o para não o fazer, pois ele é exemplo disso.

“Não desistas da arte, nunca continua a intervir para conquistar o que precisas sempre. Sou exemplo disso com os políticos a tentarem complicar a minha rota que engrandece Angola e todos vocês. Força. kandandu. kota Bonga”, escreveu-lhe Bonga.

as cargas mais recentes

Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

há 3 anos
O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

há 3 anos
O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

De Michelle Obama a Kamala Harris: Entenda o activismo disfarçado na elegância dos looks

há 2 anos
Por trás de tamanha imponência, três alusões foram feitas propositadamente: o movimento das sufragista, a união dos partidos e a representatividade de estilistas negros.

Valete e vários músicos portugueses exigem a libertação do rapper espanhol Hasél

há 2 anos

Rapper Kamesu lança colecção de roupas para promover consciência cívica

há 2 anos
Tal como lembra a cultura Hip Hop, o MC deve ser um agente social, com a mesma responsabilidade que o mestre da oratura. Para fazer valer o princípio, Kamesu lançou uma nova colecção de roupas que promovem a consciência social.

Continuação de Black Panther já tem data de estreia e novo título

há 2 anos
Intitula-se `Pantera Negra: Wakanda Forever´ e chega aos cinemas no próximo dia 8 de Julho de 2022.

Tyrese Gibson revela perda de papéis por causa da sua tez de pele e afirma que o colorismo ainda é um problema em Hollywood

há 2 anos
Em entrevista ao podcast ‘Leah’s Lemonade’, Tyrese Gibson fez o mundo saber que está dentro desta estatística do racismo estrutural.

Will Smith no papel de escravo fugitivo

há 3 anos
O renomado actor, será o protagonista de ‘ Emancipation’, um filme de época, baseado na história real de Peter, -um escravo fugitivo que incentivou o Exército da União a combater os racistas no sul dos Estados Unidos-. O director do filme Antoine Fuqua, acredita que Smith foi a escolha perfeita, pois gosta de aprofundar o assunto, tanto que se propôs a produzir com os seus parceiros do Westbrook Studios James Lassiter e Jon Mone.

Angolana eleita melhor jogadora da semana nos EUA

há 2 anos

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 3 anos
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.

Anna Joyce e C4 Pedro integram lista dos artistas africanos que “todos devem ouvir”

há 2 anos
O site brasileiro Mundo Negro elegeu os oito artistas africanos lusófonos “obrigatórios” nas playlists da actualidade, dos quais figuram os angolanos C4 Pedro e Anna Joyce.

Gabriel o Pensador lança novo Single

há 3 anos
Neste período de contingência global, Gabriel O Pensador lança o seu novo single “A Cura está no Coração”, como forma de apelo global à solidariedade entre todos, para ultrapassarmos esta fase difícil e sem precedentes na história da Humanidade.

EP póstumo com canções inéditas de Marília Mendonça será lançado hoje

há 10 meses

45 organizações humanitárias pedem a Lewis Hamilton que boicote GP da Arábia Saudita

há 2 anos

Somos Angola Somos Cultura: Jomo Fortunato reitera que o Palácio de Ferro está aberto a propostas culturais

há 2 anos
Numa altura em que a ala artística insurgia-se contra as medidas restritivas face à Covid-19, o Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, afirmou em entrevista ao Jornal da Zimbo que será inaugurado o Projecto `Somos Angola Somos Cultura´, justamente para ajudar a minimizar as dificuldades do sector cultural.

Festividades da Francofonia encerram amanhã em Luanda

há 2 anos
A ter lugar amanhã, as 17 horas, no Mutu Ya Kevela, o aparatoso evento vai encerrar com a apresentação de duas peças de dramaturgos francófonos.