Músico Vladmiro Gonga abre iniciativa para ajudar a internacionalizar clássicos angolanos


O programa está a ser apoiado pelo Projecto Brilhar, integra aulas de violão e visa promover os clássicos do Semba, Kilapanga e  Massemba, interpretados fundamentalmente em Kimbundu e Umbundu.

O projecto começou com o músico e pesquisador de ritmos tradicionais africanos, Vladmiro Gonga, e ganha cada vez mais consistência. Já acolhe músicos profissionais de França, Brasil e Portugal e está aberto para quem estiver interessado.

O que se pretende é ensinar os clássicos do cancioneiro popular angolano, cantados em Kimbundu e Umbundu, a fim de torná-los ainda mais internacionais. As aulas terão início em Junho, de forma presencial e online.

A parceria entre o músico e o Projecto Brilhar poderá culminar com a criação de uma oficina cultural, onde se administrará várias outras formas de arte, informou Vladmiro à Carga.

“Pretendemos criar uma oficina cultural no local, onde, futuramente, iremos ensinar outras formas de arte”, adiantou. 

as cargas mais recentes

Netflix anuncia nova data de lançamento da última temporada de La De Papel

há 5 meses

Paulo Flores e Prodígio voltam a juntar-se em novo projecto musical

há 1 ano
Intitulada Nzambi-Deus”, o single antecipa o álbum “A Bênção e a Maldição” e aborda sobre a eterna pergunta que não para de ecoar, e será disponibilizado hoje às 18 horas no canal do YouTube criado pelos dois artistas e que visa promover a arte.

Diddy entra com um processo contra Sean John e exige USD 25 milhões por usar o seu nome

há 4 meses

Bienal de São Paulo adiada para 2021

há 12 meses
Criada em 1951, o evento é considerado o mais importante do calendário das artes plásticas do Brasil e acolhe anualmente artistas de diferentes partes do mundo. A organização decidiu adiar o certame para 2021.

Army Squad desafia Kalibrados num espectáculo solidário

há 10 meses
Os dois grupos de Rap vão protagonizar, no próximo sábado, 29 de Agosto, um espectáculo solidário de recolha de donativos para o Hospital Pediátrico de Luanda “David Bernardino”.

Dj Mandas: “Eu represento e protejo a minha cultura”

há 6 meses

Advogado se retrata após prestar informações erradas sobre o estado de saúde de DMX

há 3 meses
Ontem a noite, parecia que a comunidade Hip-Hop tinha recebido um vislumbre de esperança após a notícia assustadora de que DMX estava em estado vegetativo. No entanto, a informação que X já respirava sem a ajuda de aparelhos, era falsa.

Sankofa representa Angola no concurso Internacional de Rap Slam

há 11 meses
Em companhia de Zola Kuzedíua, vencedora da última edição do ‘Luanda Slam’, Sankofa vai representar o país no Festival Internacional de Rap Slam do espaço lusófono, a ser acolhido pelo Brasil no próximo dia 29 de Julho a 2 de Agosto deste ano.

Mamy disponibiliza Kit Kitchã em animação gráfica

há 9 meses
Após ter lançado o E.P. Trap Queen, que teve uma óptima aceitação do público em geral, MAMY lança o videoclipe em animação gráfica da música Kit Kitchã.

A Salsa e suas variantes

há 1 ano
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

Rapper Yunami representa Angola num projecto de unificação dos artistas africanos na Hungria

há 4 meses

Mantorras lembra a vida no Benfica: “Operaram-me o que eu não tinha”

há 2 meses
Numa altura em que se assinala 20 anos da sua chegada ao Benfica, o ex-atleta angolano lembrou, com tristeza, que foi submetido a intervenção cirúrgica errada.

Kyaku Kyadaff deixa LS Republicano

há 1 ano
De acordo com uma fonte, o autor de sucessos como “Sete sete e rosas”, “Monica”, “Bibi”, entre outras, não renovou o contrato com a LS.

Coronavírus: Yanick prevê maus momentos para os músicos

há 1 ano
Sem “papas na língua”, falando para a Revista Carga, o rapper Yanick Ngombo “Afroman” reconheceu que se a situação do Coronavirus se prolongar os músicos vão passar maus momentos.

DJ Ngunza apresenta-se ao mercado internacional com o single “Meu DJ”

há 8 meses
O tema “Meu DJ” marca o início de uma nova etapa para a carreira de DJ Ngunza. Já disponível nas plataformas digitais, “Meu DJ” é assim a prova do empenho e dedicação de Ngunza, procurando ser bem sucedido musicalmente, quer como produtor como Dj.

História dos N´gola Ritmos e Banda Maravilha serão contadas hoje na Tv

há 4 meses