Músicos angolanos passam a ter um “passeio na Baía de Luanda”

A comissão de moradores da Parcela 3 da Ilha de Luanda, com o apoio do Governo  Provincial, decidiu eternizar 27 músicos angolanos com a construção de um mural na Baía de Luanda. 

Baptizado como ‘Passeio dos Cantores Angolanos’, o espaço inaugurado este sábado pela Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, conta com 27 figuras da música, tornando o local ainda mais atractivo.

A galeria fotográfica pode ser apreciada pelos munícipes, permitindo viver momentos nostálgicos com André Mingas, Artur Nunes, Tony do Fumo, Alba Clington, Belita Palma, Beto de Almeida, Bangão, Carlos Burity, David Zé Jivago, Lilly Tchiumba, Liceu Vieira Dias, Lourdes Van-Dúnem, Luis Visconde, Malé Malamba, Mestre Kamosso, Oliveira, Matumona Sebastião, Sabu Guimarães, Fernando Sofia Rosa, Teta Lando, Urbano de Castro Waldemar Bastos, Tony Caetano, Zé Keno, Mestre Geraldo e Wysa.

O recurso às novas tecnologias permite que seja possível reproduzir as músicas dos artistas cujos  rostos estão aí desenhados. Com um smartphone, a leitura do código QR, fixado na base de cada um dos desenhos, dá a possibilidade das músicas serem ouvidas pelo telefone, levando cada ouvinte a momentos nostálgicos. 

A iniciativa do mural é dos moradores do sector 3 da Ilha de Luanda, que foi ainda prestigiado com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, do vice-governador para o sector Político e Social, Dionísio da Fonseca, da Presidente da Comissão Administrativa de Luanda, Maria Antónia Nelumba, do administrador do distrito Urbano da Ingombota, Paulo Furtado e familiares dos músicos homenageados.

as cargas mais recentes

Músico Neil Young processa Trump

há 3 anos
O músico Neil Young vai mover um processo em tribunal contra Donald Trump, pelo uso indevido da sua música nos comícios do actual presidente dos EUA.

Já está a decorrer a 2ª Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz

há 2 anos
A Bienal de 2021 referente a 2° edição, teve início ontem, na capital angolana e decorre até ao dia 30 no formato híbrido, combinando elementos presenciais e digitais.

Kanguimbo Ananás promete honrar memória de Nagrelha em livro

há 7 meses
Kanguimbo Ananás, madrinha e conselheira de Nagrelha desde o tempo em que o músico “lutava” para romper os estereótipos culturais e o padrão de firmamento imposto no mercado angolano, recordou as vivências com que tive com o kudurista. “O Nagrelha era um homem romântico, porque eu frequentava a casa. Continuarei a honrar a sua memória”, tal como já tenho feito, disse, sublinhado que o artista era uma grande pessoa.

Preto Show dá voz ao novo álbum do Dj brasileiro WC No Beat

há 3 anos
O DJ e produtor brasileiro WC No Beat apresenta esta quinta-feira, 20 de Agosto, o seu novo projecto musical que reúne 33 participações, entre elas está o angolano Preto Show.

Burna Boy torna-se o 1° africano a ter três albuns com 100 milhões de streams

há 2 anos
Um músico que continua a crescer e a justificar suas atribuições como as dos Grammy Awards. Damini Ebunoluwa Ogulum, ou simplesmente Burna Boy voltou a fazer história como o primeiro artista africano a atingir mais de 100 milhões de streams no Spotify, com três álbuns seguidos.

Camarões e Cabo Verde triunfam na abertura do Campeonato Africano das Nações

há 1 ano
Na abertura do CAN, os Camarões entraram a vencer frente ao Burkina Faso, por 2-1 e passa a ocupar o primeiro lugar no grupo A com 3 pontos. Ao passo que a selecção de futebol de Cabo Verde venceu por 1-0 a Etiópia, em jogo da primeira jornada do Grupo A.

Gilson Son: Morador de rua em Luanda vira estrela do Rap na internet

há 2 anos
Gilson Son é um MC com uma consistência lírica que muitos rappers renomados da nossa praça gostariam de ter. O jovem vive na rua e alimenta-se com pequenos restos de comida que encontra em contentores de lixo. Apesar da difícil vida, Gilson não perdeu o foco e, na semana passada, a sorte bateu-lhe a porta, inclusive DJ Samurai marcou com ele um encontro.

Morreu Michael Williams, actor do “The Wire”

há 2 anos

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 3 anos
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Adelásio Mwangolé está de volta com músicas novas e anuncia álbum

há 3 anos
Depois de algum tempo à procura de firmamento em uma produtora, o autor de temas como ‘Mwangolé’ está de volta com músicas novas e está em estúdio a preparar o primeiro álbum, sob o selo da Yalankuwu Music, com o qual quer internacionalizar a carreira.

Beyoncé desiste da actuação na cerimónia dos Grammy Awards

há 2 anos
Apesar de liderar as indicações, Beyoncé “optou por não se apresentar” nos Grammy Awards. A cantora estaria em negociações para actuar com Megan Thee Stallion na madrugada de hoje.

Inaugurado mural em homenagem a George Michael

há 3 anos
Foi inaugurado quinta-feira, em Kingsbury (Londres/Inglaterra), um mural em honra de George Michael, falecido aos 25 de Dezembro de 2016.

Prodígio e Paulo Flores marcam espectáculo de reabertura dos palcos portugueses

há 3 anos

Jacinto Tchipa: O ícone que partiu com um sonho

há 2 anos
A morte de Jacinto Tchipa hoje, em Luanda, aos 63 anos, por doença, deixou ainda mais empobrecida a música angolana porque, mais do que um artista, Jacinto Tchipa foi das poucas referências que a música angolana lançou nos últimos trinta anos.

Curso de belas artes da Universidade de Howard passa a ser `Chadwick A. Boseman College of Fine Arts´

há 2 anos
A petição havia sido criada pelos estudantes da universidade desde a morte de Chadwick, sendo a mudança foi oficializada a partir de ontem.

Papekas: “Quero mostrar que o Rap pode ser a mistura certa para todo o tipo de género musical”

há 3 anos
Papekas é um rapper que ganhou notoriedade nos freestyles da escola e hoje invade os mercados moçambicano e sul-africano. O artista tem se dedicado ao Rap acústico. A partir de Johannesburg, deixa os primeiros registos de uma proposta inovadora para Rap angolano.