Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.
No documento, os músicos apontaram a “queda” da actividade até 2021, já que todos os festivais e concertos foram cancelados e enumeram as dificuldades que músicos, técnicos e promotores de espetáculos atravessam.
Os subscritores pedem um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural, apoio financeiro e a eliminação do IVA, sobre a venda de bilhetes.
“Sem fim à vista para o distanciamento social e sem um apoio financeiro do Governo, o futuro de concertos e festivais e das centenas de milhares de pessoas que neles trabalham parece desolador”, escrevem.
O sector britânico das artes alertou, em Junho, para uma “catástrofe cultural” no país, devido à crise provocada pela pandemia, pondo em risco mais de 400 mil postos de trabalho e a sobrevivência de teatros e companhias.