Os músicos do Reino Unidos sentem-se “envergonhados” porque o governo decidiu abandonar a União Europeia, no passado dia 31 de Dezembro, sem ter acautelado um esquema de isenção que permitisse aos artistas britânicos viajarem pelos países europeus sem a necessidade de vistos, cadernetas e autorizações de trabalho.
Os mais de 100 artistas, incluindo Sting, Bob Geldof e Elton John, assinaram uma carta aberta, pedindo ao governo que negocie viagens sem papelada para músicos britânicos em turnê pela Europa. Os signatários dizem que os músicos foram “vergonhosamente reprovados” pelo acordo do governo com a UE.
O Musicians ‘Union (MU), espécie de sindicato dos músicos naquele país, tem lutado para a criação de um “passaporte dos músicos” que duraria pelo menos dois anos e custasse nada ou muito pouco e abrangesse todos os estados membros da EU, mas o governo britânico já anunciou que não acautelaria a isenção de vistos para os artistas.
Na carta-protesto, os artistas consideram que “o acordo feito com a UE tem uma lacuna onde deveria estar a prometida liberdade de movimento para músicos. Todos em uma turnê musical europeia agora precisam de autorizações de trabalho caras para muitos países que visitam e uma montanha de papelada para seus equipamentos.”