Músicos brasileiros expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras

O Ministério da Defesa do Brasil expulsou dois rappers da corporação. Big Bllakk, tido como uma das vozes promissoras do rap brasileiro, e Patriick, da Facção Poética, foram expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras.

José Pereira Neto “Big Bllakk”, de 23 anos, foi uma das novidades do Hip Hop em 2020. Com cinco faixas musicais, o cantor destaca-se por ser dos poucos letristas e produtores que misturam Funk e tendências do rap britânico nas suas músicas.

Após um ano de serviço militar, o rapper deslocou-se ao quartel do Exército e, logo que chegou ao Centro Conjunto de Operações de Paz, foi informado que deixaria de ser soldado porque fora expulso por causa das suas músicas.

Uma das letras do músico menciona armas, disputas entre rivais. Big Bllakk justificou “Eu falo paradas pesadas, mas é uma interpretação, uma história”. “O trecho que eles pegaram é o que eu falo ‘fé em Deus e nas crianças, com a nove em baixo da blusa’. Me perguntaram por que eu estava falando de alemão, de armamento.”

Além da expulsão, o cantor teve seu certificado de reservista retido por dois anos. Sem o documento, não pode exercer cargos públicos e solicitar passaporte, por exemplo. “Houve injustiça porque tinha outros soldados que tinham punição, tinham até sido presos no quartel, e eu que fui expulso”, diz.

Em outubro do ano passado, outro rapper também foi expulso. Patrick LR foi afastado da Marinha por causa das mensagens que transmite nas suas músicas. “O alerta oficial nunca aconteceu”, diz. “Mas um amigo me ligou, dizendo que eu deveria ter cuidado ao postar poesia no Instagram. Tem a questão de protestar nas letras, e a Marinha é do governo, então sempre tem uma contradição. Isso começou a me oprimir.”

as cargas mais recentes

Depois de vários anos a produzir, Mestre Freddy apresenta-se como cantor

há 7 meses
Após longos anos, explica porquê decidiu conciliar a carreira de produtor com a de cantor e apresenta as suas primeiras músicas com sonoridade diferenciada. Já tem o primeiro álbum à vista e deixa todas as impressões da “nova carreira” nesta entrevista.

Luan Santana interrompe live para exigir respeito à Luisa Sonza após ataque de ódio massivo

há 5 meses
Em meio ao repúdio público, Luan Santana aproveitou o live que realizou no passado sábado, do qual Luisa também fez parte, para exigir respeito e mais empatia pela cantora, advogando que “ela pode ser o que quiser”.

Pink 2 Toques e Bruno Samora juntos contra o Covid-19

há 11 meses
O criador do conceito FitKuduro, Bruno Samora juntou-se ao grupo de kuduro Pink 2 Toques, para enviar a sua mensagem de prevenção sobre o Corona Vírus.

Ja Rule chama 50 Cent de covarde após rejeitar ‘Batalha de Hits’

há 11 meses
Embora fosse improvável que os rappers fizessem as pazes depois disso, Ja Rule achou que essa era a única maneira justa de ver quem é o verdadeiro vencedor desta guerra de mais de uma década.

Diálogo ancestral norteia storyteller do primeiro videoclipe de Flagelo Urbano

há 3 meses
A escolhida para a “peripécia”, foi a música intitulada `Desapego´, por sinal, a primeira promocional do álbum `Desvio Padrão´, que já se sabe que será um trabalho afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Segunda parte dos “recuerdos” do Sons do Atlântico já tem data

há 2 meses
No dia 19 de Dezembro as 22:00, o ZAP Viva exibe a segunda parte do sétimo festival “Sons do Atlântico” que aconteceu a 4 de Maio de 2019, na Baía de Luanda.

Cirurgia no joelho força Drake a adiar o lançamento do novo álbum

há 1 mês
Drake anunciou que irá adiar o lançamento do seu novo álbum, “Certified Lover Boy”, previsto para este mês, pelo facto de estar a recuperar de uma cirurgia no joelho.

Foste Waldemar, mas cantaste livremente no teu país

há 7 meses
A morte do músico Waldemar Bastos foi um duro golpe às nossas emoções, um soco no “estômago” da cultura e quase um K.O técnico aos amantes da música com qualidade.

Dj Lutonda disponibiliza álbum “Chapada Sem Mão”

há 6 meses
Dj Lutonda disponibilizou ontem, o álbum” Chapada sem mão” em todas as plataformas digitais e, conta com 13 faixas musicais.

Ana Vilela “cancela” conselhos da música Trem Bala e afirma “O mundo é um lugar horrível”

há 2 meses
Atendendo ao ano atípico que se vive, os internautas e seguidores entraram no clima da brincadeira, que virou “meme”, mas ao mesmo tempo, razão para análise íntima e reflexiva sobre o impacto de maus acontecimentos, acumulados num só ano.

Flagelo Urbano grava videoclipes pela primeira vez em 25 anos de “estrada”

há 11 meses
A ultimar os arranjos do sucessor do EP `De Sião a Medina´, o rapper tenciona trazer um CD mais afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Rei da Kizomba “is back”

há 12 meses
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Emmanuel Adebayor recusa doar dinheiro para combater o Coronavírus

há 10 meses
Numa altura em que estrelas do futebol, da música e do cinema unem forças para ajudar governos de seus países com a compra de alimentos para acudir os mais necessitados ou adquirir equipamentos hospitalares, a antiga estrela do Real Madrid, Arsenal, Man City, Mónaco e Arsenal deixou claro que não vai doar nada.

Érica Chissapa aprovada para novela portuguesa

há 4 semanas
A actriz angolana Erica Chissapa fará parte do elenco da novela portuguesa “Amar demais”, da TVI.

Beyonce revela planos para desacelerar a carreira

há 4 meses
Beyoncé é a figura de capa da mais recente edição da Vogue britânica, que nas bancas colocou três capas diferentes.

Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

há 2 meses
Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem.