Músicos brasileiros expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras

O Ministério da Defesa do Brasil expulsou dois rappers da corporação. Big Bllakk, tido como uma das vozes promissoras do rap brasileiro, e Patriick, da Facção Poética, foram expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras.

José Pereira Neto “Big Bllakk”, de 23 anos, foi uma das novidades do Hip Hop em 2020. Com cinco faixas musicais, o cantor destaca-se por ser dos poucos letristas e produtores que misturam Funk e tendências do rap britânico nas suas músicas.

Após um ano de serviço militar, o rapper deslocou-se ao quartel do Exército e, logo que chegou ao Centro Conjunto de Operações de Paz, foi informado que deixaria de ser soldado porque fora expulso por causa das suas músicas.

Uma das letras do músico menciona armas, disputas entre rivais. Big Bllakk justificou “Eu falo paradas pesadas, mas é uma interpretação, uma história”. “O trecho que eles pegaram é o que eu falo ‘fé em Deus e nas crianças, com a nove em baixo da blusa’. Me perguntaram por que eu estava falando de alemão, de armamento.”

Além da expulsão, o cantor teve seu certificado de reservista retido por dois anos. Sem o documento, não pode exercer cargos públicos e solicitar passaporte, por exemplo. “Houve injustiça porque tinha outros soldados que tinham punição, tinham até sido presos no quartel, e eu que fui expulso”, diz.

Em outubro do ano passado, outro rapper também foi expulso. Patrick LR foi afastado da Marinha por causa das mensagens que transmite nas suas músicas. “O alerta oficial nunca aconteceu”, diz. “Mas um amigo me ligou, dizendo que eu deveria ter cuidado ao postar poesia no Instagram. Tem a questão de protestar nas letras, e a Marinha é do governo, então sempre tem uma contradição. Isso começou a me oprimir.”

as cargas mais recentes

Kid MC lança comédia inspirada na “Escolinha do Professor Raimundo”

há 2 anos
O rapper prepara o lançamento de um projecto de comédia denominado “A Turma do Vunda”, que será exibido em breve pela TV Zimbo. A série é uma adaptação da sitcom brasileira, a “A Escolinha do Professor Raimundo”, um velho clássico do humor brasileiro dos anos 60, de Chico Anysio.

Nike vai lançar calçados “Kobe e Gigi” Bryant

há 1 ano
A viúva de Kobe anunciou, esta quinta-feira, a renovação da parceria entre a família Bryant com a Nike, algum tempo depois de se ter separado por questões de dinheiro e disponibilidade de calçados.

Bethânia Silva grava primeiro disco Gospel

há 3 anos
O mercado angolano poderá contar com mais um disco 100% Gospel em 2021, da autoria de Bethânia Silva, a estrela de Cabinda que quer se impor em todo país.

TANB lança “2020”: O registo sonoro de um ano marcante

há 2 anos
São 12 faixas onde nos conduz numa viagem sonora por acontecimentos marcantes, desde a pandemia ao desconfinamento, da violência policial às eleições americanas, sem esquecer a corrida ao papel higiénico.

Keyshia Cole anuncia aposentadoria da música

há 3 anos
A artista vai aposentar-se da música mais cedo, está apenas à espera do lançamento do seu oitavo álbum.

Don Kikas avisa artistas da nova geração: “Se o que querem é fama, não se esqueçam que o que chega rápido desaparece com a mesma velocidade”

há 1 ano

Yuri da Cunha: “Mais do que lançar um disco, quero ajudar a contar a história musical de Angola”

há 2 anos
Com quatro shows programados para os dias 9, 10, 17 de Abril e dia 1 de Maio, Yuri da Cunha acaba de reafirmar o compromisso de ser a “ponte” entre a nova geração e a historiografia da música popular.

Prince é memorado como pioneiro do “som de Minneapolis” no sexto ano post mortem

há 1 ano
Workaholic, Perfeccionista, Queer, Outsider, Freak, Genius… todos adjectivos lhe caíam como luva, o seu magnetismo e espírito livre foram relatos de autenticidade e fizeram reflectir sobre estereótipos no mundo da música e da moda. Na data em que se assinalou o sexto ano post-mortem, Minneapolis reoxigenou a imagem de Price, como majestade musical cujo ímpeto moderno e intemporal fica imortalizado.

Sul-africano Bokkieult lança A Million Chances, um álbum que comunica com os angolanos

há 2 anos
Mais do que simples álbum, A Million Chances servirá como importante instrumento de pesquisa sobre tendências da música africana, para as futuras gerações, já que Bokkieult é considerado um dos maiores pesquisadores de música no seu país.

Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

há 3 anos
Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro.

Rei da Kizomba “is back”

há 4 anos
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Na primeira tentativa de cobrança Sadia arrecada 10 milhões de Kwanzas

há 3 anos

Wanessa Camargo revela que tem um grupo no WhatssApp com o pai para compor

há 3 anos
A declaração veio a propósito do lançamento de um novo trabalho, um EP com músicas inéditas, “Fragmentos Parte 1”, que chega hoje às plataformas online de streaming e que conta com o toque qualitativo de Zezé Di Camargo.

Festividades do Dia Internacional do Jazz memoram a figura de Waldemar Bastos

há 2 anos
Foram apresentados pormenores daquela que será a 10ª edição do evento em comemoração a efeméride, que este ano irá reoxigenar a obra de Waldemar Bastos -in memoriam-.

Repertório entre Znobia X Havaiana acontece já nesta sexta-feira

há 3 anos
Inicialmente marcado para o dia 22, o evento interactivo foi remarcado para as 18 horas da próxima sexta-feira dia 29 de Maio, no Facebook e Instagram “Carga Magazine”. O Repertório não é literalmente um duelo, mas um desfile hits.

Saiba porquê que Beyonce disse ter “vergonha” da própria conta bancária

há 3 anos
O tema remonta para o ano 2007, sendo uma revelação feita na primeira pessoa, em entrevista à revista Rolling Stone.