Músicos lamentam morte de Waldemar Bastos

A notícia sobre a morte de Waldemar Bastos deixou o país literalmente de luto. Várias vozes lamentaram o passamento físico de uma das principais referências da música angolana, com destaque para a reacção de outros músicos, cujos sentimentos foram manifestados nas redes sociais.

Ruy Mingas
Partiu “uma figura tão significativa da música moderna Angolana, criadora de canções de particular sensibilidade melódica e rítmica”.

“Ele foi efectivamente o criador de temas que representaram para todos nós momentos particularmente felizes, como ‘Dona Chica’, Lubango e outros temas que marcaram os amantes da música angolana”.

“Deixa saudades a todos nós e oxalá, as gerações vindouras preservem as belas canções produzidas por esta grande figura da nossa música que precocemente nos abandona”.

Paulo Flores
Waldemar Bastos eterno. RIP. Gratidão pelo exemplo, pela musicalidade, pela espiritualidade e pelas palavras que fizeram as nossas vidas, os meus sentimentos mais profundos a família. Descansa em paz.

Yola Semedo
RIP nosso grande poeta. Obrigado.

Big Nelo
Descansa em paz, mestre.

Patrícia Faria
De coração partido. Descanse em paz querido Waldemar, que Maria santíssima o acolha junto dos braços do altíssimo.

Totó St
Nada se perde, tudo se transforma. Nós somos formas, somos a força que dá formas, não há descanso, há renovação, há estações. Em dimensões diversas pairam vários eus, jamais deixamos de ser, apenas deixamos de estar. Até ao próximo retorno kota.

Yanick Afroman
Maldito cancro. Custa acreditar, sinceramente mestre. Muito triste mesmo.

Yuri da Cunha
Waldemar Bastos obrigado grande mestre, sou muito grato. Suas músicas ficarão para sempre, suas palavras estão aqui viajando no núcleo do meu crânio.

Matias Damásio
Adeus mestre. Obrigado por todos ensinamentos e contributo nas nossas vidas.

Walter Ananás
Grandioso Waldemar Bastos para sempre.

C4 Pedro
Angola tornou-se um país extremamente pobre desde que partiste. Obrigado por teres sido fiel a ti mesmo e parabéns pela verticalidade que te caracterizou durante esta rica trajectória.

MCK
Até já mestre, te encontro na fronteira.

Anselmo Ralph
Mais uma grande voz angolana que se cala, mas a sua arte fica com uma voz e timbre muito peculiar e sentimental, homem que cantava com alma e coração (…). Tive a honra de crescer a ouvir esta grande voz. Muito obrigado pelo seu contributo, grande mestre. Descansa em paz.

Mas não foram apenas os músicos angolanos a manifestarem seus sentimentos nas redes sociais, de Portugal sairam algumas reacções.

Pedro Abrunhosa
O mundo um homem bom, a música perdeu um homem intenso, inteligente e íntegro. Dia triste este em que te silenciaste.

Mariza
Que triste notícia. Waldemar Bastos um grande representante da música lusófona e da música do mundo. Os meus sentimentos a toda família e amigos. Obrigada Waldemar Bastos pela partilha deste teu dom que nos fez sempre sonhar com a nossa mãe África, mesmo estando longe, escreveu a fadista.

as cargas mais recentes

Artistas protestam contra o Spotify

há 2 anos
31 escritórios do Spotify em vários países foram surpreendidos por protestantes do sector da música.

Conheça os 10 jovens músicos mais ricos do Reino Unido

há 1 ano
Na habitual publicação anual dos músicos mais ricos do Reino Unido, o lendário dos Beatle, Paul McCartney, está no topo, com uma fortuna total de 820 milhões de Euros ( mais de 600 bilhões de Kwanzas), sendo que Ed Sheeran lidera a lista dos jovens artistas mais ricos.

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 2 anos
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

Morreu Jack Sherman, antigo guitarrista dos Red Hot Chili Peppers

há 2 anos
Sem divulgar a causa da morte do artista aos 64 anos, a notícia foi avançada na página oficial do grupo no Twitter.

Irina Vasconcelos: “As nossas crianças estão a morrer na vossa governação”

há 2 anos
A cantora angolana está preocupada com o número de crianças que morrem de fome, mesmo depois da autorização do governo da transferência monetária às famílias vulneráveis através do programa Kwenda, criado para reforçar o combate à fome e à pobreza nas zonas mais impactadas.

Depois de várias ausências, Edmázia Mayembe aparece e toma de ‘assalto’ Top Best

há 1 ano
Disponibilizada no passado dia 8 de Fevereiro, a faixa da autoria de Edmazia Mayembe está disponível em todas as plataformas digitais e acaba de atingir o número um das televisões e rádios.

Yunami, a voz do Rap angolano na Hungria, apresenta novo projecto musical

há 2 anos
“Sonhos do Meu Pai” é o terceiro trabalho de Yunami, um rapper angolano que vive na Hungria. A obra resume várias fases do desenvolvimento de um artista em ascensão e é marcada por um novo vídeoclipe.

Whitney Houston se torna a primeira artista negra a conseguir três discos de Diamante

há 2 anos
A marca foi conseguida com o álbum “Whitney”, o segundo da artista lançado em 1987. Já detinha o certificado de Diamante pelas obras “Whitney Houston” (1985), que foi 13 vezes Platina, e pela trilha sonora de “O Guarda-Costas” (1992), que foi 18 vezes Platina.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

há 2 anos

Wizkid torna-se o primeiro africano a entrar para o Top 10 da Billbord Hot 100

há 12 meses
O artista nigeriano voltou a fazer história esta semana. De 30 anos, Wizkid tornou-se o primeiro artista africano a entrar para a 10ª posição da principal tabela da indústria musiacal nos EUA, poucos dias depois de receber um certificado platina da Associação da Indústria Fonográfica (RIAA).

1ª edição do `Ao Vivo É-Kwanza´ junta Edgar Domingos e Anna Joyce no palco do ZAP Viva

há 2 anos
A partir do dia 27 de Junho, o AO VIVO é-kwanza vai juntar diferentes gerações de músicos vão levar até si o melhor ritmo da música made in Angola com actuações em directo, todos os Sábados às 16:30.

George Floyd ganha estátua de bronze em Nova Jersey

há 1 ano
Um ano depois do seu assassinato aos 46 anos, o homem ganhou uma estátua de bronze com mais de 300 quilos, inaugurada esta quarta-feira em Newark, Nova Jersey, nos EUA.

Comunidade artística solidariza-se com Bang

há 2 anos
Foi recentemente tornado público, por meio das redes sociais e reforçado via comunicado de imprensa assinado pela Bang Entretenimento e StrongLive, que o empresário e produtor de eventos moçambicano Adelson Mourinho, popularmente conhecido como Bang, encontra-se gravemente doente e necessita de ajuda financeira.

Imponente, MAMY reafirma hegemonia no remix oficial de “Spitter”

há 2 anos
MAMY disponibilizou ontem, sem aviso prévio, o remix oficial do single, mostrou a verdade face e disparou barras pesadas sem piedade.

A Salsa e suas variantes

há 2 anos
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

APPEC anuncia show solidário a favor dos artistas e homenageia Filipe Mukenga

há 2 anos
A recém-criada Associação Angolana dos Profissionais e Produtores de Eventos (APPEC) realiza, este domingo, o seu primeiro espectáculo multi-cultural em quatro palcos diferentes, para homenagear Filipe Mukenga e ao mesmo tempo recolher bens alimentares para os profissionais ligados à cultura, fortemente afectados pela crise pandemíca.