Músicos lamentam morte de Waldemar Bastos

A notícia sobre a morte de Waldemar Bastos deixou o país literalmente de luto. Várias vozes lamentaram o passamento físico de uma das principais referências da música angolana, com destaque para a reacção de outros músicos, cujos sentimentos foram manifestados nas redes sociais.

Ruy Mingas
Partiu “uma figura tão significativa da música moderna Angolana, criadora de canções de particular sensibilidade melódica e rítmica”.

“Ele foi efectivamente o criador de temas que representaram para todos nós momentos particularmente felizes, como ‘Dona Chica’, Lubango e outros temas que marcaram os amantes da música angolana”.

“Deixa saudades a todos nós e oxalá, as gerações vindouras preservem as belas canções produzidas por esta grande figura da nossa música que precocemente nos abandona”.

Paulo Flores
Waldemar Bastos eterno. RIP. Gratidão pelo exemplo, pela musicalidade, pela espiritualidade e pelas palavras que fizeram as nossas vidas, os meus sentimentos mais profundos a família. Descansa em paz.

Yola Semedo
RIP nosso grande poeta. Obrigado.

Big Nelo
Descansa em paz, mestre.

Patrícia Faria
De coração partido. Descanse em paz querido Waldemar, que Maria santíssima o acolha junto dos braços do altíssimo.

Totó St
Nada se perde, tudo se transforma. Nós somos formas, somos a força que dá formas, não há descanso, há renovação, há estações. Em dimensões diversas pairam vários eus, jamais deixamos de ser, apenas deixamos de estar. Até ao próximo retorno kota.

Yanick Afroman
Maldito cancro. Custa acreditar, sinceramente mestre. Muito triste mesmo.

Yuri da Cunha
Waldemar Bastos obrigado grande mestre, sou muito grato. Suas músicas ficarão para sempre, suas palavras estão aqui viajando no núcleo do meu crânio.

Matias Damásio
Adeus mestre. Obrigado por todos ensinamentos e contributo nas nossas vidas.

Walter Ananás
Grandioso Waldemar Bastos para sempre.

C4 Pedro
Angola tornou-se um país extremamente pobre desde que partiste. Obrigado por teres sido fiel a ti mesmo e parabéns pela verticalidade que te caracterizou durante esta rica trajectória.

MCK
Até já mestre, te encontro na fronteira.

Anselmo Ralph
Mais uma grande voz angolana que se cala, mas a sua arte fica com uma voz e timbre muito peculiar e sentimental, homem que cantava com alma e coração (…). Tive a honra de crescer a ouvir esta grande voz. Muito obrigado pelo seu contributo, grande mestre. Descansa em paz.

Mas não foram apenas os músicos angolanos a manifestarem seus sentimentos nas redes sociais, de Portugal sairam algumas reacções.

Pedro Abrunhosa
O mundo um homem bom, a música perdeu um homem intenso, inteligente e íntegro. Dia triste este em que te silenciaste.

Mariza
Que triste notícia. Waldemar Bastos um grande representante da música lusófona e da música do mundo. Os meus sentimentos a toda família e amigos. Obrigada Waldemar Bastos pela partilha deste teu dom que nos fez sempre sonhar com a nossa mãe África, mesmo estando longe, escreveu a fadista.

as cargas mais recentes

Afeni e Tupac Shakur documentados em nova série

há 4 meses
Em cinco episódios, `Outlaw: The Saga Of The Shakurs´ traz um retracto íntimo e amplo da dupla mãe e filho, mais inspiradora e perigosa da história americana, cuja mensagem unificada de liberdade, igualdade, perseguição e justiça é mais relevante hoje do que nunca.

Acossados pelo Covid-19, músicos pretendem mais rendimentos nos royalties

há 7 meses
A pandemia Covid-19 está a ter consequências nefastas para qualquer negócio que implique aglomerado de pessoas. A indústria da música ao vivo é uma das maiores vítimas deste isolamento social que o contágio do coronavírus obriga.

AMA – Yola Semedo diz que não merece estar entre os nomeados

há 3 meses
Yola Semedo afirmou que este ano (2020) não se revê profissionalmente nas nomeações do Angola Music Award, pelo facto de não ter se empenhado o suficiente.

O novo álbum de Lady Gaga chegou e já conquistou o número #1 na Billboard 200

há 5 meses
`Chromatica´ assinala a sexta vez que um álbum de Lady Gaga figura no topo da lista, desde o lançamento de Born This Way em 2011. O trabalho era um dos mais aguardados dos últimos tempos, por representar o retorno da cantora ao dance pop.

Cloe Management é a mais nova representante da Content Connect Africa em Angola

há 7 meses
A empresa angolana de agenciamento e gestão internacional de carreira artística, comunicou recentemente a sua mais nova parceria com a empresa sul africana Content Connect Africa-CCA.

Verbal Uzula apresenta novos projectos musicais

há 3 meses
“Dias de Treino vol. 4” é título do mais recente álbum de Verbal Uzula disponível nas principais plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

Estreia do vídeo oficial de “No Woman No Cry” marca o Dia do Reggae

há 4 meses
Hoje é Dia Internacional do Reggae. Este género musical contribuiu para a consciencialização sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade. A data está a ser marcada com reedições dos trabalhos de Bob Marley, cujo destaque recai para o vídeo clípe oficial de “No Woman No Cry” e a venda do álbum “Legend”.

Cleyton M ressurge com mais uma novidade “Tô a Rolar no G”

há 3 meses
Após ter lançado o hit “Emagrece”, Cleyton M está de volta com um novo clipe. Desta vez, o cantor apresenta “Tô a Rolar no G”, que estará disponível a partir da próxima semana.

Dino Ferraz e Bú Cherry Participam no Festival Jangu Bancada Preta África e Brasil

há 5 dias
O Festival tem como objectivo promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e de Angola, em três horas de intervenções que pretendem conectar as nossas ancestralidades.

Pascoal Mussungo em concerto online na Fundação Arte e Cultura

há 5 meses
A Fundação Arte e Cultura apresenta neste sábado, dia 23, pelas 19 horas, o concerto online com o músico e compositor Pascoal Mussungo. O evento, que leva no epicentro a mensagem de amor e de esperança, decorrerá no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, visando incentivar as famílias a permacer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

Kanye West declara guerra à indústria musical

há 1 mês
Alguns dias depois de ter duramente criticado a indústria musical, o rapper partilhou, ontem, um vídeo a urinar numa estátua dos Grammy, a mais importante distinção da música nos Estados Unidos da América.

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 7 meses

50 cent admite Live de batalha de hits com Snoop ou Ludacris

há 7 meses
Nesses tempos de quarentena, diversos artistas recorrem aos Lives para interagir com os fãs. No meio hip-hop dos Estados Unidos, as batalhas musicais realizadas ao vivo no Instagram por artistas e produtores estão a se tornar uma tendência.

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 1 mês
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

Oluali Records: A label que promete conectar Angola ao mundo

há 2 meses
O ano 2020 está a ser marcado por várias adversidades a todos os níveis, obrigando os artistas e produtoras a reinventarem-se e a procurarem novas formas de trabalhar. E é neste um contexto que nasce a Oluali Records, uma label que se propõe a prepõe a criar pontes entre Angola e o mundo.

Constelações apresenta “cantar Manguxi”

há 1 mês
O programa “Constelações”, da RNA, efectuou sexta-feira uma edição especial, onde homenageou o primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, e apresentou a exposição em comemoração ao aniversário da estação radiofónica.