Músicos reagem à morte de Silvio Dala: “Na América atribuímos ao racismo. Aqui vamos dizer que é o quê?”

O caso do médico Silvio Dala está a causar uma corrente de protestos, até aqueles músicos que pareciam mais reservados estão a ser obrigados a soltar a voz. “Se quiserem, matem-me também”.

Várias vozes que se têm levantado contra o fatídico incidente, numa das esquadras policiais, em Luanda, no dia 1 de Setembro, envolvendo um médico de 35 anos. Os músicos vão criando uma corrente de contestações nas redes sociais.

As vozes contestatárias vão desdde Gerilson Insrael, passando por Mallaryah, Omix, Smash, Preto Show, Sandocan, Mc Cabinda, até Anselmo Ralph. A indignação da classe artística começou após a publicação, no Facebook, de uma imagem mostrando o médico ensanguentado estatelado no chão já sem vida.

Apesar de a autópsia confirmar que a morte do jovem, que atendia pelo nome de Silvio Dala, não ter sido provocada por acto de espancamento, os músicos vão postando a foto do malogrado nas redes sociais em sinal de protesto contra acções de violência atribuídas a PN.

“Senhores agentes, se quiserem matem-me também. Ninguém me obriga a usar máscara dentro do meu veículo”, escreveu Gerilson Insrael.

Ao autor de “Minha Bêbada” juntam-se Yuri da Cunha, Mc Cabinga, Yola Semedo, O’mix, Smash, Preto Show, Mallaryah, Anselmo Ralph, Kid MC, Sandocan e tantos outros. Para os cantores a atitude policial não se justifica, uma vez que quando foi abordado, a vítima estava dentro da sua viatura.

“Quando acontece na América ou na Europa atribuímos ao racismo. A nossa volorização como africanos começa entre nós”, disse Anselmo Ralph. “Até agora sem perceber”, indignou-se Sandocan.

as cargas mais recentes

Elástico Nandako disponibiliza o primeiro projecto musical com participação

há 11 meses
Trata-se do primeiro projecto colaborativo do cantor e dançarino, depois de se despedir dos Power Boyz. O single estará disponível, nas plataformas digitais, a parir das 19 horas de hoje e conta com a participação do seu antigo grupo.

Gabriel Tchiema apresenta novos projectos

há 6 meses
O músico está a preparar um novo álbum em que se esperam as participações de Rui Veloso, Salif Keita, Loko A Kanza e Edmazia Mayembe. Em conversa com a Carga, esta tarde, descreveu a obra e revelou que a mesma será antecedida de outro projecto inédito.

This Is My Park: Beyoncé e Adidas lançam segunda colecção

há 6 meses
A nova linha manteve mood desportivo, mas desta vez, com um toque urbano e mais sofisticado. Como protagonista, a campanha traz mais uma vez Queen B, que fez o anuncio nas redes sociais e no teaser da colab, a artista se apresenta em todas as suas formas: artista, criativa, visionária, mãe e mulher de negócios.

Personagens “rasas” já não cabem no portfólio de Zendaya

há 3 meses
Em entrevista à revista GQ de Fevereiro, a actriz foi categórica ao afirmar que “papéis que giram em torno de homens e personagens femininas unidimensionais “, já não a desafiam e rejeitou vários contratos em 2020 por essa razão.

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 8 meses
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

A’mosi Just A Label disponibiliza ‘Dinâmica Mecânica’

há 1 ano
‘Mechanical Dynamics’ estabelece um diálogo em áudio individual e conta com a parceria de Tony Cassanelli e poderá fazer parte dos próximos projectos de A’mosi.

Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

há 3 meses
Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

Kassav condecorados pelo governo francês

há 4 meses
O Ministério da Cultura de França homenageou cinco membros históricos dos Kassav. As figuras foram nomeadas para a Ordem das Artes e Letras, a mais alta distinção no campo das artes e letras em França.

Paulo Flores lança “Semba Original” para Carlos Burity e Waldemar Bastos

há 4 meses
A música começou a ser construída muito antes da notícia sobre os passamentos físicos de Waldemar Bastos e Carlos Burity e já faria parte do álbum “Independência”, com lançamento previsto para Abril de 2021.

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 5 meses
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.

Sabia que a filha de George Floyd é a mais nova accionista da Disney?

há 10 meses
Desde acções da Disney a bolsas escolares, várias iniciativas foram tomadas para que Gianna, tenha opções no futuro. Com apenas 6 anos de idade, a órfã tem mostrado que já entendeu o impacto significativo que seu falecido pai deixou para trás, “o meu pai mudou o mundo”.

António Ole expõe ‘Material Vital’ a partir de amanhã

há 1 semana
Trata-se da primeira individual do artista de origem angolana em Lisboa desde 2016, ano em que inaugurou a sua importante retrospetiva Luanda, Los Angeles, Lisboa, no Museu Calouste Gulbenkian.

13 anos depois Celina Miranda regressa à música para deixar um legado

há 10 meses
Após ter sido considerada “o fenómeno de 2007”, por causa da obra discográfica ‘Angolano’, nunca mais se ouviu falar de Celina Miranda. Passados 13 anos, a cantora reaparece à Carga com uma nova música intitulada “Je t´aime” e quer fazer história.

Filme sobre o adultério estreia nos cinemas no final do mês

há 1 semana
O filme angolano “E se as mulheres fossem unidas?”, que retrata o adultério e uma possível união entre as senhoras, estreia no dia 30 de Abril nos cinemas angolanos.

A’mosi Just a Label dá concerto em dose dupla

há 1 semana
A’mosi Just a Label em concerto, acontece nos dias 08 de Maio, na Casa das Artes no Talatona, pelas 19:00 e 09 de Maio, na Casa da Juventude, em Viana, às 19:00 horas.

Álbum póstumo de Pop Smoke destrona Michael Jackson do topo da Billboard 200

há 9 meses
A compilação atingiu um total de 248.000 unidades vendidas na semana de estreia, tornando-se a estreia póstuma de álbuns mais vendida depois de `Thriller´ de Michael Jackson. `Shoot For The Stars Aim For The Moon´, tem sido assim considerado como um presente pré-aniversário oportuno para o Pop Smoke que completaria 21 anos no dia 20 de Julho.