Músicos reagem à morte de Silvio Dala: “Na América atribuímos ao racismo. Aqui vamos dizer que é o quê?”

O caso do médico Silvio Dala está a causar uma corrente de protestos, até aqueles músicos que pareciam mais reservados estão a ser obrigados a soltar a voz. “Se quiserem, matem-me também”.

Várias vozes que se têm levantado contra o fatídico incidente, numa das esquadras policiais, em Luanda, no dia 1 de Setembro, envolvendo um médico de 35 anos. Os músicos vão criando uma corrente de contestações nas redes sociais.

As vozes contestatárias vão desdde Gerilson Insrael, passando por Mallaryah, Omix, Smash, Preto Show, Sandocan, Mc Cabinda, até Anselmo Ralph. A indignação da classe artística começou após a publicação, no Facebook, de uma imagem mostrando o médico ensanguentado estatelado no chão já sem vida.

Apesar de a autópsia confirmar que a morte do jovem, que atendia pelo nome de Silvio Dala, não ter sido provocada por acto de espancamento, os músicos vão postando a foto do malogrado nas redes sociais em sinal de protesto contra acções de violência atribuídas a PN.

“Senhores agentes, se quiserem matem-me também. Ninguém me obriga a usar máscara dentro do meu veículo”, escreveu Gerilson Insrael.

Ao autor de “Minha Bêbada” juntam-se Yuri da Cunha, Mc Cabinga, Yola Semedo, O’mix, Smash, Preto Show, Mallaryah, Anselmo Ralph, Kid MC, Sandocan e tantos outros. Para os cantores a atitude policial não se justifica, uma vez que quando foi abordado, a vítima estava dentro da sua viatura.

“Quando acontece na América ou na Europa atribuímos ao racismo. A nossa volorização como africanos começa entre nós”, disse Anselmo Ralph. “Até agora sem perceber”, indignou-se Sandocan.

as cargas mais recentes

As Gingas protagonizam despedida do Show do Mês no formato live

há 1 ano
Mais um “reencontro” digno de ser guardados nos corações e mentes. A decorrer já no próximo sábado, dia 18, no conceito Hospitality, o último Show do Mês no formato live promete fortes emoções, e não poderia ser diferente.

Black Eyed Peas e Post Malone lideram cartaz do Rock In Rio Lisboa

há 2 anos
A organização do Rock In Rio Lisboa divulgou, o “line-up” do Palco Mundo para a edição de 2021. O festival, que precisou ser cancelado este ano devido à pandemia mundial do novo coronavírus, acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de Junho.

Após comunicar que testou positivo para o Covid-19, Lizha James tranquiliza fãs

há 2 anos
Lizha voltou a recorrer às redes sociais para informar que o empresário Bang (seu marido), e a sua filha testaram negativo para o novo coronavírus.

Matias Damásio laureado com medalha de ouro em Portugal

há 2 anos
O presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais, formalizou esta semana a homenagem ao músico angolano por serviços prestados à comunidade, com a entrega de um diploma e uma medalha de ouro.

Como está o mundo 11 anos após a morte de Michael Jackson?

há 2 anos
Passados 11 anos após a sua morte, o sucesso de Michael Jackson é ainda um mistério, se estivesse em vida, Jackson estaria a celebrar 62 anos.

Angola Music Awards: Vencedores serão conhecidos este mês

há 1 ano
A gala de tribuição dos prémios do Angola Music Awards acontece já no próximo dia 22 de Outubro, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

Novo álbum de Kanye West chega às bancas esta sexta-feira

há 1 ano
Está confirmado. O novo álbum de Kanye West, “Donda”, será lançado esta sexta-feira, 23. O disco, em homenagem à mãe, será apresentado já amanhã.

Após realizar primeiro comício político Kanye West propõe Jay-Z para vice-presidente

há 2 anos
Após realizar o seu primeiro emociante comício político, este domingo, no estado da Carolina do Sul, onde, dentre várias promessas, propôs um milhão de dólares às gestantes, legalizar e tonar gratuita a liamba, Kanye West revelou que vai propor a Sean Carter o cargo de vice-presidente.

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 3 anos
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 2 anos
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Estrela do Rap Lil’ Kim pede um desafio de hits contra Nick Minaj

há 1 ano

J.Cole vai jogar na BAL LEAGUE

há 2 anos
O rapper norte-americano J.Cole vai representar a equipa do Patriots do Rwanda na primeira edição da BAL LEAGUE, a ser disputada em Kigali, de 16 a 30 deste mês.

Liz Lyrics apresenta ‘Studio Session’, uma incursão à realidade social

há 2 anos
Liz Lyrics canta Rap e R&B desde 2010 e está este momento em Portugal a construir a carreira profissional. O angolano está prestes a colocar no mercado mais um projecto musical intitulado ‘Studio Session’, de 6 músicas e 6 vídeoclipes.

Pongo leva Kuduro ao principal festival de exposição de música do mundo

há 1 ano
A cantora angolana e ex-vocalista dos Buraka Som Sistema é uma das principais atracções do Festival Internacional para o desenvolvimento do World Music (WOMEX), maior evento de exposição de música do mundo-que acontece todos os anos em vários locais da Europa.

Obra de Flagelo Urbano é usada como objecto de estudo para elaboração de monografia num paralelo com Agostinho Neto

há 2 anos

Focada nos biliões da Fenty Beauty, Rihanna volta a arquivar novo álbum

há 2 anos
O facto é que há tempos Riri vem focando a maior parte das energias em empreendimentos nos ramos da moda e costméticos, e parece que essa mentalidade empreendedora está a fazer com que o seu próximo album continue engavetado.