Músicos reagem à morte de Silvio Dala: “Na América atribuímos ao racismo. Aqui vamos dizer que é o quê?”

O caso do médico Silvio Dala está a causar uma corrente de protestos, até aqueles músicos que pareciam mais reservados estão a ser obrigados a soltar a voz. “Se quiserem, matem-me também”.

Várias vozes que se têm levantado contra o fatídico incidente, numa das esquadras policiais, em Luanda, no dia 1 de Setembro, envolvendo um médico de 35 anos. Os músicos vão criando uma corrente de contestações nas redes sociais.

As vozes contestatárias vão desdde Gerilson Insrael, passando por Mallaryah, Omix, Smash, Preto Show, Sandocan, Mc Cabinda, até Anselmo Ralph. A indignação da classe artística começou após a publicação, no Facebook, de uma imagem mostrando o médico ensanguentado estatelado no chão já sem vida.

Apesar de a autópsia confirmar que a morte do jovem, que atendia pelo nome de Silvio Dala, não ter sido provocada por acto de espancamento, os músicos vão postando a foto do malogrado nas redes sociais em sinal de protesto contra acções de violência atribuídas a PN.

“Senhores agentes, se quiserem matem-me também. Ninguém me obriga a usar máscara dentro do meu veículo”, escreveu Gerilson Insrael.

Ao autor de “Minha Bêbada” juntam-se Yuri da Cunha, Mc Cabinga, Yola Semedo, O’mix, Smash, Preto Show, Mallaryah, Anselmo Ralph, Kid MC, Sandocan e tantos outros. Para os cantores a atitude policial não se justifica, uma vez que quando foi abordado, a vítima estava dentro da sua viatura.

“Quando acontece na América ou na Europa atribuímos ao racismo. A nossa volorização como africanos começa entre nós”, disse Anselmo Ralph. “Até agora sem perceber”, indignou-se Sandocan.

as cargas mais recentes

Kendrick Lamar assina mega contrato com a Universal Music Publishing Group

há 1 ano
Segundo conta o Hot New Hip Hop, o músico assinou um acordo global com a Universal Music Publishing Group, o que pode indicar um movimento na direcção da chegada do álbum.

Pirline Enter. anuncia primeiro projecto oficial do rapper Samuel Clássico

há 1 ano
Quando se trata de New School, Samuel Clássico é um nome que não deve faltar. Sua forma de cantar continua a atrair públicos. Já lançou vários projectos, incluindo com a TRX Music e Mobbers, só que desta vez é o seu primeiro oficial sob o selo da Piriline Enter..

Ana Vilela “cancela” conselhos da música Trem Bala e afirma “O mundo é um lugar horrível”

há 1 ano
Atendendo ao ano atípico que se vive, os internautas e seguidores entraram no clima da brincadeira, que virou “meme”, mas ao mesmo tempo, razão para análise íntima e reflexiva sobre o impacto de maus acontecimentos, acumulados num só ano.

É oficial, Lewis Hamilton é o maior piloto da história da Fórmula 1

há 1 ano
O piloto inglês Lewis Hamilton escreveu mais um capítulo na sua história ao vencer este domingo, em Portugal, pela 92a vez a corrida da F1, superando o alemão Michael Schumacher, até então o maior com 91 provas conquistadas.

Estudante angolana junta-se a editora Mahatma

há 1 ano
A estudante angolana em Portugal Karen Pacheco assinou um contrato com a editora portuguesa “Mahatma”, para publicação dos seus próximos livros e representação da mesma nos PALOPS, informou hoje a própria.

Jacinto Tchipa: O ícone que partiu com um sonho

há 3 meses
A morte de Jacinto Tchipa hoje, em Luanda, aos 63 anos, por doença, deixou ainda mais empobrecida a música angolana porque, mais do que um artista, Jacinto Tchipa foi das poucas referências que a música angolana lançou nos últimos trinta anos.

Lendário grupo de Eminem anuncia ressurgimento

há 2 meses
O D12 é um grupo de Hip Hop formado em 1996 e liderado por Eminem. Após alcançar a fama mundial, o conjunto depareceu do mapa, e este final-de-semana, lançou um novo site e diz que veio para ficar.

Scró Que Cuia encontra semelhanças do “Parte Cama” no novo videoclipe de Beyonce

há 1 ano
O cantor Scró Que Cuia disse, este sábado, ter encontrado semelhanças da coreografia da música “Parte Cama” (2017) no novo videoclipe “Already” da Beyonce, publicado na passada sexta-feira, 31 de Julho.

Bonga parabeniza Nova Energia por promover o ensino da Dikanza

há 11 meses
A lenda do Semba e símbolo da consciência africana, que já havia elucidado em outra ocasião que o instrumento deve ser chamado correctamente por Dikanza, desta vez enalteceu a iniciativa tecendo palavras de encorajamento, “Perseverança, estão no bom caminho”, as quais, e em jeito de resposta, Yuri Simão apenas pediu a bênção ao Kota.

Estrelas alertam sobre o impacto do Covid-19 às comunidades carenciadas

há 2 anos
Um espectáculo especial acontece este sábado e junta Coldplay, Miley Cyrus, Shakira, Justin Bieber único palco, para além das presenças de Balvin, Usher, Jennifer Hudson, Chris Rock, Hugh Jackman, Charlize Theron e David Beckham.

No Dia Mundial da Voz, entenda a importância de cuidar da saúde vocal

há 2 anos
À semelhança de outros cantores, Selda e Sandra Cordeiro têm que fazer sacrifícios para manter intactas e puras suas cordas vocais. Apenar de nunca ter passado por uma experiência igual ao do britânico Helton Jonh, que teve que interromper o concerto por conta da voz, Morena de Cá confessa que já foi forçada a dar uma pausa na música por causa da voz.

Galáxia, o musical que todos devem assistir

há 10 meses
O auditório da Laasp testemunhou nos dias 25 e 26 de Março, o musical Galáxia, um espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia social.

AC Milan e Roc Nation unem-se para um grande espectáculo organizado por DJ Khaled

há 1 ano
O clube italiano AC Milan e a Roc Nation de Jay-Z uniram-se para protagonizar, no dia 20 deste mês, um grande concerto. Organizado por DJ Khaled o espectáculo visa recuperar a imagem e a posição da equipa entre a elite comercial do futebol.

Verbal Uzula apresenta novos projectos musicais

há 1 ano
“Dias de Treino vol. 4” é título do mais recente álbum de Verbal Uzula disponível nas principais plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

BET Awards prevê retorno ao vivo apenas com público vacinado

há 8 meses
A lista dos nomeados ao galardão foi tornada pública hoje, com Megan Thee Stallion e DaBaby a lideram as indicações, com sete cada. Em seguida, Cardi B e Drake, com cinco para cada.

Novo álbum de OG Vuino é “uma espécie de Negócio Fechado a solo”

há 7 meses
O álbum de estreia de OG Vuino traz uma matriz africana, com miscigenação de sons e culturas do Continente e angolana, em particular. A obra reúne participações de nomes de referências na música angolana e africana, além de Kadaff, Dji Tafinha, GM, Filho do Zua e Rui Orlando