Na primeira tentativa de cobrança Sadia arrecada 10 milhões de Kwanzas

A estimativa era de se arrecadar pelo menos 200 milhões de Kwanzas. Isto não foi possível porque as tevelevisões, rádios e o cinema não pagaram, apesar de serem os que mais fazem executação pública de obras e de músicas.

No seu primeiro ano de actividade (2020), a Sociedade Angolana de Direitos de Autor (SADIA) conseguiu arrecadar cerca de dez milhões de Kwanzas, informou hoje à Carga Lucioval Goma.

Os valores provieram da cobrança do sector da restauração, supermercados, shoppings e plataformas de streams. O balanço final será apresentado em Junho deste ano. Pelo que se previa arrecadar os 10 milhões já conseguidos estão aquém das expectativas.

A gestora dos direitos autorais justifica que tal facto deve-se à percentagem fixada na tabela de cobrança, por isso, nos próximos dias vão remeter uma nova tabela junto do gabinete do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente actualizada em 80%.

Por outro lado, a resistência das rádios, televisões e cinema tem contribuído, em grande medida, para que os valores estejam muito abaixo do desejado.

“Este valor é baixo por causa da tabela de cobrança. Depois de discutida, a tabela foi actualizada a 80% e vamos remeter na próxima semana ao gabinete do minostro. Por outra, as rádios, televisões e cinema, que são as maiores fontes não pagaram. Continuamos a agir. Caso resistam ao pagamento, vamos fazer uma queixa junto das instituições de direito” disse o técnico da SADIA.

Entretanto, a SADIA pretende começar a efectuar a distribuição dos rendimentos autorais partir do próximo mês de Março deste ano.

as cargas mais recentes

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 4 meses
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

Papekas analisa a própria carreira em novo single

há 9 meses

Arlindo Cruz volta a falar após 3 anos em convalescença

há 1 ano
Após sofrer um AVC, em 2017, Arlindo Cruz ficou internado por 1 ano e 3 meses no CTI. Depois de sair do hospital, o cantor permanece em tratamento em casa, com estrutura de home care, ao lado da família. Recentemente numa live transmitida no Instagram, o filho do cantor, Arlindinho, afirmou que o pai está a superar algumas sequelas do Acidente Cardio Vascular, e já começou a formar algumas palavras.

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 1 ano

Mariah Carey revela que aos 12 anos a irmã tentou vendê-la

há 10 meses
A cantora conta que aos 12 anos a irmã drogou-a e depois tentou vendê-la a um chulo. Carey revela ainda que não teve uma boa relação com os seus irmãos mais velhos, por causa do tom da sua pele.

Luandina e Nagrelha juntos em nome da população

há 1 ano
Depois do show live no Domingo passado, na Zimbo, que liderou as audiências, com o patrocínio da Luandina, reuniu-se com a equipa de marketing e Administração da Sodiba no sentido de apresentar os diversos projectos que tem em mente para ajudar a melhorar a vida das comunidades em que tem maior influência. Foram debatidas ideias e planeados os próximos passos para transformar sonhos em realidade.

Banda Prontidão homenageia Luanda

há 6 meses
Dia 31 de Janeiro (domingo) será um dia especial para música angolana, particularmente para nova geração de artistas. A data ficará marcada pelo primeiro concerto ao vivo da Banda Prontidão.

Sony Music vai doar 100 milhões de dólares para a defesa dos direitos humanos

há 3 meses
A Sony Music Group vai financiar mais de 90 organizações sem fins lucrativos internacionais, nacionais e regionais, sobretudo as que impactam a África e que lutam para a justiça e igualdade sociais, por meio do seu Fundo Global de Justiça Social.

Yci Walter: Uma nova proposta musical para 2021

há 7 meses
Yci Walter canta há seis anos. Além de cantor, tem conseguido algum protagonismo como director artístico. A canção “Como Céu”, de Yola Araújo, teve o seu dedo. Já participou também em projectos com músicos como Kool Klever.

Anna Joyce: “Não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”

há 10 meses
Após notícias em alguns sites sobre a intenção de pôr fim à sua carreira por motivos de saúde, Anna Joyce tranquiliza os fãs, esclarecendo que, apesar de estar acometida com uma doença do fórum neurológico, “não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”.

Fundação Arte e Cultura reforça apoio à formação artística durante o confinamento

há 1 ano
Cem pessoas entre crianças e adolescentes, da Ilha de Luanda, bairro Casas Novas, sector Ponta, começaram a receber nesta semana manuais de apoio para a formação artista.

Mobbers lançam L.O.M. com participações de ProfJam e T-Rex

há 8 meses
Da autoria dos Mobbers, o single foi disponibilizado ontem em todas as plataformas digitais e conta com as vozes do Rapper Português ProfJam, e do rapper angolano T-Rex.

Kuzola Planet: Nova EP confirma o voo solo de Niiko

há 4 meses
Passado um ano após desvincular-se da dupla com Duc, Niiko apresenta a primeira EP a solo, intitulada `Kuzola Planet´, disponível nas plataformas de Streaming a partir de hoje.

DJ Malvado e Nelo Paim juntam-se em homenagem a André Mingas

há 1 ano
Trata-se de uma música em tributo ao falecido músico angolano André Mingas, figura importante e incontornável na cena musical de língua portuguesa. Intitulada `Amingas´, o tema foi lançado hoje em todas as plataformas digitais.

Momentos antes de ser assassinado, Tupac Shakur revelou a Keyshia Cole que queria deixar a Death Row Records

há 12 meses
Embora não foi confirmado por ninguém quando ambos tiveram a conversa, Keyshia revelou que Shakur disse a ela que “planeava da Death Row para assinar com Quincy Jones”, e queria que ela fosse com ele, porque a Death Row não era lugar para crianças, estando ela com 16 anos, na altura.

Tropa Yogaa apresenta último vídeo da saga “Tá Rebolar”

há 10 meses
No próximo sábado, a dupla vai apresentar o último dos três videoclipes do novo projecto “Tá Rebolar”, um projecto em que pretende provar que é muito mais fácil combinar o fisioculturismo à música e à dança.