Na primeira tentativa de cobrança Sadia arrecada 10 milhões de Kwanzas

A estimativa era de se arrecadar pelo menos 200 milhões de Kwanzas. Isto não foi possível porque as tevelevisões, rádios e o cinema não pagaram, apesar de serem os que mais fazem executação pública de obras e de músicas.

No seu primeiro ano de actividade (2020), a Sociedade Angolana de Direitos de Autor (SADIA) conseguiu arrecadar cerca de dez milhões de Kwanzas, informou hoje à Carga Lucioval Goma.

Os valores provieram da cobrança do sector da restauração, supermercados, shoppings e plataformas de streams. O balanço final será apresentado em Junho deste ano. Pelo que se previa arrecadar os 10 milhões já conseguidos estão aquém das expectativas.

A gestora dos direitos autorais justifica que tal facto deve-se à percentagem fixada na tabela de cobrança, por isso, nos próximos dias vão remeter uma nova tabela junto do gabinete do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente actualizada em 80%.

Por outro lado, a resistência das rádios, televisões e cinema tem contribuído, em grande medida, para que os valores estejam muito abaixo do desejado.

“Este valor é baixo por causa da tabela de cobrança. Depois de discutida, a tabela foi actualizada a 80% e vamos remeter na próxima semana ao gabinete do minostro. Por outra, as rádios, televisões e cinema, que são as maiores fontes não pagaram. Continuamos a agir. Caso resistam ao pagamento, vamos fazer uma queixa junto das instituições de direito” disse o técnico da SADIA.

Entretanto, a SADIA pretende começar a efectuar a distribuição dos rendimentos autorais partir do próximo mês de Março deste ano.

as cargas mais recentes

Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação acontece de 10 a 24 de Setembro

há 1 ano
Para este ano, de acordo com o comunicado, por conta da pandemia da Covid-19, infelizmente o dia de abertura do evento, terá uma restrição de acesso às pessoas mas todos poderão acompanhar via on-line no link que iremos disponibilizar em tempo oportuno.

União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

há 2 anos
A crise na União dos Escritores angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram ultimamente.

Bancos e agências de publicidades aprendem sobre como lidar com direitos autorais

há 3 meses

Licenciado Em Conteúdos: um rapper contestatário que não pára de atrair público

há 2 anos
Licenciado Em Conteúdos atrai popularidade desde 2011, por causa da forma subtil com que encadeava, num único verso, vários acontecimentos, e hoje está a se transformar na principal referência do Rap Under do Bairro Huambo, Rocha Padaria, em Luanda.

Ministério Público acusa equipa médica de homicídio doloso de Diego Maradona

há 1 ano
De acordo com notícias, o agravamento das acusações está ligado à publicação, no início de Maio, de um relatório da perícia, que concluiu que Maradona tinha sido “abandonado à própria sorte” pela equipa de saúde, cujo tratamento “inadequado, deficiente e temerário” levou a uma agonia lenta.

1.ª Mão: Yuri da Cunha e Gerilson Insrael preparam projecto musical colaborativo

há 6 meses
Os dois artistas decidiram representar estas aspirações num projecto musical, que será lançado brevemente. Num estilo intermédio, não muito voltado a Yuri nem a Gerilson, para que ambos se sentissem confortáveis ao desafio, o tema já está produzido e aguarda apenas o momento certo para a sua disponibilização.

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 2 anos
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

Anselmo Ralph actua no Santa Casa Portugal ao Vivo

há 1 ano
O Santa Casa Portugal Ao Vivo está de regresso para uma 2ª edição e um dos artistas convidados é Anselmo Ralph, 17 Junho no Campo Pequeno (Lisboa) e 18 de Junho Super Bock Arena, Pavilhão Rosa Mota (Porto), são duas datas a reter.

Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

há 2 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.

Concerto no formato “Drive in” com Valete no cartaz

há 2 anos
Como alternativa ao Festival da Juventude em Benfica (Lisboa/Portugal), cancelado por conta do Covid-19, vem aí outro evento semelhante, mas no formato “Drive In”. Trata-se do “Monsanto Fest”, com Valete como cabeça de cartaz e sem Sam The Kid.

James Harden foi detido e Lil Baby preso em Paris por porte de cannabis

há 1 ano
A TMZ informou na tarde de ontem, que o astro do basquetebol James Harden foi apenas detido, enquanto que Lil Baby chegou a ser preso e levado a uma delegacia em Paris, após a abordagem da polícia ao carro em que ambos seguiam, por supostamente sentir o cheiro do alucinogénio.

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 2 anos

Festival de Travis Scott resulta em tragédia: oito mortos e centenas de feridos

há 11 meses

Mediateca de Luanda celebra a semana do Ambiente

há 1 ano
“Bonjour le Monde“ de AnneLise Koelher e Eric Serre, e “Il était une forêt” de Luc Jacquet, são os dois (02) filmes que serão apresentados respetivamente, nos dias 14 e 15 de Abril de 2021 na Mediateca de Luanda em celebração ao Mundial da Terra.

Heloisa Jorge revisita legado de Njinga Mbade no Dia da Consciência Negra

há 2 anos
A história de Angola terá vez e voz no “Falas Negras”, o evento brasileiro que comemora o Dia da Consciência Negra e cuja primeira edição, memora célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Depois de vários anos a produzir, Mestre Freddy apresenta-se como cantor

há 2 anos
Após longos anos, explica porquê decidiu conciliar a carreira de produtor com a de cantor e apresenta as suas primeiras músicas com sonoridade diferenciada. Já tem o primeiro álbum à vista e deixa todas as impressões da “nova carreira” nesta entrevista.