Na primeira tentativa de cobrança Sadia arrecada 10 milhões de Kwanzas

A estimativa era de se arrecadar pelo menos 200 milhões de Kwanzas. Isto não foi possível porque as tevelevisões, rádios e o cinema não pagaram, apesar de serem os que mais fazem executação pública de obras e de músicas.

No seu primeiro ano de actividade (2020), a Sociedade Angolana de Direitos de Autor (SADIA) conseguiu arrecadar cerca de dez milhões de Kwanzas, informou hoje à Carga Lucioval Goma.

Os valores provieram da cobrança do sector da restauração, supermercados, shoppings e plataformas de streams. O balanço final será apresentado em Junho deste ano. Pelo que se previa arrecadar os 10 milhões já conseguidos estão aquém das expectativas.

A gestora dos direitos autorais justifica que tal facto deve-se à percentagem fixada na tabela de cobrança, por isso, nos próximos dias vão remeter uma nova tabela junto do gabinete do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente actualizada em 80%.

Por outro lado, a resistência das rádios, televisões e cinema tem contribuído, em grande medida, para que os valores estejam muito abaixo do desejado.

“Este valor é baixo por causa da tabela de cobrança. Depois de discutida, a tabela foi actualizada a 80% e vamos remeter na próxima semana ao gabinete do minostro. Por outra, as rádios, televisões e cinema, que são as maiores fontes não pagaram. Continuamos a agir. Caso resistam ao pagamento, vamos fazer uma queixa junto das instituições de direito” disse o técnico da SADIA.

Entretanto, a SADIA pretende começar a efectuar a distribuição dos rendimentos autorais partir do próximo mês de Março deste ano.

as cargas mais recentes

Após realizar primeiro comício político Kanye West propõe Jay-Z para vice-presidente

há 1 ano
Após realizar o seu primeiro emociante comício político, este domingo, no estado da Carolina do Sul, onde, dentre várias promessas, propôs um milhão de dólares às gestantes, legalizar e tonar gratuita a liamba, Kanye West revelou que vai propor a Sean Carter o cargo de vice-presidente.

Noite e Dia, Yola Araújo e Ivan Alekxei reforçam a produtora Clé

há 5 meses
Com a entrada destes músicos, a produtora aumenta para 16 o número de cantores agenciados, com destaque para Edmázia, Edgar Domingos, Filho do Zua, Halison Paixão, Gerilson Insrael, Godzila do Game, entre outros.

É oficial, Nigéria é a primeira selecção africana a destronar os Estados Unidos na história do basquetebol

há 4 meses
A Nigéria acaba de quebrar o mito da invencibilidade dos Estados Unidos, ao vencer o jogo que conta para a pré-temporada dos jogos olímpicos de Tóquio, com o resultado final de 90 a 87.

Um ano após falência de órgão, Scarface é transplantado com rim doado pelo filho

há 1 mês
Volvidos 12 meses de comorbidade com insuficiência renal adquirida na batalha contra a Covid-19, Brad Jordan ou simplesmente Scarface, como é conhecido as lides do Hip Hop, acaba de receber a preciosa doação de um rim, vindo do seu próprio filho, Christopher Jordan.

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 1 ano
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

Spotify já opera em Angola: Confira os benefícios que o músico pode ter

há 7 meses
Depois de um comunicado em Fevereiro sobre a expansão dos seus serviços para o continente africano, agora é oficial, porque a plataforma de escuta lançou uma lista de países em que deseja actuar e Angola faz parte.

Já está disponível o segundo single do álbum ‘Boyca 4 Life Vol. II’

há 1 ano
Intitulado ‘passado’, neste segundo single do próximo álbum, os Boyca fazem uma retrospectiva da sua carreira.

Emicida em destaque no Grammy Latino

há 11 meses
O álbum “AmarElo” de Emicida, lançado em Outubro de 2019, ficou considerado o melhor de rock ou de música alternativa em Língua Portuguesa, numa cerimônia virtual em que também se destacaram Paula Fernandes, Céu, Aline Barros, João Bosco, Mariana Aydar e Toninho Horta.

Netflix narra história da vida real do primeiro samurai negro

há 6 meses
O pano de fundo da vida do guerreiro está envolto em mistério, mas ele provavelmente terá passado a maior parte do tempo pré-samurai no território indígena de Goa, controlado por portugueses, como um escravo treinado em combate.

44 anos depois governo entrega certidões de óbito de Artur Nunes e David Zé

há 5 meses
Esta semana, o governo angolano decidiu entregar às suas famílias certidões de óbito, entretanto, os restos mortais dos artistas estão ainda por se identificar.

Ja Rule lança plataforma de criptomoedas para rentabilizar trabalhos dos artistas

há 1 ano
O rapper norte-americano lançou uma plataforma blockchain de criptomoedas baseada no Ethereum para fazer com que criadores de conteúdo músicais emitam tokens e rentabilizem seus próprios trabalhos.

8ª Edição do Angola Music Awards traz várias novidades e consente presença de público

há 3 meses
A organização adicionou uma nova categoria, colocou em destaque a nova geração e trará uma estrela da música internacional para prestigiar a atribuição dos prémios. DJ Paulo Alves será o grande homenageado.

Maior distribuidora online de música independente decide apostar em África

há 8 meses

Don Kikas descreve os “Lamentos de Agora” dos angolanos em novo projecto musical

há 10 meses
O novo single do músico está disponível desde ontem e será sucedido hoje de um outro, ambos farão parte do seu próximo álbum intitulado Livre, a ser lançado brevemente.

Ney Tavira: um nome para reter, um talento para ovacionar

há 1 ano
Numa altura em que os rappers da sua faixa etária limitam-se a cantar músicas “superficiais” e refrões de ostentação, Ney Tavira se apresenta como uma lufada de ar fresco para o movimento que tende a se tornar frívolo com o passar dos tempos.

Racionais MC’s lançam discografia completa em vinil

há 12 meses
O grupo Racionais MC’s lançará a discografia completa em vinil a partir da segunda semana de Dezembro. A pré-venda dos álbuns, já começou ontem, informou o site brasileiro UOL.