Nayo Crazy já pode voltar a cantar

Depois de algum tempo a enfrentar graves problemas de saúde, devido a uma lesão ocular, provocada por três tumores na cabeça, a kudurista de 36 anos já pode, finalmente, voltar a cantar e pisar os palcos.

Apesar de ainda não se recuperar totalmente da visão perdida em 2013, Nayo Crazy já consegue enxergar minimamente e, segundo ela, os médicos que a operaram já a autorizaram a voltar a cantar e subir aos palcos. A recuperação, narra a kudurista, tem sido lenta por causa das dificuldades que tem em adquirir medicamentos, que custam 40 mil Kwanzas.

Conhecida desde 2004 com a música “Kibolobolo” e “Chão”, ao lado de Naveia, a artista tem música nova e diz que também está disponível para participar em projectos de quem estiver interessado, mesmo que não seja Kuduro, tal como havia feito no álbum “Pico” dos Irmãos Almeida.

Recentemente voltou a entrar em estúdio e gravou um tema novo. Já se sente melhor? 

Neste momento, só estou a precisar de fazer certos exames e o acompanhamento do controle, porque, fui operada na cabeça, então, às vezes, tenho dificuldades, ainda mais com este nosso Coronavírus. Para aminha medicação preciso de 40 mil  para os exames de tac são 100 mil Kwanzas.

Essas serão as últimas análises?

Sim, serão. E vai terminar em Junho. Porque eu fui operada em Dezembro e os mesmos doutores estão sempre a me fazer controle.

O quê que os médicos dizem sobre o seu estado de saúde? ainda não é muito cedo para voltar a cantar?

Como os doutores admitiram que eu já posso voltar a gravar, então decidi fazer este novo trabalho, para ver também se consigo angariar alguma coisa e gravar mais coisas para poder meter no mercado.

Quer dizer que não perdeu a vontade de cantar…

É tanta a vontade de cantar. É o que eu quero mesmo, porque se aparecer alguém que quer que eu participe no seu som, para eu meter minha voz, eu já estou disponível. Os doutores já me disponibilizam que eu possa aparecer novamente em palco e nas gravações. É só mesmo falta de apoio.

Se a convidassem agora mesmo para entrar num estúdio e gravar, estaria disposta?

Eu estaria.

Já tem alguma coisa preparada?

Não tenho. Vou me basear na letra da pessoa que eu vou fazer participação. Posso participar noutras músicas. Eu também não participei naquela dos irmãos almeida!?. Nunca me convidaram para outras participações, mas eu posso participar.

Neste exacto momento consegue enxergar?

Nayo Crazy já pode voltar a cantar

Eu consigo. Os  doutores disseram-me quando fui operada que não ia ver na totalidade, é paulatinamente, porque eu demorei muito tempo com os tumores na cabeça.

Como é que tem sido o seu dia-a-dia? Escreve um bocadinho ou ainda não dá por causa dos olhos?

Nunca fui muito de escrever música. Eu dependo do que me bate na mente e faço. Anteriormente, estava muito em baixo, mas agora já tenho o astral levantado. Nunca fui de escrever música o que me aparece na mente é o que eu faço.

O que mais a preocupa neste momento?

O que mais me preocupa mesmo é a compra dos medicamentos e os últimos exames que tenho de fazer. Os medicamentos são 40 mil Kwanzas. Quem quiser ajudar, pode ligar para o meu número: 923331805.

Em 2004 antes do incidente, cogitava-se que estava a preparar o primeiro álbum, não era mais fácil arranjar patrocínio para lançá-lo ao invés de cantar?

As pessoas nunca mais escutaram a Nayo Crazy, então, decidi colocar este novo trabalho no mercado. É mesmo música nova. Nao me vem o título na cabeça!

Já tinha um álbum a caminho sim. Estávamos a pretender meter umas 12 ou 10 faixas. Eu estava a trabalhar aí na BMax e ainda não tínhamos decidido o título.

as cargas mais recentes

T-Pain revela fase sombria depois de Usher o ter dito que ‘estragou a música’ usando o Auto-Tune

há 3 meses
O episódio remonta para 2013, mas só agora foi revelado trecho exclusivo da próxima série da Netflix, This Is Pop , o cantor revelou que caiu em depressão depois que Usher o ter dito que “estragou a música”.

Vinte e quatro filmes concorrem ao prémio de melhor filme no festival internacional de curta metragem da Kianda

há 8 meses
O FESC-KIANDA é o primeiro festival internacional de cinema que premeia as curta-metragens produzidas de Janeiro à Novembro de cada ano. É um evento anual inserido nas festividades da cidade de Luanda.

Dia da Criança Africana é assinalado com tarde cultural na Fundação Arte e Cultura

há 3 meses
Alunos das Escolas de Música e de Arte da Fundação Arte e Cultura protagonizam tarde cultural no Dia da Criança Africana.

Seis sugestões de actividades para prestigiar o Dia Mundial do Teatro

há 6 meses

Flay convidado para o Show do Mês Live com Irmãos Almeida

há 1 ano
O músico Flay, autor de sucessos como “Doçura”, Sassa Mutema”, é um dos convidados para o Show do Mês Live com os Irmãos Almeida e Jojó Gouveia, sábado.

Disfarçado, Paul Pogba aparece em palco e canta com Burna Boy

há 1 semana
Ontem, momento depois da retumbante vitória do Manchester United sobre o Newcastle, Paul Pogba mostrou o seu lado rapper ao aparecer disfarçado em palco e interpretar `Focus´ com Burna Boy.

`Baza + 1 vez´ é a mais nova proposta musical do Rapper JLZ

há 1 ano
A preparar um novo trabalho, o Rapper JLZ lançou a música `Baza +1 Vez´ como a primeira proposta. O mais recente lançamento caracteriza-se como um som agressivo, egocêntrico e cheio de punchlines, de modo a fazer barulho na cena Hip Hop e preparar o caminho para a nova sonoridade, agora com a sua própria editora e sendo responsável pelos seus passos.

Bruno Fernando apresenta fundação direccionada à inclusão social

há 2 meses

É oficial, `BomSom TV´ ficará disponível em Angola a partir de 1 de Julho

há 4 meses
Hoje Anselmo fez saber que a BomSom redireccionou o seu Score business e deixa doravante de agenciar artistas, por incompatibilidade com os projectos preconizados. Sobre a BomSom TV, sabe-se já que é um canal democrático que servirá como veículo de cruzamento para a música dos Palop e ao embaixador dos ritmos africanos.

Sony anuncia lançamento da Playstation 5

há 1 ano
Depois de vários adiamentos, finalmente, a marca japonesa decidiu para amanhã, 11 de Junho, o acto de presentação dos jogos da PlayStation 5. Entretanto, o evento não será em directo, foi gravado e será transmitido em Full HD (1080p).

Morreu Sean Connery, actor do “Agente 007” e “O Nome da Rosa”

há 11 meses
Sean Connery é considerado o actor que melhor interpretou o Agente 007 da saga James Bond. O escocês protagonizou o filme por seis vezes. Morreu esta noite aos 90 anos, em Nassau, Bahamas.

As 10 músicas para ouvir na quadra natalícia

há 9 meses
A Revista Carga seleccionou dez canções de natal que apresenta como sugestões para os seus leitores em vésperas do natal, antecipando os seus votos de feliz natal.

É oficial, Lewis Hamilton é o maior piloto da história da Fórmula 1

há 11 meses
O piloto inglês Lewis Hamilton escreveu mais um capítulo na sua história ao vencer este domingo, em Portugal, pela 92a vez a corrida da F1, superando o alemão Michael Schumacher, até então o maior com 91 provas conquistadas.

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 1 ano
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Stop Covid: Grafiteiros pintam murais das comunidades com os métodos de prevenção

há 1 ano
Um grupo de artistas plásticos está a ensinar, várias comunidades em Luanda, métodos de prevenção contra o coronavírus, usando a arte urbana “grafite”. Os grafiteiros tudo fazem para atingir mais bairros e vêem-se impossibilitados.

Músico Lawilca tenta a terceira

há 1 ano
Sete anos depois do lançamento do seu segundo disco, intitulado “Não sou o mesmo homem”, o músico Lawilca reaparece com o terceiro álbum, com lançamento previsto para este ano.