Nayo Crazy já pode voltar a cantar

Depois de algum tempo a enfrentar graves problemas de saúde, devido a uma lesão ocular, provocada por três tumores na cabeça, a kudurista de 36 anos já pode, finalmente, voltar a cantar e pisar os palcos.

Apesar de ainda não se recuperar totalmente da visão perdida em 2013, Nayo Crazy já consegue enxergar minimamente e, segundo ela, os médicos que a operaram já a autorizaram a voltar a cantar e subir aos palcos. A recuperação, narra a kudurista, tem sido lenta por causa das dificuldades que tem em adquirir medicamentos, que custam 40 mil Kwanzas.

Conhecida desde 2004 com a música “Kibolobolo” e “Chão”, ao lado de Naveia, a artista tem música nova e diz que também está disponível para participar em projectos de quem estiver interessado, mesmo que não seja Kuduro, tal como havia feito no álbum “Pico” dos Irmãos Almeida.

Recentemente voltou a entrar em estúdio e gravou um tema novo. Já se sente melhor? 

Neste momento, só estou a precisar de fazer certos exames e o acompanhamento do controle, porque, fui operada na cabeça, então, às vezes, tenho dificuldades, ainda mais com este nosso Coronavírus. Para aminha medicação preciso de 40 mil  para os exames de tac são 100 mil Kwanzas.

Essas serão as últimas análises?

Sim, serão. E vai terminar em Junho. Porque eu fui operada em Dezembro e os mesmos doutores estão sempre a me fazer controle.

O quê que os médicos dizem sobre o seu estado de saúde? ainda não é muito cedo para voltar a cantar?

Como os doutores admitiram que eu já posso voltar a gravar, então decidi fazer este novo trabalho, para ver também se consigo angariar alguma coisa e gravar mais coisas para poder meter no mercado.

Quer dizer que não perdeu a vontade de cantar…

É tanta a vontade de cantar. É o que eu quero mesmo, porque se aparecer alguém que quer que eu participe no seu som, para eu meter minha voz, eu já estou disponível. Os doutores já me disponibilizam que eu possa aparecer novamente em palco e nas gravações. É só mesmo falta de apoio.

Se a convidassem agora mesmo para entrar num estúdio e gravar, estaria disposta?

Eu estaria.

Já tem alguma coisa preparada?

Não tenho. Vou me basear na letra da pessoa que eu vou fazer participação. Posso participar noutras músicas. Eu também não participei naquela dos irmãos almeida!?. Nunca me convidaram para outras participações, mas eu posso participar.

Neste exacto momento consegue enxergar?

Nayo Crazy já pode voltar a cantar

Eu consigo. Os  doutores disseram-me quando fui operada que não ia ver na totalidade, é paulatinamente, porque eu demorei muito tempo com os tumores na cabeça.

Como é que tem sido o seu dia-a-dia? Escreve um bocadinho ou ainda não dá por causa dos olhos?

Nunca fui muito de escrever música. Eu dependo do que me bate na mente e faço. Anteriormente, estava muito em baixo, mas agora já tenho o astral levantado. Nunca fui de escrever música o que me aparece na mente é o que eu faço.

O que mais a preocupa neste momento?

O que mais me preocupa mesmo é a compra dos medicamentos e os últimos exames que tenho de fazer. Os medicamentos são 40 mil Kwanzas. Quem quiser ajudar, pode ligar para o meu número: 923331805.

Em 2004 antes do incidente, cogitava-se que estava a preparar o primeiro álbum, não era mais fácil arranjar patrocínio para lançá-lo ao invés de cantar?

As pessoas nunca mais escutaram a Nayo Crazy, então, decidi colocar este novo trabalho no mercado. É mesmo música nova. Nao me vem o título na cabeça!

Já tinha um álbum a caminho sim. Estávamos a pretender meter umas 12 ou 10 faixas. Eu estava a trabalhar aí na BMax e ainda não tínhamos decidido o título.

as cargas mais recentes

Hackers vazam informações sobre Lady Gaga e fazem exigência

há 2 anos
Um grupo de hackers invadiu o sistema de uma firma de advogados, representante de vários nomes do entretenimento. Depois de vazar dados pessoais de Lady Gaga, os hackers ameaçam divulgar dados de estrelas como Mariah Carey e Madonna, caso não se cumpra o que estão a pedir.

Mais um artista angolano deixa o mundo dos vivos

há 1 ano
Calou-se a bateria de Paulo Van-Dunem “Paulo Rymy”, Conhecido por tocar ao lado de artistas como Bonga, Eduardo Paim e Banda Canna D’Açucar, o músico morreu hoje vítima de cancro da pele.

Madonna prepara filme autobiográfico

há 1 ano
O retrato autobiográfico será mais do que um musical e está a ser escrito pela própria e apresenta os 62 anos da Rainha da Pop.

Rapper Scarface pede ajuda dos fãs para conseguir um novo rim

há 1 ano
A situação de saúde do rapper da Old School agravou-se após ter contraído o novo Coronavírus em Abril.

Diff volta a badalar o Rap Game com “Génio”

há 1 ano
Diff regressou no passado dia 16 de Agosto com o EP “Deixo Cair”, dez anos depois de se ausentar do Rap Game. Ontem, colocou mais uma faixa musical no mercado.

Artistas protestam contra o Spotify

há 10 meses
31 escritórios do Spotify em vários países foram surpreendidos por protestantes do sector da música.

Após especulações de internamento por Covid-19 Anitta recebe alta hospitalar

há 11 meses

OTAN disponibilizam single `Habilidosa´

há 1 ano
Na senda dos êxitos “Sou Louco” e “Vais Sengar”, que tiveram destaque nas plataformas digitais em Portugal, figurando em Playlist Editorias de renome, “Habilidosa” é o single que se segue, a música fala, genericamente sobre as mulheres que atingem determinados fins usando “artimanhas”.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 2 anos
A novidade chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Programa `GOZAéFêMea´ estreia dia 16 de Junho

há 2 anos
Trata-se de uma iniciativa da produtora de conteúdos de entretenimento, Goz´Aqui, e tal como o nome deixa adivinhar, é um programa apresentado só por mulheres, cujo conteúdo será essencialmente de cariz social e cultural.

CNU-Angola concede oportunidades de emprego a Especialista do Sector Cultural

há 7 meses
Com uma periodicidade anual, os candidatos bem-sucedidos darão, assim, início a uma entusiasmante carreira na UNESCO.

Dr. Dre fala sobre a sua saúde: “Vou ter uma vida longa”

há 7 meses
A notícia sobre o seu estado de saúde, no princípio deste ano, mexeu com toda a classe artística. Passados cinco meses, Dre decidiu falar e dar mais detalhes sobre o assunto.

Mariza grava álbum em homenagem a Amália Rodrigues

há 1 ano
Com o título “Mariza Canta Amália”, o disco visa homenagear um dos grandes nomes do cancioneiro português, falecida em 1999.

LL Cool J junta-se a Swizz Beatz no plano de criar fundos para os ícones do Hip Hop

há 2 anos
Há pouco menos de uma semana,Swizz Beatz partilhou durante um live Beatz’s Zone Radio, que gostaria de arrecadar um milhão de dólares em “impostos” para cada membro fundador do Hip Hop. Mal-interpretada, a ideia do produtor criou um mal-estar entre os mais novos rappers, mas o apoio não tardou a chegar. LL Cool J não só aprovou a ideia, como também se prontificou a dar o seu contributo.

Aventura e emoção são as palavras de ordem na ZAP

há 2 anos
Este fim de semana a programação é para toda família, momentos de pura diversão e animação no canal ZAP VIVA. Um misto de aventura e emoção, vão preencher o seu fim de semana.

Homem invade apartamento de Eminem e diz que foi “para matar o rapper”

há 1 ano
Um vídeo divulgado mostra que Mathew Hughes, o homem que no passado mês de Abril invadiu a mansão de Eminem, em Michigan, disse que estava lá para matar o rapper.