Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

Nos últimos tempos, Ndaka Yo Wiñi vem assumindo o papel de “diplomata da música angolana”, ganhando destaques em festivais internacionais de Jazz, como o do Montreal, em Canadá.

Sua voz e talento carecem de aprovações no mercado angolano, e também no africano, se recordamos que, em 2019, foi dos principais destaques da 20ª edição do Cape Town Jazz Festival. Agora, Ndaka lançou-se numa nova aventura, para a conquista do mercado musical da América do Norte.

Com isso, o músico marca passos firmes, criando alicerces para a sua carreira. Na semana finda, Ndaka Yo Wiñi assinou com a Pageot Productions, de Steve Pageot, um músico, produtor, compositor e engenheiro norte-americano, criado em Montreal ( Canadá), que em 2004 ganhou um Grammy com a obra “Wonderful”, de Aretha Franklin e citado para trabalhar no último álbum de Michael Jackson.

Satisfeito com a conquista, o autor de “Olokwembo” recorreu às suas redes sociais, no sábado, e partilhou o anúncio da produtora pela sua contratação, onde se pode ler:

“Alerta de nova mala: estrela internacional de Angola, través do artista, cantor e compositor de Montreal Ndaka Yo Wiñi acaba de assinar com a Pageot Productions!”

Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

Com termos do contrato ainda por se revelar, a ssinatura é apenas parte de vários firmamentos que o cantor e compositor tem em carteira, conforme fez saber recentemente numa entrevista à Carga.

Com vasta experiência no sector, Steve Pageot conquistou o respeito de músicos como LL Cool J, Diddy, BIG e acumula uma placa platina, foi Grammy em 2004 por seu trabalho, em 2003, com a Rainha do Soul, Aretha Franklin, e também foi cooptado para trabalhar no último álbum de estúdio de Michael Jackson, além de produzir temas para séries, filmes e programas televisivos da MTV.

Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

Ascenção de Ndaka Yo Wiñi

O músico iniciou a carreira em 2011 e já participou em várias actividades, com realce para actuações na “Expo Milão”, em Itália, em Cape Town, África do Sul, “Encontro com a África”, no Brasil, entre outros pontos do mundo como Portugal, EUA e Canadá.

Em 2016 conquistou o prémio de Melhor Afrojazz do Top Rádio Luanda. Mas foi em 2019, que ganhou mais notoriedade a nível internacional, pela actuação na 20ª edição do Cape Town International Jazz Festival.

Seu álbum de estreia “Olokwembo”, publicado em 2018, é uma tradução do ritmo ancestral do berço, apelidado pelo próprio por ‘ lundongo no lwandu’ e é descrito como um álbum “imerso” na fusão de ritmos étnicos e ancestrais e pesquisa sobre etnomusicologia. A obra comporta onze temas originais, sob influências do Jazz, Soul, e Blues.

Nascido a 5 de Janeiro de 1981, no Lobito, Adriano Dokas, seu nome de registo, também já foi nomeado para o Top dos Mais Queridos, na categoria Prémio da Crítica.

as cargas mais recentes

D-Wayne: Um filho do Rap que deixa marcas no Kuduro e Afro House

há 9 meses

Duetos N’Avenida ressurge com proposta diferenciada

há 4 meses
Após um ano de interregno, o projecto Duetos N´Avenida está de regresso fazendo jus à diversidade que caracteriza a Zona Jovem, incluindo a poesia pela primeira vez no line up.

Masta anuncia novo EP com lançamento de single amanhã

há 5 meses
O tema intitula-se ‘Novo Normal’, estreia amanhã, 27, no Afro Music Channel e em seguida estará disponível no canal oficial do YouTube do artista. O single fará parte do de um novo EP, revelou hoje o rapper à revista Carga.

A partir de agora todo músico que animar a plateia com canção alheia pagará 20% do cachet ao visado

há 11 meses
A medida surge para salvaguardar o direito do autor, seja ele cantor, intérprete, dj, produtor ou letrista, desde que esteja inscrito e tenha suas obras declaradas na SADIA.

Já existem quase 500 músicas inspiradas no Coronavírus

há 2 anos
O coronavírus privou os fãs de música de ver shows no primeiro semestre, adiados ou cancelados. Por outro lado, a doença virou inspiração para candidatos a hits.

Actor de Batman: O Cavaleiro das Trevas chama Coringa de filme ‘nojento’

há 1 ano
Coringa é um dos grandes filmes de 2019 e trouxe uma história diferente e surpreendente para o clássico vilão do Batman. Entretanto, o actor Eric Roberts, conhecido por Batman: O Cavaleiro das Trevas chamou o filme “nojento”.

Mais um luto na música angolana. Morreu Zé Mweleputo, integrante dos Jovens do Prenda

há 8 meses

Albertina Cassoma “presa” por falta de visto

há 1 ano
O andebolista angolana Albertina Cassoma está com dificuldades em se juntar a sua nova equipa, o CS Rapid Bucarest da Roménia, por falta de visto, depois de assinar um contrato válido por um ano.

Kendrick Lamar assina mega contrato com a Universal Music Publishing Group

há 1 ano
Segundo conta o Hot New Hip Hop, o músico assinou um acordo global com a Universal Music Publishing Group, o que pode indicar um movimento na direcção da chegada do álbum.

Acção Jovem promove ciclo de aulas sobre historiografia africana

há 1 ano
Sob o mote “Mergulhando nas Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, o projecto nasce de uma conexão entre a Acção Jovem com o Professor, Historiador e Activista Social angolano, Pick Ngudi-A-Kazi e o Portal do Palestrante Africano no Brasil.

Banda dos filhos de Metallica e Guns N’ Roses é comparada com Velvet Revolver

há 1 ano
Os “Suspect208”, banda composta pelos filhos de Scott Weiland (falecido líder dos Stone Temple Pilots), Robert Trujillo (dos Metallica) e Slash (dos Guns N’ Roses), estão a ser comparados aos Velvet Revolver, banda que entre 2002 e 2008 juntou Weiland e Slash a Matt Sorum, Duff McKagan e Dave Kushner.

Após realizar primeiro comício político Kanye West propõe Jay-Z para vice-presidente

há 1 ano
Após realizar o seu primeiro emociante comício político, este domingo, no estado da Carolina do Sul, onde, dentre várias promessas, propôs um milhão de dólares às gestantes, legalizar e tonar gratuita a liamba, Kanye West revelou que vai propor a Sean Carter o cargo de vice-presidente.

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 9 meses

Fundação Arte e Cultura apresenta antologia poética “Geração Poema”

há 12 meses
A Fundação Arte e Cultura vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 16 de Dezembro, pelas 16horas no Wyza Anfiteatro, na Ilha de Luanda, junto à Escola 1205, uma Antologia Poética “Geração Poema”, resultado dos 3 anos de contacto com os poetas da nova e antiga geração, no âmbito do projecto Noites de Poesia.

Dançarinos poderão contar com `Associação Angolana de Dança´ a partir de sexta-feira

há 12 meses
A cerimónia de Tomada de Posse terá lugar na sexta-feira, dia 11 de Dezembro, a partir das 11h, no auditório da Escola Nzinga Mbandi, em Luanda.

Soulja Boy compra briga com lutadores após afirmar que o “Rap está mais falso que o WWE”

há 9 meses
O facto é que a troca de Twittes ofensivos não determina que a rivalidade vai se desenrolar futuramente, mas os lutadores não descartaram uma luta corpo a corpo se Soulja Boy não for cuidadoso.