Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

Nos últimos tempos, Ndaka Yo Wiñi vem assumindo o papel de “diplomata da música angolana”, ganhando destaques em festivais internacionais de Jazz, como o do Montreal, em Canadá.

Sua voz e talento carecem de aprovações no mercado angolano, e também no africano, se recordamos que, em 2019, foi dos principais destaques da 20ª edição do Cape Town Jazz Festival. Agora, Ndaka lançou-se numa nova aventura, para a conquista do mercado musical da América do Norte.

Com isso, o músico marca passos firmes, criando alicerces para a sua carreira. Na semana finda, Ndaka Yo Wiñi assinou com a Pageot Productions, de Steve Pageot, um músico, produtor, compositor e engenheiro norte-americano, criado em Montreal ( Canadá), que em 2004 ganhou um Grammy com a obra “Wonderful”, de Aretha Franklin e citado para trabalhar no último álbum de Michael Jackson.

Satisfeito com a conquista, o autor de “Olokwembo” recorreu às suas redes sociais, no sábado, e partilhou o anúncio da produtora pela sua contratação, onde se pode ler:

“Alerta de nova mala: estrela internacional de Angola, través do artista, cantor e compositor de Montreal Ndaka Yo Wiñi acaba de assinar com a Pageot Productions!”

Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

Com termos do contrato ainda por se revelar, a ssinatura é apenas parte de vários firmamentos que o cantor e compositor tem em carteira, conforme fez saber recentemente numa entrevista à Carga.

Com vasta experiência no sector, Steve Pageot conquistou o respeito de músicos como LL Cool J, Diddy, BIG e acumula uma placa platina, foi Grammy em 2004 por seu trabalho, em 2003, com a Rainha do Soul, Aretha Franklin, e também foi cooptado para trabalhar no último álbum de estúdio de Michael Jackson, além de produzir temas para séries, filmes e programas televisivos da MTV.

Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

Ascenção de Ndaka Yo Wiñi

O músico iniciou a carreira em 2011 e já participou em várias actividades, com realce para actuações na “Expo Milão”, em Itália, em Cape Town, África do Sul, “Encontro com a África”, no Brasil, entre outros pontos do mundo como Portugal, EUA e Canadá.

Em 2016 conquistou o prémio de Melhor Afrojazz do Top Rádio Luanda. Mas foi em 2019, que ganhou mais notoriedade a nível internacional, pela actuação na 20ª edição do Cape Town International Jazz Festival.

Seu álbum de estreia “Olokwembo”, publicado em 2018, é uma tradução do ritmo ancestral do berço, apelidado pelo próprio por ‘ lundongo no lwandu’ e é descrito como um álbum “imerso” na fusão de ritmos étnicos e ancestrais e pesquisa sobre etnomusicologia. A obra comporta onze temas originais, sob influências do Jazz, Soul, e Blues.

Nascido a 5 de Janeiro de 1981, no Lobito, Adriano Dokas, seu nome de registo, também já foi nomeado para o Top dos Mais Queridos, na categoria Prémio da Crítica.

as cargas mais recentes

Pongo anuncia lançamento do primeiro álbum

há 7 meses
Tida como a “diva do novo-kuduro”, Pongo foi recebida, na última sexta-feira, em Paris, e levou o público ao delírio num espectáculo em que apresentou um novo tema e serviu para anunciar o seu primeiro álbum.

Young Thug diz que Jay-Z teria dificuldades em apresentar 30 hits num show ao vivo

há 1 ano
No seu registo fonográfico conta nove álbuns, sendo So Much Fan, lançado no ano passado, o mais recente. Ao contrário de Jay-Z que possui 15 álbuns publicados, sem contar com outros registos. Mas Thug afirma que JAY-Z não tem 30 canções que o público conseguiria imitar palavra por palavra num espectáculo ao vivo.

Se estivesse em vida, Agostinho Neto completaria 99 anos hoje

há 8 meses
A data foi consagrada como Dia do Herói Nacional em 1980, pela então Assembleia do Povo, um ano após o seu falecimento, dia 10 de Setembro de 1979, na antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas.

Governo britânico homenageia banda “Queen” nos selos

há 2 anos
Uma série de 13 selos personalizados do “Queen” serão vendidos no dia nove (9) de Julho, em comemoração aos 50 anos de uma das bandas mais icónicas de sempre.

Justin Bieber quebra expectativa dos fãs nos Prémios Europeus de Música

há 6 meses
Foi uma noite inesperada, em Budapeste, com os BTS e Ed Sheeran a saírem com a mãos cheias de surpresas. A banda sul-coreana venceu quatro prémios. Já o britânico levou para casa as estatuetas para “Melhor Artista” e “Melhor Canção”, enquanto Justin Bieber, que entrou com mais indicações, saiu sem nenhum prémio.

Dia da Consciência Negra: Globo celebra figuras históricas no programa ‘Falas Negras’

há 2 anos
“Falas Negras” tem no seu alinhamento textos históricos de célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Luciano Camargo lança primeiro álbum a solo

há 2 anos
O cantor brasileiro Luciano Camargo vai lançar, pela primeira vez em 29 anos de carreira, um projecto a solo. Trata-se de um obra com 15 faixas inéditas a ser apresentada no dia 16 de Outubro.

Cloe Management anuncia mega espectáculo solidário

há 2 anos
O live está marcado para as 20 horas de 27 deste mês e vai reunir djs e artistas dos mais variados estilos musicais para recolha de bens de primeira necessidade. Em primeira mão, os intervenientes falam à Carga sobre os preparativos do primeiro mega espectáculo solidário angolano.

SADIA ameaça levar Unitel a tribunal

há 10 meses
A Sociedade Angolana de Direitos de Autor exige 453 milhões de Kwanzas da operadora de telefonia móvel, pelas músicas executadas no Kisom Unitel e Toque de Espera.

Netflix adiciona categoria “Black Lives Matter”, que traz narrativas sobre experiência negra

há 2 anos
A Netflix a dicionou à colecção de 24 géneros o Black Lives Matter, uma nova categoria que vai trazer poderosas e complexas narrativas sobre a experiência negra. A mudança ocorreu após o icônico filme” The Help”se ter tornado o título mais transmitido na plataforma.

Playlist de Mara D’Alva em 2020

há 1 ano
A radialista Mara D’Alva enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou sejam as músicas que mais ouviu este ano.

Together At Home, house concert do Global Citizen transmitido em live streaming

há 2 anos
Organizado em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a curadoria foi feita em colaboração com a cantora Lady Gaga, arrecadou 127,9 milhões de dólares durante o evento.

Estreia do vídeo oficial de “No Woman No Cry” marca o Dia do Reggae

há 2 anos
Hoje é Dia Internacional do Reggae. Este género musical contribuiu para a consciencialização sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade. A data está a ser marcada com reedições dos trabalhos de Bob Marley, cujo destaque recai para o vídeo clípe oficial de “No Woman No Cry” e a venda do álbum “Legend”.

Too $hort, Snoop Dogg, Ice Cube e E-40 projectam regresso à ribalta como “supergrupo”

há 1 ano
Um novo “supergrupo” de Rap composto pelos veteranos Snoop Dogg, Ice Cube, E-40 e Too $hort surgirá muito em breve. O primeiro projecto do quarteto ainda sem nome está previsto para o primeiro semestre de 2021.

Convidados num show? Um desafio sem precedentes para a Força Suprema

há 2 anos

Mestre Kapela “volta a dar” um passeio ao mundo com exposição itinerante

há 4 semanas
Volvidos um ano e cinco meses depois do seu passamento físico, Paulo Kapela volta a dar um passeio ao mundo com com sete obras, numa exposição colectiva itinerante, que passam por nove cidades brasileiras, Santiago (Chile) e Paris (França).