Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

Nos últimos tempos, Ndaka Yo Wiñi vem assumindo o papel de “diplomata da música angolana”, ganhando destaques em festivais internacionais de Jazz, como o do Montreal, em Canadá.

Sua voz e talento carecem de aprovações no mercado angolano, e também no africano, se recordamos que, em 2019, foi dos principais destaques da 20ª edição do Cape Town Jazz Festival. Agora, Ndaka lançou-se numa nova aventura, para a conquista do mercado musical da América do Norte.

Com isso, o músico marca passos firmes, criando alicerces para a sua carreira. Na semana finda, Ndaka Yo Wiñi assinou com a Pageot Productions, de Steve Pageot, um músico, produtor, compositor e engenheiro norte-americano, criado em Montreal ( Canadá), que em 2004 ganhou um Grammy com a obra “Wonderful”, de Aretha Franklin e citado para trabalhar no último álbum de Michael Jackson.

Satisfeito com a conquista, o autor de “Olokwembo” recorreu às suas redes sociais, no sábado, e partilhou o anúncio da produtora pela sua contratação, onde se pode ler:

“Alerta de nova mala: estrela internacional de Angola, través do artista, cantor e compositor de Montreal Ndaka Yo Wiñi acaba de assinar com a Pageot Productions!”

Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

Com termos do contrato ainda por se revelar, a ssinatura é apenas parte de vários firmamentos que o cantor e compositor tem em carteira, conforme fez saber recentemente numa entrevista à Carga.

Com vasta experiência no sector, Steve Pageot conquistou o respeito de músicos como LL Cool J, Diddy, BIG e acumula uma placa platina, foi Grammy em 2004 por seu trabalho, em 2003, com a Rainha do Soul, Aretha Franklin, e também foi cooptado para trabalhar no último álbum de estúdio de Michael Jackson, além de produzir temas para séries, filmes e programas televisivos da MTV.

Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

Ascenção de Ndaka Yo Wiñi

O músico iniciou a carreira em 2011 e já participou em várias actividades, com realce para actuações na “Expo Milão”, em Itália, em Cape Town, África do Sul, “Encontro com a África”, no Brasil, entre outros pontos do mundo como Portugal, EUA e Canadá.

Em 2016 conquistou o prémio de Melhor Afrojazz do Top Rádio Luanda. Mas foi em 2019, que ganhou mais notoriedade a nível internacional, pela actuação na 20ª edição do Cape Town International Jazz Festival.

Seu álbum de estreia “Olokwembo”, publicado em 2018, é uma tradução do ritmo ancestral do berço, apelidado pelo próprio por ‘ lundongo no lwandu’ e é descrito como um álbum “imerso” na fusão de ritmos étnicos e ancestrais e pesquisa sobre etnomusicologia. A obra comporta onze temas originais, sob influências do Jazz, Soul, e Blues.

Nascido a 5 de Janeiro de 1981, no Lobito, Adriano Dokas, seu nome de registo, também já foi nomeado para o Top dos Mais Queridos, na categoria Prémio da Crítica.

as cargas mais recentes

Ministério Público acusa equipa médica de homicídio doloso de Diego Maradona

há 1 ano
De acordo com notícias, o agravamento das acusações está ligado à publicação, no início de Maio, de um relatório da perícia, que concluiu que Maradona tinha sido “abandonado à própria sorte” pela equipa de saúde, cujo tratamento “inadequado, deficiente e temerário” levou a uma agonia lenta.

Mãe de Rabiot se insurge com familiares de Pogba e Mbappé após eliminação da França

há 1 ano
A mãe de Rabiot terá questionado em tom alto como Paul Pogba perdeu a bola no início da jogada e depois terá também dirigido duras críticas ao pai de Kylian Mbappé, alegadamente pedindo-lhe para que o seu filho fosse menos arrogante.

Yunami lança amanhã um projecto sui generis para o rap angolano

há 1 ano

Rappers angolanos em destaque na revista científica brasileira

há 2 anos
A renomada revista científica brasileira de ciências humanas “Convergência Crítica” decidiu destacar na sua primeira edição Kid MC, MCK, Kamessu e Flagelo Urbano.

Drake quebra o seu próprio recorde no Billboard Hot 100 com 9 músicas no TOP 10

há 1 ano
O álbum Certified Lover Boy fez a sua estreia nos charts em primeiro lugar vendendo 613 mil unidades equivalentes de álbuns, é o projecto com maior estreia em 2021, tendo 700 milhões de streams. Lançado a 3 de Setembro, o álbum garantiu ao rapper novos recordes que ele mesmo detinha.

Filhos de figuras proeminentes do Rock unem-se e formam uma banda

há 2 anos
Os Suspect208 é uma banda formada por três filhos de três grandes figuras do Rock. Falamos de Scott Weiland (Stone Temple Pilots), Slash (Guns N’ Roses) e Robert Trujillo (Metallica).

Ja Rule chama 50 Cent de covarde após rejeitar ‘Batalha de Hits’

há 2 anos
Embora fosse improvável que os rappers fizessem as pazes depois disso, Ja Rule achou que essa era a única maneira justa de ver quem é o verdadeiro vencedor desta guerra de mais de uma década.

Documentário sobre a génese dos Racionais MC’s chega à Netflix

há 2 anos
A produção vai contar em detalhes como Ice Ble, Mano Brown, KL Jay e Edi Rock deram início ao mais bem sucedido projecto de Rap brasileiro, até então.

Morreu Michael Williams, actor do “The Wire”

há 1 ano

Kanye West acusado de “desrespeitar o Islão” com a sua colecção de ténis

há 2 anos
Yeezy Boost 350 v2 tornou-se tão popular que a Adidas não consegue desistir dele. Mantém a popularidade sem esforço, através dos anos e ganhou muitos modelos novos como a Asriel, que será apresentado oficialmente dentro de dias e que está a ser acusado de desrespeitar o Islão.

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 3 anos

Especialistas dizem que Kanye West não conseguirá concorrer à presidência dos EUA

há 2 anos
As 59ª eleições nos Estados Unidos estão agendadas para 3 de Novembro de 2020 (numa terça-feira), o que leva especialistas a firmarem ser tarde demais para o rapper e empresário concorrer e, se o fizesse, West teria de desafiar o domínio democrático e republicano daquele país.

Fãs de Anitta terão manipulado dados para colocar “Envolver” como a mais ouvida do Spotify

há 6 meses
Suspeita-se que a assessoria de Anitta terá orientado os fãs a utilizarem métodos alternativos para inflar os números da cantora no Brasil e em outras regiões (através de VPNs), o que não só ajudaria a impulsionar a imagem da artista, como também os ganhos em “royalties” pela música.

Classe artística chora a morte de Galiano Neto

há 8 meses
Ocorrida na madrugada, desta quinta-feira, dia 3 de Fevereiro, em Lisboa, o tamborinista, cantor e compositor, Galiano Francisco Neto, artisticamente conhecido por Galiano Neto, morreu vítima de uma ataque cardíaco, aos 65 anos de idade.

Já são conhecidos os detalhes da oitava edição do projecto “Ponte Cultural”

há 6 meses
Foi apresentado esta semana em conferência de Imprensa o Projecto Musical Voluntário, denominado “Ponte Cultural”, da Fundação Arte e Cultura. Na sua oitava edição, o projecto será pautado pelo intercambio entre os artistas de Angola Bruno M, Glória da Lu e Cleyton M, e de Israel Noa Zulu e Avner Hodorov.

Duetos N’Avenida ressurge com proposta diferenciada

há 1 ano
Após um ano de interregno, o projecto Duetos N´Avenida está de regresso fazendo jus à diversidade que caracteriza a Zona Jovem, incluindo a poesia pela primeira vez no line up.