Ndaka Yo Wini canta no festival internacional de Montreal

O músico angolano Ndaka Yo Wini é uma das figuras de cartaz da 35ª edição do Festival Internacional de Montreal/Quebec (Canadá), denominado “Nuits d´Afrique”, que decorre desde o dia 08 de Julho.

Ndaka sobe ao palco nos dias 14 e 16, no Place dês Arts, para se mostrar naquele que é considerado um dos maiores festivais de música da América Latina.

Instrumentalmente a actuação de Ndaka será suportada pelo guitarrista David Vandervort, oriundo de USA/New York, baixista Dauphin Mbuyi de Congo Kinshasa e o Percussionista French Caribbean, Daniel Belllegarde.

Enquanto que no repertório, estão contempladas as seguntes músicas: Ocisungo tchykongo, Intro kamungona, Tchembanima, Intro-Sekulu, kunlu Vendamba, Tout ira bien, Pasuka, Lombolola, Evamba, Ohele e Ndikalikenda.

Ndaka Yo Wini canta no festival internacional de Montreal

Para o músico é uma honra ver o seu trabalho reconhecido além fronteira e, segundo o próprio, tudo fará para continuar a cumprir com a missão ancestral de levar a música étnica e de fusão angolana e africana para o mundo.

Passaram pelo festival, nas edições anteriores, grandes referências da música africana, como são os casos de Manu Dibango, Angélique Kidjo, Papa Wemba, Salif Keïta, Mory Kanté entre outros.

Nascido a 5 de Janeiro de 1981, no Lobito, Adriano Dokas, seu nome de registo, conta com um álbum no mercado, intitulado “Olukwembo”, lançado em 2018, que mereceu uma nomeação no Top dos Mais Queridos na categoria Prémio da Crítica.

O artista iniciou a carreira em 2011 e já participou em várias actividades, com realce para actuações na “Expo Milão”, em Itália, em Cape Town, África do Sul, “Encontro com a África”, no Brasil, entre outros pontos do mundo como Portugal e EUA.

Em 2016 conquistou o prémio de Melhor Afrojazz do Top Rádio Luanda. Porém, ficou ainda mais conhecido em 2019 pela actuação na 20ª edição do Cape Town International Jazz Festival, na África do Sul.

as cargas mais recentes

Jay-Z torna-se o artista com mais indicações na história dos Grammys

há 2 anos
O rapper acumula um total de 23 troféus e é agora o mais indicado de todos os tempos na história dos Grammys, ultrapassando Quincy Jones, com quem dividia a liderança de 80 indicações duarante anos.

Pai de Britney Spears não é o tutor da cantora

há 2 anos
Segundo a decisão de um tribunal de Los Angels, na semana finda, o acordo entre Britney e seu pai era “insustentável”, por isso decidiu-se ” suspender Jamie Spears do cargo de tutor da filha, uma decisão com efeitos imediatos.

Fragata de Morais exaltado no Circuito Internacional de Teatro

há 3 anos
O escritor e dramaturgo angolano, Fragata de Morais, será homenageado durante 28 dias na quinta edição do Circuito Internacional de Teatro, em Luanda.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 3 anos
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.

Após realizar primeiro comício político Kanye West propõe Jay-Z para vice-presidente

há 3 anos
Após realizar o seu primeiro emociante comício político, este domingo, no estado da Carolina do Sul, onde, dentre várias promessas, propôs um milhão de dólares às gestantes, legalizar e tonar gratuita a liamba, Kanye West revelou que vai propor a Sean Carter o cargo de vice-presidente.

“A Nossa Kizomba” está de volta

há 3 anos
Com um cartaz irresistível, os amantes do estilo Kizomba, um dos ritmos mais consumido no nosso país, poderão reviver momentos marcantes, com artistas de peso, durante o mês de Outubro.

Netflix anuncia nova data de lançamento da última temporada de La De Papel

há 2 anos

Gabriel o Pensador lança novo Single

há 3 anos
Neste período de contingência global, Gabriel O Pensador lança o seu novo single “A Cura está no Coração”, como forma de apelo global à solidariedade entre todos, para ultrapassarmos esta fase difícil e sem precedentes na história da Humanidade.

Palestra sobre Direitos de autores e Conexos, a não perder, a partir desta quinta-feira

há 2 anos
É já nesta quinta-feira que terás a oportunidade de saber mais sobre a Importância da Gestão Colectiva dos Direitos de Autor e Conexos, através de duas palestras a acontecerem no Edifício da Extensão Universitária da Universidade Católica de Angola, em Luanda.

Andrea Bocelli canta para uma catedral sem público

há 3 anos
O concerto a solo denominado Music for Hope realiza-se a 12 de Abril (Dia da Páscoa) na Duomo, a catedral de Milão e será transmitido, em directo no canal do YouTube do músico.

Elton John: “The Weeknd merecia ganhar dois Grammys pela música Blinding Lights”

há 2 anos
Enquanto os fãs se mobilizaram rapidamente para apoiar o artista canadense, Sir Elton John, que anteriormente já comparou The Weeknd ao falecido Prince, juntou-se à avalanche de apoio.

Bonga abre espaço de discussões sobre a preservação da memória cultural africana

há 2 anos
O músico Bonga e o pesquisador e defensor da cultura angolana, Horácio Dá Mesquita, abrem hoje o “Conversas Entre Os Kotas”, um espaço de diálogo que permitirá criar ponte entre gerações por meio de narrativas de vivências de vida social e artística.

Elástico Nandako recorda infância dos angolanos em nova música e anuncia EP de estreia

há 2 anos
Conhecido pelo seu público pelos temas Kibidi e É no Pé, e também por ter integrado os Power Boyz, o cantor e dançarino acabou de lançar um novo single. A música intitula-se “Mete Tira” e está disponível nas principais plataformas digitais.

Morreu Sean Connery, actor do “Agente 007” e “O Nome da Rosa”

há 3 anos
Sean Connery é considerado o actor que melhor interpretou o Agente 007 da saga James Bond. O escocês protagonizou o filme por seis vezes. Morreu esta noite aos 90 anos, em Nassau, Bahamas.

Foi assim que nasceu a Música Angolana

há 3 anos
A Música Popular Angolana, que se actualiza no espaço urbano recebeu influências e absorveu, ao longo do seu processo de formação, técnicas de execução dos instrumentos musicais Ocidentais. Contudo, antes do seu surgimento já existia um segmento pré-urbano configurado no espaço rural.

Burna Boy será convidado principal de um espectáculo no Madison Square Garden

há 1 ano
Depois do memorável espectáculo na 2 Arena de Londres, a estrela nigeriana soma e segue. Burna Boy prepara-se para apresentar o seu primeiro show no famoso Madison Square Garden, em Nova York.