Ndaka Yo Wini canta no festival internacional de Montreal

O músico angolano Ndaka Yo Wini é uma das figuras de cartaz da 35ª edição do Festival Internacional de Montreal/Quebec (Canadá), denominado “Nuits d´Afrique”, que decorre desde o dia 08 de Julho.

Ndaka sobe ao palco nos dias 14 e 16, no Place dês Arts, para se mostrar naquele que é considerado um dos maiores festivais de música da América Latina.

Instrumentalmente a actuação de Ndaka será suportada pelo guitarrista David Vandervort, oriundo de USA/New York, baixista Dauphin Mbuyi de Congo Kinshasa e o Percussionista French Caribbean, Daniel Belllegarde.

Enquanto que no repertório, estão contempladas as seguntes músicas: Ocisungo tchykongo, Intro kamungona, Tchembanima, Intro-Sekulu, kunlu Vendamba, Tout ira bien, Pasuka, Lombolola, Evamba, Ohele e Ndikalikenda.

Ndaka Yo Wini canta no festival internacional de Montreal

Para o músico é uma honra ver o seu trabalho reconhecido além fronteira e, segundo o próprio, tudo fará para continuar a cumprir com a missão ancestral de levar a música étnica e de fusão angolana e africana para o mundo.

Passaram pelo festival, nas edições anteriores, grandes referências da música africana, como são os casos de Manu Dibango, Angélique Kidjo, Papa Wemba, Salif Keïta, Mory Kanté entre outros.

Nascido a 5 de Janeiro de 1981, no Lobito, Adriano Dokas, seu nome de registo, conta com um álbum no mercado, intitulado “Olukwembo”, lançado em 2018, que mereceu uma nomeação no Top dos Mais Queridos na categoria Prémio da Crítica.

O artista iniciou a carreira em 2011 e já participou em várias actividades, com realce para actuações na “Expo Milão”, em Itália, em Cape Town, África do Sul, “Encontro com a África”, no Brasil, entre outros pontos do mundo como Portugal e EUA.

Em 2016 conquistou o prémio de Melhor Afrojazz do Top Rádio Luanda. Porém, ficou ainda mais conhecido em 2019 pela actuação na 20ª edição do Cape Town International Jazz Festival, na África do Sul.

as cargas mais recentes

Revanche do ‘Verzuz battle’ Swizz Beatz vs Timbaland acontece já amanhã

há 2 anos
Os dois co-fundadores do Verzuz vão defrontar-se mais uma vez, porém, ao contrário do que foi feito em Março de 2020, Swizz Beatz e Timbaland, sairão do Instagram para protanizar um battle ao vivo, a partir de Miami.

Guitarra de Kurt Cobain leiloada com valor inicial de 1 milhão de dólares

há 3 anos
A guitarra que Kurt Cobain usou no mítico MTV Unplugged, em 1993, entra hoje no segundo e último dia de leilão com um valor base de 1 milhão de dólares, equivalente a 59 milhões 671 mil e 400 Kwanzas. A cerimónia decorre em Beverly Hills, Los Angeles e é transmitido online no site “Julien”.

IZA: “As pessoas hoje me conhecem melhor por causa do «The Voice Brasil»”

há 3 meses

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 2 anos
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.

Mobbers representam Hip Hop angolano na 12.ª edição do Sumol Summer Fest

há 3 anos
O evento dedicado ao hip-hop português terá lugar de 2 a 3 de Julho de 2021, no Ericeira Camping, em Portugal. Os angolanos actuarão no primeiro dia, o mesmo em que estarão em palco os músicos Burna Boy, Saint Jhn e Piruka.

Bola de Ouro 2021: Afinal, nem sequer Portugal votou em CR7

há 1 ano

Batata Quente: Cólua Tremura estreia novo projecto de humor

há 1 ano
O artista Cólua Tremura vai actuar como primeiro convidado do projecto de humor, Batata Quente, uma iniciativa da produtora cultural, Kianda Sessions, em parceria com a Casa Rede. A decorrer o próximo dia 30 deste mês, pelas 18:30, bem ao seu jeito, Cólua vai explorar por meio da sátira O feminismo em Angola.

Rui Orlando encerra primeira temporada do Encontros à Quarta

há 1 ano
Rui Orlando é o músico convidado para encerrar, no próximo dia 15 de Dezembro, no Palmeiras Clube, a temporada 2021 do projecto cultural “Encontros à Quarta” e confirmar a efectivação da pretensão dos organizadores de fazerem do evento um momento único que proporciona ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Anderson .Paak e Bruno Mars lançam soul inspirado na década de 70

há 2 anos
Lançado na passada Sexta-Feira, o single que já atingiu números astronomicos nas plataformas de stream, é nada mais do que o eleito para apresentar o álbum de estreia da Silk Sonic´, banda liderada por Anderson .Paak e Bruno Mars

Selda põe fim ao hiato e anuncia novidades

há 2 anos

Máscara Mwana Pwo exibida num filme de Hollywood. Afinal, ela pertence a Angola ou RDC?

há 2 anos
Mwana Pwo simboliza a beleza e a figura da mulher, encarnando a ancestralidade feminina dos lundas-cokwe, e está a ser exibida num filme de Hollywood, transparecendo que a mesma pertence à tribo vizinha dos mbangani, da República Democrática do Congo.

Coldplay prepara novo álbum para 2021

há 2 anos

Davido lança novo álbum com Chris Brown, Nas, Nicki Minaj e Young Thug

há 2 anos
Intitulado “A Better Time”, o album é tipicamente africano e predomina o Afropop e Afrobeat. Com 17 faixas musicais, já está disponível e traz, entre outras, vozes de Chris Brown, Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby.

Eminem entra para o Rock & Roll Hall of Fame no seu primeiro ano de elegibilidade

há 9 meses
Slim Shady é o único artista de hip-hop a ser indicado como performer este ano e o único artista que começou a lançar música nos anos 90.

Expo–Ribas 2021 marca as celebrações do 112º aniversário de Óscar Ribas

há 1 ano
O certame multidisciplinar que vai se prolongar até ao dia 28 do mês corrente e, visa assinalar o 112 aniversário natalício do escritor, ensaísta e etnólogo, Óscar Ribas ‐In memoriam.

Portugal divulga regras para realização de espectáculos

há 3 anos
Depois do anúncio da abertura dos espectáculos para 1 de Junho, o Ministério da Cultura de Portugal divulgou, esta quarta-feira, as normas que os organizadores de eventos e os titulares de salas, devem seguir, tanto em salas como ao ar livre.