Ndaka Yo Wini representa o país no festival internacional da afrodescendência

Há muito, o músico vem assumindo o papel de “diplomata da cultura angolana” e os frutos são mais do que visíveis. Ndaka Yo Wini vai representar,em Abril, a música e a cultura angolanas no festival internacional da cultura afrodescendente, Canadá.

Um festival que para o músico representa o princípio da sequência da sua missão de levar ao mundo a mensagem sobre “o que somos, de onde viemos e onde vamos”. Ndaka quer não só deixar boas impressões, mas também levar um bom espírito de unidade entre os africanos por intermédio da arte.

Ndaka Yo Wini representa o país no festival internacional da afrodescendência

“Interessa salientar aqui a necessidade de sermos encarregues pela diplomacia cultural”, começou por frisar na entrevista à Carga.

O encontro será online e com hospedagem a partir de La Maison, cidade de Montreal e tem como propósito valorizar a cultura e arte afro descententes.

O representante da cultura angolana perfilará a aprtir dos Estados Unidos, onde se encontra neste momento, à semelhança de Lamine Touré, Waahli, Malika Tilorien Sandy, que também actuarão das suas zonas de residências.

Ndaka Yo Wini representa o país no festival internacional da afrodescendência

Este é apenas o primeiro de vários outros encontros e produções de estúdio que o artista angolano tem à mesa. À Carga Magazine, Ndaka Yo Wini apresentou parte da sua agenda.

“Tenho mais de 8 festivais e vários concertos e produções em estúdio, em estado de espera, mas eu e a minha equipa, estamos bem motivados, para começar a trabalhar arduamente quando tudo voltar ao normal”, informou.

O Afro Urban deste ano, já na sua terceira edição, acontece a 11 de Abril, e contará com música, dança, literatura e cinema.

as cargas mais recentes

Cláudio Rosário e Mamas Boy estreiam novo single

há 3 anos
“Não Tem Como” é o título do mais recente single de Cláudio Rosário e Mamas Boy. Do género Guetho Zouk, a faixa é um produto da Makas Produções e Plus Record e estreia na Carga.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 2 anos
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

1º de Agosto “vende” Zito ao Cagliari de Itália

há 3 anos
O futebolista angolano Zito Luvumbo, que na temporada passada representou o 1º de Agosto, vai jogar pelo Cagliari da principal liga italiana (Calcio).

Escola de música Tok’Aki promove concurso infantil `Canta Kandengue´

há 2 anos
São elegíveis, crianças dos 8 aos 13 anos de idade, para habilitar-se basta enviar um vídeo amador, o mesmo será publicado na página oficial da Tok’Aki e quanto mais votações receber, mais chances de ganhar terá.

Euclides da Lomba: “Foi uma falha não atribuírmos nenhum prémio a Carlos Burity”

há 3 anos
A Direcção Nacional da Cultura diz sentir-se culpada e admite ter falhado pelo facto de não atribuir nenhum prémio a Carlos Burity e aventa a possibilidade de atribuição a título póstumo.

Papekas: “Quero mostrar que o Rap pode ser a mistura certa para todo o tipo de género musical”

há 3 anos
Papekas é um rapper que ganhou notoriedade nos freestyles da escola e hoje invade os mercados moçambicano e sul-africano. O artista tem se dedicado ao Rap acústico. A partir de Johannesburg, deixa os primeiros registos de uma proposta inovadora para Rap angolano.

Bow Wow manifesta interesse em lançar um último álbum sob chancela da Death Row Records

há 2 anos
Desde que foi adquirida por Snoop Dogg todos os olhos se voltaram à icónica gravadora. Aposentado da música desde 2016, Bow Wow elegeu a Death Row Records como lar perfeito para o seu último álbum, durante uma sessão de perguntas e respostas no Twitter.

Artista plástico Mieze protagoniza primeira exposição individual na Galeria Tamar Golan com o tema “Luz”

há 1 ano
O artista angolano Mieze vai apresentar-se no próximo dia 09 de Junho de 2022, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan, com “Luz”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 24 de Junho de 2022, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira.

DJ Walgee confirma rumores sobre o Covid-19

há 3 anos
O DJ confirmou as informações que circulam em várias plataformas digitais sobre o teste positivo, mas garantiu, durante uma conversa via Skype a partir de Miami, que já se sente melhor.

Morreu um dos criadores do “Afrobeat”

há 3 anos
O mítico baterista nigeriano Tony Allen, um dos criadores do género “Afrobeat”, morreu quinta-feira em Paris (França), aos 79 anos de idade.

Por onde andam os Wonderful One?

há 3 anos
O Wonderful One iniciou com cinco rapazes nos anos 1993/94, na altura residentes em Cacuaco, na província de Luanda, onde faziam espectáculos no intuito de entreter o pessoal. Começaram o projecto do grupo Kaporal, Ikuma Ful e C-Lau. Depois integraram D-Latoy e Sérgio Ozone.

50 cent recusou 1 milhão de dólares para aparecer na campanha de Trump

há 3 anos
Ao The Breakfast Club, o artista confessou que ganhou interesse em Trump após lhe ter sido proposto os valores, e não pelas políticas fiscais. Mas sublinhou que estava consciente de que votaria em Joe Biden.

Álbum de estreia de Wet bed Gang traz participação de Bonga

há 3 anos

Dwyane Wade imortaliza memórias fotográficas em livro

há 2 anos
Considerado um dos 75 maiores jogadores da história da NBA, Wade acaba de imortalizar em livro fotografias dos seus anos e glória na maior liga mundial de basquetebol, captadas pela lente do fotógrafo e cineasta Bob Metelus, que também dirigiu o documentário ‘D. Wade: Life Unexpected de 2020’. Porém, a foto que mais comoveu o ala-armador, não foi dentro das quadras, mas sim, uma foto de infância.

Produtor Detergente impulsiona projecto de música infantil `Turma da Adriela´

há 2 anos
Já com o single ‘O Sol Tem Esse Poder’ disponível no YouTube, a Turma da Adriela vem indirectamente, dar resposta ao repto lançado no painel do último Show Piô, sobre a necessidade de incentivar vozes mirins a fazer conteúdos para a sua idade.

Centenário de Amália Rodrigues celebrado ao nível do seu palmarés

há 3 anos
As celebrações do centenário da diva do fado datam desde o ano passado, este ano, começaram no primeiro dia deste mês, com 100 guitarras a tocarem em uníssono para fazer juz, num espectáculo transmitido pela RTP. Mas não é tudo, dentre muitas homenagens, inéditos de fadista serão editados no dia em que se assinala o centésimo aniversário, noticiou o caderno cultural Ípslon.