Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

Todas as vezes que apareceu, Né Gonçalves impactou o mercado musical angolano, se se recordar do “Menino de Rua” conseguirá ter uma ideia sobre de quem se trata.

O artista começa 2021 em grande e lança hoje, pelas plataformas digitais, o tema Dança Menina Morena N’areia do Mar”, com participações de Carlos Vieira Dias, Joãozinho Morgado e Maria Alice.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

A música foi gravada em 1993 e já integrou um álbum físico, mas só que agora sairá em formato digital. É o primeiro de vários outros trabalhos a serem apresentados por esta via.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

Promotor da música tradicional angolana, o tema reflecte a riqueza poética presente na sua musicalidade, que ja leva mais de 40 anos.

Sua carreira começou na banda infantil Os Mini Craques, tocando violão. A trajectória, mais ficou marcada com a sua participação na colectânea Música Africana, editada na Austrália.

Advogado de formação, Né tornou-se ainda mais conhecido com Luanda Meu Semba. O álbum de estreia garantiu-lhe o Prémio Revelação, da União Nacional dos Artistas e Compositores. Mas, muito antes disso, em 1974, participou na gravação da música A Independência Está Chegando, da autoria de Mirol, um hino mobilizador para a declaração da independência em 75.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

Em 2012, surgiu com o álbum Luanda Meu Semba – Instrumental. Em 2016, lançou Sembamar, um disco com participação de 67 músicos de 14 diferentes nacionalidades e em diversidades de estilos.

as cargas mais recentes

João Lourenço felicita projecto “Live no Kubico”

há 2 anos
Durante o Live da dupla Gabriel Tchiema e Mito Gaspar, referente ao projecto “Live no Kubico”, da TPA, uma mensagem centralizou as atenções. Na sua página no twitter, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, elogiou o projecto e felicitou os organizadores por “manterem viva a nossa cultura”.

Tina Turner entra no Rock & Roll Hall of Fame pela 2ª vez

há 11 meses

Kanye West confirma lançamento do seu primeiro álbum sequencial ‘Donda 2’

há 9 meses
Depois da confirmação de Moneybagg Yo e Steven Victor ao Complex, chegou a vez de Kanye West abrir o jogo sobre o seu próximo projecto. Sem muitos detalhes, Ye partilhou que já está a trabalhar no seu décimo primeiro álbum, que é a continuação do já certificado ouro “Donda”.

21: Atemporal, álbum de Adele segue fazendo história ao completar uma década na Billboard

há 9 meses
O segundo álbum da discografia de Adele acaba de completar 519 semanas, equivalente a dez anos no top da Billboard 200, segundo dados do Chart Data. Com este feito, a autora se torna a primeira artista feminina na história a atingir este marco.

Cristiano Ronaldo surpreende C4Pedro

há 2 anos
C4Pedro foi convidado para surpreender o astro da Juventus, mas foi Cristiano Ronaldo quem acabou por surpreender C4Pedro ao cantar os principais temas do músico.

Familiares de Pablo Escobar processam rapper 2 Chainz

há 2 anos
Os familiares de Pablo Escobar abriram um processo crime contra os restaurantes do rapper 2 Chainz localizados em Atlanta. A batalha judicial obriga o músico à indemnização de 10 milhões de dólares e proíbe-o de usar o nome do ex-barão da droga.

União Europeia disponibiliza cerca de 4 bilhões de kwanzas para apoiar projectos de música e artes cénicas em Angola e em outros PALOP

há 3 meses

Pai de Britney Spears não é o tutor da cantora

há 12 meses
Segundo a decisão de um tribunal de Los Angels, na semana finda, o acordo entre Britney e seu pai era “insustentável”, por isso decidiu-se ” suspender Jamie Spears do cargo de tutor da filha, uma decisão com efeitos imediatos.

Péricles desmente regresso do Exaltasamba

há 2 anos
Durante esta semana, circulou nas redes sociais a notícia de que “Thiaguinho e Péricles vão anunciar, em uma live no Instagram, na sexta, dia 3, a volta do Exaltasamba”. Mas a mensagem é fake.

Burna Boy torna-se o 1° africano a ter três albuns com 100 milhões de streams

há 1 ano
Um músico que continua a crescer e a justificar suas atribuições como as dos Grammy Awards. Damini Ebunoluwa Ogulum, ou simplesmente Burna Boy voltou a fazer história como o primeiro artista africano a atingir mais de 100 milhões de streams no Spotify, com três álbuns seguidos.

Artistas plásticos da nova geração recriam trabalho de Ruy Duarte de Carvalho

há 11 meses
O Laboratório de Crítica e Curadoria e a Galeria Movart apresentam no próximo dia 25 do corrente, em Luanda, uma exposição colectiva inspirada na obra “Como Se O Mundo Não Tivesse Leste”, de Ruy Duarte de Carvalho.

Licenciado Em Conteúdos lembra batalha histórica de Waterloo em novo álbum

há 2 anos
O álbum é uma colectânea de 10 músicas e foi produzido pela Congo Records. Estará disponível no próximo dia 18 de Dezembro, e traz vozes de Agos Nocivo e Anjo Vares, e é uma exaltação do”rap consciente”

De Mi Casa a Paulo Flores: Primeiro grande festival pós-confinamento abre amanhã em Luanda

há 6 meses
Não há festa sem música e a música soa sempre melhor se acompanhada de um bom prato. Foi nesta ordem de ideia que a Cloe Management, Nuno Manster e Henda Viegas decidiram unir-se para o Kamu Tupu, um festival gastronómico que vai reunir vários artistas angolanos e estrangeiros.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 2 anos
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Dennis Samaya: voz do World Music em Angola na mira de produtora internacional

há 2 anos
Dennis Samaya reinventou-se e tem em mesa um contrato com uma grande produtora internacional com a qual vai lançar, ainda este ano, um LP.

Senhoras arrasaram no Show do Mês de Março em sua própria homenagem

há 2 anos
Na edição 2021, mais uma vez o conceito ultrapassou as expectactivas. As senhoras arrasaram naquele que foi o segundo Live da oitava temporada do Show do Mês.