Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

Todas as vezes que apareceu, Né Gonçalves impactou o mercado musical angolano, se se recordar do “Menino de Rua” conseguirá ter uma ideia sobre de quem se trata.

O artista começa 2021 em grande e lança hoje, pelas plataformas digitais, o tema Dança Menina Morena N’areia do Mar”, com participações de Carlos Vieira Dias, Joãozinho Morgado e Maria Alice.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

A música foi gravada em 1993 e já integrou um álbum físico, mas só que agora sairá em formato digital. É o primeiro de vários outros trabalhos a serem apresentados por esta via.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

Promotor da música tradicional angolana, o tema reflecte a riqueza poética presente na sua musicalidade, que ja leva mais de 40 anos.

Sua carreira começou na banda infantil Os Mini Craques, tocando violão. A trajectória, mais ficou marcada com a sua participação na colectânea Música Africana, editada na Austrália.

Advogado de formação, Né tornou-se ainda mais conhecido com Luanda Meu Semba. O álbum de estreia garantiu-lhe o Prémio Revelação, da União Nacional dos Artistas e Compositores. Mas, muito antes disso, em 1974, participou na gravação da música A Independência Está Chegando, da autoria de Mirol, um hino mobilizador para a declaração da independência em 75.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

Em 2012, surgiu com o álbum Luanda Meu Semba – Instrumental. Em 2016, lançou Sembamar, um disco com participação de 67 músicos de 14 diferentes nacionalidades e em diversidades de estilos.

as cargas mais recentes

Sintoniza 96.1FM: As 3 Essenciais

há 1 ano

NGA convidado para ajudar a “contar” a ‘História do hip-hop tuga’

há 1 semana
Como não podia deixar de ser, um dos mais respeitados rappers angolanos foi convidado para testemunhar esta terceira edição, depois da paragem em 2020 e 2021, marcado pelo confinamento, devido à Covid-19. NGA integra um alinhamento de vozes como Black Company, Valete, Expensive Soul, Sam The Kid, Dealema, Bezegol, Capicua e Gabriel O Pensador.

Angola Music Awards: vencedores serão conhecidos já amanhã

há 3 meses
Serão conhecidos já amanhã os vencedores das 25 categorias da VIII edição do AMA. A gala para a atribuição dos prémios acontece no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, e reserva várias actuações.

AFRIMA: Dj Impossible é o único artista dos PALOP a concorrer como Melhor DJ Africano

há 3 meses
Agenciado pela Cloe Management, DJ Impossible está ciente de que tem pela frente uma difícil missão, mão não Impossible. O artista vai procurar manter a honra conquistada em 2019 por Man Renas, porém tudo está a depender da votação dos angolanos, seja em que parte estiver.

Exclusivo: Cabo Snoop regressa à Power House definitivamente

há 5 meses
Agora com 31 anos, pai de família e mais maduro artisticamente, Ivo Manuel de Lemos, conhecido nas lides musicais como Cabo Snoop, regressa como conselheiro e mentor de Cleyton M, ajudando o prodigioso jovem a expandir a carreira para toda África, através das experiências que acumulou com a sua passagem na “poderosa casa” de Hochi Fu.

Show do Mês “viaja” pelos PALOPS

há 1 ano
Numa homenagem a música feita pelos países africanos de expressão portuguesa (PALOPS), particularmente a feita nos anos 80 e 90, o Show do Mês fará, no sábado, uma viagem musical por alguns dos maiores sucessos de cada país.

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 2 anos
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Covid-19: Omicron força adiamento das vendas e sessões de autógrafos dos álbuns ‘The Coach’ e ‘Comboio Vol.1’

há 2 meses
Face às medidas anuncias no passado dia 27 de Novembro, que por sinal entraram em vigor no dia 1 de Dezembro e uma vez realizada a conferência de imprensa como confirmação da materialização de ambos projectos, a questão que se impõe é o que estará na base deste tardio comunicado: Despreparo, falha de comunicação ou será mais uma estratégia de marketing da LS?

Após ser acusada de Islamofobia, Rihanna pede desculpas aos fãs muçulmanos

há 1 ano
Após a polémica que envolveu o último desfile da “Savage x Fenty” cuja detentora é Rihanna, a cantora usou o seu Instagram pessoal para tornar público um pedido de desculpas direccionado à comunidade muçulmana.

Erick Shine liberta “O Mais Bruto do Game Vol.3 – O Deus da Guerra”

há 2 anos
Há muito que Erick Shine não “era tido e nem achado” nas lides do hip hop nacional, mas recentemente o rapper prometeu disponibilizar um trabalho para a manutenção daquilo que é o seu legado, e assim o fez.

Especialistas nomeiam o MVP de cada team na última década

há 2 anos

Phil Collins enfrenta “maré de azar”

há 1 ano
Além das acusações da ex- esposa, a saúde do músico de 69 anos tem-se deteriorado, sem falar dos problemas com o álcool e da infecção viral que quase o fez perder a audição; um problema cervical e dificuldade de mobilidade que o obriga a deslocar-se com o recurso a uma bengala.

Kalibrados actuam amanhã no `Notas Soltas´

há 1 ano
O evento que acontece habitualmente às quartas, vai excepcionalmente realizar um “Brunch Edition”, em vésperas do dia da Dipanda cujos convidados são os Kalibrados.

Covid-19: Nelson da Luz testa positivo em Portugal

há 1 ano
O V. Guimarães informou esta segunda-feira da existência de um caso positivo à Covid-19 no plantel. Trata-se do angolano Nelson Luz, o mais recente reforço a chegar ao clube vindo do 1°de Agosto.

Festival Sónar se expande para Portugal

há 8 meses
Sónar é um festival de música de vanguarda e arte multimídia que se realiza todos os anos durante três dias do mês de Junho em Barcelona, Catalunha, Espanha. A edição Lisboeta, assinala a 26ª do evento e acontece em Junho de 2022.

Etona apresenta obra ao ar livre

há 2 anos
O artista plástico António Tomás “Etona” vai inaugurar, no dia 31 de Julho, uma exposição com a peça única intitulada “Cegueira da Justiça”, em homenagem a mulher africana.