Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

Todas as vezes que apareceu, Né Gonçalves impactou o mercado musical angolano, se se recordar do “Menino de Rua” conseguirá ter uma ideia sobre de quem se trata.

O artista começa 2021 em grande e lança hoje, pelas plataformas digitais, o tema Dança Menina Morena N’areia do Mar”, com participações de Carlos Vieira Dias, Joãozinho Morgado e Maria Alice.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

A música foi gravada em 1993 e já integrou um álbum físico, mas só que agora sairá em formato digital. É o primeiro de vários outros trabalhos a serem apresentados por esta via.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

Promotor da música tradicional angolana, o tema reflecte a riqueza poética presente na sua musicalidade, que ja leva mais de 40 anos.

Sua carreira começou na banda infantil Os Mini Craques, tocando violão. A trajectória, mais ficou marcada com a sua participação na colectânea Música Africana, editada na Austrália.

Advogado de formação, Né tornou-se ainda mais conhecido com Luanda Meu Semba. O álbum de estreia garantiu-lhe o Prémio Revelação, da União Nacional dos Artistas e Compositores. Mas, muito antes disso, em 1974, participou na gravação da música A Independência Está Chegando, da autoria de Mirol, um hino mobilizador para a declaração da independência em 75.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

Em 2012, surgiu com o álbum Luanda Meu Semba – Instrumental. Em 2016, lançou Sembamar, um disco com participação de 67 músicos de 14 diferentes nacionalidades e em diversidades de estilos.

as cargas mais recentes

Né Gonçalves lança nova música e anuncia álbum com participações inesperadas

há 2 anos
A riqueza poética patente na música de Né Gonçalves alterou recentemente as listas de produção da Apple Music, Spotify e New Music, em Portugal.

Colectivo Mulheres d’Palavras estreia ‘Loucas na Maternidade’

há 2 anos
O espectáculo busca na sua narrativa apresentar questões sobre género e saúde materno infantil de qualidade e seus efeitos nas unidades hospitalares num contexto factual em que a mortalidade infantil, gravidez na adolescência, fuga à paternidade, abuso sexual, economia desfavorável são algumas das preocupações apresentadas pelo colectivo.

Concerto no formato “Drive in” com Valete no cartaz

há 3 anos
Como alternativa ao Festival da Juventude em Benfica (Lisboa/Portugal), cancelado por conta do Covid-19, vem aí outro evento semelhante, mas no formato “Drive In”. Trata-se do “Monsanto Fest”, com Valete como cabeça de cartaz e sem Sam The Kid.

Anna Joyce, Preto Show e NGA nomeados para o MTV Africa Music Awards

há 3 anos
Anna Joyce, Preto Show e NGA representam a música angolana no MTV Africa Music Awards, concurso de celebração da música popular africana.

Milionário Records reúne 13 vozes no hino “Quem Mais?!”

há 3 anos
Sob o olhar atento de jornalistas e várias personalidades do showbiz nacional, estrelas da Milionário Records subiram ao palco do Clube S, ontem, para uma apresentação inédita do hino “Quem Mais?!”.

Edição de estreia do Festival Nacional Ngola Slam foi disputada por seis províncias

há 2 anos
Apresentado como um evento de calendário, o Ngola Slam é um festival de literatura oral em Angola, que na sua edição de estreia congregou no mesmo palco: Workshops, Feira da Palavra, Microfone aberto (Corrente de Spoken Word), Oficina, Spoken Show, Zwela Spoken Word, Diálogos Sobre Spoken Word, Debates, Cinema e Música ao Vivo.

Bruno Fernando estreia nos play-offs da NBA

há 2 anos
O angolano Bruno Fernando, que actua nos Atlanta Hawks, estreou hoje nos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao jogar dois minutos na derrota da sua equipa diante dos Philadelphia76, por 118-102.

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 3 anos
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

Leonardo Freezy disponibiliza o single `Gatilho´

há 3 anos
`Gatilho´ é um desabafo, ou uma explosão de frustrações específicas, se quisermos. Memórias profundas que abrangem assuntos pertinentes como o preconceito, o racismo, a força da amizade e do companheirismo.

Afinal, Miguel Neto só criou o Plogiomoto para denegrir a imagem da Army Squad

há 1 ano

Documentário reapresenta Reino do Kongo na óptica africana

há 2 anos
Nas palavras do autor Ne Kunda Nlaba, o filme não ficcional chega para “desconstruir” tudo o que nos foi ensinado sobre o Reino do Kongo, intitula-se “Reino do Kongo: Em busca do reino destruído” e vai estrear no próximo sábado, dia 26 de Junho, na Mediateca de Luanda.

Projecto que transformou pedonais em bibliotecas comunitárias vai se expandir pelo país

há 3 anos
As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe, Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.

Iron Heart: Nova heroína da Marvel fará primeira aparição no filme Pantera negra 2

há 2 anos
Interpretada por Dominique Thorne, a personagem herdeira do legado de Tony Stark, fará sua a estreia na sequência do Pantera Negra, de título original `Black Panther: Wakanda Forever´, cuja estreia está marcada para o próximo dia 8 de Julho de 2022.

Um encontro com a história: kuduristas chegam ao Palácio de Ferro

há 2 anos
Será com este pensamento que no sábado, às 10 horas, os kuduristas estarão em seminário para discutir sobre o “Kuduro Contemporâneo – Visões e Perspectivas” do estilo musical, que reivindicam ser o mais popular do país.

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 3 anos
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

Eve defronta Trina no primeiro verzuz de Rap feminino

há 2 anos
Depois da revanche entre Swizz Beatz e Timbaland, os produtores partilharam o novo calendário de batalhas onde consta a batalha da “primeira-dama” de Ruff Ryders Eve e a “rainha” do Slip-n-Slide, Trina. Ambas vão protagonizar o primeiro frente a frente de Rap feminino, no próximo dia 16 de Junho.