Nesr Art Foundation anuncia candidaturas para novo programa de residência artística em Luanda

Até ao dia 25 de Setembro, artistas angolanos com idade igual ou superior a 18 anos, baseados em Luanda e nas demais províncias do país, são encorajados a participar desta Open Call.

Em nota, a Nesr Art Foundation apresenta-se como uma fundação de arte independente situada entre Angola e Bélgica, fundada pelos filantrópicos Hiba e Wissam Nesr. Surgiu no presente ano de 2021 com um projeto focado em apoiar artistas angolanos através de uma plataforma de diálogo e intercâmbio, por África e internacionalmente.

Ainda de acordo com o mesmo comunicado, a fundação disponibiliza para os artistas um espaço de pesquisa, produção artística e de discurso crítico, através do seu programa de residência artística, colecção e programas educacionais e neste momento decorrem as candidaturas para o primeiro programa de residência artística da Nesr Art Foundation, dedicado para artistas angolanos em território nacional.

O júri é composto por um comité artístico de curadores internacionais, liderado pela curadora e arquiteta angolana Paula Nascimento. Este comité tem como responsabilidade a direção artística da fundação e irá selecionar os dois primeiros artistas a integrar esta edição da residência.

Os artistas seleccionados terão acesso a um estúdio, quarto privado em instalações partilhadas, apoio em materiais para produzirem novos trabalhos, valor mensal para despesas pessoais, custos de viagem pagos aos candidatos seleccionados (apenas para artistas que residam fora da cidade de Luanda) e programa de mentoria com um dos membros do comitê artístico.

A Nesr Art Foundation está empenhada em facilitar conexões com o social e cena cultural em Angola, além de manter fortes conversas entre os residentes e profissionais de artes internacionais

as cargas mais recentes

James Harden é melhor jogador que Michael Jordan, Kob Bryant e Lebron James, diz Charles Barkley

há 7 meses

Universidade Hip Hop Angola reconhece percurso e contributo de DJ Samurai em dia de celebração

há 2 meses

Rascunho que continha “Hey Jude” dos Beatles leiloado por 910 mil dólares’

há 2 anos
O manuscrito do clássico dos Beatles “Hey Jude”, de Paul McCartney, usado durante a gravação em 1968, foi vendido por 910 mil dólares (mais de 108 milhões de Kwanzas) durante um leilão online, que marcou o 50.º aniversário da separação da banda britânica.

Documentário sobre a génese dos Racionais MC’s chega à Netflix

há 10 meses
A produção vai contar em detalhes como Ice Ble, Mano Brown, KL Jay e Edi Rock deram início ao mais bem sucedido projecto de Rap brasileiro, até então.

Covid-19: Espectáculos experimentais de música em Portugal poderá arrancar em Abril

há 8 meses

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 6 meses
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

Nova Energia distingue “Doutores” da música

há 10 meses
Os músicos Joãozinho Morgado (Percussão), Boto Trindade (Guitarra) e Teddy Nsingui (Guitarra) foram homenageados sábado, no encerramento da sétima temporada do Show do Mês.

Eminem reconhece hegemonia de 2pac e chama-o de “maior compositor musical da história”

há 1 ano
A lenda hip-hop, Eminem tem 2pac como uma das suas maiores referências. Demonstrando respeito e admiração pelo finado artista sempre que pode, mais uma vez, voltou a enaltecê-lo.

Ingleses montam equipa de “Covidiotas”

há 1 ano

Dj Znobia realiza Live solidário

há 1 ano
Em alusão ao dia da criança africana, Dj Znobia realiza no dia 16 deste mês um Live solidário, cujo objectivo é apoiar o Centro de Formação “Oficina do Saber”.

Tunjila Twajokota: “Ninguém mais quer saber de nós”

há 1 ano
Os músicos contaram ao Jornal de Angola que as coisas começaram de mal a pior a partir de 2014, após o lançamento do quarto e último disco “Kudiva”, fundamentado que o sucesso e a fama do conjunto não foi proporcional aos valores monetários, porque as produtoras não honraram com os compromissos, não lhes davam valores completos.

Qual é o álbum de rap angolano mais ouvido?

há 1 ano
Depois do florescimento nos anos 90, entre 2000 e finais de 2002, o movimento registou um pequeno recuo, pois vários grupos foram desaparecendo. A partir de 2003, o Rap passou a figurar da lista dos estilos musicais com maior aceitação do público.

Lives do Show do Mês ganham transmissão directa na Tpa 2

há 1 ano
Doravante o Show do Mês Live passará a ter transmissão ‘directo’ pela TPA, fruto de uma parceria entre a estação pública e a produtora Nova Energia. Sendo assim, a partir do próximo sábado, 13 de Junho, o público já pode assistir ao concerto da emblemática Banda Maravilha pela TV.

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 2 anos

Nas revela sentir-se honrado pelo beef que teve com Jay-Z

há 9 meses

Dj Havaiana cria grupo de música para promover as línguas nacionais

há 1 ano
O quarteto canta nas línguas Umbundu, Cokwé, Kimubundu entre outras e faz fusões de House Music com o Kuduro. Já possui um EP e anuncia a faixa de estreia.