Até ao dia 25 de Setembro, artistas angolanos com idade igual ou superior a 18 anos, baseados em Luanda e nas demais províncias do país, são encorajados a participar desta Open Call.
Em nota, a Nesr Art Foundation apresenta-se como uma fundação de arte independente situada entre Angola e Bélgica, fundada pelos filantrópicos Hiba e Wissam Nesr. Surgiu no presente ano de 2021 com um projeto focado em apoiar artistas angolanos através de uma plataforma de diálogo e intercâmbio, por África e internacionalmente.
Ainda de acordo com o mesmo comunicado, a fundação disponibiliza para os artistas um espaço de pesquisa, produção artística e de discurso crítico, através do seu programa de residência artística, colecção e programas educacionais e neste momento decorrem as candidaturas para o primeiro programa de residência artística da Nesr Art Foundation, dedicado para artistas angolanos em território nacional.
O júri é composto por um comité artístico de curadores internacionais, liderado pela curadora e arquiteta angolana Paula Nascimento. Este comité tem como responsabilidade a direção artística da fundação e irá selecionar os dois primeiros artistas a integrar esta edição da residência.
Os artistas seleccionados terão acesso a um estúdio, quarto privado em instalações partilhadas, apoio em materiais para produzirem novos trabalhos, valor mensal para despesas pessoais, custos de viagem pagos aos candidatos seleccionados (apenas para artistas que residam fora da cidade de Luanda) e programa de mentoria com um dos membros do comitê artístico.
A Nesr Art Foundation está empenhada em facilitar conexões com o social e cena cultural em Angola, além de manter fortes conversas entre os residentes e profissionais de artes internacionais